A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) empossou 97 novos assessores pedagógicos, de 70 municípios, nesta quinta-feira (13.12). Os assessores foram eleitos para atuar durante o triênio 2019/2021.
Para 20 municípios que compões o Vale do Rio Cuiabá, a posse foi realizada no Auditório Governador Ponce de Arruda, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Nas demais regiões, a posse foi realizada na sede das Assessorias Pedagógicas
A secretária de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, agradeceu a todos os assessores pelo trabalho desempenhado ao longo dos últimos anos que ajudou a melhorar a classificação do Estado tanto nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. “A Educação só se constituí quando nos doamos inteiramente. Educação não é uma questão de governo e sim de Estado, por isso todos precisa olhar com tanta seriedade para ela”.
A secretária reforçou a importância da função no desenvolvimento da Educação estadual. Segundo ela, o assessor é um professor que lidera os processos demanados pela Seduc. Ele é o responsável pelas orientações, acompanhamento e deliberação dos processos de dimensão pedagógica e financeira.
“Quero dizer para quem está assumindo a função agora que não é fácil, são muitos desafios, mas com fé, força e coragem tudo é possível. Essa função exige sabedoria, tolerância, empatia e acima de tudo amor ao próximo e ao trabalho para desempenhar os dois papéis fundamentais da Assessoria Pedagógica, que são: representar a Seduc e zelar pelas crianças”.
O professor Alex Rufino, que foi reeleito como assessor pedagógico da Capital, agradeceu a confiança dos colegas e ressaltou que o trabalho realizado nos últimos precisa ser fortalecido e ampliado. “O nosso principal objetivo é a melhoria de vida das crianças por meio da Educação e esse deve ser o nosso foco em cada segundo de trabalho”.
Conforme o secretário municipal de Educação de Várzea Grande e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT), Sílvio Fidelis, o Estado já é referência nacional tanto no regime de colaboração quanto na transparência dos processos eleitorais para as funções de assessorias. “Vamos trabalhar forte para que possamos fortalecer essa parceria e colaboração em 2019”.
Assessoria pedagógica
A eleição para os assessores pedagógicos do Estado foi realizada no último dia 22 de novembro, nas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso. A classificação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), conforme o edital 31/2018. Confira aqui, o nome de todos os candidatos eleitos.
A Secretaria abriu processo de escolha para os 26 municípios em que não houveram candidatos inscritos ou aprovados. Esses novos assessores pedagógicos serão empossados no próximo dia 27.
O processo de designação do assessor pedagógico foi realizado por meio de prova escrita, prova didática, entrevista e por último, eleição. Ao assessor será atribuído o regime de trabalho de dedicação exclusiva, com o impedimento de exercício de outra atividade remunerada, seja pública ou privada, conforme determina o artigo 39 da Lei Complementar 50/1998. A jornada de trabalho será distribuída nos períodos matutino, vespertino e noturno.