RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Tecnologia

Amazon, Netflix, Spotify… Facebook compartilhou ainda mais dados de usuários

Publicados

em


Segundo publicação, Facebook compartilhou dados de usuários com grandes empresas
Reprodução/Facebook

Segundo publicação, Facebook compartilhou dados de usuários com grandes empresas

O Facebook compartilhou dados de usuários com gigantes da tecnologia como 
Netflix, Amazon, Microsoft e Spotify. De acordo com uma reportagem publicada nesta quarta-feira (19) no jornal americano The New York Times
, o número de conteúdos vazados foi, na verdade, muito maior do que o divulgado pela empresa.

Segundo a publicação, o Facebook compartilhou dados
de usuários sem consentimento  dos mesmos com grandes empresas tecnológicas para conseguir alavancar seu modelo de negócios.


Mais informações em instantes

Propaganda

Tecnologia

Pelo segundo ano consecutivo, pesquisa global do IEEE revela que Inteligência Artificial será a tecnologia mais importante

Publicados

em

Computação em nuvem, robótica, realidade estendida (XR), internet das coisas industrial, computação quântica e veículos elétricos e/ou Carregamento de veículos elétricos, também aparecem entre as tecnologias de maior impacto em 2025

Outubro de 2024 – O IEEE, maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade, acaba de divulgar os resultados da pesquisa “Impacto da Tecnologia em 2025” , com líderes globais de tecnologia do Brasil, China, Índia, Reino Unido e EUA , que examina as tecnologias mais importantes em 2025 e as tendências tecnológicas futuras. O estudo aborda expectativas de crescimento, benefícios, aplicações e conjuntos de habilidades necessários no mercado de IA. Para mais informações sobre o estudo e o impacto da tecnologia em 2025 e além, visite https://transmitter.ieee.org/iot-2025/

No Brasil, telecomunicações (45%), serviços bancários e financeiros (42%) e mídia e entretenimento (38%) aparecem na vanguarda tecnológica

— De acordo com as respostas dos CIOs e CTOs no Brasil, espera-se que três setores da indústria sejam os mais impactados pela tecnologia em 2025: telecomunicações (45%), serviços bancários e financeiros (42%) e mídia e entretenimento (38%). Esses setores estão na vanguarda da adoção de soluções inovadoras para aumentar a eficiência e impulsionar o crescimento.

— Também se prevê que a Inteligência Artificial (IA), a computação em nuvem e a robótica sejam as áreas mais cruciais da tecnologia até 2025. A IA lidera o grupo com 64% dos líderes enfatizando sua importância, seguida pela robótica com 36% e computação em nuvem com 30%. Espera-se que essas tecnologias revolucionem as operações em vários setores, fornecendo soluções mais inteligentes e automatizando tarefas complexas.

— Para os brasileiros pesquisados, uma das principais aplicações da IA em 2025 será a identificação de vulnerabilidades de segurança cibernética em tempo real e a prevenção de ataques, com 51% dos especialistas destacando sua importância. Além disso, auxiliar e acelerar o desenvolvimento de software (45%) e acelerar o mapeamento de doenças (34%) são vistos como os principais usos da IA. Esses aplicativos ressaltam o potencial da IA para enfrentar desafios críticos e melhorar a eficiência geral.

— No entanto, a jornada para a adoção generalizada da IA não é isenta de desafios. A resistência e a desconfiança da sociedade (30%), as preocupações com privacidade e segurança de dados (13%) e a dependência excessiva da sociedade em resultados de IA (11%) estão entre os maiores obstáculos identificados pelos líderes de tecnologia do Brasil. Essas questões destacam a necessidade de estruturas éticas robustas e práticas transparentes para promover a confiança nos sistemas de IA.

— Em relação à IA generativa, 43% das organizações no país preveem usá-la regularmente até 2025, enquanto outras estão em vários estágios de adoção, desde altas expectativas (25%) até apenas começando (15%).

— A realidade estendida (XR) e a tecnologia de gêmeos digitais também devem desempenhar um papel fundamental em 2025, com 85% dos CIOs/CTOs brasileiros considerando-as muito importantes para projetar, desenvolver e testar com segurança protótipos de produtos e processos de fabricação. Essa tecnologia promete preencher a lacuna entre os mundos físico e digital, aprimorando os processos de simulação e desenvolvimento.

— À medida que as organizações integram essas tecnologias em seus fluxos de trabalho, a demanda por habilidades especializadas está crescendo. As principais habilidades procuradas em funções relacionadas à IA incluem desenvolvimento de software (47%), práticas éticas de IA (47%) e análise de dados (32%).Essas habilidades são essenciais para navegar pelas complexidades da implementação da IA e garantir o uso responsável.

Nos outros países ouvidos, a IA será a tecnologia mais importante no próximo ano, mas ainda distante de ser amplamente difundida

A pesquisa global anual IEEE Impact of Technology revelou que, pelo segundo ano consecutivo, a IA lidera a lista das tecnologias mais importantes para o próximo ano. Quando solicitados a selecionar as três principais áreas tecnológicas para 2025 entre mais de uma dúzia de opções, os entrevistados destacaram:
· (58%) IA (incluindo IA preditiva e generativa, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural)
· (26%) Computação em nuvem
· (24%) Robótica

Outras tecnologias significativas em 2025 incluem a realidade estendida (XR), que abrange metaverso, realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista (21%); a Internet das Coisas Industrial (19%); tecnologias quânticas, incluindo a computação quântica (17%); e veículos elétricos e seus sistemas de carregamento (17%).

Contudo, uma ampla maioria dos entrevistados (91%) acredita que em 2025 haverá um ajuste de contas para a IA generativa, à medida que o fascínio inicial e a percepção pública evoluem para uma compreensão mais profunda e expectativas mais altas sobre o que a tecnologia pode e deve fazer – em termos de precisão dos resultados, transparência em relação aos deepfakes e outras questões.

Em relação à adoção da IA generativa e qual estágio eles esperam que sua organização alcance em 2025, a maioria dos entrevistados indicou que planeja adotar a tecnologia. No entanto, quase um quarto dos entrevistados espera reconsiderar a abordagem de suas organizações devido a desafios, ou apenas começará a explorar a tecnologia. Com base nessas percepções, é provável que a IA generativa esteja longe de uma integração massiva no próximo ano.

· (33%) Altas expectativas: Estamos entusiasmados e continuaremos a experimentar a IA generativa em pequenos projetos
· (24%) Aprendizagem: Continuaremos a encontrar usos práticos para a IA generativa e estamos vendo alguns benefícios
· (20%) Usando regularmente: A IA generativa continuará a ser uma parte regular do nosso trabalho e agrega valor
· (18%) Desafiados: Enfrentamos dificuldades e repensaremos nossa abordagem à IA generativa
· (5%) Começando: Começaremos a explorar a IA generativa

 

IA para contribuir com a segurança global, educação, saúde, demandas energéticas e mais
Dentre os principais usos potenciais para aplicativos e algoritmos de IA no próximo ano, que otimizam dados, executam tarefas complexas e tomam decisões com precisão quase humana, os líderes de tecnologia destacaram:
· (48%) Identificação de vulnerabilidades de segurança cibernética em tempo real e prevenção de ataques
· (39%) Potencializando atividades educacionais, como personalização de aprendizagem, sistemas de tutoria inteligentes, chatbots universitários
· (35%) Auxiliar e/ou acelerar o desenvolvimento de software
· (33%) Aumentando a eficiência da cadeia de suprimentos e da automação do armazém
· (28%) Automatizando o atendimento ao cliente
· (26%) Acelerando o mapeamento de doenças e a descoberta de medicamentos
· (25%) Automatizando e/ou estabilizando fontes de energia da concessionária

Diversas habilidades procuradas para funções em IA em 2025
Com o crescimento acelerado dos aplicativos de IA generativa, as organizações estão analisando como integrá-los em seus fluxos de trabalho e identificando as necessidades de talentos. As principais habilidades que os líderes de tecnologia buscam nos candidatos para funções relacionadas à IA em 2025 são:
· (40%) Habilidades de desenvolvimento de software
· (35%) Habilidades de práticas éticas de IA
· (34%) Habilidades de análise de dados
· (32%) Habilidades de modelagem de dados, incluindo processamento
· (30%) Habilidades de programação robótica

Telecomunicações, serviços financeiros, mídia e entretenimento serão as indústrias mais impactadas pela tecnologia em 2025.
Os principais setores da indústria que serão mais impactados pela tecnologia em 2025, de acordo com a pesquisa, são:
· (45%) Telecomunicações (+4% de variação em relação a 2024)
· (37%) Serviços bancários e financeiros (variação de -2% em relação a 2024)
· (32%) Mídia e entretenimento (+10% de variação em relação a 2024)
· (31%) Manufatura (sem alteração em relação a 2024)
· (28%) Automotivo e transporte (variação de -3% em relação a 2024)
· (28%) Saúde (+3% de variação em relação a 2024)

Crescendo em importância/ganhando força: robôs humanoides e segurança cibernética robótica para identificação de ameaças
A adoção de robótica com o objetivo de beneficiar a sociedade está crescendo globalmente. Robôs humanóides, que se assemelham a pessoas, estão sendo utilizados para automatizar tarefas, melhorar a produtividade e reduzir custos. Eles desempenham funções que vão desde limpeza sem contato, partos hospitalares e gestão de situações perigosas, até cumprimentos de clientes e companhia para idosos. Em 2025, 37% dos líderes de tecnologia planejam considerar a implementação de robôs humanóides em suas operações, 35% pretendem iniciar a implementação, e 18% esperam tê-los totalmente integrados às suas operações.

As soluções de segurança cibernética robótica que utilizam IA monitoram, identificam e sinalizam ameaças à segurança em tempo real, prevenindo vazamentos de dados e perdas financeiras. Em 2025, 41% dos tecnólogos esperam iniciar a implementação de segurança cibernética robótica em suas operações, enquanto 33% planejam ter essa tecnologia totalmente integrada e 23% considerarão sua implementação.

Também ganhando força: computação quântica
A computação quântica oferece um poder de processamento trilhões de vezes maior do que os supercomputadores mais avançados atualmente. Mais de um terço (35%) dos tecnólogos pesquisados esperam iniciar a integração e implementação da computação quântica nas operações de suas empresas em 2025; cerca de um terço (30%) espera que ela seja totalmente implementada; e pouco mais de um quarto (28%) considerará a implementação da computação quântica em 2025. Além disso, os entrevistados estimaram que dois quintos (44%) das empresas implantarão computadores quânticos nos próximos três anos.

Sobre a pesquisa

“O Impacto da Tecnologia em 2025” entrevistou 355 CIOs, CTOs, diretores de TI e outros líderes de tecnologia no Brasil, China, India, Reino Unido e nos EUA, em organizações com mais de 1.000 funcionários, atuando em diversos setores da indústria, como serviços bancários e financeiros, bens de consumo, educação, eletrônicos, engenharia, energia, governo, saúde, seguros, varejo e telecomunicações. A pesquisa foi conduzida de 13 a 24 de setembro de 2024.

Sobre o IEEE

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade. Através de suas publicações, conferências, padrões tecnológicos e atividades profissionais e educacionais altamente reconhecidas, o IEEE se estabelece como a voz confiável em diversas áreas, incluindo sistemas aeroespaciais, computadores, telecomunicações, engenharia biomédica, energia elétrica e eletrônicos de consumo. Saiba mais em https://www.ieee.org

DA REDAÇÃO

Continue lendo

Agro News

Seminário sobre tecnologia, inovação e agroecologia ocorre no Rio de Janeiro de 12 a 14 de novembro

Publicados

em

Seminário sobre tecnologia, inovação e agroecologia ocorre no Rio de Janeiro, de 12 a 14 de novembro

Apoiado pela Finep, atividade servirá de preparação para a participação de famílias da Reforma Agrária na Cúpula Social do G20

 

Entre 12 e 14 de outubro, ocorrerá o Seminário “Tecnologia e Inovação – A Agroecologia na Reforma Agrária”, no Rio de Janeiro, RJ. A atividade acontecerá no Clube da Engenharia, no centro carioca e contará com a presença de famílias e militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O Seminário fará parte do processo de preparação da participação do MST na Cúpula Social do G20, entre os próximos dias 14 e 16.

 

Na programação, debates sobre a Reforma Agrária, o desafio da produção de alimentos saudáveis, desenvolvimento econômico e crise climática. No dia 14 de novembro, como parte das atividades autogestionadas organizadas no âmbito da Cúpula Social, haverá a plenária “Tecnologia e Inovação na Agricultura Familiar: crise climática, agroecologia e combate à fome”. A plenária, que ocorrerá no Armazém 3 do Boulevard Olímpico, terá a presença de Ana Terra Reis, Secretária de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e de Celso Pansera, Presidente da Finep.

 

“Este será um importante espaço de debate sobre a importância do desenvolvimento tecnológico para garantirmos a produção de alimentos saudáveis para o povo brasileiro”, afirmou Débora Nunes, da coordenação nacional do MST. Já Renata Menezes, da direção nacional do Movimento, apontou o caráter da participação da organização na Cúpula Social do G20. “Enquanto movimentos sociais, queremos reafirmar nossa denúncia contra a dívida, as guerras, contra as mazelas que o capitalismo impõe aos povos e aos Estados do Sul Global”, destacou Menezes.

 

“Durante a reunião dos chefes de Estado do G20, uma série de acordos serão firmados, os quais impactarão diretamente a vida dos povos do Sul Global”, lembrou Eró Silva, da direção nacional do MST no Rio de Janeiro. De acordo com a dirigente, apesar dos vários acordos entre os países, nenhum deles buscará por fim às guerras, que tanto beneficiam a manutenção da fome.

 

O Seminário “Tecnologia e Inovação – A Agroecologia na Reforma Agrária” tem patrocínio da Finep, Ministério de Ciência e Tecnologia e do Governo Federal.

Seminário “Tecnologia e Inovação – A Agroecologia na Reforma Agrária” e Plenária “Tecnologia e Inovação na Agricultura Familiar: crise climática, agroecologia e combate à fome”

SERVIÇO:

Dias 12 e 13/11 no Clube da Engenharia, Avenida Rio Branco, Rio de Janeiro, RJ;

Dia 14/11: Armazém 3 do Boulevard Olímpico, Rio de Janeiro, RJ.

DA REDAÇÃO

Continue lendo

Cidades

Barra do Garças sedia Feira de Negócios do Araguaia com opções gastronômicas e exposição de carros antigos

Publicados

em

Evento gratuito será realizado entre os dias 15 e 17 de novembro, na Arena Porto do Baé, das 17h às 22h
Falta apenas uma semana para o início da ‘Feira de Negócios do Araguaia’, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em Barra do Garças. O evento com entrada gratuita será entre os dias 15 e 17 de novembro, na Arena Porto do Baé, das 17h às 22h e pretende reunir toda a população da região Araguaia para aproveitar a programação que contará com exposição de carros antigos, apresentações musicais, praça de alimentação e comercialização de produtos de diversos segmentos.
O evento, que será um dos maiores de empreendedorismo da região, terá uma praça de alimentação com 10 estabelecimentos. Confira as opções gastronômicas: Natureli (produtos naturais), Na Brasa (hambúrguer e chopp), Heytto (sorvete e açaí), Forno Quente (pastéis e mini-pizza), Crepe Suíço da Jacq (crepe), Panificadora Ki Delícia (biscoito congelado), Azeitona’s Grill (espetinho e churrasco de parrilla), Shake Araguaia Viver Bem (bebidas funcionais), Itália no Box (comida italiana) e Brownie do Velho Rafa (brownie).
Segundo a gerente do Sebrae/MT em Barra do Garças, Jaqueline Macedo, o principal objetivo da Feira de Negócios do Araguaia é impulsionar os empreendimentos locais e aproximar a população dos pequenos negócios.
“Serão três dias de evento para que a população de Barra do Garças e região possa aproveitar o melhor dos pequenos negócios. Participar da feira é mais do que uma simples oportunidade de compra, é um gesto de apoio direto ao empreendedorismo local e à economia da nossa região. Será uma oportunidade de as pessoas aproveitarem o evento com o melhor da gastronomia, cultura, arte e moda e também conhecerem os produtos e serviços oferecidos pelos empreendedores”, afirma a gerente.
A Feira de Negócios do Araguaia contará com a exposição ‘Clássicos do Araguaia’, com mais de 20 carros antigos. O evento gratuito também terá estandes com empreendimentos voltados a produtos de artesanato, cosméticos, acessórios, floricultura, roupas e calçados e outros.
___________
Feira de Negócios do Araguaia será do dia 15 ao dia 17 de novembro, na Arena Porto do Baé – Foto: Sebrae/MT
DA REDAÇÃO

Continue lendo

Mais Lidas da Semana