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Cidades

Mudança na Câmara de Poxoréu – Buguinho Assume Mandato com Propósito e Gratidão

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Suplente do MDB assume vaga da Vereadora Thais Batata durante licença de 30 dias.

Em Poxoréu-MT, a Câmara Municipal se prepara para uma breve, mas significativa mudança em sua composição.

O primeiro suplente de Vereador pelo MDB, Selvino Cavalcante, conhecido como Buguinho, assumirá uma cadeira no Legislativo Municipal a partir do dia 3 de novembro.
A posse ocorre em virtude do afastamento temporário da Vereadora Thais Batata, que se licenciará do mandato por 30 dias. Durante esse período, Buguinho representará o partido e a comunidade poxorense no plenário, dando continuidade aos trabalhos e projetos em andamento, bem como apresentando novos projetos e indicações voltados às comunidades rurais, ao social e ao desenvolvimento da cidade.
Com uma trajetória marcada pelo envolvimento nas causas sociais, comunitárias e pelo diálogo próximo com a população, Buguinho destaca que encara essa oportunidade com responsabilidade e gratidão. “Meu compromisso é honrar a confiança do povo e contribuir para o desenvolvimento de Poxoréu, sempre com transparência e respeito às pessoas”, afirmou.
A expectativa é que, mesmo em um curto espaço de tempo, o novo vereador reforce pautas de interesse coletivo e fortaleça o vínculo entre a Câmara e os cidadãos.
Afinal, cada cadeira no Legislativo carrega não apenas uma voz, mas a esperança de uma cidade inteira.
A comunidade poderá acompanhar o trabalho de Buguinho nas sessões da Câmara e nas redes oficiais do Legislativo, fortalecendo a participação popular nas decisões do município.

 

DA REDAÇÃO

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Carro e Moto

Penúltima Etapa da Gincana do Caminhoneiro acontece em Rondonópolis nos dias 7 a 9 de novembro, VEJA

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A disputa do slalom avança pra quinta etapa, para classificar mais três bons de braço para a grande final

 

Localizada estrategicamente em importante entroncamento rodoviário, que conecta as regiões Norte e Sul do país, a cidade de Rondonópolis/MT foi escolhida a dedo para sediar a quinta etapa classificatória da temporada  de 2025 da Gincana do Caminhoneiro, maior evento itinerante das estradas brasileiras, que proporciona aos transportadores rodoviários de carga a chance de testarem sua habilidade no volante na disputa do slalom, que oferece ao campeão um caminhão Accelo zero km.

 

O evento acontece de 7 a 9 de novembro, no Posto Aldo, no km 119 da BR-163 e convida os motoristas de passagem pelo trecho a irem pra pista mostrar sua destreza num percurso de zigue-zague entre cones, com o objetivo de percorrer o trajeto no menor tempo possível. Objetivo atingido, o caminhoneiro parte para fazer uma manobra de baliza também no comando do caminhão da prova: Actros 2653 6×4. Enquanto fazem o percurso, os motoristas têm seu tempo registrado por uma dupla de cronometristas da Chronosat (empresa especializada em cronometragem de grandes eventos automobilísticos) que, através de fotocélulas, garantem a precisão dos resultados.

Competição amadora voltada a profissionais do volante que ganham a vida na boleia de um caminhão, a 31ª edição da Gincana do Caminhoneiro teve início em julho e já fez 12 classificados até agora. Eles registraram os três melhores tempos em cada uma das quatro etapas realizadas até agora. Em Rondonópolis, serão apresentados mais três finalistas, que estarão participando da grande final prevista para acontecer dia 14 de dezembro, em São Bernardo do Campo/SP, quando o grande destaque da temporada levará para casa o caminhão Accelo zerinho.

 

Além da emoção na pista, a GDC também oferece serviços gratuitos de cuidado e bem-estar aos participantes. Na arena montada no Posto Aldo, há tenda de barbearia, atendimento de saúde em parceria com o Sest/Senat e a Secretaria Municipal de Saúde, com aferição de pressão e testes de glicemia. A Polícia Rodoviária Federal também marca presença com ações educativas voltadas à segurança nas estradas.  Enquanto aguardam o momento de participar do desafio ou aguardam o momento de carregar e seguir viagem, os motoristas podem aproveitar atividades de recreação e entretenimento preparadas pela organização.

Com realização da Revista Caminhoneiro e patrocínio da Mercedes-Benz, Gincana do Caminhoneiro conta ainda com o apoio do Consórcio Mercedes-Benz, Banco Mercedes-Benz, SelecTrucks, Molas Fabrini, Dunlop Pneus e Filtros Tecfil. E para participar, basta inscrever-se gratuitamente, mediante apresentação de CNH categorias C, D ou E.

Serviço:

5ª Etapa da GDC 2025

Data: 7 a 9 de novembro

Local: Posto Aldo – BR 163 km 119 – Rondonópolis

Horário: Das 8h às 18h

 

*As inscrições são gratuitas e feitas no local, podendo ser encerradas antecipadamente de acordo com a fila de espera.

DA REDAÇÃO

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ARTIGOS

Michelle Bolsonaro em Sorriso: o recado por trás das entrelinhas

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O discurso que parecia simbólico tornou-se um movimento calculado para consolidar o PL e conter avanços de alianças rivais em Mato Grosso.

 

Aconteceu no último sábado (1º), em Sorriso (MT), o encontro do PL Mulher, que contou com a presença marcante da ex-primeira-dama e Presidente Nacional do movimento, Michelle Bolsonaro. Em meio a aplausos e olhares atentos, ela lançou uma reflexão que ecoou como um enigma político no cenário mato-grossense.

“É preciso entender aquele político, aquele candidato que só está surfando na onda bolsonarista. Depois ele vai se revelar como tantos outros, mas eu digo a vocês: a verdade sempre vai prevalecer. A mentira tem um tempo para acabar.”

A frase, aparentemente simples, carrega um subtexto poderoso. Ao defender autenticidade e coerência ideológica, Michelle Bolsonaro apontou, ainda que de forma sutil, para um novo ciclo dentro do PL. Um ciclo que exige lealdade ao projeto e não apenas à imagem que o impulsiona.

Logo em seguida, reforçou o posicionamento da sigla ao afirmar que o PL tem um projeto próprio para conquistar o governo de Mato Grosso. O Presidente estadual do partido, Ananias Filho, fez coro ao discurso, reafirmando a pré-candidatura do senador Wellington Fagundes ao governo estadual.

Segundo Ananias, “o PL fez o dever de casa e, o ano que vem teremos candidaturas do PL em Mato Grosso, porque teremos pré-candidato a governador, Wellington Fagundes, e pré-candidato ao Senado, Zé Medeiros.”

O que muitos interpretaram como um enigma pode, na verdade, ter sido um recado direto. A fala de Michelle Bolsonaro e de Ananias Filho veio para reafirmar a pré-candidatura de Wellington Fagundes e dissipar a nuvem de fumaça que pairava sobre o tabuleiro político mato-grossense e, especialmente diante das especulações sobre um possível apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro ao vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), na disputa pelo governo em 2026, nome que conta com o apoio do atual governador Mauro Mendes (União/Progressistas), pré-candidato ao Senado.

O discurso de Michelle, portanto, ressoa não apenas como um chamado à coerência, mas também como um alerta interno.

O recado é claro: há espaço no PL para quem defende o projeto da sigla, mas não para quem busca apenas um trampolim político, seja por conveniência pessoal, seja por interesses familiares.

Em política, a verdade tem mesmo um tempo para prevalecer. E o sábado em Sorriso deixou evidente que o PL está disposto a fazer esse tempo chegar mais cedo.

 

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MOBILIDADE

CDL apoia implantação do estacionamento rotativo para fortalecer o comércio local

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A Prefeitura de Rondonópolis publicou o aviso de licitação para contratação de empresa para implantação do sistema de estacionamento rotativo na região central da cidade. A disputa, em sessão pública, vai acontecer no dia 22 de dezembro e atende uma demanda da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rondonópolis.

A entidade defende o sistema rotativo no Centro, como uma das medidas necessárias para organizar a principal região comercial do município. Vagas demarcadas e uma política de mobilidade urbana diminuindo a dependência de veículos são apontadas como soluções que podem reduzir as dificuldades dos motoristas em estacionar, algo que é considerado prejudicial para o comércio.

Segundo dados do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Rondonópolis tem hoje uma frota de quase 230 mil veículos. Desses, cerca de 190 mil são automóveis, caminhonetes, camionetes, motocicletas e motonetas, ou seja, veículos que muito possivelmente circulam dentro da cidade diariamente. O crescimento da frota, de agosto de 2024 para agosto de 2025, foi de 4,23%. Nos últimos 10 anos, ela aumentou aproximadamente 65%.

O presidente da CDL, Dr. Leonardo Santos de Resende, lembra que com o grande crescimento populacional e da frota de veículos no município, é necessário pensar em formas de reduzir o protagonismo dos automóveis e ampliar o acesso da população e, especialmente, dos trabalhadores, a outras formas de transporte.

“É um fato que, à medida que a frota e o número de moradores crescem, cada vez será mais difícil estacionar em áreas comerciais e administrativas da cidade. Garantir a organização dessas regiões, com vagas devidamente demarcadas e melhorando a cada dia o transporte coletivo no município, pode ser uma solução para os problemas que já enfrentamos no nosso dia a dia no trânsito”, destaca Resende.

O diretor de Assuntos Institucionais da CDL, Tiago Martins, lembrou que a cobrança desagrada, mas é “um mal necessário” diante da necessidade de organização da região central. “Os comerciantes podem fazer ações junto aos seus clientes para diluir o custo desse estacionamento, mantendo assim a presença dos consumidores”, explica Tiago. Outro ponto levantado, segundo o diretor, é “a necessidade de incentivo da Prefeitura para que mais estacionamentos privados sejam criados na região central da cidade, para que assim clientes, trabalhadores e empresários tenham mais opções para estacionar”.

Pelo projeto, o novo estacionamento rotativo prevê um sistema digital moderno e com mais facilidade de pagamento. Serão criadas 4.500 vagas, sendo 3.000 para carros e veículos de carga e 1.500 para motos, visando trazer mais organização e fluidez ao trânsito da cidade.

“A desordem gera mais desordem, e isso vale para o trânsito também. Uma estrutura organizada, com regras claras, naturalmente inibe comportamentos inadequados. A facilidade de estacionar certamente vai trazer maior rotatividade de pessoas circulando no Centro, o que é benéfico para todos”, destaca Resende.

O presidente da entidade lembra que existem pesquisas de universidades conceituadas, a exemplo de Harvard, que mostram que ambientes desorganizados, como é o caso do trânsito no município, influenciam as questões de autocontrole, empatia e memória emocional do cidadão.

“Estamos o tempo todo expostos e correndo risco de sofrer um acidente, o que prejudica a qualidade de vida dos moradores da cidade. Precisamos organizar nosso trânsito, seguir regras e leis, para que assim Rondonópolis continue crescendo, recebendo novos moradores e mais investimentos”, conclui Resende.

 

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