RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Mato Grosso

Deficiente visual, servidor público fala sobre importância da autonomia e autoestima

Publicados

em

O servidor público Manoel Pinto de Moraes tem uma história de prestação de serviço à população que destaca sua simpatia e competência na superação de uma deficiência física. Nascido em Cuiabá, Manoel perdeu a visão com seis anos de idade por causa de sarampo. Como na época não existia nenhuma instituição de atendimento a deficientes visuais no Estado, seus pais o encaminharam para a capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande – a cidade mais próxima com esse tipo de atendimento. Lá ele pode aprender e ser alfabetizado pelo sistema braile no Instituto Sul-matogrossense para Cegos. 

Mesmo sozinho, sem a família, o pequeno Manoel já fazia idéia de que aquela era uma oportunidade e sempre se sentiu grato por isso. “No dia que meu pai me mandou ele ficou com o coração na mão, mas eu disse a ele que iria aprender e foi o que fiz. E hoje estou aqui dando um retorno pra sociedade”, relata.

Há 31 anos, Manoel é auxiliar de desenvolvimento econômico do Governo do Estado, tendo iniciado suas atividades na antiga Fundação Cultural, hoje Secretaria de Estado de Cultura. Sempre atuando na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, ele é responsável pela catalogação dos livros em braile. Também recebe e orienta os deficientes visuais frequentadores do espaço, com indicação de livros, orientações sobre o braile e principalmente com troca de ideias. 

“Chegam deficientes visuais de vários lugares aqui, do Instituto dos Cegos, de outros municípios, e todos gostam muito de conversar e receber as dicas do Manoel”, conta a também servidora pública Carmem Tereza Costa Carvalho, que trabalha ao lado de Manoel na catalogação dos livros em braile. Quando o livro chega do Ministério da Educação ou de outras instituições que doam à biblioteca, é Carmem que faz a leitura ditando todo o processo da catalogação para o Manuel converter em braile.

O acervo de livros para deficientes visuais da Biblioteca Estevão de Mendonça conta com livros didáticos, jurídicos, romances e histórias infantis, dentre outros. Como a biblioteca possui um equipamento de impressão em braile, Manoel e Carmem já conseguiram catalogar 100 livros por dia.

A Biblioteca oferece ainda curso do sistema braile e o soroban (uma régua utilizada para cálculos matemáticos) a professores de todo o Estado, transformando-os em multiplicadores e possibilitando a inclusão dos estudantes mato-grossenses com deficiência visual. “O Manoel transmite muito bem e os participantes do curso saem lendo e escrevendo em braile”, elogia Carmem. 

Morador do bairro CPA IV, Manoel vai e volta do trabalho todos os dias de transporte público. Atualmente, a biblioteca disponibiliza um auxiliar que o busca e o leva até o ponto de ônibus nas proximidades do Palácio da Instrução – que é onde fica a biblioteca, no centro da capital. Para descer do ônibus, o motorista o avisa quando chega no ponto correto. “Manuel é inteligente, ele sabe se virar. O maior problema é a acessibilidade”, comenta a colega Carmem. “Apesar dos obstáculos para ir e vir, Manoel é esforçado, pontual e presta um serviço essencial à população”.

AUTONOMIA E AUTOESTIMA

E o servidor da biblioteca não reclama mesmo de sua cegueira. Em vez disso, se orgulha de enfrentar seus desafios e de conseguir ser exemplo para outras pessoas, deficientes ou não. “Dou  dicas pra familiares de outros cegos, sugiro a melhor forma de alguém me ajudar ao me pegar pelo braço, já teve gente que ensinei na hora o braile”, explica Manoel. 

A descriminação e o preconceito geram atitudes que mais atrapalham. “Há famílias que em vez de incentivar, escondem ou exclui a pessoa deficiente. Tratam como se fosse um coitado. E não é isso. Ele tem condições de viver a vida normalmente.” Para ele, o apoio da família foi fundamental para sua autoestima e autonomia. 

Em sua casa – que divide com a esposa também cega – o que precisa é que tudo esteja sempre no mesmo lugar. “Além dos outros sentidos aguçados, o deficiente visual acaba desenvolvendo um senso de organização apurado”, comenta, acrescentando a importância da bengala como acessório essencial em sua vida.  “Nós deficientes visuais dependemos de nossa bengala, nossa bengala nos orienta”. 

Na Biblioteca Estadual, seu trabalho é elogiado por todos. Colegas e visitantes reconhecem o valioso papel desempenhado pelo servidor para a integração e a independência de outros deficientes visuais à sociedade.  Como ele mesmo diz, ler um livro é uma ótima forma de autonomia. E Manoel ajuda a garantir essa possibilidade há muita gente e tem toda razão de se orgulhar por isso. “Eu sempre gostei do que faço e sempre falo, pois estou servindo a comunidade, ajudando as pessoas que precisam e estou fazendo tudo de coração”, finaliza.

Propaganda

Mato Grosso

Bombeiros capturam enxame de abelhas em lar de idosos em Campo Verde

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) removeu, na terça-feira (21.1), um enxame de abelhas no Centro de Atendimento ao Idoso, em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá).

No local, a equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) verificou que as abelhas estavam entre o interior do beiral de laje e do rufo da edificação.

Para fazer a remoção dos insetos, foi necessário a colaboração de um apicultor especializado. Os bombeiros realizaram o manejo dos insetos, que foram cuidadosamente colocados em uma caixa apropriada e levados pelo apicultor para um local seguro.

Retirada Segura

O Corpo de Bombeiros Militar alerta que as ocorrências de ataques de abelhas podem ser comuns, especialmente em áreas urbanas. Por isso, a corporação orienta a população a estar atenta ao ambiente antes de realizar limpezas em áreas com vegetação ou cortes de árvores.

Em caso de presença de enxames de abelhas, marimbondos, vespas ou outro inseto agressivo, é recomendado acionar o Corpo de Bombeiros Militar através do número de emergência 193, para solicitar assistência profissional.

Não é recomendado tentar lidar com enxames de insetos agressivos por conta própria, pois isso pode resultar em acidentes graves. Para mais informações sobre como se prevenir de ataques de abelhas, acesse as orientações do CBMMT.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra mandante e executores de homicídio de trabalhador em Sorriso

Publicados

em

A Delegacia da Polícia Civil de Sorriso cumpriu, nesta quarta-feira (22.1), mandados de prisão e de buscas contra o mandante e dois executores do homicídio de um trabalhador, morto no dia 10 de janeiro, e na tentativa de homicídio contra outra vítima.

Um dos mandados foi cumprido na Penitenciária Central do Estado contra o mandante do homicídio de Everson Santos da Silva, de 36 anos. Outro dois envolvidos na execução da vítima foram presos na cidade de Sorriso, um delas, uma mulher. Um quarto criminoso que está com a prisão decretada está foragido.

O corpo de Everson Santos da Silva, de 36 anos, foi encontrado em uma área de mata, próximo ao bairro Jardim Amazônia, no dia 10 de janeiro. Ele estava com as mãos amarradas e com diversas perfurações de arma de fogo.

Durante as diligências para esclarecer o crime, a Divisão de Homicídios prendeu em flagrante, no mesmo dia do crime, três envolvidos na execução da vítima – dois adultos e um adolescente.

No decorrer da investigação, a equipe policial identificou os demais executores e o mandante do crime.

O delegado Bruno França Ferreira explicou que os primeiros criminosos presos pela Polícia Civil informaram que a vítima foi morta porque o grupo julgou que fotos feitas pelo trabalhador teriam alusão a outra organização criminosa.

Na noite em que foi sequestrado e depois morto, Everson, que estava na cidade a trabalho, estava em um bar de Sorriso. A investigação apurou que a vítima não tinha conhecimento de que o local era frequentado por criminosos ligados a uma determinada facção. “Em nenhum momento, a vítima teve intenção de fazer qualquer gesto alusivo à facção criminosa, e foi sequestrada e covardemente executada com disparos de pistola de calibre 357”, pontuou o delegado Bruno.

O colega de trabalho que estava com Everson também foi vítima do mesmo grupo criminoso, contudo, conseguiu escapar do sequestro e buscar socorro.

Os investigados presos responderão pelos crimes de homicídio qualificado, sequestro e integração de organização criminosa.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Sesp recebe alunos oficiais da PM convocados no Programa Tolerância Zero

Publicados

em

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri, recebeu, no final da tarde desta terça-feira (21.1), 29 alunos a oficiais da Polícia Militar que acabaram de ingressar na Academia de Formação de Oficiais da Polícia Militar, a Academia Costa Verde de Líderes.

A nova turma, formada por 23 homens e 6 mulheres, integra a lista dos 409 policiais (civis, penais e militares) e bombeiros nomeados pelo Governo do Estado como parte das ações do Programa Tolerância Zero às Facções Criminosas.

“Os senhores que estão ingressando nas forças policiais sabem que, todos nós, integrantes da sociedade, consumimos o trabalho da Segurança Pública desde que nascemos até quando morremos. O cidadão, que é para quem trabalhamos, não quer saber se quem está atuando em sua segurança ou atendendo a ocorrência é um oficial, coronel, soldado, delegado ou investigador, mas sim em ser bem atendido. Então, nossa atribuição é trabalhar buscando permanentemente mais qualidade nos serviços prestados, otimização dos gastos públicos e nos tornando mais eficientes a cada dia. Essa é a nossa meta e a do Governo do Estado”, disse Roveri aos alunos oficiais.

O secretário destacou também a importância do Programa Tolerância Zero e da integração das forças policiais na repressão à violência. “Quando vocês estiverem nas ruas vão ver que, quando partimos para o campo operacional, o trabalho de investigação, patrulhamento ostensivo ou mesmo a questão da perícia, tudo converge numa única ação e na busca do mesmo resultado, ou seja, o serviço de qualidade”, completou ele.

Cesar Roveri informou ainda que a integração que se vê nas ruas hoje, futuramente deve começar desde a formação policial, com a implantação do projeto de Academia Integrada da Segurança Pública, no Centro Oficial de Treinamento (COT) do Pari, em Várzea Grande. O COT, que deveria servir às atividades com atletas na Copa de 2024, deverá sediar todas as academias de formação e qualificação de integrantes das forças da Segurança Pública.

Além de receber informações do próprio secretário sobre as forças policiais, os alunos oficiais conheceram o sistema de videomonitoramento do Programa Vigia Mais MT e visitaram o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp).

Eles vieram à Sesp-MT acompanhados do comandante-geral adjunto da Polícia Militar, coronel André Wilian Dorileo; e do comandante da Academia Costa Verde, tenente-coronel Gabriel Rodrigues Leal.

Do encontro também participaram os secretários-adjuntos da Sesp-MT, coronel Hérverton Mourett, coronel Fernando Augustinho, tenente-coronel Thiago Vinicius e delegado Valter Furtado, além do chefe de Gabinete, tenente-coronel Alencar e entre outros diretores, superintendentes e coordenadores.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana