RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Mato Grosso

Conferência Estadual de Cultura estabelece diretrizes para o setor

Publicados

em

Produtores, artistas e gestores culturais estiveram reunidos na IV Conferência de Cultura, realizado entre os dias 30 de novembro a 1º de dezembro, em Cuiabá, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

O evento teve como objetivo realizar uma análise dos avanços e definir quais os desafios e diretrizes para os próximos anos, garantir a consolidação da cadeia produtiva da cultura e que ela seja reconhecida como instrumento de desenvolvimento econômico.

Representantes de 105 municípios participaram do encontro. Também houve painel temático, grupos de trabalho e apresentações artísticas.

Ao final, ocorreu um diálogo com a equipe de transição do governador eleito, Mauro Mendes, com a entrega de um documento elaborado pelos participantes do encontro.

Dentre as sugestões citadas no evento, estão: a necessidade da implantação de políticas, de repasse de recursos aos fundos municipais, a criação de uma rede estadual em defesa do patrimônio histórico-cultural e a idealização de um programa continuado de fomento à comercialização de bens e serviços da economia criativa, entre outros assuntos discutidos pelos grupos de trabalho.

O secretário de Cultura, Gilberto Nasser, fez um balanço positivo do evento. “É um momento de oportunizar um espaço de debate para que lideranças de vários municípios possam apresentar suas vivências e que as boas experiências ecoem a outros gestores, produtores e artistas que vão idealizar e realizar o produto cultural para a sociedade”, pontua.

“A equipe da Secretaria de Cultura se dedicou com afinco organizando a conferência. Recebemos mais de 300 delegados que trouxeram as demandas de várias regiões do Estado discutidas anteriormente em conferências municipais”.

O chefe do Departamento de Cultura de Vera (a 486 km de Cuiabá), Rodrigo Gomes, elogiou a atuação da secretaria. “ A organização e a acolhida calorosa foram marcantes. A secretaria tem feito um excelente trabalho nos repassando informações a todo momento, nos deixando sempre a par dos acontecimentos. Espero que haja continuidade deste trabalho de diálogo aberto”.

A produtora cultural, Cybelle Bussiki, considera de grande relevância a inserção dos agentes culturais de várias regiões do Estado. “A gente tem consciência do atual cenário político e de que forma ele pode impactar na produção cultural. Dependendo ou não da vontade política do poder público, sabemos o que precisamos realizar. Precisamos agir, pois política cultural é pensada para que perdure para os próximos anos, temos que pensar a longo prazo”, destaca.

Palestra e grupos de trabalho

A dirigente do Observatório de Governança Municipal e Políticas Públicas do Instituto de Planejamento de Fortaleza/CE, Cláudia Leitão, palestrou e pontuou as potencialidades do segmento.

Após os debates e sugestões trazidas pelos municípios, as proposições foram levadas à plenária com todos os delegados para comentários e aprovação final. 

As ações e diretrizes propostas para a cultura mostraram os anseios dos gestores e técnicos municipais por capacitação, bem como a percepção da necessidade de mapeamento da cadeia produtiva da cultura e de seus impactos socioeconômicos. 

O secretário de Cultura de Primavera do Leste (a 239 km de Cuiabá), Wanderson Lana, também reforçou essa perspectiva. “A cultura movimenta a economia e gera emprego. Esperamos que o que está sendo deliberado ajude os governantes a visualizarem a potencialidade de grande geradora de bens materiais e imateriais, de manifestações culturais, bem como seus valores naturais e que há artistas incríveis espalhados por esse Estado. Esperamos que haja uma política de interiorização para que nossa cultura seja exemplo no mundo inteiro”.

Já a coordenadora de fomento à leitura de Juína (a 737 km de Cuiabá), Patrícia Pereira, destaca que o momento é de reconhecimento das necessidades de cada município. “A gente traz nossos anseios para o debate maior, para que as políticas públicas sejam pensadas e sejam colocadas em prática. É um caminho longo, pois temos muitos objetivos e metas a serem cumpridas”. 

Membro da Comissão Intergestores Bipartite (Cibe), Maciel Freitas, acredita que o grande objetivo seja subsidiar o próximo governo. “Para a equipe de transição, e mais tarde, quem estiver à frente da gestão do setor, possa atender nossas demandas, afinal, somos 141 municípios”.

À frente da equipe de transição, o maestro Fabrício Carvalho, participou de diálogo com a classe e ressaltou a importância da descentralização. Relembrou ainda a atuação de um dos principais produtores do Estado e servidor da SEC-MT, Anderson Flores (in memorian).

Propaganda

Mato Grosso

“Esforços do Governo de MT reduzem custos logísticos e garantem estrutura para crescimento dos municípios”, afirma vice-governador

Publicados

em

O vice-governador Otaviano Pivetta destacou, durante entrevista na Farm Show 2025, em Primavera do Leste, os esforços do Governo de Mato Grosso para reduzir custos logísticos, atrair investimentos e garantir a estrutura necessária para o crescimento dos municípios.

Segundo ele, a modernização da infraestrutura tem colocado Mato Grosso em uma posição estratégica no cenário nacional e internacional, o que atrai investimentos e impulsiona o desenvolvimento do Estado.

“Mato Grosso avançou na industrialização, e isso não tem mais volta. A agroindústria está crescendo, a produção de etanol e carnes aumentou, e isso gera mais empregos e oportunidades. Hoje, temos a menor taxa de desemprego do Brasil. Mas, para esse crescimento continuar, precisamos garantir estrutura e segurança para quem trabalha e vive aqui”, afirmou Otaviano Pivetta.

Ele pontuou ações do Governo de Mato Grosso para enfrentar os desafios logísticos do setor produtivo. “Seis anos atrás, a situação era outra. Hoje, temos a construção da primeira ferrovia estadual do Brasil, um marco para o Estado. Além disso, temos investimentos constantes em obras rodoviárias, com intervenções em todas as regiões. Isso significa transporte mais barato para os produtores e preços mais competitivos para o consumidor final”, afirmou.

O vice-governador ressaltou também que a modernização da infraestrutura tem como objetivo garantir que Mato Grosso siga atraindo investimentos e mantendo sua posição estratégica no cenário nacional e internacional. “Mato Grosso tem os olhos do mundo voltados para sua produção agrícola, especialmente de países como a China, Índia e nações do Oriente Médio. O que estamos vendo é um processo irreversível de verticalização da produção, com a chegada forte da agroindústria, e esse movimento só tende a crescer”.

Além dos investimentos em infraestrutura, Otaviano Pivetta destacou o compromisso do Governo com a segurança jurídica para quem trabalha no campo. “O governo não atrapalha o setor produtivo, pelo contrário, trabalha para oferecer estrutura e segurança para quem quer produzir e gerar empregos. E os resultados estão aparecendo: o Estado tem a menor taxa de desemprego do Brasil, refletindo o avanço na industrialização e nas cadeias produtivas. Não permitimos invasões ou bagunças que possam atrapalhar a ordem e o crescimento”, enfatizou.

Otaviano Pivetta também lembrou da importância de seguir acompanhando o crescimento das cidades, principalmente em relação à habitação. “Muita gente está se mudando para municípios-polo como Primavera do Leste, e precisamos garantir moradia para essas famílias. O Governo está trabalhando para ampliar o acesso à casa própria e dar condições de vida digna para quem chega à região”.

Em agenda no município, o vice-governador visitou ainda a Escola Municipal Tia Dejane, localizada no bairro Primavera III, e a Escola Estadual Paulo Freire.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Seciteci forma 25 técnicos em agropecuária em Tangará da Serra

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou, na noite desta quarta-feira (19.3), a formatura do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra (ETEC). Ao todo, 25 estudantes receberam certificados durante a solenidade.

A cerimônia de formatura foi realizada no auditório da Faculdade Anhanguera Tangará e contou com a presença do corpo docente e direção da ETEC, além de familiares e amigos dos formandos.

“Esta turma é a prova de que, apesar dos obstáculos, a vontade de crescer, aprender e alcançar objetivos não pode ser interrompida. Quando muitos olhavam para obstáculos e viam dificuldades, eles transformaram as adversidades em força, adaptaram-se ao novo e se tornaram mais resilientes”, afirma a diretora da ETEC de Tangará, Wérica Crislaine.

A oradora da turma, Patrícia Lima Da Silva, fez um agradecimento especial aos docentes. “Agradecemos imensamente aos professores que compartilharam não só conhecimento, mas paciência e incentivo. Vocês foram inspiração, mostrando que a agropecuária, além da técnica, é também dedicação e compromisso com o futuro”.

A Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra está vocacionada para o agronegócio, ofertando cursos técnicos em Agricultura, Agronegócio, Agropecuária, Logística e Informática. A oferta é estrategicamente pensada para preparar alunos para atuarem no mercado de trabalho local. A turma que realizou a solenidade de formatura nesta quarta-feira iniciou os estudos em 2023.

Ao todo, a Seciteci conta com 17 ETECs e 36 ofertas de cursos escolhidos de acordo com a vocação regional em várias áreas, como administração, enfermagem, automação industrial, entre outros. Confira mais informações sobre as escolas clicando aqui.

*Sob supervisão de Téo Meneses.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Desenvolve MT apresenta crédito para impulsionar o agronegócio e a economia local no Show Safra 2025

Publicados

em

A Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, estará no Show Safra 2025, de 24 a 28 de março, em Lucas do Rio Verde. No estande do Governo de Mato Grosso em parceria com a Prefeitura Municipal, a instituição apresentará soluções financeiras voltadas para empreendedores do setor agropecuário, e demais segmentos para apoiar a economia local, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do estado.

A novidade para este ano é a linha de crédito rural que financia até R$1,5 milhão, com taxa de juros de 1% ao mês, podendo chegar até 0,80% para pagamento em dia. Entre os itens financiáveis estão tratores, colhedoras, pulverizadores, plantadeiras, sistemas de ordenha mecânica, criação de peixes e uma variedade de equipamentos essenciais para as operações agrícolas e agroindustriais.

A linha de crédito rural da Desenvolve MT oferece financiamento para máquinas e equipamentos novos e usados, com até 85% do valor financiado para itens novos e até 60% para usados. O prazo para pagamento pode ser de até 90 meses, já a carência varia de acordo com a produção do empreendedor. O crédito está disponível para produtores rurais, empresas do ramo e cooperativas sediadas em Mato Grosso, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Durante os cinco dias de evento, a equipe da Desenvolve MT estará à disposição para esclarecer dúvidas, realizar simulações de financiamento e orientar os visitantes sobre as melhores opções de crédito para impulsionar os negócios não só do setor agropecuário, mas também do comércio local e serviços.

Para Mayran Beckmann, presidente da Desenvolve MT, o evento será uma oportunidade para atender o máximo de clientes e fortalecer o apoio ao setor produtivo. “Estamos muito empenhados em participar do Show Safra 2025, um evento fundamental para o agronegócio e a economia de Mato Grosso. Nossa expectativa é levar soluções de crédito acessíveis, com prazos flexíveis e taxas competitivas, ajudando empresários e produtores a expandirem seus negócios”.

SERVIÇO

Data: 24 a 28 de março de 2025
Local: Show Safra 2025 – Lucas do Rio Verde (MT)
Estande: Governo de Mato Grosso e Prefeitura de Lucas do Rio Verde

*Com supervisão de Livia Rabani

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana