O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) participou na manhã desta quarta-feira (28), ao lado do prefeito Fábio Schroeder (PSB), da entrega de uma ambulância para o município de Campo Verde (137 km de Cuiabá).
A aquisição do veículo foi feita com emenda parlamentar de Wilson Santos no valor de R$ 160 mil, com contrapartida de R$ 3 mil do município.
“Fizemos uma parceria com o prefeito Fábio Schroeder, com a Câmara de Vereadores e proporcionamos aqui uma unidade móvel. Não resolve, mas é um auxílio”, observou o parlamentar.
A nova ambulância tem duas macas, permitindo assim que dois pacientes sejam encaminhados ao mesmo tempo para um determinado hospital de forma mais segura e rápida.
“A gente só tem a agradecer o deputado Wilson Santos pelo carinho com Campo Verde, com a ajuda, e essa ambulância com duas macas otimizará o transporte (dos pacientes). Uma ambulância que vai nos ajudar demais para fazer esse transporte. Só temos a agradecer ao deputado por toda ajuda ao município”, comemorou o prefeito.
Wilson Santos, em seu discurso, destacou a prosperidade do município. “Quando você diz no hino de Campo Verde, que é uma estrela que brilha, que se destaca no cenário nacional, é verdade. Campo Verde é uma ilha de prosperidade e desenvolvimento”, relatou. Mas o parlamentar frisou que o papel do político é justamente de diminuir as desigualdades sociais. Santos pediu que toda essa prosperidade possa chegar a todos os moradores da cidade.
“Vivemos num país capitalista e jamais a distribuição de renda será rigorosamente igual. Mas que o mais humilde possa ser olhado pela municipalidade. Não no aspecto da paternidade, do assistencialismo bruto, inacabado, permanente, como canta Luiz Gonzaga: ‘de viciar o homem’, mas na autopromoção”, ressaltou.
De acordo com o IBGE, a população de Campo Verde passou para 42.871 em 2018. Desde 2010, o município apresenta crescimento médio da população de 3,4% ao ano.
Mil e quinhentas crianças com brinquedos neste Natal. Esse é o resumo do Natal Solidário da Assembleia Social (Superintendência de Integração, Cidadania e Cultura da ALMT), promovido na noite dessa quinta-feira (12), no Residencial Nico Baracat, região periférica de Cuiabá, em parceria com a liderança comunitária César Trator.
Mas houve muito mais que brinquedos para crianças e adolescentes do bairro e redondezas: a festa para a criançada teve pipoca, refrigerante, cachorro-quente, pula-pula e, claro, a visita do Bom Velhinho, com direito a fila para fotos e pedidos.
“Quando a gente vê as crianças surgindo em uma esquina e isso vai virando uma multidão, é uma alegria indescritível! Tudo que a gente faz aqui é com muito amor, com muita dedicação e com muita verdade!”, contextualizou a superintendente da Assembleia Social, Dani Paula Oliveira, no entardecer do dia especial.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado Eduardo Botelho, destacou em sua fala que a arrecadação dos brinquedos é fruto do ingresso social ao Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, armazenado durante o ano, para ações de Dia das Crianças e natalinas. “Só quero dizer que Deus é bom demais, que nos deu forças e fez com que o Teatro arrecadasse todos esses brinquedos para vocês”, explicou. Botelho aproveitou o momento para desejar boas festas à comunidade do Nico Baracat. “A todos, um feliz Natal e um ano novo cheio de realizações”!
Quem solicitou a parceria com a Assembleia Social para realizar uma ação dessa grandeza no Residencial Nico Baracat, atendendo a região dos bairros após o Osmar Cabral, em Cuiabá, foi a liderança comunitária César Augusto da Silva, mais conhecido como César Trator. Foi ele quem cadastrou antecipadamente as crianças junto às famílias. “Eu quero agradecer a Assembleia Social por mais um ano fazer essa ação social muito boa para as crianças. Esses presentes maravilhosos e a presença do Papai Noel com certeza vão ficar na memória deles. Quero também agradecer à Dani Paula e a todos os colaboradores que fizeram acontecer esse evento e ao deputado Eduardo Botelho, que abraça essa causa”, sintetizou.
Ariane Souza de Paula tem três filhos e conseguiu brinquedos para todos. Ela é moradora do Residencial Altos do Cerrado e ficou sabendo do cadastramento por uma amiga. As gêmeas de 10 meses Rebeca e Ester e o Samuel, de 6 anos, saíram com brilho nos olhos. “Eles vão se divertir e vão brincar muito”, projeta a mamãe. A criançada já tinha comido pipoca e o pequeno Samuel iria, logo mais, entrar na fila do pula-pula. “Este ano é a primeira festinha de natal que eles estão participando”, comenta Ariane, registrando que busca esses momentos comunitários festivos.
A Assembleia Social organiza toda a estrutura, como caminhão-palco, sonorização, tendas, decoração, cadeiras, bem como as demandas de acolhimento, como as brincadeiras, a visita do Papai Noel, água e lanches. Com essa ação, o setor ultrapassa de 4 mil brinquedos distribuídos entre as festividades de Dia das Crianças e de Natal, por meio da solicitação de associações filantrópicas e projetos sociais. Ao final do levantamento deste ano, a superintendência irá divulgar a listagem completa.
Personalidades com reconhecida atuação e que contribuíram para o desenvolvimento e projeção de Mato Grosso foram homenageadas em sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na noite desta quinta-feira (12). O evento realizado no Plenário das deliberações Renê Barbour agraciou profissionais de comunicação, engenheiros florestais, advogados, entre outros. Foram entregues 2 comendas, 6 títulos de cidadania e 197 moções de aplausos.
O autor das homenagens, deputado Diego Guimarães (Republicanos), destacou que prestar uma homenagem é uma forma de valorizar a forma como cada um impacta a sociedade por meio do seu trabalho. “A honra de homenagear os profissionais que estão aqui hoje é minha. São personalidades do estado de Mato Grosso, que certamente são merecedoras de destaque por contribuírem com a história e crescimento do estado”, destacou o deputado .
O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Ulisses Rabaneda, recebeu a comenda Dante de Oliveira. Ele foi reconhecido por sua atuação na advocacia do estado e por sua indicação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para ocupar uma das duas vagas de representatividade da OAB de todo Brasil.
“O Conselho Nacional de Justiça exerce um papel fundamental na administração do Poder Judiciário de todo o país. E agora indicado ao Conselho Nacional de Justiça e aprovado pelo Senado Federal procuraremos fazer um trabalho de fortalecimento do Poder Judiciário. Assumo com o compromisso de desempenhar ações para que seja possível dar uma maior acessibilidade à população ao Poder Judiciário, dar maior transparência e também atuar nos processos disciplinares sempre com muita independência e imparcialidade, distribuindo justiça através daquele Conselho”, afirmou Rabaneda.
Outro homenageado da noite foi o presidente da Sociedade Mato-Grossense de Engenheiros Florestais (SOMEF), Sandro Andreani. Representando a categoria, ele foi agraciado com Moção de Aplauso pelas comemorações de 50 anos da formação da primeira turma pela Universidade Federal de Mato Grosso e pelos 60 anos da Engenharia Florestal no Brasil.
“Os engenheiros florestais são profissionais capacitados para atuar com foco no desenvolvimento sustentável da sociedade, garantia da exploração sustentável dos recursos florestais para a produção de bens e serviços. Um dos destaques é o manejo florestal e Mato Grosso, é uma das regiões que mais realiza esse trabalho em todo mundo”, destacou Andreani com orgulho. “Nós estamos aqui para que esses engenheiros florestais sejam homenageados como eles devem ser”, concluiu.
Os profissionais da imprensa de Mato Grosso também foram homenageados com moção de aplauso. “O que seria de um parlamentar, o que seria dos acontecimentos do dia a dia da sociedade, o que seria dos acontecimentos políticos, se não tivesse o repórter, se não tivesse o comunicador, se não tivesse os veículos de imprensa falada, escrita, televisionada e pelas redes sociais, onde também se faz jornalismo”, afirmou o deputado Diego Guimarães. “Então, eles são também merecedores de homenagem por ser um importante instrumento de comunicação, de fusão, garantia da democracia e também da estabilidade, da prestação de serviços públicos”, defendeu o parlamentar.
Ao receber a honraria, a comunicadora pública Franchesca Bogo destacou a importância dos profissionais de imprensa que atuam nas entidades públicas. “O coração da gente fica quentinho com esse tipo de homenagem que engloba os profissionais que trabalham com a comunicação pública. Porque somos nós que garantimos direitos constitucionais do cidadão, o direito à informação, o direito ao conhecimento. E muitas vezes nós não somos lembrados, a gente acaba ficando nas adjacências da comunicação, do jornalismo, a quem dos profissionais de rádios comerciais, de TVs abertas”, afirmou a jornalista.
“Nós produzimos muito conteúdo que são utilizados por muitos outros meios de comunicação. Então, esse reconhecimento é fundamental para que nós sejamos valorizados, para que haja um olhar diferente e que haja investimento na área, para que esse trabalho de transparência continue”, concluiu Francesca.
Diego Guimarães encerrou a sessão falando que as homenagens, além de valorizar o trabalho realizado, também representam um incentivo para transformações sociais. “Essa homenagem é uma forma de valorizar a trajetória que cada um fez até agora, mas também uma forma de incentivar para que os seus talentos façam diferenças sociais. Que sejamos capazes de contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária, inclusiva e com sentimento humano de pertencimento. Todos podemos fazer a diferença”, afirmou o deputado ao final da sessão.
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou na quarta-feira (11) o Projeto de Lei nº 1952/2024, que propõe a criação de uma política estadual de Conscientização sobre a Importância do Esporte para o Desenvolvimento Cognitivo e Social de Crianças e Adolescentes com Transtorno de Espectro Autista (TEA). A proposta tem como objetivo sensibilizar pais, responsáveis e a sociedade em geral sobre os benefícios comprovados do esporte para crianças e adolescentes diagnosticados com TEA, além de criar políticas públicas de apoio e inclusão.
Com o aumento dos diagnósticos de autismo no Brasil, a proposta visa responder a uma necessidade urgente de promover mais oportunidades de desenvolvimento para essas crianças. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), estima-se que 1 em cada 36 crianças nos Estados Unidos tenha o Transtorno de Espectro Autista. No Brasil, dados mais recentes apontam que cerca de 2 milhões de pessoas convivem com o TEA, sendo uma grande parte composta por crianças e adolescentes que precisam de suporte especializado para a inclusão social e cognitiva.
“O esporte é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com TEA. A proposta visa criar uma rede de apoio, conscientizar a sociedade e garantir que esses jovens tenham mais chances de se desenvolver, se socializar e melhorar a qualidade de vida”, afirmou o deputado Valdir Barranco.
A proposta tem quatro diretrizes principais. A primeira prevê a criação de campanhas de conscientização em todo o estado para informar pais e responsáveis sobre os benefícios do esporte para a saúde e bem-estar de crianças autistas. A segunda diretriz é o desenvolvimento de materiais educativos em formatos acessíveis e inclusivos, como cartilhas, vídeos e sites. A terceira prevê parcerias com entidades desportivas, escolas e instituições especializadas, enquanto a quarta busca incentivar a criação de grupos de apoio e redes de troca de experiências.
Além disso, a proposta inclui uma série de ações que serão desenvolvidas para garantir a efetividade das campanhas e ações de conscientização. Entre elas estão a implementação de programas de treinamento para pais, responsáveis, educadores e profissionais do esporte, e a realização de palestras em escolas e comunidades sobre a importância do esporte para o desenvolvimento social e emocional de crianças com TEA.
“É crucial que o esporte não seja visto apenas como uma atividade física, mas como um instrumento de inclusão. Muitos pais não sabem, por exemplo, que o esporte pode melhorar a interação social e reduzir a ansiedade em seus filhos. Este projeto visa levar esse conhecimento a todos, de forma clara e acessível”, destacou Barranco.