RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Policial

Cerca de 20 mulheres passam todos os dias pelo pronto-atendimento da Delegacia da Mulher de Cuiabá

Publicados

em

Assessoria | PJC-MT

Foto: Gabriel Aguiar-Sesp-MT

Todos os dias cerca de 20 mulheres passam por um dos quatro pronto-atendimentos da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá. O atendimento inicial define os procedimentos e as medidas que serão adotadas nos casos narrados pelas vítimas femininas. Ao chegar à Delegacia, o primeiro ato é o boletim de ocorrência, que é encaminhado ao delegado do pronto-atendimento daquele dia, para triagem e despacho.

A mulher em situação de violência no ambiente doméstico e familiar (Lei Maria da Penha 11.340/06), vítimas de crimes sexuais, dos quais muitos  não tinham previsão de instauração de inquéritos – importunação ofensiva, assédio sexual, divulgação de cenas de nudez ou estupro na internet, ou os crimes da esfera comum (racismo, tentativa de homicídio, lesão grave), não enquadrados no âmbito doméstico, passam pelo pronto-atendimento na Delegacia da Mulher, que ainda toma providências em relação aos delitos de menor potencial ofensivo, dos juizados especiais, saindo a vítima com audiência marcada.

“Todos os boletins são despachados para sabermos qual o tipo de pronto-atendimento. Temos quatro tipos: os casos da violência para adoção de protetivas; violência sexual; os crimes da esfera da justiça comum como o racismo, tentativa de homicídio, lesão grave, de uma mulher que não seja no âmbito doméstico; e ainda casos em que a vítima não tem nenhum envolvimento com o agressor,  que são os crimes da lei 9.099/1995, dos juizados especiais, para os quais são abertos termo circunstanciado de ocorrência”, explica a delegada Jozirlethe Magalhães Criveletto, titular da Dedm.

Com a alteração da lei dos crimes sexuais (13.718/018), que passou a vigorar em setembro de 2018, alguns crimes contra a dignidade sexual (importunação sexual, pena de 1 a 5 anos; divulgação de cena de estupro ou cenas de estupro de vulnerável  ou cena de sexo ou de pornografia na internet, pena 1 a 5 anos),passaram a ter penas mais severas, migrando do termo circunstanciado de ocorrência (TCO) dos Juizados Especiais, para a instauração de inquérito policial.

“Hoje temos que entender que os crimes que eram antes TCO, muitos migraram para inquérito. Então aumentou a demanda, pois  precisamos de termos de declaração dessas mulheres, pedidos de medidas, entre outros”, frisa.

“Funcionamos aqui em regime de plantão. A mulher hoje que chega à Delegacia, não sai daqui com o boletim. Sai com todos os procedimentos que precisa fazer dentro da delegacia. Sai com tudo pronto. Se é um TCO sai com audiência no Juizado Especial marcada”, completa a delegada.

Na sala de espera da Delegacia da Mulher, uma vítima de 29 anos, tinha acabado de confeccionar do boletim de ocorrência de natureza ameaça e difamação praticado pelo ex-companheiro em redes sociais. A vítima solicitou medidas protetivas por ter sofrido  ameaças, agressões física e verbal do ex. Ela contou que se sentiu bem acolhida pelas policiais mulheres que foram bastante atenciosas.

“Vim pedir medidas protetivas contra meu ex. Gostei bastante do atendimento. São bem atenciosos, ajudam, esclarecem e perguntam se gente está com alguma dúvida”, disse.

Veja mais:

Delegacia da Mulher de Cuiabá avança em atendimento especializado

Propaganda

Policial

Polícias Civil e Militar desarticulam ponto de distribuição de drogas em Marcelândia

Publicados

em

Um homem que mantinha um ponto de armazenamento e distribuição de entorpecentes foi preso em flagrante, no sábado (18.01), em uma ação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar, no município de Marcelândia.

O suspeito, de 30 anos, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e por integrar organização criminosa.

As equipes policiais iniciaram as investigações após diversas denúncias sobre uma chácara no Assentamento funcionava um ponto de guarda e destruição de entorpecentes. Segundo informações, o morador do local trabalhava como guardador da droga para traficantes conhecidos da região.

Diante dos fatos, os policiais passaram a monitorar o local e os investigados, momento em que flagrou um dos suspeitos fazendo uso de entorpecente. Os policiais então realizaram abordagem do suspeito, sendo encontrado com ele uma porção grande de pasta base de cocaína e R$ 30 em dinheiro trocado, característico da atividade de tráfico.

Diante das evidências, as equipes foram até a residência do suspeito, onde foi apreendida outra porção grande de pasta base de cocaína e apetrechos utilizados para manusear a droga. Em continuidade às buscas, foi localizado debaixo de um fogão porções de maconha e de cloridrato de cocaína, além de três balanças de precisão.

Todo material ilícito encontrado na residência foi apreendido e o suspeito conduzido à Delegacia de Marcelândia, onde foi autuado em flagrante, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Policial

Operação da Polícia Civil cumpre prisões de criminosos que furtaram fazendas na região de Sorriso

Publicados

em

A Operação Alta Tensão, deflagrada pela Delegacia de Sorriso para desarticular uma quadrilha especializada em furtos a propriedades rurais do município, cumpriu, nesta segunda-feira (20.1), três mandados de prisão de investigados pelos crimes.

Os integrantes da associação criminosa foram presos em Cuiabá. A operação contou com o apoio da Delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade e Delegacia Especializada de Estelionatos de Cuiabá.

Informações reunidas durante a investigação apontaram que o grupo criminoso praticou diversos furtos em fazendas na região de Sorriso, sempre cometidos durante a noite. Após as diligências investigativas, a equipe policial identificou três suspeitos que participaram dos crimes. A Delegacia de Sorriso representou ao Poder Judiciário pelas prisões.

Outros membros do grupo já foram identificados, e as investigações prosseguem na Delegacia de Sorriso.

Com os assaltantes detidos, os policiais civis apreenderam diversos objetos levados das propriedades, entre eles dois motores furtados. Todos os presos têm passagens criminais por crimes patrimoniais.

De acordo com o delegado Paulo Brambila, a mesma associação criminosa praticou furtos na região de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Policial

Polícia Civil prende mulher envolvida com o tráfico de drogas em Tapurah

Publicados

em

Uma mulher que estava atuando com o comércio de drogas em Tapurah e região foi presa em flagrante pela Polícia Civil, na noite de segunda-feira (20.01), em ação realizada pela equipe de investigadores do município.

A suspeita, de 44 anos, que já havia sido alvo de mandado de busca e apreensão e era investigada por integrar organização criminosa, foi flagrada em posse de entorpecentes e autuada em flagrante por tráfico de drogas.

As diligências que resultaram na prisão da suspeita iniciaram após os policiais da Delegacia de Tapurah receberem várias denúncias sobre o envolvimento da investigada com o tráfico de drogas. Durante monitoramento da residência da investigada, os policiais flagraram o momento em que um usuário chegou ao local para adquirir entorpecentes e decidiram realizar a abordagem.

No momento em que os policiais se aproximaram, a suspeita tentou empreender fuga para dentro da residência e também tentou destruir o seu aparelho celular com objetivo de apagar possíveis provas de envolvimento com o crime.

Durante revista pessoal, foi encontrada com a suspeita duas porções de maconha e em buscas na residência, foram encontradas mais porções da droga escondidas no quintal da casa, além de mais de 130 invólucros plásticos para embalar entorpecentes.

Diante dos fatos, todo material ilícito foi apreendido e a suspeita foi conduzida à Delegacia de Tapurah, onde após ser interrogada, foi autuada em flagrante por tráfico de drogas.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana