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EDUCAÇÃO

Planeta Água: 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia segue até domingo (26) com ampla participação da juventude

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Evento na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, une cultura oceânica, inovação e o futuro do país. Foco é popularizar o conhecimento científico

“Aqui eu soube de várias informações novas sobre o próprio oceano, podendo acrescentar no nosso projeto também. O nosso objetivo é trazer maior conscientização às pessoas que não vivem perto do oceano, como o Cerrado, porque muitas pessoas têm a ideia de que não é preciso saber sobre o oceano por não morar perto dele. Só que isso é errado porque o oceano é muito importante para a nossa vida, por ser um dos maiores produtores de oxigênio do planeta.”
O depoimento é de Raíssa Kayori Okagama Lopes, 17 anos, aluna do Colégio Estadual Oswaldo da Costa Meireles, em Luziânia (GO), uma das milhares de estudantes que participam da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília. Uma das maiores iniciativas de popularização científica do país, a Semana tem como tema “Planeta Água: a Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no meu Território”.
“Aqui eu soube de várias informações novas sobre o próprio oceano, podendo acrescentar no nosso projeto também. O nosso objetivo é trazer maior conscientização às pessoas que não vivem perto do oceano, como o Cerrado, porque muitas pessoas têm a ideia de que não é preciso saber sobre o oceano por não morar perto dele”

Raíssa Kayori Okagama Lopes, 17 anos, aluna do Colégio Estadual Oswaldo da Costa Meireles, em Luziânia (GO)
“Nós trouxemos maquetes táteis para pessoas deficientes visuais e permitir um maior entendimento em sala de aula, transformando em um ambiente acessível, criativo e com maior aprendizagem”, completou a estudante goiana, que conta ter visitado estandes de realidade virtual tendo o oceano como cenário e projetos que abordam a poluição marítima, com ênfase no descarte de esgoto e plástico. Na avaliação da jovem, exposições, feiras e eventos como a SNCT colaboram para criar um ambiente mais amplo, interativo, didático e pedagógico para educar e informar sobre temas urgentes.
O pavilhão da SNCT foi montado na Esplanada dos Ministérios, com o propósito de ser um grande laboratório de ideias, experiências e descobertas. Entre estandes, exposições e debates, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, deu o tom da mostra ao anunciar uma chamada pública de R$ 100 milhões para o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial voltadas à proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.
O investimento do MCTI, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), mobiliza pesquisadores e startups em torno de um desafio urgente: garantir que o avanço tecnológico caminhe junto com a segurança da infância e da juventude. “Queremos promover ambientes digitais seguros, inclusivos e educativos, estimulando pesquisadores e startups a encontrarem soluções tecnológicas de proteção. É a ciência como aliada na defesa da infância”, afirmou Luciana Santos.
A medida complementa as novas diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA Digital (Lei nº 15.211), reforçando o compromisso do Governo do Brasil em construir um ambiente virtual mais saudável, confiável e humano.
Criada há 21 anos, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é hoje o maior movimento de popularização científica do País. De 21 a 26 de outubro, atividades presenciais e digitais ocorrem em todo o Brasil, aproximando a ciência da vida cotidiana.

A estudante catarinense Inaê Reddiga, 17 anos, apresentou um projeto de caixa com sistema de aquecimento automatizado para abelhas sem ferrão

PROTAGONISMO DA JUVENTUDE — A ministra também falou sobre a importância de inspirar os jovens e despertar novas vocações científicas, convidando o público a se enxergar como parte desse movimento de transformação. “Queremos que cada jovem que passar por aqui se veja como parte desse futuro. Que entenda que o conhecimento é um caminho de liberdade, de criação e de oportunidades”, complementou a ministra.
A estudante catarinense Inaê Reddiga, 17 anos, cursa o 3º ano do ensino médio no Centro Universitário da Fundação Educacional de Brusque (Unifebe) e exaltou a importância da preservação dos oceanos. “Os oceanos, principalmente, estão sofrendo muito com a diminuição das espécies, dos corais e das águas, que são extremamente importantes pra gente, já que a maior parte do oxigênio terrestre vem das águas”, justificou. “Então, proteger as águas acaba sendo muito importante para nossa própria proteção e para proteção de todo o ecossistema da terra”, acrescentou.
Inaê também celebrou o protagonismo da participação de jovens no evento. “Eu vi que tem muitos estandes interessantes e muito incentivo à pesquisa, à cultura e à ciência, e eu acho que isso é muito importante para os jovens, porque estou vendo também muitas crianças pequenas de muitas escolas vindo para cá”, avaliou a jovem, que detalhou o projeto apresentado por ela.
“Meu projeto é uma construção de caixa com sistema de aquecimento automatizado para abelhas sem ferrão, porque eu sou de Santa Catarina, e lá os meliponicultores sofrem muito no inverno por causa da perda de colônia em decorrência do frio extremo. E a caixa que a gente criou dá uma segurança maior e auxilia durante os meses frios”, explicou a jovem catarinense.
CIÊNCIA E SOCIEDADE – O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), Inácio Arruda, ressaltou que a SNCT se firmou como um espaço de aproximação entre ciência e sociedade. “A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um ponto de popularização da ciência. A cada ano escolhemos um tema e percorremos o Brasil, mobilizando estados, municípios e instituições em torno do conhecimento e da transformação social que ele proporciona”, explicou.

Keren Rebeca, aluna de 15 anos do Centro Educacional 02 de Brazlândia (DF), visitou as atividades da 22ª SNCT e demonstrou satisfação em aprender mais sobre os conhecimentos ensinados em sala de aula

Arruda lembrou que o tema deste ano reforça a conexão entre ciência, meio ambiente e a agenda global da Década do Oceano. “É o oceano, de onde todos nós viemos, de onde surgiu a vida na Terra. É um tema muito caro para todos nós e fruto de um debate intenso com as Nações Unidas e com a Década do Oceano. Em 2027, o Brasil vai sediar a Conferência Mundial do Oceano, uma conquista que nasce desse trabalho coletivo de universidades, institutos e escolas”, concluiu o secretário.

PARTICIPAÇÃO REGIONAL — A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia convida o público a refletir sobre a relação entre o oceano, o clima e o modo como vivemos em cada canto do país.

Durante a cerimônia de abertura, Luciana Santos lembrou que a ciência não é feita apenas em laboratórios, mas também nas escolas, nas periferias e nas comunidades. “A ciência está em tudo: no vai e vem das ondas, na previsão do tempo, na cozinha e até no chute a gol. Mostrar isso é despertar vocações, abrir janelas e inspirar novas gerações”, destacou.
O Pavilhão da SNCT reúne experiências imersivas e espaços interativos — como o Laboratório das Marés, o Parque Pop Espacial, o Geopark, o Espaço Conexões e o Oceanário do Sesc-DF, com projeções em 360° sobre biologia marinha.
Biologia é a disciplina favorita da estudante Keren Rebeca, do Centro Educacional 02 de Brazlândia, região administrativa do Distrito Federal, que visitou as atividades da 22ª SNCT e demonstrou satisfação em aprender mais sobre os conhecimentos ensinados em sala de aula. “Tem várias coisas que foram muito legais de aprender mais sobre o tema do oceano, que eu acho que é um tema muito importante. E também conscientizar mais sobre o microplástico que já está presente em todo o oceano e que afeta a nossa vida e também afeta a vida marinha”, contou a jovem de 15 anos.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL — A programação também conta com o Seminário Internacional de Popularização da Ciência, com representantes de mais de dez países, e com o Concurso de Maquetes Mais Ciência nas Escolas, que celebra o protagonismo estudantil e o aprendizado pela experimentação.

Renata Cajado, 15 anos, do Colégio Estadual do Campo Rômulo Galvão, em Caldeirão Grande (BA), definiu a programação da Semana como uma experiência única

DIREITO DE APRENDER — Mais do que uma mostra de descobertas, a SNCT é uma celebração do direito de aprender, experimentar e transformar o mundo com base no conhecimento. “A ciência é uma ponte entre o que somos e o que queremos e podemos ser”, concluiu a ministra Luciana Santos.
Representando a região Nordeste, a estudante Renata Cajado, 15 anos, do Colégio Estadual do Campo Rômulo Galvão, em Caldeirão Grande (BA), definiu a programação da Semana como uma experiência única por permitir que alunos apresentem seus projetos enquanto aprendem com outros desenvolvidos por estudantes vindos de todas as regiões do país.
“Estou achando perfeito porque são projetos muito diferentes que eu não tive muito contato e aqui estou tendo. Espero vir muito mais vezes aqui. Estamos apresentando nosso projeto sobre a Caatinga, que a nossa ideia inicial e objetivo é mostrar, não só para a nossa comunidade escolar, mas para pessoas de todos os lugares, a importância de se conhecer mais sobre a Caatinga, um bioma tão único como o nosso, exclusivamente brasileiro”, relatou.

Henrique Lange, aluno do Colégio Estadual Vereador Dionel Charello, em Morretes (PR), acredita que a Semana dialoga com aquilo que os estudantes aprendem em sala de aula

TROCA DE CULTURA — Para Henrique Luiz Lange, aluno de 16 anos do Colégio Estadual Vereador Dionel Charello, em Morretes (PR), o encontro é uma oportunidade de aprender mais sobre os oceanos e biomas brasileiros. “É uma troca de cultura e diversidade bem legal. Dialoga bastante com aquilo que aprendemos na aula, só que ainda mais complexo, estudado mais, focado mais, para que possamos ir mais longe nos estudos, de forma bem detalhada”, disse o jovem paranaense.

Mariana Martins (C), aluna do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 de Sobradinho (DF), levou à Semana, com um grupo de colegas, um projeto sobre enchentes e como o cidadão pode contribuir para evitá-las

ESCOLAS DO DF VISITAM — Por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, foram organizadas caravanas de ônibus que visitarão o evento. A parceria faz parte do Circuito de Ciências do DF, que promove a popularização da ciência. A expectativa é que até domingo, 26 de outubro, quase 12 mil estudantes de 188 escolas da rede pública e particular do Distrito Federal passem pelo pavilhão.
Mariana Martins, aluna do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 de Sobradinho (DF), levou à Semana, com um grupo de colegas, a apresentação de um projeto sobre enchentes e como o cidadão pode contribuir para evitá-las em suas cidades. “Nosso projeto foca no cuidado que as pessoas devem ter para não ocorrerem enchentes, alagamentos e tudo que possa acabar com a nossa sociedade. Eu vi só alguns estandes e achei bem interessante porque realmente falam muito sobre esse tema, que é algo extremamente importante para a sociedade”, pontuou.
ORGANIZAÇÃO — A SNCT é promovida pelo MCTI, sob a coordenação da Sedes, e conta com o patrocínio de Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Huawei do Brasil Telecomunicações Ltda; Caixa Econômica Federal; Positivo Tecnologia S.A.; Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT); Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB); Conselho Federal de Química (CFQ); Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur); Comitê Gestor da Internet no Brasil / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (CGI.br e NIC.br) e Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (Aiab).

DA REDAÇÃO

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EDUCAÇÃO

Leitura lança álbum de figurinhas Disney exclusivo para o Dia das Crianças

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Campanha inédita em parceria com a Panini une colecionismo, entretenimento e cultura para toda a família

A Livraria Leitura lança uma ação inédita e exclusiva para o Dia das Crianças: o primeiro álbum de figurinhas Disney personalizado do Brasil. A campanha, desenvolvida especialmente para o público brasileiro, combina colecionismo, entretenimento e cultura, com foco em famílias, jovens adultos e colecionadores. Presente em grandes redes internacionais, este modelo de campanha chega pela primeira vez ao varejo de livros no Brasil, reforçando o caráter inovador da Leitura.

O álbum traz 60 figurinhas, sendo 20% delas especiais e metalizadas. Cada envelope inclui quatro cromos colecionáveis, com imagens de franquias amadas como Stitch, Frozen, Toy Story, Os Incríveis, Moana, Carros, Disney Princesa e Mickey & Amigos.

Durante o período da promoção, a cada R$100,00 em compras contendo ao menos um produto Disney — entre livros, material escolar, jogos ou acessórios —, o cliente ganha um álbum ou um envelope de cromos colecionáveis.

“Estamos muito felizes em trazer, junto à Disney, uma campanha inédita e histórica. Essa é uma ação que vai além da compra: é sobre proporcionar momentos especiais em família, despertar o encantamento das crianças e também resgatar a nostalgia dos adultos. É uma iniciativa que traduz bem o espírito da Leitura, que sempre busca oferecer experiências inovadoras”, afirma Rafael Martinez, Head de Marketing da Livraria Leitura.

Para inspirar na escolha dos presentes do Dia das Crianças, a Livraria Leitura preparou uma seleção especial de produtos Disney, como:

 

Pelúcia Stitch e Scrump 33cm – R$ 199,90

Pelúcia Stitch Big Feet 45cm – R$ 349,90

Jogo Quiz Disney – R$ 99,90

Quebra-cabeça 48 peças Mickey – R$ 59,90

Livro Moana – Aventuras do Mar – R$ 99,90

Quebra-cabeça Toy Story – Do Papel à Magia (500 peças) – R$ 89,90

Livro Contos Iluminados – Princesas – R$ 79,90

Sobre a Livraria Leitura
Fundada em 1967, a Leitura completou 58 anos de história em 2025 e consolidou-se como a maior rede de livrarias da América Latina, com 130 lojas em funcionamento. Reconhecida pelo atendimento de excelência e pela oferta de experiências inovadoras, a rede vendeu mais de 11 milhões de livros em 2024 e segue investindo no aprimoramento de seus colaboradores para encantar cada vez mais seus consumidores.

DA REDAÇÃO

 

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EDUCAÇÃO

SENAI Oferece Cursos de Segurança do Trabalho Grátis e 100% Online com Certificação: Confira o Link Para Inscrição

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O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) abriu inscrições para o curso gratuito de segurança do trabalho, uma excelente opção para quem deseja iniciar a carreira em segurança e adquirir conhecimentos básicos sobre prevenção de acidentes e o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs) e equipamentos de proteção coletiva (EPCs). O curso, que é totalmente online e começa imediatamente após a inscrição, oferece flexibilidade para o aluno acessar o conteúdo de qualquer lugar.

Detalhes do curso: Segurança do Trabalho

  • Método: Ensino a Distância (EAD)
  • Instituto: Senai Nacional
  • Tipo de Curso: Gratuito
  • Certificado: Emitido após a conclusão do curso e aprovação na avaliação final
  • Início do curso: Imediatamente após a inscrição
  • Avaliação Final: É necessária uma avaliação mínima de 60% para obter a certificação

O que você aprenderá

Ao longo do curso, você irá:

  • Identificar e compreender os principais aspectos da prevenção de acidentes de trabalho.
  • Conheça as regras de utilização dos equipamentos de proteção individual e a sua prevenção, garantindo a proteção individual e coletiva.
  • Aplique práticas básicas que garantam a segurança no local de trabalho.

Avaliações

O curso recebeu uma classificação média de 5 estrelas, com base na opinião dos alunos que já concluíram a formação, o que indica a qualidade do conteúdo e a satisfação dos participantes.

5 Vantagens de ter um curso de segurança ocupacional no currículo

  • Vantagem competitiva no mercado: Destacam-se os profissionais com formação em segurança do trabalho, pois possuem os conhecimentos básicos para manter a integridade no ambiente de trabalho.
  • Aumento da empregabilidade: A capacitação em prevenção de acidentes é avaliada em diversos setores, como indústria e construção civil, ampliando as oportunidades de emprego.
  • Conhecimento de normas e legislação: A familiaridade com as normas de segurança (EPI e EPCs) é muito apreciada nos processos seletivos, especialmente para cargos operacionais e gerenciais.
  • Qualificação para promoções internas: Funcionários com graduação em segurança do trabalho podem ser considerados para cargos de supervisão, pois possuem o treinamento necessário para garantir a segurança das equipes.
  • Flexibilidade e acessibilidade: Por serem online e gratuitos, o curso demonstra iniciativa e dedicação, características que os recrutadores valorizam.

Não perca esta oportunidade de se qualificar para uma região que está em constante demanda!

Público-alvo

Este curso é ideal para quem deseja ingressar na área de segurança ocupacional e não requer experiência anterior. As pessoas interessadas em aprender mais sobre prevenção de acidentes e medidas de segurança podem se inscrever e começar imediatamente.

Pré-requisitos

Para participar, o candidato deve:

  • Ter pelo menos 14 anos de idade.
  • Acesse o curso de um computador com conexão à internet de pelo menos 1 Mbps.

Como se inscrever

 

DA REDAÇÃO

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EDUCAÇÃO

ProUni: Inscrições começam nesta segunda (30) e seguem até sexta (4/7)

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Bolsas oferecidas são para o segundo semestre deste ano e os candidatos podem se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) têm início nesta segunda-feira, 30 de junho, de forma gratuita, e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até 4 de julho. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 7 de julho na página do Prouni. Já a segunda chamada sairá no dia 28 de julho.
Serão mais de 211 mil bolsas no processo seletivo, sendo mais de 118 mil integrais (sem custo) e mais de 93 mil parciais (metade da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.
REQUISITOS – Para se inscrever no processo seletivo, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo; tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 e/ou em 2023; tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação do Enem.
MELHOR MÉDIA – O edital veda a inscrição para quem declarou ter participado do Enem na condição de treineiro, ou seja, quem participou do exame para fins de autoavaliação antes mesmo de concluir o ensino médio. Para fins de classificação e eventual pré-seleção nesse processo seletivo, será utilizada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média.
Os candidatos precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ter feito o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição;
  • Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser uma pessoa com deficiência na forma prevista na legislação;
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste último caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

SELEÇÃO – O edital estabelece, ainda, que o estudante deverá optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas destinadas à implementação de políticas afirmativas referentes às pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas. No caso da escolha das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para escolher bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda três salários mínimos. Esses requisitos não se aplicam aos professores da rede pública, que vão concorrer às vagas de licenciatura e pedagogia.
CLASSIFICAÇÃO — A classificação observa a modalidade de concorrência escolhida na inscrição, por curso, turno, local de oferta e instituição. Dentro de cada modalidade, deve ser obedecida a ordem decrescente das notas e priorizada a seguinte ordem:

  • Professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola pública
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição
  • Estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista.

LISTA DE ESPERA — Para participar da lista de espera, o candidato deve manifestar interesse por meio do Portal Único de Acesso nos dias 18 e 19 de agosto. A lista de espera estará na página do Prouni, para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos no dia 22 de agosto.
Cronograma do Prouni 2/2025:

  • Inscrição : 30 de junho a 4 de julho
  • Resultado da primeira chamada: 7 de julho
  • Resultado da segunda chamada: 28 de julho
  • Manifestação de interesse na lista de espera : 18 e 19 de agosto
  • Resultado lista de espera: 22 de agosto

O QUE É — Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O programa ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
DA REDAÇÃO

 

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