RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Política MT

Deputado Nininho reforça compromisso com o Cenprhe, entrega Moção de Aplauso e anuncia novos investimentos

Publicados

em

Deputado Nininho apoia expansão de atividades da entidade para fortalecer educação e inclusão em Várzea Grande

 

O deputado estadual Nininho recebeu, nesta quarta-feira (18), alunos e diretores do Centro de Promoção Humana Emanuel (Cenprhe), da Associação Varzeagrandense Madre Tereza de Calcutá. A visita foi marcada por apresentações musicais realizadas pelos alunos Teodoro, Estevam, Aline, Maísa e Maria Júlia, sob a regência do maestro Filipi, e teve como objetivo agradecer os investimentos viabilizados pelo parlamentar desde 2023.

Estavam presentes no encontro as missionárias Maria Tereza Urbano e Maristela Arbués Nery e o presidente da entidade, Ivo Pereira, todos fundadores do Cenprhe. Desde a doação de um veículo, articulada por Nininho, até a ampla reforma na sede do Cenprhe, incluindo melhorias na infraestrutura e na área pedagógica, os avanços são expressivos. “Temos muito orgulho de apoiar um projeto tão transformador. O Cenprhe é exemplo de acolhimento e educação para crianças e adolescentes”, afirma Nininho.

Entre as melhorias já realizadas, destacam-se a instalação de ar-condicionado, reforma e reestruturação da sala de música, aquisição de novos instrumentos, a cobertura do parquinho e outras intervenções relevantes para o funcionamento da entidade. Durante a visita, o presidente Ivo Pereira apresentou um novo projeto para a implantação de uma sala de robótica, prevista para 2025. “Essa é uma demanda importante e eu assumi o compromisso de viabilizar os recursos para que ela se torne realidade”, avalia o deputado.

 

INVESTIMENTOS QUE TRANSFORMAM VIDAS

Fundado em 2004, o Cenprhe atende atualmente 250 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, oferecendo atividades como karatê, breaking, música, ballet, dança, teatro musical, apoio pedagógico, esportes e oficinas temáticas. Além disso, a entidade promove ações para a comunidade, como aulas de informática, zumba e atendimentos terapêuticos.

O trabalho desenvolvido pelo CENPRHE é amplamente reconhecido. Nos últimos dois anos, a organização foi eleita uma das melhores ONGs de Mato Grosso, além de figurar entre as 100 melhores do Brasil em 2023. Este ano, o centro celebra 20 anos de história, com um legado de inclusão e educação integral. “Graças ao apoio do deputado Nininho e do seu assessor parlamentar Renato Villaça, conseguimos avançar em diversas frentes. Eles são parceiros fundamentais na nossa missão”, comenta Ivo Pereira.

 

VISÃO DE FUTURO

O projeto da sala de robótica reflete a visão do Cenprhe em oferecer ferramentas modernas para o desenvolvimento das habilidades das crianças e adolescentes atendidos. “A educação é o caminho para transformar vidas. Nosso compromisso é continuar apoiando o Cenprhe em todas as suas iniciativas, porque acreditamos no potencial humano e na importância de dar oportunidades”, reforça Nininho.

Com uma história de dedicação e solidariedade, o Cenprhe segue como referência no atendimento a comunidades vulneráveis, contando com uma ampla rede de colaboradores e parceiros. “As articulações e a parceria do deputado Nininho reforçam as ações do Cenprhe para promover a inclusão social e garantir um futuro melhor para as crianças e adolescentes assistidos pela entidade”, diz Renato Villaça.

 

RECONHECIMENTO

Durante a visita, o deputado Nininho entregou uma Moção de Aplauso ao Cenprhe, confirmando a importância dos serviços que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “Esse reconhecimento de Nininho é muito importante, pois valoriza o trabalho dedicado de todos os envolvidos, que fazem a diferença na vida de tantas famílias atendidas pelo Cenprhe”, enaltece Maria Tereza Urbano.

 

Redação: Sérgio Ober

 

DA REDAÇÃO

Propaganda

Política MT

Deputado Thiago indica e celebra avanço para a construção de viaduto

Publicados

em

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) comemorou nesta quinta-feira (16) a aprovação técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para o projeto de construção de um viaduto na região conhecida como Trevão, em Rondonópolis, proposto pela concessionária Nova Rota do Oeste.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das BRs-163/364 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Thiago Silva destacou os esforços realizados desde novembro de 2023, quando formalizou, por meio de indicação e ofícios, a solicitação da obra ao diretor da Nova Rota do Oeste, Roberto Madureira. Ele também ressaltou o trabalho conjunto com o então senador Mauro Carvalho no ano passado, que resultou na entrega de um projeto executivo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), buscando garantir recursos federais para a execução do viaduto.

Silva também esteve junto da “Comissão Pró-Travessia” em reuniões com a presença de líderes comunitários para tratar da demanda de um viaduto para o atendimento e mais segurança da população local.

“Rondonópolis enfrenta um dos maiores gargalos logísticos da região no Trevão, e temos trabalhado incansavelmente, em parceria com o governo do estado, a Nova Rota do Oeste e a bancada federal, para viabilizar esta obra essencial. O viaduto não apenas vai melhorar o fluxo de trânsito, mas também trará mais segurança para todos os condutores, incluindo motoristas de caminhão, automóveis, motocicletas e ciclistas”, destacou o parlamentar.

Thiago Silva elogiou o comprometimento da Nova Rota do Oeste e de outras lideranças envolvidas no avanço do projeto. “Parabenizo o diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos (PP), o governador Mauro Mendes (UB) e todos os parceiros por este importante passo em direção à concretização de uma obra tão aguardada pela população de Rondonópolis e região há décadas”, afirmou.

O deputado também ressaltou o futuro impacto do viaduto na logística e no transporte da produção agrícola da região. “O Trevão é um ponto crítico que afeta diretamente empresas, trabalhadores e a população em geral. A construção deste viaduto vai garantir maior fluidez no trânsito, melhorar a travessia urbana e fortalecer a logística de escoamento da nossa produção agrícola. Essa é uma conquista que defendemos com firmeza na Assembleia Legislativa e que será um marco para o desenvolvimento da nossa região”, concluiu Silva.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

Política MT

CCJR recebe mais de mil projetos em 2024

Publicados

em

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) recebeu, em 2024, 1.011 matérias, das quais 824 passaram pela análise técnica e política do colegiado. A média foi de 2,7 projetos apresentados por dia, incluindo feriados e finais de semana. Dos mais simples aos mais polêmicos, todos os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) precisam, necessariamente, passar pela CCJR.

Do montante registrado pela CCJR, em 2024, 631 eram projetos de lei (PL), 82 vetos total, 35 vetos parcial, 31 projetos de lei complementar (PLC), 20 propostas de emenda à constituição (PEC), 14 projetos de resolução, dez requerimentos e um projeto de decreto legislativo. Entre os pareceres, 535 foram favoráveis à proposta, 154 contrários, 103 indicaram a derrubada do veto e 13 a manutenção do veto.

A análise da CCJR dos projetos que tramitam é realizada em etapas. Primeiramente a equipe técnica analisa a matéria e faz um parecer sobre a legalidade do texto, conferindo se o projeto obedece aos princípios de iniciativa e se está de acordo com as constituições estadual e federal. Depois, o parecer é apresentado ao deputado relator, que pode concordar ou não com a avaliação jurídica. Só então o parecer é lido e colocado em votação durante reunião da Comissão. Ao todo, a CCJR é composta por cinco deputados titulares e cinco substitutos. O parecer aprovado pela CCJR é, então, submetido para votação em plenário.

De acordo com a consultora da CCJR, Waleska Cardoso, a comissão analisa a legalidade, a judicialidade e a regimentalidade das matérias apresentadas no Poder Legislativo e, para isso, conta com uma equipe de profissionais da área do Direito que fazem toda a tramitação dentro da comissão, além do parecer jurídico. “Todos projetos recebem a análise técnica, que são acompanhadas de um resumo sobre as razões do parecer. Porém, a decisão é política, se leva em consideração a pertinência da proposta, se é uma demanda antiga da população. Quando o plenário entende que o interesse público sobrepõe a questão técnica, ele aprova uma matéria ou derruba um veto”.

A produção legislativa registrou quase três matérias por dia, incluindo finais de semana e feriados

A produção legislativa registrou quase três matérias por dia, incluindo finais de semana e feriados

Foto: Helder Faria

Em 2024, algumas pautas ganharam destaque pela mobilização da sociedade, como foi o caso do Projeto de Lei 1363/2023, que propôs mudanças na lei e a proibição do transporte, armazenamento e comercialização de pescados dos rios de Mato Grosso. A proposta foi aprovada em fevereiro deste ano e, em março, foi sancionada como Lei 12.434/2024.

“Todas as matérias que tramitam na Casa são importantes, pois representam questões sobre determinado segmento. Porém, algumas ganham mais destaques, como foi o caso do Transporte Zero, que até hoje reverbera e é tema de discussões na Assembleia”, relembra Waleska.

Durante 2024, o deputado Júlio Campo (União) presidiu os trabalhos na CCJR; foi o segundo ano consecutivo que o parlamentar esteve no comando da Comissão. Além de Júlio Campos, também compuseram a CCJR os deputados Diego Guimarães (Republicanos), Dr. Eugênio (PSB), Thiago Silva (MDB) e Sebastião Rezende (União). A suplência foi ocupada pela deputada Janaina Riva (MDB) e pelos deputados Wilson Santos (PSD), Dilmar Dal Bosco (União), Fábio Tardin (PSB) e Beto Dois a Um (União).

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

Política MT

Chico Guarnieri destaca compromisso com a população barrense

Publicados

em

“Com muita alegria que hoje participo da minha primeira sessão como deputado estadual efetivo do estado de Mato Grosso. E assumo esse posto com a mesma garra, mesma determinação, mesma vontade de quando fui vereador e, também, o presidente de Câmara Municipal mais jovem do país”, afirmou Chico Guarnieri (PRD).
A sessão de 8 de janeiro na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) foi a primeira do mandato de Guarnieri, agora, deputado estadual titular. O parlamentar ocupa a cadeira que era de Cláudio Ferreira (PL), eleito prefeito de Rondonópolis, nas últimas eleições municipais.
Em sua primeira fala na tribuna, Guarnieri reforçou o compromisso com sua cidade natal, que após quase duas décadas sem um representante na Casa de Leis, terá um deputado estadual. Inclusive, o parlamentar destacou que o trabalho já começou e lembrou que no dia 7 participou de uma reunião que discutiu a pavimentação de trecho da MT-247, de Barra do Garças a Lambari D’Oeste.
A sessão contou com a presença de vários representantes políticos de Barra do Bugres e região. O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) também passou pela ALMT, e aproveitou a oportunidade para solicitar emendas a Guarnieri. O parlamentar estadual afirmou ao gestor cuiabano que destinará, sim, uma emenda à Capital.
“Agradeço a minha família e todos aqueles de Barra e região que vieram aqui hoje, prestigiar esse momento. Quero servir a nossa cidade, as regiões médio-norte e noroeste, e todo o estado de Mato Grosso. Digo a vocês, meus amigos e minhas amigas, que meu gabinete está de portas abertas, vamos juntos trabalhar por um Mato Grosso cada vez melhor”, finalizou.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana