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EDUCAÇÃO

Deputado Sebastião Rezende destina emenda para curso de Arquitetura na Unemat em Rondonópolis

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Em uma parceria com a Prefeitura de Rondonópolis, o deputado estadual Sebastião Rezende destinou uma emenda parlamentar para a implantação do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Rondonópolis. A emenda vai possibilitar que a nova turma especial possa começar em breve no município.
A luta do parlamentar para viabilizar o curso de curso de Arquitetura e Urbanismo já vem de algum tempo, com realização de várias reuniões entre Governo do Estado, Unemat e Prefeitura de Rondonópolis. Diante das limitações financeiras da Unemat, o acordo foi no sentido de oferecer o novo curso para a comunidade da região em parceria com a Prefeitura de Rondonópolis.
O deputado informou que o convênio no valor de R$ 1,2 milhão entre a Prefeitura de Rondonópolis, Governo do Estado e a Unemat visando a implantação da turma especial do curso de Arquitetura já foi firmado. Além disso, externou que a sua emenda parlamentar, no valor de R$ 600 mil, também foi depositada nesta semana na conta da Prefeitura de Rondonópolis.
O custo para a oferta de uma turma com 50 alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo é de R$ 1,2 milhão. Para isso, Rezende destinou a emenda parlamentar no valor de R$ 600 mil e a Prefeitura vai bancar a outra metade.
Além da turma do curso de Arquitetura e Urbanismo, Rezende já teve outras ações bem-sucedidas para a implantação de turmas de Direito e Engenharia Civil na Unemat, também através de recursos direcionados por emenda parlamentar.
Ressalta-se que o parlamentar segue cobrando uma série de melhorias de infraestrutura e nas condições de ensino no núcleo da instituição em Rondonópolis. “Nossa luta é para que tenhamos um ensino superior público, gratuito e de qualidade”, reforçou.
DA REDAÇÃO

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EDUCAÇÃO

Estrutura precária em playgrounds faz Secretaria de Educação interditar seis em escolas e creches em Rondonópolis

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A Secretaria Municipal de Educação (Semed), a pedido da Secretaria Municipal de Infraestrutura, determinou às construtoras responsáveis para que fizessem a imediata interdição dos playgrounds em seis unidades educacionais de Rondonópolis. As estruturas de lazer foram interditadas com o objetivo de garantir a segurança das crianças e evitar eventuais riscos decorrentes de falhas na execução dos projetos.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, ao fazer a solicitação, levou em conta o episódio em relação ao desabamento do telhado no playground do Centro de Educação Infantil (CMEI) Maria de Souza Miranda, no bairro Maria Amélia, no dia 1º de janeiro deste ano. A estrutura caiu após um temporal, sendo entregue pela gestão passada em 2024. Ninguém se feriu no acidente devido ao período de férias.

As unidades que tiveram os playgrounds interditados são as seguintes: CMEI Maria de Souza Miranda, Creche Tipo 2 no Bairro Jardim Ebenézer, CMEI Carlos Alberto de Carvalho, CMEI Nafez Antônio Daud, CMEI Wilse Arena da Costa, e CMEI Magnólia Angélica.

Com as devidas interdições, a Secretaria Municipal de Infraestrutura informa que vão ser realizadas verificações e análises técnicas detalhadas em todos os playgrounds, assegurando que eles estejam em conformidade com os padrões de segurança exigidos.

A Semed pondera, no entanto, que as aulas nessas unidades irão acontecer normalmente, tendo apenas os playgrounds fechados com tapumes para os trabalhos necessários.

DA REDAÇÃO

 

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EDUCAÇÃO

Centro Universitário Facens abre inscrições para concurso de bolsas para pós-graduação

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Descontos, que podem chegar a 100%, valem para mais de 20 cursos e têm como critério de avaliação o histórico escolar da graduação do candidato

 

Estão abertas as inscrições para o concurso de bolsas de estudo para os cursos de pós-graduação do Centro Universitário Facens, referência em metodologias inovadoras de educação nas áreas de engenharia, tecnologia, arquitetura e saúde. São mais de 20 opções entre Especializações e MBA, com descontos que podem variar entre 25% e 100%.

 

Para participarem, os interessados têm até 5 de fevereiro para fazerem a inscrição no curso desejado no link. Além disso, será necessário enviar um documento de identificação com foto e o histórico escolar da graduação cursada pelo candidato, pois a classificação será baseada na média aritmética das notas. O resultado será enviado pelo e-mail cadastrado na plataforma até 17 de fevereiro e os selecionados deverão realizar a matrícula até 28 de fevereiro para não perderem a bolsa.

 

Novos cursos 

 

Há seis novos cursos disponíveis neste ano: Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico; Especialização em Enfermagem em Nefrologia; Especialização em Inteligência Artificial e Machine Learning; Especialização em User Experience Design; MBA em Gestão de Mercado de Capitais e Banking; e MBA em Gestão Financeira e Controladoria.

 

Há ainda cursos online, híbridos e presenciais nas áreas de saúde, gestão financeira, tecnologia, inovação, cidades inteligentes, engenharia, liderança, design, TI, entre outros. Na modalidade virtual, as aulas são ao vivo. Já as atividades presenciais são ministradas no Smart Campus da Instituição, em Sorocaba (SP).

 

Para conhecer todas as opções, os interessados podem acessar o site.

Sobre o Centro Universitário Facens

O Centro Universitário Facens é um hub de inovação e tecnologia – um Smart Campus – conceito premiado dentro e fora do país, que alinha o desenvolvimento de projetos aos eixos de cidades inteligentes e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. É o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo, está entre as top 10 universidades brasileiras, ocupa o 1º lugar no ranking internacional de sustentabilidade UI Green Metrics entre as universidades privadas brasileiras e é signatária do Pacto Global da ONU, em um espaço verde de 100 mil m², com mais de 60 laboratórios especializados e diversos Centros de Inovação. Nota máxima (5) no Ministério da Educação (MEC)  e 43 estrelas no Guia da Faculdade (Quero Educação/Estadão), somente reforçam o compromisso em se manter como uma das melhores instituições privadas de ensino superior no Brasil. Seus 48 anos de história sempre priorizaram a integração do mercado com a academia, foco no desenvolvimento empreendedor e cidadão de seus estudantes e colaboradores, a busca constante por inovação social e tecnológica e o fomento por um ecossistema de educação completo. Oferece atualmente cursos de graduação, pós-graduação e extensão, abrangendo áreas da Saúde, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia, entre outros. Possui um Instituto de Pesquisas, IP Facens, que atua há mais de 20 anos com os serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação para conectar empresas, organizações sociais e órgãos públicos ao futuro.

DA REDAÇÃO

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Cuiabá

Estudante de Cuiabá conquista nota máxima em matemática no ENEM 2024

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Com nota 961,9, Pedro Zanoli pretende cursar Medicina na UFMT

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos principais meios de ingresso ao ensino superior no Brasil e, anualmente, milhões de estudantes participam da prova buscando garantir um lugar nas universidades mais disputadas do país. Entre as provas aplicadas, a de Matemática é uma das mais complexas, exigindo não apenas um entendimento da matéria, mas também habilidade em resolver questões sob pressão de tempo. Nesse contexto, obter uma alta pontuação pode representar uma vantagem decisiva para os candidatos nos processos seletivos.

A divulgação das notas do ENEM 2024, que ocorreu na última segunda-feira (13) e revelou com êxito o resultado Pedro Zanoli de Souza (18), estudante de Cuiabá. O jovem conquistou a pontuação máxima de 961,9 em Matemática, após acertar todas as 45 questões da prova.

Concluinte do ensino médio no ano de 2023, Pedro afirma que desde os primeiros anos escolares teve maior facilidade na área de exatas. Sendo a matemática uma das suas disciplinas favoritas pela a “simplicidade e objetividade dos conteúdos”.

Se dedicando ao processo de preparação para a prova nos últimos dois anos, ele reforçou que uma das questões que contribuíram para manter o controle das emoções foi a recorrente simulação assídua do momento de prestação do exame. “Tentar sempre simular, o mais real possível, o ambiente do Enem, fazer simulados em casa, ou na própria escola. Fazendo simulações realistas do momento da prova oficial, seja pelo tempo, pelo nível de seriedade que colocaria na resolução das perguntas, foi o que me ajudou muito”, explicou Pedro, aluno do Colégio Master – Centro.

 

Após receber o resultado positivo, o jovem que pretende se candidatar ao urso de Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), revelou a euforia e alívio ao tomar conhecimento de sua média geral. Ele ainda destaca a relevância da escola durante toda a jornada até conquista da nota máxima. “Foi no Master que entendi o valor da dedicação e da resiliência para quem quer alcançar um sonho. Eu compreendi que se você busca algo, vai ter que se esforçar e que todo o esforço será recompensado.”

Pelo segundo ano consecutivo, um aluno da Unidade Master Centro conquista a nota máxima em matemática no ENEM. Na edição anterior, foram contabilizadas mais de 200 aprovações em cursos superiores por alunos da unidade.

 

Segundo do diretor da unidade Master Centro, Carlos Benjoino (Bidu) a instituição de ensino oferece suporte aos alunos no deslocamento para a realização da prova em outros estados, como Mato Grosso do Sul. “Provas que são fora daqui de Cuiabá nós optamos por levar os alunos, então sempre tem alguém do colégio que acompanha o aluno, fazendo uma espécie de excursão com toda uma estrutura e uma equipe”, revela.

DA REDAÇÃO

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