RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Mulher

Com a chegada do verão, veja como economizar água ao lavar a louça

Publicados

em

Propaganda

Mulher

De referência na medicina à meteoro na política, a surpreendente história de Luciana Horta

Publicados

em

Neste mês de março, em que comemoramos o dia internacional da mulher, o portal NOTICIA EM FOCO MT, homenageou algumas mulheres que se destacam em Rondonópolis, por sua história de serviços prestados à sociedade Rondonopolitana, nesta edição, trouxemos aqui a história de Luciana de Abreu Horta, mais conhecida como Dra. Luciana Horta.

Paulista de nascimento e Matogrossense de coração, profissional de renome, com uma biografia talhada nos princípios que carrega advindos do seio familiar, Luciana Horta cravou sua história na cidade de Rondonópolis, atuando na medicina local. Com especialização em cirurgia geral, cirurgia vascular e atendimento pré hospitalar onde atua no SAMU de Rondonópolis há 13 anos.

Filha de Hernandes da Silva horta e Maria Cecília Abreu horta, (Paulistas), Luciana lembra que seu pai foi o primeiro a desenvolver um projeto de soja no estado de Mato Grosso, na cidade de Alto Taquari.

Luciana conta que seus pais mudaram para Mato Grosso ela tinha apenas 01 ano de idade, morando em Alto Araguaia, até os seis anos de idade, quando mudaram para Guiratinga, estudando em Rondonópolis, até concluir os estudos, depois vindo a cursar medicina, em Belo Horizonte onde fez residência em cirurgia geral, e posteriormente especialização em cirurgia vascular em Itaperuna-RJ.

“com 13 anos eu saia de Guiratinga as 4:00 da manhã e pegava um ônibus pra estudar em Rondonópolis e voltava todos os dias, retornava para Guiratinga e chegava lá as 15:00 horas, e tinha que estudar pra dar conta de tudo, ia para fazenda pra ajudar meu pai, cozinhava para os peões, cuidava de horta, e foi assim com muito esforço e determinação que meus pais conseguiram formar as três filhas, duas médicas e uma dentista, finalizou Luciana Horta”.

 

A POLÍTICA

Sem está filiada a nenhum partido político até 2024, Luciana teve seu nome ventilado como possível candidata a vice-prefeita do então candidato, hoje prefeito, Claudio Ferreira, vindo a receber o convite para filiar ao Partido Liberal (PL), vindo disputar uma cadeira para  o legislativo municipal, obtendo uma surpreendente votação, com 3.605 votos, Luciana Horta foi a campeã de votos, eleita em primeiro lugar, a vereadora vem se mostrando muito atuante, e bastante solícita, no legislativo preside a comissão de saúde, demonstrando muito dinamismo e habilidade política, Horta já desponta nos bastidores como uma forte candidata a disputar uma cadeira para a Assembleia Legislativa no próximo ano. Se consolidar o projeto, e a exemplo de 2024, conseguir ocupar uma cadeira no legislativo estadual, já podemos considerar um meteoro da política local.

Biografia

Luciana Abreu horta. Nascida em 15/09/1980, em São José do Rio Preto-=SP.

Mãe de Felipe, Arthur e Alice, casada, com o policial da força tática “Tavares”.

Especialização em cirurgia geral, cirurgia vascular e atendimento pré hospitalar;

Atualmente cursando especialização em transporte aero médico (resgate aéreo).

Vereadora por Rondonópolis-MT

DA REDAÇÃO

 

 

 

 

Continue lendo

Agro News

Pecuarista desafia preconceitos e se consolida como referência no mercado da carne em MT

Publicados

em

Quarta geração de uma família de pecuaristas, a administradora rural Ida Beatriz Machado enfrentou muitos desafios para se tornar referência no setor por ser mulher. Ela aliou a formação acadêmica e atividade com inovação e tecnologia para conseguir trazer um produto de qualidade, desafiando preconceitos para consolidar seu nome no setor.

“Desafios sempre têm, precisamos apresentar resultados, ter consistência e conhecimento da atividade que estamos desenvolvendo e comportamento proativo com foco na performance final do produto, o que, de certa forma, quebra um pouco as barreiras”, avalia a pecuarista.

As atividades na fazenda em Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá) começaram com o bisavô de Ida Beatriz, que veio da Alemanha em 1901 e depois passou a produzir em Mato Grosso. Ela carrega o legado da família e um dos fatores que mais gosta em seu trabalho é “contribuir para uma melhoria contínua da pecuária”.

Como mulher, ela afirma que precisou sempre se esforçar mais para ser reconhecida, o que, com o tempo, acabou se realizando. “Sempre tem um esforço a mais, o que é um traço do mercado nos mais distintos segmentos. Aos poucos, os espaços estão sendo conquistados e a presença da mulher tem trazido grandes benefícios para o sistema em geral”.

Parte de uma cadeia produtiva, que vai do produtor à mesa das famílias, Ida Beatriz faz parte da nova geração de pecuaristas, que se preocupa com sustentabilidade e está sempre em busca de novas tecnologias para melhorar a qualidade da proteína vendida.

“O nosso produto é altamente competitivo no quesito qualidade. Tudo isso passa pela aquisição de sêmen de qualidade, seleção de fêmeas para matrizes, inseminação artificial, controle sanitário, além de nutrição e água de qualidade. Sempre observamos a demanda do mercado para atender da melhor forma o nosso cliente final”, explica a administradora rural.

Apesar das dificuldades enfrentadas no trabalho diário, Ida Beatriz acredita estar fazendo um bom trabalho. “Trabalhar diretamente no campo é desafiador. Temos a dependência de diversos fatores como o clima, relevo, estrutura, tecnologia e práticas que contribuem para uma melhoria contínua da pecuária. E o que mais queremos é que o consumidor final conheça os benefícios dessa produção para a economia brasileira, que impacta diretamente no equilíbrio social”.

WMC
Os desafios dos integrantes da cadeia produtiva das proteínas serão um dos temas debatidos no World Meat Congress (Congresso Mundial da Carne, em inglês), evento que será realizado pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) e virá pela primeira vez ao Brasil, em outubro, com sede em Cuiabá.

O congresso reunirá líderes e profissionais da indústria da carne de todo o mundo para debater tendências, inovações, regulamentações e questões ambientais do setor. Entre os objetivos do WMC está o fortalecimento da cadeia produtiva, assim como a melhoria da qualidade e segurança dos produtos.

DA REDAÇÃO

Continue lendo

Entretenimento

Especialista em Sexualidade, Terapeuta Cleytiane realiza palestras sobre o tema e reúne centenas de espectadores

Publicados

em

No cotidiano do universo feminino, surgem dúvidas e introspecção que na maioria das vezes causa desgastes e conflitos nos relacionamentos levando em alguns casos ao colapso de casamentos, na maioria das vezes pela falta de diálogo sobre a intimidade no que tange a sexualidade do casal.

Em situações assim, você deve sempre contar com alguém que carregue conhecimento e formação capaz de lhe dar um norte, trazer dicas importantes fazendo com que você possa se reencontrar no seu relacionamento, conhecendo os pontos a serem explorados na sua sexualidade, e possa viver de forma muito mais intensa. Com dicas importantes, toques sutis e muito dinamismo, a terapeuta e sexóloga Cleytiane Dias vem transformando a vida de muitas mulheres e casais com suas palestras e atendimentos individualizados, revolucionando e sendo muito elogiada por todos seus pacientes e ou clientes.

Através de suas palestras descontraídas e lúdicas, Cleytiane consegue passar a mensagem de forma original e autêntica, ao público que lhe assiste.

 

Escrevendo para o portal www.noticiaemfocomatogrosso.com.br , todas sextas feiras, Cleytiane traz sempre um tema diferente na coluna Sexterapia.

E na rádio 105 FM, Cleytiane também é sucesso de audiência com o quadro Cleyti Responde, toda sexta-feira as 15:00 horas.

Atendimento diariamente,  presencial e on-line, você pode entrar em contato pelo watszapp (6699909-4644 – Av. Rui Barbosa, 1872 – Centro – Rondonópolis-MT

Cleytiane Dias

Terapeuta e sexóloga.

 

DA REDAÇÃO

 

 

Continue lendo

Mais Lidas da Semana