RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Política MT

Cúpula do DEM mira Gisela para prefeitura de Cuiabá

Publicados

em

Detentora de 50 mil votos no pleito deste ano, o que lhe garantiu a primeira-suplência para a Câmara Federal na coligação que tem José Medeiros (Pode), Emanuelzinho (PTB), Neri Geller (PP) e Professora Rosa Neide (PT) eleitos deputados federais, a servidora do Procon estadual, Gisela Simona (Pros), está na mira do “cacique” do DEM, Júlio Campos, que a convidou para uma filiação visando as eleições de 2020.

Conforme ambos, o convite surgiu de maneira informal, durante o evento de diplomação dos eleitos, nesta semana. “Eu brinquei com ela: Venha de braços abertos, te esperamos porque nós temos que oxigenar o partido, renovar o quadro partidário, temos que chamar jovens, pessoas novas, diferentes”, relatou Júlio Campos.

PUBLICIDADE

Segundo ele, o nome de Gisela surge como alternativa para uma candidatura para a Prefeitura de Cuiabá, em 2020, caso o suplente de senador e presidente estadual da legenda, Fábio Garcia, não queira entrar na disputa, já que se afastou da política para se dedicar aos negócios da família. “Ela disputou por um pequeno partido e quase foi eleita com quase 50 mil votos, ela é eleitora de Várzea Grande, mas tem grande votação em Cuiabá. Então é um nome que a gente pode trazer para o DEM, uma opção política”.

Gisela Simona confirmou a conversa com Júlio Campos e disse que, na ocasião, respondeu ao secretário-geral do DEM Mato Grosso que iria pensar. No entanto, ela explicou que, no momento, não tem condições de deixar seu partido por conta da possibilidade de assumir uma vaga na Câmara, o que seria prejudicado com uma possível infidelidade partidária.

“Eu não tenho como sair do Pros porque eu sou primeira-suplente de deputada federal e acredito que tenho chances reais de assumir sim o mandato porque, na verdade, a gente viu que o Neri Geller, por exemplo, teve as contas reprovadas e o Ministério Público inclusive ingressou já com ação de investigação contra ele […] Minha mudança de partido ocorreria só na janela partidária. Então, no momento, não existe nenhuma possibilidade de eu mudar de partido por conta dessa situação”, afirmou.

Além da possibilidade para disputa eleitoral, Júlio Campos também vê em Gisela Simona um nome cotado para integrar o governo de Mauro Mendes (DEM). “Ela pode voltar pro Procon ou qualquer outra função porque ela é muito competente, uma pessoa de bom nível, que pode ser aproveitada em qualquer outra função que necessite de uma boa gestora”, comentou o político.

Gisela, que é servidora efetiva do Procon, afirmou que não recebeu nenhum convite para compor o staff do próximo governo, apenas para atuar na equipe de transição, na área de Segurança e Justiça, já que tem formação em Direito e tem experiência no Procon, que é subordinado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). “Sou servidora efetiva e fiquei muito feliz com o convite do governador eleito Mauro Mendes, porque ele se mostrou acima das questões políticas. Eu acredito muito que se você pode contribuir tecnicamente com o governo, é importante deixar de lado a questão partidária para poder pensar em Mato Grosso”, afirmou Gisela, se referindo ao fato de Mendes não ter levado em conta que ela disputou a eleição na chapa de Wellington Fagundes (PR), que também tentou o cargo de governador.

Questionada se aceitaria voltar para a superintendência do Procon estadual, caso surja o convite, a servidora se mostrou disponível. “Eu estou aberta sim a assumir algum cargo na gestão, até porque eu vou estar no Procon com ou sem cargo, exercendo minha função. Eventualmente, uma demanda vinda do governo vai ser pensada com carinho”, declarou.

No início de 2017, Gisela foi exonerada do cargo de superintendente do Procon de forma que ela classifica como “desrespeitosa”, pelo governador Pedro Taques (PSDB), que colocou no lugar o ex-vereador e apresentador de televisão, Onofre Júnior (PSDB), depois deste ter perdido a reeleição para vereador de Cuiabá, em 2016. Na ocasião, a servidora sequer foi avisada da mudança e somente teve conhecimento por meio da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

VOLTAR IMPRIMIR

Postar um novo comentário

Propaganda

Política MT

Sessão solene da ALMT homenageia personalidades de destaque em Mato Grosso

Publicados

em

Personalidades com reconhecida atuação e que contribuíram para o desenvolvimento e projeção de Mato Grosso foram homenageadas em sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na noite desta quinta-feira (12). O evento realizado no Plenário das deliberações Renê Barbour agraciou profissionais de comunicação, engenheiros florestais, advogados, entre outros. Foram entregues 2 comendas, 6 títulos de cidadania e 197 moções de aplausos.

O autor das homenagens, deputado Diego Guimarães (Republicanos), destacou que prestar uma homenagem é uma forma de valorizar a forma como cada um impacta a sociedade por meio do seu trabalho. “A honra de homenagear os profissionais que estão aqui hoje é minha. São personalidades do estado de Mato Grosso, que certamente são merecedoras de destaque por contribuírem com a história e crescimento do estado”, destacou o deputado .

O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Ulisses Rabaneda, recebeu a comenda Dante de Oliveira. Ele foi reconhecido por sua atuação na advocacia do estado e por sua indicação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para ocupar uma das duas vagas de representatividade da OAB de todo Brasil.

“O Conselho Nacional de Justiça exerce um papel fundamental na administração do Poder Judiciário de todo o país. E agora indicado ao Conselho Nacional de Justiça e aprovado pelo Senado Federal procuraremos fazer um trabalho de fortalecimento do Poder Judiciário. Assumo com o compromisso de desempenhar ações para que seja possível dar uma maior acessibilidade à população ao Poder Judiciário, dar maior transparência e também atuar nos processos disciplinares sempre com muita independência e imparcialidade, distribuindo justiça através daquele Conselho”, afirmou Rabaneda.

A comunicadora pública Franchesca Bogo recebeu Moção de Aplausos

A comunicadora pública Franchesca Bogo recebeu Moção de Aplausos

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Outro homenageado da noite foi o presidente da Sociedade Mato-Grossense de Engenheiros Florestais (SOMEF), Sandro Andreani. Representando a categoria, ele foi agraciado com Moção de Aplauso pelas comemorações de 50 anos da formação da primeira turma pela Universidade Federal de Mato Grosso e pelos 60 anos da Engenharia Florestal no Brasil.

“Os engenheiros florestais são profissionais capacitados para atuar com foco no desenvolvimento sustentável da sociedade, garantia da exploração sustentável dos recursos florestais para a produção de bens e serviços. Um dos destaques é o manejo florestal e Mato Grosso, é uma das regiões que mais realiza esse trabalho em todo mundo”, destacou Andreani com orgulho. “Nós estamos aqui para que esses engenheiros florestais sejam homenageados como eles devem ser”, concluiu.

Os profissionais da imprensa de Mato Grosso também foram homenageados com moção de aplauso. “O que seria de um parlamentar, o que seria dos acontecimentos do dia a dia da sociedade, o que seria dos acontecimentos políticos, se não tivesse o repórter, se não tivesse o comunicador, se não tivesse os veículos de imprensa falada, escrita, televisionada e pelas redes sociais, onde também se faz jornalismo”, afirmou o deputado Diego Guimarães. “Então, eles são também merecedores de homenagem por ser um importante instrumento de comunicação, de fusão, garantia da democracia e também da estabilidade, da prestação de serviços públicos”, defendeu o parlamentar.

Ao receber a honraria, a comunicadora pública Franchesca Bogo destacou a importância dos profissionais de imprensa que atuam nas entidades públicas. “O coração da gente fica quentinho com esse tipo de homenagem que engloba os profissionais que trabalham com a comunicação pública. Porque somos nós que garantimos direitos constitucionais do cidadão, o direito à informação, o direito ao conhecimento. E muitas vezes nós não somos lembrados, a gente acaba ficando nas adjacências da comunicação, do jornalismo, a quem dos profissionais de rádios comerciais, de TVs abertas”, afirmou a jornalista.

“Nós produzimos muito conteúdo que são utilizados por muitos outros meios de comunicação. Então, esse reconhecimento é fundamental para que nós sejamos valorizados, para que haja um olhar diferente e que haja investimento na área, para que esse trabalho de transparência continue”, concluiu Francesca.

Diego Guimarães encerrou a sessão falando que as homenagens, além de valorizar o trabalho realizado, também representam um incentivo para transformações sociais. “Essa homenagem é uma forma de valorizar a trajetória que cada um fez até agora, mas também uma forma de incentivar para que os seus talentos façam diferenças sociais. Que sejamos capazes de contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária, inclusiva e com sentimento humano de pertencimento. Todos podemos fazer a diferença”, afirmou o deputado ao final da sessão.

Confira a cerimonia na integra aqui.

Homenageados

Comenda Filinto Muller

1.WENER SANTOS

Comenda Dante De Oliveira

2.ULISSES RABANEDA DOS SANTOS

Título De Cidadão Mato-Grossense

3. CHRISTOPHER MICHAEL USHER NEALE

4. HUGO HENRIQUE GARCIA

5. JORGE LUIS MARTELLI

6. SR. NELSI CARVALHO.

7. WILLIAN MARCOS VASCONCELOS

8. VALERIANO ALMODI MARTINS

MOÇÕES DE APLAUSOS

9. DELEGADO PHILIPE DE PAULA DA SILVA PINHO

10. ADVOGADO CRISTIAN VINICIUS PAGNUSSAT

11. ADVOGADO JOÃO MANOEL ANDRADE NEVES

12. ADVOGADO WILLIAN MARQUES SOLANO ROSA

JORNALISTAS

13. ADRIANA ASSUNÇÃO

14. ADRIANO SALES NASCIMENTO

15. AGNELO CORBELINO

16. ALEXANDRA LOPES

17. ALINE BRITO

18. ALINE FERREIRA DA SILVA

19. ÁLVARO HENRIQUES MOLINA

20. AMANDA DIVINA TEODORO DE ALMEIDA

21. ANDERSON LUIZ SARTORI

22. ANELIZE GIROLDO MORENO

23. ANGELICA GOMES DA SILVA

24. ANSELMO CARVALHO PINTO

25. ANTONIO CARLOS SILVA

26. ANTÔNIO FRANCISCO DE SOUZA

27. APARECIDO SANTOS DO CARMO

28. ASTROGILDO AÉCIO NUNES DA SILVA

29. BARBARA SÁ

30. BRUNA BARBOSA

31. BRUNO CASTRO PINI

32. BRUNO GARCIA

33. CAMILA FREITAG

34. CECÍLIA NOBRE

35. CLÁUDIO DE OLIVEIRA ALVES

36. CLEBER DIAS DE MORAES

37. DAFFINY DELGADO

38. DANIEL PETTENGILL

39. DAVI CÉZAR

40. DEISY RENATA BOROVIEC PINTO

41. EDELSON SANTANA DE ALMEIDA

42. EDÉSIO ADORNO

43. EDUARDA PATRÍCIA FERNANDES

44. EDUARDO BALBINO FERREIRA

45. ELIZIMAR MARIA DE AMORIM GONÇALVES

46. ELZIS BENEDITO DIAS CARVALHO

47. EUZIANY TEODORO

48. FERNANDA DE PAULOS

49. FERNANDA RAQUEL MARTINS BORGES

50. FLAVIO DONIZETE GARCIA

51. FRANCHESCA ANGELA BOGO

52. FRANCISCA MEDEIROS

53. FRED MORAES

54. GABRIELLA ARANTES

55. GIÓRGIO AGUIAR

56. GUSTAVO CASTRO

57. HAROLDO ARRUDA JUNIOR

58. HUMBERTO FREDERICO ARRUDA E SÁ NUNES DA CUNHA

59. IANARA GARCIA

60. INGRIDY DE MIRANDA PEIXOTO

61. ISRAEL PRATES

62. IVIUSCH BELOTO

63. IZABELA HEIDIANE FAUSTINO SANTOS

64. IZABELLE BORGES

65. JAIME FERNANDES COSTA NETO

66. JORGE LUIZ ALBERTO

67. JOSÉ LUIZ LARANJA

68. JOSÉ PORTO

69. JOSÉ VIEIRA DO NASCIMENTO

70. JOVINETE CONCEIÇÃO DE SIQUEIRA SALES

71. KLEYTON FERREIRA AGOSTINHO

72. LAÍS FIGUEIREDO COSTA MARQUES RIZZOTTO

73. LARISSA CAVALCANTE DE CAMPOS

74. LAURINDO NUNES MACHADO NETO

75. LAURO NAZÁRIO

76. LENI FERNANDES DE MATTOS VIEGAS

77. LETÍCIA AVALOS

78. LIDIANE MORAES

79. LÍDICE LANNES

80. LISLAINE DOS ANJOS

81. LUANA RODRIGUES

82. LUCIANA GAVIGLIA

83. LUCKY MARLON

84. LUIZ EDUARDO DE OLIVEIRA

85. LUZENIR NUNES SIQUEIRA FESTA

86. MAIRA FRANCISCA DOS SANTOS NIENOW

87. MARCELLA RODRIGUES VIEIRA

88. MÁRCIA REGINA GONÇALVES ANDREOLA

89. MARIA AUCICLEIDE DA SILVA TEZOLIN

90. MARIA LINA CARNEIRO DE CARVALHO FREITAS

91. MORGANA LEMANSKI

92. NOELMA OLIVEIRA

93. PAULINA DE BORTOLI

94. PAULO DE TARSO CARVILLE

95. PAULO HENRIQUE FANAIA

96. PEDRO LUIS DAMAS DA CUNHA

97. PRYSCILLA FERNANDES DE ALMEIDA

98. RAFAEL MILLAS

99. RAFAELA FREITAS SIQUEIRA

100. RAFAELLY BUENO

101. RAYNNA NICOLAS

102. RENAN MARCEL SANTOS DA SILVA

103. RENATA DE MATTOS NEVES

104. ROSANGELA REGINA MILES DE OLIVEIRA

105. SILVANA SOFIA DE CASTRO WOJCICKI

106. SIMONE CORRÊA

107. TABATA DE ALMEIDA CLARO

108. TATIANA MEDEIROS LIMA

109. TATIANA MEDEIROS LOBO DE VASCONCELOS

110. THALYTA AMARAL

111. THAYANA BRUNO NOGUEIRA BORGES RIBEIRO

112. ULISSES LALIO

113. VERÔNICA RAKEL

114. VIVIANNE MARQUES

115. WISLEY TOMAZ

ENGENHEIROS FLORESTAIS

116. ASSOCIAÇÃO MATO-GROSSENSE DOS ENGENHEIROS FLORESTAIS- AMEF

117. SOCIEDADE MATO-GROSSENSE DE ENGENHEIROS FLORESTAIS – SOMEF

118. ADRIANO SOUZA DE ALMEIDA

119. ALESSANDRO YUKIO FIGUEIREDO MATSUBARA

120. ALEX SANDRO DE MEDEIROS NASCIMENTO

121. ANDERSON LOUBACK CORREA

122. ANDRÉ LUIS TORRES BABY

123. ANGELI KATIUCIA G SANTOS

124. ANTÔNIO CARLOS CAMPOS SILVA

125. ARIEL SOUZA ROSSI

126. ARTENIO A POMPEO DE CAMPOS

127. ARTHUR FAGANELLO TEODORO DOS ANJOS

128. AUGUSTO CESAR BRAGA LOUZADA

129. BENEDITO CARLOS DE ALMEIDA

130. CARLOS EDUARDO BRUNO DA SILVA

131. CÍCERO RAMOS PEREIRA DA SILVA

132. CLEIA ROSANA DALBEM

133. CLEIDE REGINA DE ARRUDA

134. CYBELLE AUDREY NEVES

135. DAMBROS ANDRÉ SBIZERO

136. DENIZAR NOVAIS DA ROCHA

137. DIOGO AUGUSTO SOUZA BAICERE

138. DOMINGOS SÁVIO BRUNO DA SILVA

139. EDINEI DE OLIVEIRA COSTA

140. ELISON MARCELO SCHUSTER

141. EUZEBIO GARCIA

142. EVANDRO LUIZ MISSASSE

143. EVANIL ALMEIDA CRUZ

144. EZIO NEY DO PRADO

145. FABIANO THIEL

146. FÁBIO JEAN LUDKE

147. FAUSTO HISSASHI TAKIZAWA

148. FERNANDO ALECIO COSTA

149. GIDEON DANNI DA ROSA

150. GIULIANO BORGES DE ALMEIDA

151. GIULIANO CURVO MUNIZ

152. GONÇALO LEITE MOREIRA

153. GUILHERME FERRARI BASTOS

154. GUSTAVO MANZON NUNES

155. HAROLDO KLEIN

156. HEVERTON NEVES RODRIGUES MORAES

157. HUGO VINICIUS BEZERRA BARBOSA

158. JOAQUIM PAIVA DE PAULA

159. JOAQUIM TEODORO DA SILVA NETO

160. JOSÉ ANTÔNIO FERREIRA DOS SANTOS

161. JOSÉ GUILHERME MOREIRA LIMA

162. JOSÉ GUILHERME ROQUETTE

163. JURANDI PINHEIRO LISBOA

164. KALISTO NATAM CARNEIRO SILVA

165. KEILA ALZIRA AQUINO

166. LEDEQUIAS FERNANDES DE ASSIS

167. LEONARDO JHULIO FAVERO LOPES DE ABREU

168. LUCAS GONÇALVES RIBEIRO

169. LUCIANA DA SILVA BARRETO

170. LUCIANO FEITOSA DE PAULA

171. LUDIMILA MARTINS DE ALMEIDA CAVALCANTI

172. LUIZ FELLIPE LEAL WEISSHEIMER

173. MARCEL WAGNER FERREIRA MARQUES

174. MARCELO CURY RODER

175. MARCELO MARTINS GUIMARÃES E SILVA

176. MÁRCIA MARIA SOARES FAÇANHA DA COSTA

177. MÁRCIO ANDRÉ GOMES DOS SANTOS

178. MARCOS ANTÔNIO CAMARGO FERREIRA

179. MARILENA TERUMI MARIAMA DE ALMEIDA

180. MARIZA MISTURINI

181. MAURO DONIZETE RIBEIRO

182. MILTON IVO CARNEVALI

183. MYLLA CRISTIE DA SILVA MENDES FERNANDES

184. NOEMI DA MAIA VERONESE

185. PAOLO MONTE CRUZ RODRIGUES

186. PAULA CRISTIANE DA SILVA FERREIRA SAGGIM

187. RAFAEL LUCAS RODRIGUES SILVA

188. RAINIELLEN DE SÁ CARPANEDO

189. RAMIS BUCAIR JÚNIOR

190. RENATO OLIVIR BASSO

191. ROBERTO JULIANO BENEDITO SERRA

192. RODRIGO DEL BARCO

193. RODRIGO GOMES VIEIRA

194. RONALDO DRESCHER

195. SAIONARA VERA FISCHER

196. SANDRA SUSI ALVES DA SILVA

197. SANDRO ANDREANI

198. SLOANE HENRIQUE ACCORDI

199. STEFANIA MARQUES PIMENTEL

200. VANDERSON LUIZ SCHMIDT FROZI

201. VILMAR RAMOS DE MEIRA

202. VINICIUS TROMBINI JAMBERS

203. VITOR LESEUX

204. WAGNER FELLIPE ALVES GIMENES

205. WILLIAN ROSALINO

206. YASMIN LORENA OLIVEIRA BARROS

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

Política MT

Barranco propõe política de conscientização sobre o esporte para crianças com transtorno de espectro autista

Publicados

em

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou na quarta-feira (11) o Projeto de Lei nº 1952/2024, que propõe a criação de uma política estadual de Conscientização sobre a Importância do Esporte para o Desenvolvimento Cognitivo e Social de Crianças e Adolescentes com Transtorno de Espectro Autista (TEA). A proposta tem como objetivo sensibilizar pais, responsáveis e a sociedade em geral sobre os benefícios comprovados do esporte para crianças e adolescentes diagnosticados com TEA, além de criar políticas públicas de apoio e inclusão.

Com o aumento dos diagnósticos de autismo no Brasil, a proposta visa responder a uma necessidade urgente de promover mais oportunidades de desenvolvimento para essas crianças. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), estima-se que 1 em cada 36 crianças nos Estados Unidos tenha o Transtorno de Espectro Autista. No Brasil, dados mais recentes apontam que cerca de 2 milhões de pessoas convivem com o TEA, sendo uma grande parte composta por crianças e adolescentes que precisam de suporte especializado para a inclusão social e cognitiva.

“O esporte é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com TEA. A proposta visa criar uma rede de apoio, conscientizar a sociedade e garantir que esses jovens tenham mais chances de se desenvolver, se socializar e melhorar a qualidade de vida”, afirmou o deputado Valdir Barranco.

A proposta tem quatro diretrizes principais. A primeira prevê a criação de campanhas de conscientização em todo o estado para informar pais e responsáveis sobre os benefícios do esporte para a saúde e bem-estar de crianças autistas. A segunda diretriz é o desenvolvimento de materiais educativos em formatos acessíveis e inclusivos, como cartilhas, vídeos e sites. A terceira prevê parcerias com entidades desportivas, escolas e instituições especializadas, enquanto a quarta busca incentivar a criação de grupos de apoio e redes de troca de experiências.

Além disso, a proposta inclui uma série de ações que serão desenvolvidas para garantir a efetividade das campanhas e ações de conscientização. Entre elas estão a implementação de programas de treinamento para pais, responsáveis, educadores e profissionais do esporte, e a realização de palestras em escolas e comunidades sobre a importância do esporte para o desenvolvimento social e emocional de crianças com TEA.

“É crucial que o esporte não seja visto apenas como uma atividade física, mas como um instrumento de inclusão. Muitos pais não sabem, por exemplo, que o esporte pode melhorar a interação social e reduzir a ansiedade em seus filhos. Este projeto visa levar esse conhecimento a todos, de forma clara e acessível”, destacou Barranco.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

Política MT

CST da Moradia Popular ouve representantes de Confederação Nacional das Associações de Moradores

Publicados

em

A Câmara Setorial Temática (CST) da Moradia Popular da Assembleia Legislativa de Mato Grosso ouviu representantes da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) e do Conselho Deliberativo Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Codem/VRC) da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra/MT) durante a 9ª reunião ordinária realizada na tarde desta quarta-feira (12).

O presidente da Conam, Getúlio Vargas Júnior, participou do encontro de forma remota. Ele falou sobre a importância das Conferências das Cidades, divididas em etapas municipal, estadual e nacional. Conforme prazo do Ministério das Cidades, as conferências dever ser feitas pelos municípios até 30 de abril de 2025, os estados até 30 de junho de 2025, enquanto o governo federal tem até 31 de agosto de 2025.

“Fortalecer as conferências é importante para pensarmos as políticas para democratizar o acesso às cidades. É preciso a participação de todos. O tema da conferência é Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. Então vamos pensar em como reorganizar as cidades com saneamento, mobilidade. Precisamos de cidades acolhedores. A primeira função das propriedades deve ser a social, com direitos coletivos antes dos individuais”, defendeu Getúlio Vargas Júnior.

Já a secretária executiva do Codem, Luciana Rosa, falou sobre o trabalho do conselho. “O Codem é o conselho deliberativo da região metropolitana, que abarca as sete cidades da Baixada Cuiabana. Aqui comentei de dois planos, que estão em fase de aprovação no conselho, que são o plano de saneamento básico e resíduos sólidos, e o plano de mobilidade urbana. São duas políticas públicas essenciais quando se trata de fazer uma política de habitação. Então, vai casar com essa necessidade aqui da Câmara Temática da Moradia”, resumiu.

Luciana Rosa também foi questionada sobre a criação do Conselho Estadual das Cidades, previsto em lei, mas que se encontra inativo. “Nós não temos hoje a competência para cuidar de todas as cidades, só das nossas, e mesmo assim, quando é habitação, é a Secid [Secretaria Adjunta de Estado de Cidades] por lei hoje que tem essa competência. Essa questão da reativação do Conselho das Cidades é muito importante”, respondeu a secretária executiva do Codem.

“Hoje especificamente tratamos da importância das Conferências das Cidades, que tem objetivo de reorganizar este padrão urbano e ao mesmo tempo tornar as cidades mais democráticas, permitindo a maioria da sua população o poder de decisão”, ressaltou o presidente da CST da Moradia Popular, deputado estadual Wilson Santos (PSD).

“A implantação dessa câmara temática trouxe de volta um tema muito importante para os mais pobres que é a moradia popular, esquecida há vários governos aqui em Mato Grosso. Acredito que o governo passou a ter um novo olhar sobre moradia popular, passou a assinar mais convênios com o Governo Federal no Minha Casa Minha Vida e acho que essa política pública vai estar na agenda do governo nos próximos anos de forma mais intensa, com mais recursos”, complementou o parlamentar.

Santos também falou que esteve na Casa Civil do Governo do Estado para tratar de uma emenda de R$ 100 milhões que apresentou no orçamento para loteamentos populares. “Eu sempre defendo que é importante construir casa, apartamento sim, mas isso demora muito. O loteamento popular é o caminho mais curto. Então nós esperamos que o governo não vete a nossa emenda a fim de que o governo faça parcerias com municípios interessados”, argumentou.

Instalada no primeiro semestre deste ano, a CST da Moradia Popular foi prorrogada por mais seis meses. A expectativa é que o relatório final seja analisado até março de 2025.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana