RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

MOBILIDADE

CDL apoia implantação do estacionamento rotativo para fortalecer o comércio local

Publicados

em

A Prefeitura de Rondonópolis publicou o aviso de licitação para contratação de empresa para implantação do sistema de estacionamento rotativo na região central da cidade. A disputa, em sessão pública, vai acontecer no dia 22 de dezembro e atende uma demanda da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rondonópolis.

A entidade defende o sistema rotativo no Centro, como uma das medidas necessárias para organizar a principal região comercial do município. Vagas demarcadas e uma política de mobilidade urbana diminuindo a dependência de veículos são apontadas como soluções que podem reduzir as dificuldades dos motoristas em estacionar, algo que é considerado prejudicial para o comércio.

Segundo dados do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Rondonópolis tem hoje uma frota de quase 230 mil veículos. Desses, cerca de 190 mil são automóveis, caminhonetes, camionetes, motocicletas e motonetas, ou seja, veículos que muito possivelmente circulam dentro da cidade diariamente. O crescimento da frota, de agosto de 2024 para agosto de 2025, foi de 4,23%. Nos últimos 10 anos, ela aumentou aproximadamente 65%.

O presidente da CDL, Dr. Leonardo Santos de Resende, lembra que com o grande crescimento populacional e da frota de veículos no município, é necessário pensar em formas de reduzir o protagonismo dos automóveis e ampliar o acesso da população e, especialmente, dos trabalhadores, a outras formas de transporte.

“É um fato que, à medida que a frota e o número de moradores crescem, cada vez será mais difícil estacionar em áreas comerciais e administrativas da cidade. Garantir a organização dessas regiões, com vagas devidamente demarcadas e melhorando a cada dia o transporte coletivo no município, pode ser uma solução para os problemas que já enfrentamos no nosso dia a dia no trânsito”, destaca Resende.

O diretor de Assuntos Institucionais da CDL, Tiago Martins, lembrou que a cobrança desagrada, mas é “um mal necessário” diante da necessidade de organização da região central. “Os comerciantes podem fazer ações junto aos seus clientes para diluir o custo desse estacionamento, mantendo assim a presença dos consumidores”, explica Tiago. Outro ponto levantado, segundo o diretor, é “a necessidade de incentivo da Prefeitura para que mais estacionamentos privados sejam criados na região central da cidade, para que assim clientes, trabalhadores e empresários tenham mais opções para estacionar”.

Pelo projeto, o novo estacionamento rotativo prevê um sistema digital moderno e com mais facilidade de pagamento. Serão criadas 4.500 vagas, sendo 3.000 para carros e veículos de carga e 1.500 para motos, visando trazer mais organização e fluidez ao trânsito da cidade.

“A desordem gera mais desordem, e isso vale para o trânsito também. Uma estrutura organizada, com regras claras, naturalmente inibe comportamentos inadequados. A facilidade de estacionar certamente vai trazer maior rotatividade de pessoas circulando no Centro, o que é benéfico para todos”, destaca Resende.

O presidente da entidade lembra que existem pesquisas de universidades conceituadas, a exemplo de Harvard, que mostram que ambientes desorganizados, como é o caso do trânsito no município, influenciam as questões de autocontrole, empatia e memória emocional do cidadão.

“Estamos o tempo todo expostos e correndo risco de sofrer um acidente, o que prejudica a qualidade de vida dos moradores da cidade. Precisamos organizar nosso trânsito, seguir regras e leis, para que assim Rondonópolis continue crescendo, recebendo novos moradores e mais investimentos”, conclui Resende.

 

DESTAQUE

Propaganda

MOBILIDADE

TRANSPORTE COLETIVO – Aplicativo permitirá usuário acompanhar ônibus do transporte coletivo em tempo real

Publicados

em

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da secretaria adjunta de Tecnologia e Inovação, desenvolveu o aplicativo “Cadê o Busão” para os usuários do transporte coletivo da cidade. O serviço foi criado totalmente pela equipe de TI do município e já está disponível para a população.

O aplicativo permite que os usuários acompanhem, em tempo real, a localização dos ônibus, o tempo estimado de chegada em cada parada e os itinerários das linhas em circulação. Dessa forma, quem depende do transporte público pode se programar melhor para chegar ao ponto de ônibus no momento exato da passagem do veículo.

“Por exemplo, eu estou atualmente aqui na Prefeitura, dependo do transporte coletivo e quero saber que hora que eu vou para a parada de ônibus? Através do aplicativo, eu vou saber que horas o ônibus vai passar naquela determinada parada e consigo me organizar para estar chegando no horário”, explicou Rafael Michiles, superintendente de Tecnologia e Inovação.

Além do rastreamento dos veículos e dos horários atualizados, o aplicativo também disponibiliza os itinerários completos das linhas. “Se eu quiser pegar o 101 Cidade Alta, por exemplo, consigo ver por onde ele passa e me programar para embarcar na parada mais conveniente”, acrescentou.

Novas funcionalidades já estão previstas para as próximas atualizações do aplicativo. Entre elas, a possibilidade de recarregar os cartões do transporte coletivo, seja estudantil ou comum, diretamente pelo aplicativo, utilizando pix, cartão de crédito, boleto ou débito. Atualmente, esse serviço só pode ser feito presencialmente na estação da Praça dos Carreiros.

“Essa é a primeira entrega do projeto ‘Rondonópolis na Palma da Mão’, uma iniciativa que faz parte do governo digital da gestão do prefeito Cláudio Ferreira. A proposta é, futuramente, integrar outros serviços como saúde, IPTU e demais atendimentos ao cidadão no mesmo aplicativo”, destacou Rafael.

“Quero agradecer ao prefeito Cláudio Ferreira por nos dar as condições para a realização desse trabalho e também à minha equipe, que desenvolveu o aplicativo, na pessoa do Misael Gonçalves”, finalizou Michiles.

O aplicativo do transporte coletivo já está disponível para a população e pode ser acessado pelo link: https://appamtc.rondonopolis.m… .

DA REDAÇÃO

 

Continue lendo

MOBILIDADE

Proposta por Luciana Horta, Câmara Municipal fará audiência pública para debater o trânsito em Rondonópolis

Publicados

em

 Audiência acontece na próxima quarta-feira (30), às 19:00 horas na Câmara Municipal de Rondonópolis.

 

Preocupada com os índices de violência no trânsito, que impactam diretamente na saúde pública, a vereadora Dra. Luciana Horta propôs a realização de uma audiência pública que visa debater o tema. Presidente da comissão de saúde na câmara municipal, médica com vasta experiência, inclusive com atendimento no SAMU, que é responsável pelo resgate de vítimas no trânsito, a vereadora reúne conhecimento e experiência suficiente para debater o tema.

O elevado número de acidentes no trânsito mostra que é preciso debater a questão e buscar soluções e a audiência pública é proposta justamente por esse motivo, atesta a vereadora.

A audiência está marcada para a próxima quarta-feira, (30), às 19:00 horas na Câmara Municipal de Rondonópolis.

Com propositura da vereadora Dra. Luciana Horta, a audiência ocorre em parceria com a Comissão Permanente de Mobilidade e Trânsito da Câmara, e será um espaço para o diálogo entre o poder público, especialistas, entidades representativas e a população.

O entendimento dos parlamentares, que também é corroborado por outras autoridades como as polícias Militar e Civil, o Poder Judiciário local e o Ministério Público, é de que com a implantação do pátio será possível intensificar a fiscalização no trânsito, com a realização, inclusive, da blitz da lei seca, que não acontece em Rondonópolis justamente pela inexistência de um pátio para encaminhar os veículos apreendidos.

Dados recentes reforçam a urgência do debate: em 2023, Rondonópolis registrou 38 mortes no trânsito. Em 2024, esse número subiu para 59, representando um aumento de 55,26%. “É um crescimento alarmante, e não podemos tratar isso como algo normal. Vidas estão sendo perdidas e precisamos agir com responsabilidade e compromisso”, afirma a vereadora.

DA REDAÇÃO

Continue lendo

MOBILIDADE

Gestão prepara modernização da Avenida Rotary e maior ciclovia de Rondonópolis

Publicados

em

Dentro das ações programadas para marcar os 100 primeiros dias de governo, o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, revelou que já está pronto o projeto para implementação da maior ciclovia do município, interligando o setor industrial ao maior núcleo populacional do perímetro urbano. A ciclovia vai começar na Avenida Otaviano Muniz, próxima à BR-364, seguirá pela Lions Internacional, Avenida Rotary Internacional (Brasil), Rua Filinto Muller e chegando à Avenida Irmã Bernarda, no Conjunto São José.

 

Prefeito Cláudio Ferreira no ponto de finalização previsto para a ciclovia, na Avenida Irmã Bernarda

Além da ciclovia, o projeto contempla a modernização da Avenida Rotary e construção de corredores de ônibus, devendo ser realizado em etapas. “A ciclovia faz parte do contexto de modernização da mobilidade urbana, de pacificar o trânsito, de criar elementos construtivos mais humanizados, deixando a cidade mais bonita e acolhedora. Faz parte de uma tendência global na qual qual as cidades não podem ser pensadas só para carros. Temos de pensar em alternativas”, justificou o gestor, apontando que as alternativas passam por investimentos no transporte coletivo e em ciclovias.

A licitação da primeira etapa do projeto deve sair ainda este ano. Em relação à modernização da Avenida Rotary, a popular Avenida Brasil, Cláudio Ferreira informa que o projeto vai abranger o alargamento das pistas, a ciclovia, implantação de corredores de ônibus, nova iluminação, arborização, a completa urbanização da via. “Nós vamos deixar a cidade mais bonita, humanizada, segura, acolhedora, atrativa e realmente feita para as pessoas prosperarem e serem felizes”, analisou o gestor.

Perspectiva da ciclovia que atravessará a cidade de ponta a ponta

DA REDAÇÃO

Continue lendo

Mais Lidas da Semana