RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Mato Grosso

CGE produz 3 mil recomendações e 59 avaliações de controle preventivo

Publicados

em

Cerca de 3 mil recomendações, orientações e pareceres e 59 avaliações de controle interno. Esta é parte da produção da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) nos últimos dois anos na vertente de controle prévio das atividades administrativas do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso.

A produção é resultado do fortalecimento do controle preventivo implementado nos últimos quatro anos (2015-2018) em face das situações encontradas nas auditorias de 2015 e em exercícios anteriores.

Foram tempos de mudanças e avanços. Em 2016, a Controladoria criou a Secretaria Adjunta de Controle Preventivo, resultante do desmembramento da Secretaria Adjunta de Auditoria e Controle Interno, a fim de priorizar a orientação dos gestores, a prevenção de irregularidades e o aperfeiçoamento da avaliação dos controles instituídos pelas secretarias.

Quase metade do quadro de auditores passou a estar alocada na área de controle preventivo. Dos 89 auditores do Estado, 41 deles atuam nesta frente de trabalho.

Como resultado dessa mudança administrativa, a CGE emitiu, nos anos de 2017 e 2018, cerca de 3 mil produtos de caráter preventivo aos órgãos estaduais, entre recomendações, orientações, revisão de processos previdenciários e de admissão de pessoal e análise de tomadas de contas para recuperação de recursos públicos repassados a terceiros mediante convênios sem que tenha havido a devida execução dos objetos e a prestação de contas.

“As recomendações visam auxiliar as secretarias a tomar as decisões não somente de acordo com a legislação, mas também levar em conta as alternativas mais econômicas para a administração pública e que ao mesmo tempo sejam rápidas e que satisfaçam as necessidades da sociedade. Nosso principal desafio não é fazer apontamento de erros e falhas, mas evitar que eles aconteçam”, explica o secretário-adjunto de Controle Preventivo da CGE, José Alves Pereira Filho.

Destaque também para as capacitações promovidas pela CGE aos servidores estaduais. A fiscalização de contratos foi um dos assuntos prioritários. Em quatro anos, quase 1.800 fiscais participaram dos cursos promovidos pela CGE, com o apoio da Escola de Governo.

A CGE também realizou capacitações para os servidores das Unidades Setoriais de Controle Interno (Unisecis), que são extensão da Controladoria em cada órgão.  As capacitações para este público versaram sobre as atribuições das Unisecis, os sistemas eletrônicos corporativos do Governo do Estado, a elaboração e o monitoramento dos planos de providências, entre outros assuntos.

Nova avaliação

Outra medida, implementada desta vez em 2017, foi a mudança no método de avaliação de controle interno dos órgãos. Pela nova sistemática, as secretarias e as atividades administrativas e finalísticas passaram a ser avaliadas pela CGE conforme índice de significância estabelecido com base em critérios como relevância, valor financeiro, risco e oportunidade.

O trabalho envolve a aplicação de testes de aderência, checklist e questionários para análise das fragilidades e de suas causas, seguido da elaboração de recomendações para correção das causas dos problemas.

Nos exercícios de 2017 e 2018, foram produzidos 59 relatórios de avaliação de controle interno, entre eles acerca das atividades finalísticas de logística de medicamentos, transporte escolar e licenciamento ambiental.

O modelo de avaliação anterior considerava as 48 secretarias estaduais de forma linear, o que fazia com que os auditores da CGE concentrassem o mesmo esforço em questões de maior e menor significância, sem critérios que permitissem atribuir o nível de evolução. Assim, ficava inibida a possibilidade de detalhamento da avaliação com identificação das causas dos problemas, sobretudo dos pontos mais relevantes.

Monitoramento

Ainda como parte do controle preventivo, a CGE-MT normatizou, em 2017, os procedimentos de elaboração e monitoramento dos planos de providências formulados em resposta às recomendações emitidas tanto por ela mesma como por instituições de controle externo (TCE, MPE, CGU, TCU, entre outros) aos órgãos do Governo de Mato Grosso.

Com a mudança, a CGE passou a analisar não somente o correto preenchimento dos campos do modelo de plano de providências, mas, principalmente, a consistência das ações propostas para solução dos apontamentos. As análises da CGE resultaram na produção de 40 relatórios de monitoramento no exercício de 2018. 

Outra novidade é que o descumprimento das recomendações oriundas dos órgãos de controle, inclusive quanto a não elaboração de plano de providências, pela autoridade máxima das pastas, passou a ensejar a representação do fato junto ao governador do Estado, bem como constará do relatório de monitoramento a ser enviado ao TCE.

Em 2018, os órgãos estaduais elaboraram 398 planos de providências, dos quais 140 foram implementados e 258 estão em implementação.

Perspectivas

O fortalecimento do controle preventivo segue no planejamento das atividades da CGE para o ano de 2019. Estão previstas atividades como implantação do plano de providências preventivo, ajustes no modelo de avaliação de controle, intensificação das avaliações das atividades finalísticas, realização de circuito de orientações a agentes e servidores públicos e acompanhamento simultâneo das atividades de maiores riscos.

Propaganda

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros controla incêndio em almoxarifado de empresa em Juscimeira

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu um incêndio em uma edificação de uma fazenda localizada na MT-373, zona rural de Juscimeira (a 157km de Cuiabá). A ocorrência foi atendida por volta das 22h30 de segunda-feira (17.3).

Ao chegar ao local, a equipe de bombeiros da 9ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (9ª CIBM) constatou que o incêndio atingia uma barraca de estrutura metálica coberta por lona, que funcionava como almoxarifado. De imediato, a equipe iniciou o combate direto às chamas, conseguindo extinguir o fogo com sucesso.

Segundo o solicitante, o almoxarifado armazenava diversos materiais e equipamentos, como computadores, eletroeletrônicos, dois aparelhos de ar-condicionado, uma geladeira, bebedouro de 20 litros, luminárias, armários, ferramentas gerais e fiação elétrica.

Para controlar o incêndio, foram utilizados cerca de 3.5 mil litros de água da viatura, além do apoio de um caminhão-pipa da empresa, que forneceu mais 4 mil litros. Após a extinção das chamas, a equipe realizou o rescaldo para evitar a reignição do fogo. Ninguém ficou ferido.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Secel disponibiliza kits de livros para doação às bibliotecas públicas de Mato Grosso

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBP-MT), disponibiliza kits de livros para doação às bibliotecas públicas do Estado. Cada conjunto contém 75 exemplares de obras de autores mato-grossenses.

Produções literárias diversas, como romances, poemas, contos, e literaturas infantil e infantojuvenil, compõem o kit de doação. Todos os livros foram contemplados no edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-Grossense, promovido pela Secel em 2022.

Entre as obras estão “A Boneca de Rubi” de Neide Silva, “Beco das Almas” de Wanderley Wasconcelo, “Versos de uma Preta” de Edilene Rodriguez, “Saranzal” de Luciene Carvalho, “Tempos Íntimos” de Larissa Campos, “Os Bichos Escrevem” de Lucinda Persona, e várias outras.

“São livros que serão incorporados ao acervo das bibliotecas municipais e comunitárias vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Essa iniciativa visa fortalecer as bibliotecas do Estado, promovendo maior acesso ao livro e incentivando a leitura”, explica o coordenador do SEBP-MT, Carlos de Assunção Santos.

Para ter direito aos livros, a biblioteca deve estar regularmente integrada ao SEBP-MT, estar aberta ao público e promover ações de incentivo à leitura. Atendendo a esses requisitos, as instituições devem formalizar a solicitação por meio de ofício direcionado ao e-mail, [email protected].

Após o recebimento do ofício, será realizado o agendamento da retirada do kit, com definição de local e horário para a entrega. O deferimento da solicitação e o agendamento serão confirmados também por e-mail.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Colisão grave entre carro de passeio e carreta deixa mortos e feridos na BR-158

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado para atender a uma grave colisão na terça-feira (18.3) por volta das 18h45, entre um veículo de passeio e uma carreta, na BR-158, saída para o município de Água Boa (525 km de Cuiabá).

Ao chegarem ao local do acidente, os bombeiros da 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (4ª CIBM) encontraram quatro vítimas do impacto frontal, que já haviam sido retiradas do veículo. As vítimas foram encaminhadas pelo CBMMT ao hospital para receberem cuidados médicos necessários.

Posteriormente, os bombeiros retornaram ao local do acidente e encontraram duas vítimas fatais, que estavam presas nas ferragens do veículo. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a perícia técnica foram acionadas para realizar os procedimentos legais. Após a liberação das autoridades, os corpos das vítimas foram retirados do local e entregues à Polícia Civil (PC).

O caso foi registrado pela equipe da Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar, que também prestou apoio no local.

O CBMMT não tem informações sobre o estado de saúde das vítimas encaminhadas ao hospital.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana