RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Mato Grosso

Câmara Temática de Defesa da Mulher define projetos e planeja ações para 2025

Publicados

em

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), realizou nesta quinta-feira (13.2), a 1ª reunião da Câmara Temática de Defesa da Mulher e definiu projetos para a padronização e ampliação do atendimento realizado pelas forças de segurança às vítimas de violência doméstica.

Uma das propostas definidas pela coordenadora da Câmara Temática, Mariell Antonini, foi a criação de um projeto pedagógico para capacitação das forças de segurança do Estado, a fim de padronizar o atendimento da polícia às mulheres.

“Após aprovação e regulamentação, com base nesse projeto pedagógico, nós temos o planejamento de desenvolver, neste ano, duas capacitações integradas para policiais, médicos, legistas, bombeiros, então é um avanço significativo que será promovido às mulheres”, detalhou.

Durante a reunião, foi apresentada a ementa do projeto pedagógico para policiais. Os participantes também puderam destacar outros temas inerentes a violência doméstica, que também serão introduzidos no projeto, além da discussão para ampliar o acesso ao aplicativo SOS Mulher a mulheres de todas as 15 cidades sedes da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), que atualmente funciona em quatro cidades, Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis.

Foi proposto ainda a criação de um protocolo de investigação de violência sexual contra mulher, que visa dar segurança jurídica aos policiais civis e melhorar o atendimento às vítimas, garantindo a padronização nos atendimentos em todo o Estado.

A superintendente de Políticas das Mulheres, Katiellen Martins, representando a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), destacou que a reunião foi produtiva e fortaleceu a união das instituições em prol da valorização da mulher.

“Fechamos um calendário de atividades para o ano de 2025 e fortalecemos a parceria da Setasc com a segurança pública, juntamente com outros órgãos que compõem a câmara temática de defesa da mulher”, disse Katillen Marins.

Da reunião, também participaram representantes das unidades das forças de segurança de Mato Grosso, além de membros do Ministério Público, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública, que fazem parte da câmara.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

Mato Grosso

Governo de MT premia 31 municípios com melhores resultados no Imuniza Mais MT

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), premiará, nesta quinta-feira (20.3), 31 municípios que obtiveram as melhores performances de vacinação na terceira etapa do programa Imuniza Mais MT. No total, serão repassados R$ 6,4 milhões aos vencedores desta etapa.

O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, entregarão a premiação durante o 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, que ocorrerá no Hotel Inter, em Cuiabá.

Os gestores municipais receberão o título compatível com a performance apresentada – que pode variar entre selo bronze, prata, ouro e diamante – e os valores relativos a cada categoria.

Os municípios são divididos em três categorias: com até 10 mil habitantes, entre 10 a 30 mil habitantes e a partir de 30 mil habitantes. Todas as categorias podem ter até três vencedores por selo, desde que seja atingida a meta.

Serviço

Premiação de 31 municípios pela quarta etapa do programa Imuniza Mais MT
Data e hora
: quinta-feira (20.03), às 17h
Local: Hotel Inter (Av. Miguel Sutil, 2050 – Jardim Leblon, Cuiabá)

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

“Governo paga uma dívida histórica com Vila Bela e isso nos enche de orgulho”, afirma prefeito

Publicados

em

O prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, André Bringsken, destacou a importância do asfalto autorizado pelo Governo de Mato Grosso na MT-199, que vai ligar a região com a Bolívia.

Durante a comemoração do aniversário de 273 anos da cidade, nesta quarta-feira (19/3), o gestor ressaltou que luta há décadas por essa obra, que tem virado realidade na atual gestão.

“O Mauro é o governador que mais tem olhado para a região Oeste e para Vila Bela da Santíssima Trindade, pagando uma dívida histórica que Mato Grosso tem com Vila Bela. Isso nos enche de orgulho porque como mato-grossense ele tem olhado para Vila Bela com olhar estratégico”, declarou.

A autorização do asfalto foi dada no final do ano passado e a obra já está em fase para a licitação.

O asfalto será construído em dois trechos: um que liga a MT-199 à comunidade de Palmarito, próximo à fronteira com a Bolívia, e outro que a conecta ao Parque Estadual Serra Ricardo Franco, sentido Rondônia. O investimento será de mais de R$ 136 milhões.

“Essa rota com a Bolívia para o Pacífico vai alavancar nossos produtos, os deixando mais competitivos, porque o nosso principal consumidor é a China. E para isso sair do papel precisava de uma visão de estrategista. Há 40 anos eu peço essa integração e só consegui isso depois que eu virei prefeito e o senhor [Mauro] virou governador”, relatou.

De acordo com o governador Mauro Mendes, além do trecho já autorizado, a meta é asfaltar os quilômetros restantes que vão conectar Mato Grosso diretamente com a Bolívia.

“Essa obra vai trazer um novo impulso na atividade econômica, ajudando muito o crescimento de Vila Bela. E antes do final da gestão, vamos dar ordem de serviço para o segundo trecho, ligando até a fronteira o asfalto da MT-199”, adiantou.

Ainda no evento, o governador fez a transferência simbólica da Capital para Vila Bela, que foi a primeira capital de Mato Grosso, e plantou um baobá, árvore considerada sagrada pelos povos africanos e que representa a ancestralidade e memória de um povo.

Também participaram do evento: os deputados estaduais Valmir Moretto, Thiago Silva, Juca do Guaraná e Fábio Tardin; o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; e demais lideranças locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros controla incêndio em almoxarifado de empresa em Juscimeira

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu um incêndio em uma edificação de uma fazenda localizada na MT-373, zona rural de Juscimeira (a 157km de Cuiabá). A ocorrência foi atendida por volta das 22h30 de segunda-feira (17.3).

Ao chegar ao local, a equipe de bombeiros da 9ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (9ª CIBM) constatou que o incêndio atingia uma barraca de estrutura metálica coberta por lona, que funcionava como almoxarifado. De imediato, a equipe iniciou o combate direto às chamas, conseguindo extinguir o fogo com sucesso.

Segundo o solicitante, o almoxarifado armazenava diversos materiais e equipamentos, como computadores, eletroeletrônicos, dois aparelhos de ar-condicionado, uma geladeira, bebedouro de 20 litros, luminárias, armários, ferramentas gerais e fiação elétrica.

Para controlar o incêndio, foram utilizados cerca de 3.5 mil litros de água da viatura, além do apoio de um caminhão-pipa da empresa, que forneceu mais 4 mil litros. Após a extinção das chamas, a equipe realizou o rescaldo para evitar a reignição do fogo. Ninguém ficou ferido.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana