RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Policia Federal

Acordo facilitará o compartilhamento de dados entre a Polícia Federal e a Senasp

Publicados

em

Brasília/DF. A Polícia Federal (PF) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ambas vinculadas ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), assinaram nessa quarta-feira (18/12), em Brasília, o ato conjunto simplificado (ACS) para o compartilhamento das bases de dados e de informações entre os órgãos.

A proposta é interligar os sistemas da Polícia Federal à plataforma Sinesp, gerida pela Diretoria de Gestão e Integração de Informações (DGI). O objetivo do ACS é apoiar a formulação, implementação, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas relacionadas à segurança pública, à defesa social, ao sistema prisional, ao controle de armas e munições, ao combate às drogas e às questões criminais.

Entusiasta da parceria, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, reforçou a necessidade de qualificar o uso das informações. “A informação não compartilhada não é informação. Precisamos dar utilidade às informações que temos, e nada é mais importante do que tornar esses dados realmente úteis”, reforçou.

O secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, destacou o avanço que a iniciativa representa para o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). “O grande desafio do Susp é sair do papel e transformar isso em ferramentas reais. Hoje, o Brasil caminha muito bem na segurança pública e a Polícia Federal é um exemplo desse trabalho. Estamos caminhando a largos passos para a integração, e isso é um ganho muito grande para a PF, que terá acesso a uma base de dados imensa, assim como todos os demais agentes de segurança pública. Em um mundo sem fronteiras, essa integração é essencial. Quem ganha é a sociedade, com uma segurança pública mais eficiente e integrada”, afirmou


Bases de dados

A cooperação vai contribuir para a geração de diagnósticos mais precisos, ações estratégicas mais assertivas e uma resposta mais eficaz aos desafios enfrentados na segurança pública.

Para Vanessa Fusco, diretora da DGI, “a tecnologia é a arma mais poderosa para tornar os processos sistemáticos. Bancos de dados isolados, por mais valiosas que sejam suas informações, de nada servem para a segurança pública. O aumento da criminalidade transnacional exige o compartilhamento instantâneo e direcionado de dados, permitindo que a informação chegue a quem realmente necessita”.

Sinesp

O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp) dispõe de uma plataforma tecnológica de informações integradas, que possibilitam coletar, integrar e analisar dados sobre segurança pública, disponibilizar informações para subsidiar políticas públicas, promover a interoperabilidade dos sistemas de dados e produzir estatísticas sobre a saúde, vitimização, deficiências, dependência química e transtornos mentais dos profissionais de segurança pública, seguindo os padrões de integridade, confidencialidade e confiabilidade dos sistemas do Governo Federal.

*Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) 

Coordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

Policia Federal

FICCO/MG, em ação conjunta com a Polícia Militar de Goiás, prende foragido da Justiça

Publicados

em

Belo Horizonte/MG. A FICCO/MG, em ação conjunta com a Polícia Militar de Goiás, cumpriu um mandado de prisão, expedido pela Vara Criminal de Poços de Caldas/MG, na quinta-feira (16/1), em Luziânia/GO. 

A ação resultou na captura de um homem, natural de Poços de Caldas, procurado pelo crime de roubo. O foragido foi preso pela PMGO, enquanto viajava em um caminhão de Minas Gerais para Goiás. Diante dos fatos, o homem foi encaminhado à Unidade Prisional de Luziânia/GO para os trâmites legais.

A FICCO/MG é coordenada pela Polícia Federal e composta pelas Polícias Civil, Militar e Penal e atua de forma descentralizada no combate ao crime organizado em Minas Gerais.

O trabalho conjunto reafirma o compromisso das forças de segurança pública no combate ao crime e no cumprimento de decisões judiciais.

Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais
(31) 3168-6341 / 3168-6342 / 3168-6343

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Policia Federal

PF combate grupo criminoso em operação contra tráfico interestadual de drogas

Publicados

em

Manaus/AM. A Polícia Federal deu início a deflagração da Operação Desvio de Rota, na última sexta-feira (10/1), com o objetivo de desarticular uma associação dedicada ao tráfico interestadual de drogas, que operava a partir de Manaus/AM.

Após a prisão em flagrante de um dos envolvidos foi possível identificar um esquema estruturado que utilizava o modal aéreo para transportar substâncias ilícitas entre estados brasileiros.

As investigações apontam que o grupo criminoso atuava de maneira organizada, com divisão de tarefas entre seus integrantes, incluindo o armazenamento, transporte, e aliciamento de pessoas para atuar como transportadores das substâncias ilícitas.

Foram expedidos três mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão domiciliar pela Justiça Estadual do Amazonas, que foram cumpridos no decorrer da semana. Durante as diligências, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, documentos, e outros materiais relevantes para a investigação.

A Polícia Federal ressalta que as investigações seguem em andamento e que novas ações poderão ser desencadeadas para a total desarticulação do grupo criminoso e identificação de outros envolvidos.

Os envolvidos poderão responder, na medida de sua culpabilidade, pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico.

Comunicação Social da Polícia Federal no Amazonas
[email protected]| (92) 3655-1569| @pfamazonas

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Policia Federal

PF e ICMBio prendem quatro pessoas por pesca ilegal em Capanema (PR)

Publicados

em

Foz do Iguaçu/PR. A Polícia Federal com apoio de servidores do ICMBio prendeu, na tarde de quinta-feira (16/1), quatro indivíduos que realizavam pesca ilegal no rio Capanema, um importante afluente do rio Iguaçu.

Os quatro indivíduos pescavam durante a época do defeso da piracema, utilizando equipamentos proibidos, e foram flagrados pelas equipes de fiscalização ambiental, durante o patrulhamento ostensivo.

Após o flagrante, os quatros indivíduos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Civil em Capanema/PR, junto com o barco, motor, rede e outros petrechos de pesca, para a lavratura do auto de prisão em flagrante

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR – CS/PF/Foz

[email protected]

@pffoz

 

Canal para Denúncia

[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Mais Lidas da Semana