RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Mato Grosso

Captações de córneas realizadas pela Politec em 2024 ajudam 300 pessoas a restaurar a visão

Publicados

em

No ano de 2024, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) ajudou 300 pessoas a voltar a enxergar, através de transplante de córneas realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da captação dos tecidos de vítimas de morte violenta encaminhadas à Diretoria Metropolitana de Medicina Legal (DMML).

O procedimento é realizado após o exame de necropsia em cadáveres que não possuíam doenças impeditivas pré-existentes, em até 12 horas após o óbito, mediante consentimento da família da vítima. Antes do transplante é feito o exame sorológico pela Secretaria Estadual de Saúde para a detecção de doenças infectocontagiosas que possam inviabilizar o procedimento.

A luz penetra no olho através da córnea, a camada clara e curva na frente da íris e da pupila. A córnea atua como camada protetora da parte frontal do olho e também ajuda a concentrar a luz sobre a retina, no fundo do olho.

A Diretoria Metropolitana de Medicina Legal é o maior centro de captação de córneas do Estado, onde 95% dos tecidos são aptos para o transplante. Conforme o coordenador técnico do Banco de Olhos de Mato Grosso, Alexandre Roque, a parceria diminuiu o tempo de espera para o transplante. Atualmente o paciente espera de uma a duas semanas para a realização do procedimento cirúrgico. No ano de 2024, 150 captações geraram 300 transplantes de córneas.

“O banco de olhos de Mato Grosso é diferenciado do resto do país justamente pela colaboração da Politec. Nós aproveitamos 95% das córneas do IML enquanto outros Estados que coletam córneas em hospitais aproveitam 30% a 35%. Isso acontece, pois as vítimas encaminhadas à DMML são pessoas que gozavam de perfeita saúde e que morreram por alguma tragédia”, apontou o coordenador. Além da DMML, a captação também é feita no Serviço de Verificação de Óbito, gerido pela Secretaria Estadual de Saúde.

O procedimento de coleta é realizado desde o ano de 2007, sendo regulamentado via termo de cooperação firmado entre as Secretarias de Estado de Saúde e de Segurança Pública e o Banco de Olhos de Mato Grosso.

O transplante beneficia tratamentos de doenças como o ceratocone – que causa coceiras constantes nos olhos, o que modifica a curvatura da córnea causando elevados graus de miopia e astigmatismo que não é possível de serem corrigidas com óculos ou lentes de contato; degeneração corneana, que acomete principalmente a idosos, e ceratopatia bolhosa – uma doença ocular que envolve um edema em forma de bolha na córnea.

Os trâmites para a captação devem ser feitos através da Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde, que após contato com a unidade de captação, aciona imediatamente o Banco de Olhos.

Para que a doação seja efetivada, é preciso que a pessoa em vida manifeste o interesse para a sua família. Contudo, quem decide no momento da abordagem é o familiar, sendo ele de primeiro grau (pai, mãe, filhos, avós, esposas se forem casados em cartório).

Alexandre relata que até a realização da coleta existe uma corrida contra o tempo, do momento do óbito até a autorização para a retirada das córneas.

“Quando a família comparece à DMML para a liberação do corpo, uma psicóloga do Banco de Olhos realiza uma abordagem ao familiar e o acolhe em uma sala reservada onde é explicado sobre a possibilidade de doação das córneas da vítima. Mato Grosso também tem um diferencial de outros Estados, que quando o familiar doa o órgão ou os tecidos, o Estado custeia o velório para a família’’, afirmou.

O Estado de Mato Grosso é responsável por todo o procedimento, desde a abordagem, retirada das córneas, preparação, transplante e pós-operatório, realizado de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde.

O coordenador ressalta a importância do trabalho social realizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Politec, possibilitando que milhares de pessoas voltem a enxergar. “O IML transforma a dor da perda do ente querido em alegria à população na forma de doação de córnea. É indescritível a emoção e gratidão de todos os familiares envolvidos, tanto dos que doaram quanto dos que receberam as córneas”, finalizou.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

Mato Grosso

Governo de MT premia 31 municípios com melhores resultados no Imuniza Mais MT

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), premiará, nesta quinta-feira (20.3), 31 municípios que obtiveram as melhores performances de vacinação na terceira etapa do programa Imuniza Mais MT. No total, serão repassados R$ 6,4 milhões aos vencedores desta etapa.

O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, entregarão a premiação durante o 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, que ocorrerá no Hotel Inter, em Cuiabá.

Os gestores municipais receberão o título compatível com a performance apresentada – que pode variar entre selo bronze, prata, ouro e diamante – e os valores relativos a cada categoria.

Os municípios são divididos em três categorias: com até 10 mil habitantes, entre 10 a 30 mil habitantes e a partir de 30 mil habitantes. Todas as categorias podem ter até três vencedores por selo, desde que seja atingida a meta.

Serviço

Premiação de 31 municípios pela quarta etapa do programa Imuniza Mais MT
Data e hora
: quinta-feira (20.03), às 17h
Local: Hotel Inter (Av. Miguel Sutil, 2050 – Jardim Leblon, Cuiabá)

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

“Governo paga uma dívida histórica com Vila Bela e isso nos enche de orgulho”, afirma prefeito

Publicados

em

O prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, André Bringsken, destacou a importância do asfalto autorizado pelo Governo de Mato Grosso na MT-199, que vai ligar a região com a Bolívia.

Durante a comemoração do aniversário de 273 anos da cidade, nesta quarta-feira (19/3), o gestor ressaltou que luta há décadas por essa obra, que tem virado realidade na atual gestão.

“O Mauro é o governador que mais tem olhado para a região Oeste e para Vila Bela da Santíssima Trindade, pagando uma dívida histórica que Mato Grosso tem com Vila Bela. Isso nos enche de orgulho porque como mato-grossense ele tem olhado para Vila Bela com olhar estratégico”, declarou.

A autorização do asfalto foi dada no final do ano passado e a obra já está em fase para a licitação.

O asfalto será construído em dois trechos: um que liga a MT-199 à comunidade de Palmarito, próximo à fronteira com a Bolívia, e outro que a conecta ao Parque Estadual Serra Ricardo Franco, sentido Rondônia. O investimento será de mais de R$ 136 milhões.

“Essa rota com a Bolívia para o Pacífico vai alavancar nossos produtos, os deixando mais competitivos, porque o nosso principal consumidor é a China. E para isso sair do papel precisava de uma visão de estrategista. Há 40 anos eu peço essa integração e só consegui isso depois que eu virei prefeito e o senhor [Mauro] virou governador”, relatou.

De acordo com o governador Mauro Mendes, além do trecho já autorizado, a meta é asfaltar os quilômetros restantes que vão conectar Mato Grosso diretamente com a Bolívia.

“Essa obra vai trazer um novo impulso na atividade econômica, ajudando muito o crescimento de Vila Bela. E antes do final da gestão, vamos dar ordem de serviço para o segundo trecho, ligando até a fronteira o asfalto da MT-199”, adiantou.

Ainda no evento, o governador fez a transferência simbólica da Capital para Vila Bela, que foi a primeira capital de Mato Grosso, e plantou um baobá, árvore considerada sagrada pelos povos africanos e que representa a ancestralidade e memória de um povo.

Também participaram do evento: os deputados estaduais Valmir Moretto, Thiago Silva, Juca do Guaraná e Fábio Tardin; o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; e demais lideranças locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros controla incêndio em almoxarifado de empresa em Juscimeira

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu um incêndio em uma edificação de uma fazenda localizada na MT-373, zona rural de Juscimeira (a 157km de Cuiabá). A ocorrência foi atendida por volta das 22h30 de segunda-feira (17.3).

Ao chegar ao local, a equipe de bombeiros da 9ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (9ª CIBM) constatou que o incêndio atingia uma barraca de estrutura metálica coberta por lona, que funcionava como almoxarifado. De imediato, a equipe iniciou o combate direto às chamas, conseguindo extinguir o fogo com sucesso.

Segundo o solicitante, o almoxarifado armazenava diversos materiais e equipamentos, como computadores, eletroeletrônicos, dois aparelhos de ar-condicionado, uma geladeira, bebedouro de 20 litros, luminárias, armários, ferramentas gerais e fiação elétrica.

Para controlar o incêndio, foram utilizados cerca de 3.5 mil litros de água da viatura, além do apoio de um caminhão-pipa da empresa, que forneceu mais 4 mil litros. Após a extinção das chamas, a equipe realizou o rescaldo para evitar a reignição do fogo. Ninguém ficou ferido.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana