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Economia

8 dicas para descubrir se você tem perfil para empreender no setor de educação

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Estima-se que o mercado de educação, levando em conta os setores público e privado, em todos os níveis, movimenta mais de R$ 134 bilhões ao ano. Só o ensino de idiomas fatura mais de R$ 35 bilhões. De acordo com pesquisas de empresas do setor, só 3% da população brasileira é fluente em outra língua que não o português, o que mostra que há uma grande lacuna a ser preenchida para empreender em educação e aproveitada por escolas e instituições que atuam nesse segmento.


Descubra se você tem perfil para empreender no setor de educação
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Descubra se você tem perfil para empreender no setor de educação

No mercado de trabalho, é cada vez mais comum a escolha por profissionais bilíngues. Não à toa, 77% das pessoas que buscam cursos para aprender outras línguas o fazem com objetivo de atingir crescimento profissional. No setor de franchising, as franquias de educação movimentaram mais de R$ 2,6 bilhões no primeiro trimestre deste ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). O resultado representa um incremento de 0,3% sobre o registrado no mesmo período do ano passado. Em número de unidades, as franquias do segmento expandiram sua atuação em 1,5% na mesma base de comparação,um dado relevante para pensar em empreender em educação
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Diante desses dados atraentes para quem deseja investir no próprio negócio, você pode estar se perguntando se tem ou não o perfil para empreender no ramo. Vale ressaltar que o interessado em ser franqueado de uma escola de idioma não precisa ser da área pedagógica, mas precisa obviamente gostar de gente e em especial de vendas, afinal a escola precisará prospectar alunos, gerir professores e as áreas relacionadas ao negócio, administrativo, por exemplo. Um exemplo de um perfil, a principio sem relação alguma como setor, é o caso de um dos sócios da rede Rockfeller. Fundada em 2004 em Santa Catarina, a Rockfeller surgiu com a concepção de sempre buscar a excelência no ensino de idiomas. Seu crescimento rápido permitiu que, em 2006, a escola abrisse sua primeira franquia, e, em 2008, fosse oficialmente implementado seu modelo de negócios como franqueadora, levando unidades Rockfeller para todo o Brasil. Hoje são 40 escolas em todas as regiões do país, com alunos e franqueados satisfeitos e uma marca premiada por sua excelência no segmento. A meta é chegar a 50 unidades em 2019 e cem em três anos.

O sócio fraqueador da Rockfeller, Andre Belz, apesar de ter aptdão com idiomas, estava se formando em dentisa e foi na volta do intercambio, antes de ingressar na faculdade de odontologia, o jovem estudante aceitou o desafio de dar aulas particulares de inglês enquanto esperava para ingressava no curso. Nesse período muita coisa aconteceu até que André se envolveu definitivamente com a area de educação e tempo depois se junto a Renata que era engekheira e o pai dela Romeu Morais para vitazar e remodelar a escola que ela já tinha. Hoje os três sócios franqueadores orgulham-se da escolha. “Ia ser dentista, como pai, e claro que a decisão não foi fácil, foi muito investimento na carreira, mas me envolvir a tal ponto com o lado pedagcigo que na hora da decisão daquilo que ira fazer pelo resto da vida bateu mais forte e assim me tornei franqueador”, conta Belz.

Muitos outros casos na rede seguem esse mesmo caminho. A rede tem vários casos parecidos de pessoas que conheceram a Rockfeller, seja na condição de aluno, empregado e fornecedor e que acabaram se tornando franqueado. “pelo menos 90% da rede são pessoas que de algum modo já conhecia a marca, isso é um fator muito importante se você pensar que elas de fato conhecem profundamente a rede antes de investir”, sintetiza André Belz.

O franqueador enumera alguns diferenciais da rede e o perfil de quem deseja investir em uma rede de ensino de idioma. Confira:
1 – sendo ou não da área de educação é importante saber que suporte a rede oferece, qual apoio a franquia presta. Isso desde a parte interna da unidade, gestão, administrativo, consultoria de vendas, captação de matriculas, e público final. Aqui na Rockfeller estamos sempre preocupados em oferecer material de ponta, afinal a velocidade com que as coisas mudam é impressionante. Somos a primeira rede a adotar as lousas interativas obrigatórias para toda a rede. Acabamos de reformular toda nossa plataforma digital e nosso material didático, que já era moderno, agora está muito mais inovador e efetivo.

2 – os nossos alunos vêm conquistando bons resultados no exame de proficiência em inglês TOEIC®, um dos mais requisitados na área profissional. A média de pontos dos alunos adultos da rede é de 800, de um total de 990. Crianças e adolescentes também obtêm desempenho semelhante no TOEFL JR®, sendo que 90% dos estudantes atingem 840 pontos de um total de 900.

3 – adotamos o método da sala de aula invertida, uma prática que vem sendo usada lá fora e aqui começa a ser explorada pelas escolas mas ainda não vi nas escolas do ensino de idioma. O aluno é protagonista do seu aprendizado desde o início da aula. As aulas são menos expositivas e mais participativas, ou seja, fogem daquele modelo de o professor falar, o aluno ouvir e fazer as suas atividades de forma passiva dentro e fora da sala de aula. Nessa metodologia, o estudante ‘tem a aula fora da sala’ e chega com todo o conteúdo pronto para colocar em prática com o professor. Ele passa a ser o protagonista do curso.

4 – a rede também foi pioneira na oferta de aulas de 80 minutos, 20 minutos a mais do que a maioria dos cursos, o que no final do curso garante 60 horas a mais de aprendizado e prática, o equivalente a um ano a mais de conteúdo, na comparação com escolas de idiomas que oferecem cursos de dois anos e meio.

5 – em 2019 a rede lança o modelo Duo, o aluno poderá estudar onde quiser e, a cada 15 dias e quatro aulas completadas na plataforma on-line Rockfeller Play, ele deverá agendar uma aula presencial de conversação na escola pelo aplicativo My Rockfeller.

6 – outra modalidade é a On Demand, que é presencial, mas não há turmas. O estudante faz o curso sozinho por meio da plataforma Rockfeller Play nos RockSpots – espaços modernos com vários computadores onde ele também poderá agendar suas aulas pelo aplicativo My Rockfeller, nos dias e horários que desejar. Durante toda a aula ele contará com o auxílio de um tutor

7 – não se exige ser da area pedagogica, mas o franqueado deve ter aptidão comercial, já que vendas, captação de matriculas é essencial

8 – gostar de gente, de lhe dar com público, é sem dúvida outra questão a ser considerada, isso de forma direta e indireta. Tem que se levar em conta o público aluno e a gestão de funcionários. Seleção e treinamento de professores é importantissimo, claro que a rede odefere todo treinamneto, mas é preciso ficar atento ao capital humano o tempo todo
-ter capacidade de inovar e compartilhar boas práticas. Bom relacionamento interpessoal

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Economia

TMI aposta em diferenciais para se destacar no mercado e satisfazer clientes

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Ao longo de mais de 12 anos, a TMI Investimentos Imobiliários tem evoluído e sobressaído no mercado de Rondonópolis e região ao ofertar inúmeros diferenciais competitivos. A empresa vem surpreendendo ao não fazer mais do mesmo, mas se alinhando às tendências dos grandes centros, investindo fortemente em qualidade e superando às demandas e necessidades dos clientes.
Um dos principais trunfos da empresa tem sido em evoluir na experiência do cliente, com inovações, comodidade e garantia de satisfação. Nesse contexto, ofertou o primeiro apartamento decorado e, depois, a maior central de apartamentos decorados da região, atualmente com quatro apartamentos decorados, tornando-se uma referência no mercado imobiliário.
A oferta do programa de personalização de apartamentos na planta é um distintivo altamente agregador nos empreendimentos de alto padrão da TMI. Com isso, tem facilitado a vida da sua clientela, tornando possível conceber o imóvel de acordo com a sua preferência e necessidades do dia a dia, ainda na fase de construção do empreendimento.
Os clientes da TMI também se beneficiam com a flexibilidade nas negociações na hora da compra de um apartamento, uma vez que a empresa sempre se dispõe em ofertar excelentes condições de pagamento, com opções de parcelamento e pagamento ao longo da execução da obra, entre outras possibilidades.
Cada empreendimento da TMI tem se destacado ainda pela beleza arquitetônica e funcionalidade do design dos projetos. Uma prova disso é o Niraj Towers, que, além de contemplar os maiores prédios do Centro-Oeste, traz uma arquitetura moderna, bonita e, ao mesmo tempo, promovendo uma conexão com a natureza.
Da mesma forma, o Niraj Shopping, em anexo ao Niraj Towers, foi assinado pelo conceituado arquiteto Jayme Lago Mestieri, trazendo o conceito inovador de life center, que contempla propostas como conveniência, conforto e qualidade de vida, privilegiando o verde e o bem-estar.
Mais um marca da empresa é a preocupação social junto à população, com melhorias para o ambiente urbano e ações que beneficiam a comunidade. Nisso, a TMI se destaca pela revitalização de canteiros centrais, pavimentação e drenagem de vias e dotação de iluminação pública no entorno dos seus empreendimentos. Um grande projeto será o Parque Linear Aureo Candido Costa, na Avenida dos Estudantes.
Outro destaque social é o Natal Mágico, proporcionando de forma totalmente gratuita à população a maior estrutura e programação natalina de Rondonópolis. Além de trazer o resgate religioso da celebração, o evento gera um ponto de encontro e lazer para famílias em cada fim de ano, com uma rica programação, uma decoração primorosa e atrativos até então não ofertados na cidade.
Agora um dos principais diferenciais garantidos pela TMI tem sido a qualidade dos imóveis entregues, a partir do investimento em certificações como ISO 9001, SIAc PBQP-H. Esse enfoque, segundo a gerente de qualidade do Grupo TMI, Maria Aparecida Brito, tem proporcionado a melhoria contínua dos processos e a satisfação dos clientes.
“A ISO 9001 é uma certificação internacional, o que significa dizer que os padrões seguidos pela empresa são os mesmos de qualquer construtora do mundo inteiro que possuem esse selo. O SIAc PBQP-H é um programa brasileiro que visa equalizar a qualidade na construção civil, fazendo com que as empresas atendam as normas vigentes, principalmente o atendimento a Norma de Desempenho”, explica Maria.
Mostrando que as certificações perpassam todos processos da empresa, desde os estudos de projetos até a entrega e a pós-entrega, Maria enfatiza que as áreas comuns e de lazer são um exemplo da evolução em qualidade vivenciada dentro da TMI, com melhorias a cada empreendimento que visam atender as expectativas do público-alvo.
Nisso, por exemplo, os empreendimentos do grupo passaram a contar com pet park, considerando que hoje a maioria das famílias possui animais de estimação, sala de jogos adulto e infantil, espaços gourmets. Independente do tamanho, a TMI busca oferecer empreendimentos com ampla área de lazer/serviços. “São espaços que buscamos inserir nos nossos empreendimentos que vão muito além das quatro paredes. São momentos de lazer, convívio familiar e que ofertam aquilo que as pessoas precisam”, diz Maria.
Os projetos dos empreendimentos atuais da empresa são prova dessa evolução. O Niraj terá uma área comum de mais de 8 mil m², com uma infinidade de serviços e opções de lazer. O Villa Jardim, em outra ponta, com apartamentos menores, também dispõe de uma área comum muito ampla e que atende as necessidades das famílias, especialmente em lazer.
DA REDAÇÃO

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Agro News

Energia solar – 70% das granjas da Seara já utilizam esse recurso

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Produtor em Tangará da Serra (MT) mantém funcionamento de granja autossustentável; JBS fomenta a adoção de energia elétrica de fonte limpa e renovável

Mato Grosso, 13 de janeiro de 2025 – A Seara, da JBS, encerrou 2024 com uma marca expressiva: 70% de seus produtores integrados de frango no país utilizam energia solar em suas granjas. Cinco anos antes, esse número era de aproximadamente 5,61%; desde então, houve um aumento exponencial de 1.149%.

Em todo país, em um único ano, a produção de energia solar nas granjas integradas à Seara totalizou 205.182.885,60 kWh, quantidade suficiente para abastecer uma cidade com aproximadamente 90 mil habitantes ao longo de 12 meses.

Em Mato Grosso, 64,24% dos produtores integrados utilizam energia solar nas granjas do estado. No município de Tangará da Serra (MT) o produtor integrado Josemir Piovesan começou a utilizar a energia solar há quatro anos e, há um ano e meio, a granja é autossustentável.

“A Seara foi quem nos alavancou aqui no município e ofereceu todo o apoio para investirmos em energia limpa e sustentável. Isso gerou uma diminuição significativa nos custos com energia elétrica, o que nos permitiu ampliar a produção. Só para ter uma ideia, em 2018, a nossa produção era de 11 mil aves e hoje alcançamos o patamar de 250 mil aves”, declarou Piovesan.

Além de Mato Grosso, as granjas abastecidas por energia solar estão distribuídas entre sete estados e o Distrito Federal. Em São Paulo, pouco mais de 77% das unidades adotaram placas fotovoltaicas, enquanto em Santa Catarina, o índice alcançou 73%.

Com a implementação de maior automação dos aviários, ambientes internos controlados, a energia elétrica passou a ter um papel relevante na formação de custo dos produtores. Por outro lado, os painéis fotovoltaicos com um domínio cada vez maior na produção de energia elétrica a partir das placas solares reafirma-se como uma oportunidade competitiva neste cenário.

Além de orientar e apoiar a implementação dos painéis, a Seara tem estimulado a instalação das placas fotovoltaicas nas granjas por meio de um checklist que busca reconhecer as boas práticas de produção, por meio de ações sustentáveis.

Checklist
A Seara tem um checklist que baliza a política de bonificação para parceiros integrados de aves e suínos. Além de critérios de adequação estrutural e de procedimentos, também se contemplam itens de sustentabilidade. Entre os critérios ESG, além da instalação de fontes de energia renováveis nas granjas, como placas fotovoltaicas, também constam a implementação de programa para identificação, separação e destinação correta de resíduos sólidos e a adequação das granjas às normas de bem-estar animal. As granjas que se engajam nas três frentes passam a ter direito à bonificação.

“A iniciativa tem o potencial de se pagar em médio prazo, transformando o que antes era um simples custo em uma nova fonte de margem para o produtor. Dessa forma, a energia solar, além de representar uma solução mais sustentável, também se revela uma alternativa economicamente vantajosa para os negócios dos integrados”, destaca Vamiré Luiz Sens Júnior, gerente-executivo de Sustentabilidade Agropecuária da Seara.

Sobre a Seara
Presente há mais de 65 anos nos lares brasileiros, a Seara tem um dos portfólios mais diversificados do setor de alimentos – com opções que vão de proteína animal (frango e suínos) a pratos prontos, margarinas, pizzas, frios, lanches prontos e embutidos. Completam o portfólio global as marcas Seara, Seara Gourmet, Seara Nature, Seara DaGranja, Seara Turma da Mônica, Big Frango, Marba, Massa Leve, Doriana, Primor, Delicata, Salada, entre outras. Atualmente, a empresa conta com milhares de produtos ao redor do mundo. Exporta para mais de uma centena de países e possui certificações internacionais de excelência em produção. Atualmente, a empresa conta com mais de 1.500 produtos ao redor do mundo (700 SKUs no Brasil), nos segmentos de aves e suínos (congelados e in natura), alimentos preparados, embutidos, food service e margarinas. Exporta para mais de 130 países e conta com certificações internacionais de excelência em produção.

Sobre a JBS
A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

DA REDAÇÃO

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Economia

Contribuição dos autônomos ao INSS muda em 2025; entenda

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O pagamento da contribuição INSS pode ser mensal ou trimestral. Os códigos são diferentes e é preciso ficar atento ao valor. Ao se escolher a contribuição trimestral, o total deve ser multiplicado por três.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou nesta segunda-feira (13) a nova tabela de contribuição para autônomos, como são conhecidos os contribuintes individuais. A categoria abrange um número vasto de profissionais que trabalham por conta própria ou prestam serviços a empresas.

Ao exercer atividade remunerada, esse profissional é considerado um contribuinte obrigatório. Quando está desempregado, pode pagar o INSS de forma facultativa para garantir o acesso a benefícios previdenciários como aposentadoria e auxílio-doença.

O cálculo da contribuição previdenciária dos segurados que são contribuinte individual ou facultativo é feito com base na aplicação de alíquotas sobre o salário de contribuição, conforme o disposto no art. 21 da Lei nº 8.212/1991.

O pagamento da contribuição INSS pode ser mensal ou trimestral. Os códigos são diferentes e é preciso ficar atento ao valor. Ao se escolher a contribuição trimestral, o total deve ser multiplicado por três.

Para 2025, com o salário mínimo fixado em R$ 1.518, os valores e códigos de pagamento são os seguintes:

Categoria – Base de cálculo – Alíquota – Valor da contribuição – Código de pagamento

Contribuinte individual – R$ 1.518 – 20% – R$ 303,60 – 1007

Facultativo – R$ 1.518 – 20% – R$ 303,60 – 1406

Contribuinte individual (sem aposentadoria por tempo de contribuição) – R$ 1.518 – 11% – R$ 166,98 – 1163

Facultativo (sem aposentadoria por tempo de contribuição) – R$ 1.518 – 11% – R$ 166,98 – 1473

Facultativo baixa renda – R$ 1.518 – 5% – R$ 75,90 – 1929

O segurado que contribui com alíquota de 20% sobre o salário mínimo tem direito a pedir a aposentadoria por tempo de contribuição e poderá transferir as contribuições entre um regime e outro de Previdência -se pretende levar o tempo de contribuição ao INSS para o regime próprio de servidores públicos ou vice-versa.

Os autônomos podem ainda contribuir no Plano Simplificado de 11% sobre o salário mínimo, mas, neste caso, não há direito à aposentadoria por tempo de contribuição, somente ao benefício por idade. Também não é possível se aposentar com o benefício especial da pessoa com deficiência, se for o caso.

Quem fica desempregado ou não tem renda todos os meses pode contribuir ao INSS como segurado facultativo, que também é uma opção a estudantes a partir de 16 anos.

As donas de casa de baixa renda podem contribuir à Previdência no regime de 5% sobre o salário mínimo. É preciso, no entanto, estar inscrita no CadÚnico (Cadastro Único dos Benefícios Sociais). Neste caso, só há direito à aposentadoria por idade, hoje concedida a mulheres com 62 anos.

Para quem nunca teve vínculo empregatício registrado, é necessário fazer a inscrição pela Central 135 ou acessar o Meu INSS e clicar em “Inscrever no INSS”. Já quem trabalhou com carteira assinada em algum momento pode usar o número do PIS/PASEP.

DA REDAÇÃO

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