A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, um dos equipamentos culturais administrados pela Secretaria de Estado de Cultura, terá seus serviços avaliados pela população por meio da consulta de opinião do Programa Conecta Biblioteca.
O questionário pode ser respondido por usuário e não-usuário da Biblioteca Estevão de Mendonça. A coleta de informações vai possibilitar que a instituição conheça melhor o público e contribuirá para o planejamento de ações que possam atender as expectativas de quem já é freqüentador e também para incentivar quem ainda não vai à Biblioteca.
“Todos podem e devem responder o questionário”, convoca a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Waldinéia Ribeiro de Almeida. “O levantamento vai permitir uma análise do perfil de quem já é usuário da Biblioteca e da percepção de toda a sociedade sobre o papel e ações desenvolvidas pelo equipamento cultural, apontando melhorias”, destacou Waldinéia.
Qualquer pessoa acima de 14 anos e que mora em Cuiabá ou Várzea Grande pode participar da pesquisa até o dia 15 de janeiro de 2019. Basta acessar o link do questionário AQUI.
Além da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, as bibliotecas municipais de Juína e Canarana participam do Programa Conecta Biblioteca. Por isso, os moradores desses dois municípios também podem responder a Consulta de Opinião para avaliar as ações das respectivas bibliotecas. O link para acessar o questionário é o mesmo.
O Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O programa tem apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill e Melinda Gates.
A consulta foi elaborada pela ONG Recode em parceria com os coordenadores de bibliotecas públicas estaduais e servirá como instrumento de articulação e mobilização social.
A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (13.12), em Terra Nova do Norte, a Operação Terra Limpa para cumprimento de doze mandados judiciais de prisão preventiva e de busca contra integrantes de uma organização criminosa instalada no município.
A ação ocorreu de forma simultânea, com apoio da Delegacia Regional de Guarantã do Norte e das Delegacias de Peixoto de Azevedo, Matupá, Itaúba e Sinop.
Sete suspeitos alvos foram presos na cidade de Terra Nova do Norte, um localizado em Sinop, e os outros quatro mandados de prisão preventiva cumpridos nas unidades prisionais de Sinop e Peixoto de Azevedo.
Os criminosos respondem inquéritos que tramitam na Delegacia de Terra Nova do Norte por torturas, homicídios, tráfico de drogas e organização criminosa. Os crimes eram cometidos pelo grupo que agia com extrema violência.
Eles são apontados por envolvimento em vários homicídios, que eram ordenados por líderes da facção com o objetivo de dominar o tráfico, além de praticar crime de tortura física, conhecido como “salve”, contra membros da própria organização e de rivais como uma forma de punição e controle do comando.
Conforme o delegado Fábio Viana Mateus, além de desarticular a facção criminosa, a operação busca estabelecer a segurança pública na região.
“Essa ação reafirma o compromisso da instituição no combate ao crime organizado. A Polícia Civil está comprometida e continuará as investigações, uma vez que há suspeitas que a grupo tenha ramificações em outras cidades. As diligências seguem para identificar e prender todos os envolvidos”, destacou o delegado.
Denúncia
A população pode colaborar com denúncias pelo Disque 197. As informações são anônimas e ajudam nas investigações para esclarecer crimes e prender os autores.
O Governo de Mato Grosso divulgou, nesta sexta-feira (13.12), a relação de feriados nacionais e estaduais e os pontos facultativos previstos para o ano de 2025.
Conforme o Decreto nº 1.183, publicado no Diário Oficial do Estado, caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais de suas respectivas áreas de competência, sem comprometer as atividades públicas.
A publicação ainda pontua que os feriados municipais deverão ser observados pelos órgãos, entidades e autarquias da Administração Pública Estadual em cada cidade.
Confira abaixo o calendário da Administração Pública estadual de 2025:
I – 1º de janeiro (quarta-feira) Confraternização Universal – feriado nacional; II – 3 de março (segunda-feira) Carnaval – ponto facultativo; III – 4 de março (terça-feira) Carnaval – ponto facultativo; IV – 5 de março (quarta-feira) de Cinzas – ponto facultativo até às 14h; V – 18 de abril (sexta-feira) Paixão de Cristo – feriado nacional; VI – 21 de abril (segunda-feira) Tiradentes – feriado nacional; VII – 1º de maio (quinta-feira) Dia Mundial do Trabalho – feriado nacional; VIII – 19 de junho (quinta-feira) Corpus Christi – ponto facultativo; IX – 20 de junho (sexta-feira) – ponto facultativo; X – 7 de setembro (domingo) Independência do Brasil – feriado nacional; XI – 12 de outubro (domingo) Nossa Senhora Aparecida – feriado nacional; XII – 28 de outubro (terça-feira) Comemoração Dia do Servidor Público – ponto facultativo; XIII – 2 de novembro (domingo) dia de Finados – feriado nacional; XIV – 15 de novembro (sábado) Proclamação da República – feriado nacional; XV – 20 de novembro (quinta-feira) Consciência Negra – feriado nacional; XVI – 25 de dezembro (quinta-feira) Natal – feriado nacional. XVII – 26 de dezembro (sexta-feira) – ponto facultativo.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) encerrou, nesta quinta-feira (12.12), mais uma edição do Teste de Conhecimento Profissional. A avaliação prática anual testou as habilidades operacionais de mais de 100 militares.
Realizada entre 09 e 11 de dezembro, a ação contou com a colaboração de 38 militares qualificados, que examinaram de forma rigorosa e imparcial o desempenho dos profissionais em áreas cruciais, como Atendimento Pré-Hospitalar, Salvamento Terrestre, Salvamento em Altura, Combate a Incêndio e Primeira resposta a atendimento a Produtos Perigosos.
O comandante geral do CBMMT, coronel BM Flâvio Glêdson Vieira Bezerra, ressaltou a relevância do teste tanto para os militares, quanto para a instituição.
“A avaliação é fundamental para garantir que nossos bombeiros estejam sempre preparados para agir com rapidez e eficiência em qualquer tipo de ocorrência. Os resultados obtidos demonstram o alto nível de profissionalismo e dedicação de toda a equipe do CBMMT e serão compilados para subsidiar o planejamento de capacitações do efetivo para 2025”, destacou o comandante.
Para o major BM Wagner Augusto da Silva, da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa e coordenador do teste, a avaliação é uma ferramenta estratégica para aprimorar os serviços prestados pela corporação.
“Esse tipo de teste não só identifica o nível de conhecimento técnico, mas também fortalece a confiança da equipe e aponta caminhos para a evolução contínua. É um momento de aprendizado e de planejamento, onde buscamos sempre aprimorar nossos processos para oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e qualificado à população”, apontou o coronel.
A tenente-coronel Marielle Rodrigues, instrutora de Atendimento Pré-Hospitalar, também apontou que este teste de conhecimento profissional vai além de uma simples avaliação.
“É uma oportunidade de identificar o nível técnico de cada área profissional. O teste também nos oferece feedbacks valiosos. Esse processo não só fortalece nossa confiança, como também orienta a corporação a planejar cursos e treinamentos mais assertivos para garantir que estejamos sempre prontos para atender à população com excelência e segurança”, disse.
O soldado BM Cristiano Gregório, da 12ª Companhia Independente Bombeiro Militar (12ª CIBM), participou da ação como um dos avaliados e destacou que a iniciativa é de extrema importância para excelência no atendimento prestado à população.
“O Teste de Conhecimento Profissional foi de grande valia para que pudéssemos demonstrar aos militares especialistas a forma como atendemos as ocorrências em nossas unidades e, através disso, recebermos dicas e orientações para uma melhoria nos atendimentos. Além disso, acredito que tenha sido de grande importância também para que a corporação planeje novos cursos operacionais de acordo com as dificuldades de cada unidade”, afirmou o soldado.