RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Sem categoria

Defaz cumpre ordem de prisão contra médicos e servidores da saúde na Capital na operação sangria

Publicados

em

A Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra Administração Pública (Defaz) deflagrou nesta terça (18) a segunda fase da Operação Sangria, para investigar fraudes na saúde pública de Cuiabá. São cumpridos 8 mandados de prisão e 4 de busca e apreensão. Entre os presos estão Fábio Liberalli, um dos sócios da Qualycare, do ramo de home care, ou seja, atendimento a pacientes em estado grave em casa.
Esta segunda fase é desdobramento do cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá, ocorridos no dia 4 de dezembro, para apurar irregularidades em licitações e contratos firmados com as empresas Proclin (Sociedade Mato-Grossense de Assistência Médica em Medicina Interna), a Qualycare (Serviços de Saúde e Atendimento Domiciliar LTDA) e a Prox Participações, e o município de Cuiabá e o Estado.
“Destruindo, ocultando, coagindo testemunhas, usando de força política para atrapalhar o levantamento de informações e ainda fazendo pagamentos pendentes com o fim de arredondar documentos para encobrir as fraudes” Delegada Maria Alice
No dia 14 de dezembro, um segundo inquérito policial (196/2018) foi instaurado, após a Polícia Civil detectar que os investigados estão obstruindo o trabalho da Justiça. “Destruindo, ocultando, coagindo testemunhas, usando de força política para atrapalhar o levantamento de informações e ainda fazendo pagamentos pendentes com o fim de arredondar documentos para encobrir as fraudes”, disse a delegada titular da Defaz, Maria Alice Barros Martins Amorim.
Os alvos da segunda fase, entre eles três médicos, um gerente de licitação, um coordenador financeiro, parente e funcionários das empresas prestadoras de serviços médicos hospitalares, são investigados em crimes de obstrução à justiça praticada por organização criminosa e coação no curso do processo.
PUBLICIDADE

O delegado Lindomar Aparecido Tofoli, explicou que no transcorrer das investigações do inquérito principal (119/2018), ficou constatado que o grupo criminoso teria destruído provas e apagado arquivos de computadores para dificultar as investigações, além de ameaças feitas a testemunhas.
“O que chama a atenção é que atos totalmente reprováveis estão sendo cometidos por alguns membros da organização criminosa no intuito de ocultar, destruir provas, limpando gavetas, coagindo testemunhas, usando da influência política e econômica para interferir diretamente no cumprimento de contratos provenientes de processos licitatórios”, disse o delegado.
“Pedimos apoio da população para transformar essa calamidade que a saúde pública de Mato Grosso. Aquelas pessoas que foram prejudicadas, tiveram parentes que morreram por falta de atendimento nos hospitais, que denunciem para que possam ser punidas com rigor essas pessoas que desprezam o valor da vida humana” Delegado Lindomar Tofoli
A investigação da Operação Sangria apura fraudes em licitação, organização criminosa e corrupção ativa e passiva, referente a condutas criminosas praticadas por médicos/administrador de empresa, funcionários públicos e outros, tendo como objeto lesão ao erário público, vinculados a Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, através de contratos celebrados com as empresas usadas pela organização, em especial, a Proclin e a Qualycare.
Segundo a apuração, a organização mantém influência dentro da administração pública, no sentido de desclassificar concorrentes, para que ao final apenas empresas pertencente a eles (Proclin/Qualycare) possam atuar livremente no mercado, “fazendo o que bem entender, sem serem incomodados, em total prejuízo a população mais carente que depende da saúde pública para sobreviver”.
A investigação demonstra que a organização criminosa, chefiada por médicos, estão deteriorando a saúde pública de Cuiabá e do Estado de Mato Grosso. Levantamento feito pela Central de Regulação de Cuiabá, em 2017, aponta que 1.046 pessoas aguardavam por uma cirurgia cardíaca de urgência e outras 390 por um procedimento cardíaco eletivo.
“Pedimos apoio da população para transformar essa calamidade que a saúde pública de Mato Grosso. Aquelas pessoas que foram prejudicadas, tiveram parentes que morreram por falta de atendimento nos hospitais, que denunciem para que possam ser punidas com rigor essas pessoas que desprezam o valor da vida humana”, orientou o delegado.

por:  Willielma Oliveira

Propaganda

Sem categoria

Conselho da Mulher promove manhã de conhecimento e cuidado em Várzea Grande

Publicados

em

Momento repleto de aprendizado, bem-estar e conexões. Para quem deseja renovar o guarda-roupa de forma consciente, o brechó solidário oferecerá peças gratuitamente. E não para por aí, o evento também contará com sorteios, cortes de cabelo, massagens relaxantes e terapia reiki

Na próxima sexta-feira, 21 de março, das 8h às 12h, a Associação Várzea-grandense de Pessoas com Deficiência (AVDF), no bairro Cristo Rei, se transformará em um espaço de acolhimento e empoderamento feminino com a realização da “Roda de Conversa do CMDM”. O evento faz parte da programação especial “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Várzea Grande (CMDM-VG).

Será uma manhã repleta de aprendizado, bem-estar e conexões. Para quem deseja renovar o guarda-roupa de forma consciente, o brechó solidário oferecerá peças especiais gratuitamente. E não para por aí, o evento também contará com sorteios, cortes de cabelo, massagens relaxantes e terapia reiki, além de um delicioso café da manhã para garantir aquela energia extra.

O ponto alto da programação será a palestra “Educação Financeira no Empoderamento Feminino”, ministrada por Silvana Esquivel, que trará dicas valiosas sobre como organizar as finanças, planejar investimentos e conquistar independência econômica.

Segundo a presidente do CMDM, Alexandrina Esquivel, “empoderar uma mulher financeiramente é abrir caminhos para uma vida mais autônoma e segura. Queremos que todas saiam daqui inspiradas e confiantes para tomar as rédeas de suas próprias histórias”.

O evento é fruto da união de diversas entidades comprometidas com o fortalecimento feminino e conta com o apoio da Prefeitura de Várzea Grande. Entre os participantes estão ARVEND, PMM, Coletivo Essência, ABMCJ-MT, Mulheres do Bem, Cenprhe, Rede Cidadã, BPW Brasil de VG, Fórum das Mulheres Negras, Centro Popular Dorcelina Folador e AFVG, com suporte da CDL, ALMT e Sebrae.

“Mulheres de Várzea Grande, marquem na agenda e venham fazer parte deste encontro transformador. Cada uma das conselheiras preparou um presente para ser sorteado no evento com muito carinho. A troca de experiências, o cuidado com si mesma e o conhecimento são ferramentas essenciais para um futuro mais igualitário e cheio de oportunidades. Nos vemos lá”, convidou Alexandrina.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

Sem categoria

Prefeitura implanta sistema Google Workspace para otimizar trabalho do serviço público

Publicados

em

A plataforma agora integrada com ferramentas de Inteligência Artificial, como Gemini e NotebookLM, eleva a capacidade de otimização e eficiência

A Prefeitura de Várzea Grande está iniciando o cadastro dos servidores públicos municipais na plataforma Google Workspace. A ação visa modernizar, integrar e melhorar a comunicação entre as secretarias municipais.

Com as mudanças, a Prefeitura passa a usar ferramentas como: Google Docs, Google Sheets, Google Drive, entre outros. A ferramenta para encontros e reuniões virtuais será o Google Meets.

Caso alguma secretaria deseje cadastrar novos usuários no sistema, deve encaminhar as informações pertinentes para o departamento de Tecnologia da Informação (TI) pelo e-mail: [email protected] .

“A Prefeitura de Várzea Grande demonstra um compromisso com a inovação e a busca por soluções que otimizem a gestão pública. A implementação do Google Workspace, agora potencializado por ferramentas de Inteligência Artificial (IA), é um reflexo desse esforço”, disse o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Hebert Paes.

A adoção do Google Workspace representa uma mudança estrutural na forma como os servidores desempenham suas funções. A plataforma agora integrada com ferramentas de Inteligência Artificial, como Gemini e NotebookLM, eleva a capacidade de otimização e eficiência.

As seguintes ferramentas passam a integrar o cotidiano da gestão pública várzea-grandense:

* Google Docs: Edição colaborativa de textos em tempo real com assistência de IA para geração e revisão de conteúdo.

* Google Sheets: Criação e análise de planilhas dinâmicas com insights e previsões geradas por IA.

* Google Drive: Armazenamento e compartilhamento seguro de arquivos na nuvem.

* Google Meet: Realização de videoconferências e reuniões online com transcrição e tradução em tempo real via IA.

* Gmail: E-mail profissional com domínio personalizado e recursos de IA para organização e redação de mensagens.

* Google Agenda: Gerenciamento de compromissos e agendas compartilhadas com sugestões inteligentes de agendamento.

* Google Chat: Mensagens instantâneas para comunicação interna e integração com IA para respostas rápidas e automação de tarefas.

* Gemini: Assistente de IA que auxilia na criação de conteúdo, análise de dados e automatização de fluxos de trabalho.

* NotebookLM: Ferramenta de IA para pesquisa e organização de informações, permitindo a criação de resumos e insights a partir de documentos extensos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

Sem categoria

Prefeitura recebe comissão e ouve demandas das pessoas com deficiência

Publicados

em

Uma reunião deverá ser agendada para que a atual gestão possa apresentar respostas, concretizando ações que façam realmente, e para melhor, diferença na rotina desse público

A Prefeitura de Várzea Grande recebeu, nesta terça-feira (18), uma comissão formada por pessoas com deficiência e seus familiares que vieram fazer reivindicações acerca de melhorias no atendimento do serviço público, que segundo eles perdeu a qualidade desde outubro do ano passado.

A comitiva foi recebida pelo secretário de Governo, Benedito Lucas, e pela Assessora Especial de Políticas Públicas de Inclusão, Priscila Lima. Conforme o representante da Comissão, Tadeu Bezerra Gomes da Silva, o município precisa melhorar a qualidade dos produtos oferecidos às pessoas com deficiência como: sondas e fraldas.

“Estou feliz em ser bem-recebido pelo secretário e pela Priscila. Viemos apenas cobrar alguns direitos nossos, principalmente sobre os insumos oferecidos que baixaram a qualidade desde outubro. Além disso, precisamos de mais médicos para nos atender, principalmente neurologista, urologista e outros importantes profissionais para a gente”, argumentou Tadeu Bezerra.

O secretário Benedito Lucas falou que levará as demandas até a prefeita Flávia Moretti (PL). “Atender com dignidade as pessoas com deficiência foi uma das bandeiras da nossa campanha, e agora será concretizado. Vamos levar essas demandas de todos vocês ao conhecimento da prefeita e iremos dar respostas muito em breve. Vamos nos reunir novamente e ver o que podemos concretizar sobre esses pedidos”, disse Lucas.

A assessora especial Priscila destaca que é fundamental ter esse diálogo com os munícipes. “Estamos aqui de portas abertas para atendê-los. Só vamos saber destes problemas ouvindo vocês, com certeza, vamos buscar melhorar cada vez mais estes atendimentos”, conta.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana