RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Rondonópolis

Dra. Ana Beatriz Barbosa é homenageada na UFR com hinos dedicados ao seu trabalho

Publicados

em

A Poeta Rondonopolitana Suziene Cavalcante apresentou na manhã desta terça-feira (30) no auditório da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) dois Hinos dedicados à Psiquiatria e à Neurociência, uma homenagem à renomada escritora e psiquiatra Dra. Ana Beatriz Barbosa da Silva.

A Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva é uma psiquiatra, palestrante e escritora brasileira, nascida no Rio de Janeiro, é conhecida por seus livros best-sellers, como “Mentes Perigosas”, “Mentes Ansiosas” e “Mentes Inquietas”, que abordam temas relacionados à saúde mental e ao comportamento humano, além de sua obra escrita, a Dra. Ana Beatriz também é palestrante e tem ministrado inúmeras palestras pelo Brasil sobre felicidade e saúde mental.

A apresentação dos Hinos à Psiquiatria e à Neurociência foi um momento histórico e emocionante, assim como presença da Dra. Ana Beatriz Barbosa da Silva com sua palestra sobre saúde mental, foi um grande ensejo para reflexão e conscientização, Pontua Suziene.

Dra. Ana Beatriz recebendo a moção de aplausos pelas mãos da poeta Suziene Cavalcante

Este evento na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) realmente representa um marco para a cidade e para a literatura brasileira, ao valorizar o papel da psiquiatria e da neurociência por meio dos hinos poéticos de Suziene Cavalcante. A apresentação dos “Hinos à Psiquiatria” e “à Neurociência” de Suziene é mais que uma expressão artística; é um convite ao diálogo entre saúde mental e poesia, destacando como as artes podem fomentar empatia e compreensão para temas complexos e delicados, como a saúde mental.

A presença neste evento de figuras ilustres, como a Dra. Ana Beatriz Barbosa da Silva, conhecida pelo seu trabalho em psiquiatria, assim como o Presidente do Conselho Federal de Medicina representado pelo Dr. Diogo Leite Sampaio e a Juíza de Direito Dra. Tatyana Lopes de Araújo Borges, sublinha a relevância e o impacto do evento. A palestra da Dra. Ana Beatriz trouxe uma perspectiva científica e atualizada, ao passo que os hinos de Suziene contribuíram com um viés humano e sensível, promovendo reflexão e conscientização de maneira única.

A participação de autoridades como:

Dr. Diogo Leite Sampaio representando o Conselho Federal de Medicina

Dr. Gilberto Gomes da Silva TJ-RS

Dra. Tatyana Lopes de Araújo Borges – Juíza de Direito

Renato Nataniel Wasques – Vice Reitor da UFR,

dar destaque ao evento e reforça a importância da saúde mental.

 

Um evento de tamanha relevância não seria possível sem o apoio da nossa Reitora Analy Polizel pelo empenho e dedicação em apoiar o evento, destaca Suziene Cavalcante.

A dedicação da Reitora Analy Polizel e o envolvimento de autoridades locais e acadêmicas reforçam o papel da UFR como promotora de discussões essenciais para a sociedade, integrando saberes e aproximando a população da importância da saúde mental. Essa união de ciência, poesia e educação em um evento tão significativo é uma conquista coletiva que ficará marcada na história de Rondonópolis e serve de inspiração para que mais cidades promovam eventos que entrelacem cultura, ciência e sociedade.

Suziene Cavalcante posa com Dra. Tatyana Lopes e Gilceny Machado (Gil)

Esse evento é um marco na cidade, promovendo:

– Conscientização sobre saúde mental

– Valorização da Psiquiatria e Neurociência

– Integração entre academia e sociedade

 

DA REDAÇÃO

Propaganda

Economia

TMI aposta em diferenciais para se destacar no mercado e satisfazer clientes

Publicados

em

Ao longo de mais de 12 anos, a TMI Investimentos Imobiliários tem evoluído e sobressaído no mercado de Rondonópolis e região ao ofertar inúmeros diferenciais competitivos. A empresa vem surpreendendo ao não fazer mais do mesmo, mas se alinhando às tendências dos grandes centros, investindo fortemente em qualidade e superando às demandas e necessidades dos clientes.
Um dos principais trunfos da empresa tem sido em evoluir na experiência do cliente, com inovações, comodidade e garantia de satisfação. Nesse contexto, ofertou o primeiro apartamento decorado e, depois, a maior central de apartamentos decorados da região, atualmente com quatro apartamentos decorados, tornando-se uma referência no mercado imobiliário.
A oferta do programa de personalização de apartamentos na planta é um distintivo altamente agregador nos empreendimentos de alto padrão da TMI. Com isso, tem facilitado a vida da sua clientela, tornando possível conceber o imóvel de acordo com a sua preferência e necessidades do dia a dia, ainda na fase de construção do empreendimento.
Os clientes da TMI também se beneficiam com a flexibilidade nas negociações na hora da compra de um apartamento, uma vez que a empresa sempre se dispõe em ofertar excelentes condições de pagamento, com opções de parcelamento e pagamento ao longo da execução da obra, entre outras possibilidades.
Cada empreendimento da TMI tem se destacado ainda pela beleza arquitetônica e funcionalidade do design dos projetos. Uma prova disso é o Niraj Towers, que, além de contemplar os maiores prédios do Centro-Oeste, traz uma arquitetura moderna, bonita e, ao mesmo tempo, promovendo uma conexão com a natureza.
Da mesma forma, o Niraj Shopping, em anexo ao Niraj Towers, foi assinado pelo conceituado arquiteto Jayme Lago Mestieri, trazendo o conceito inovador de life center, que contempla propostas como conveniência, conforto e qualidade de vida, privilegiando o verde e o bem-estar.
Mais um marca da empresa é a preocupação social junto à população, com melhorias para o ambiente urbano e ações que beneficiam a comunidade. Nisso, a TMI se destaca pela revitalização de canteiros centrais, pavimentação e drenagem de vias e dotação de iluminação pública no entorno dos seus empreendimentos. Um grande projeto será o Parque Linear Aureo Candido Costa, na Avenida dos Estudantes.
Outro destaque social é o Natal Mágico, proporcionando de forma totalmente gratuita à população a maior estrutura e programação natalina de Rondonópolis. Além de trazer o resgate religioso da celebração, o evento gera um ponto de encontro e lazer para famílias em cada fim de ano, com uma rica programação, uma decoração primorosa e atrativos até então não ofertados na cidade.
Agora um dos principais diferenciais garantidos pela TMI tem sido a qualidade dos imóveis entregues, a partir do investimento em certificações como ISO 9001, SIAc PBQP-H. Esse enfoque, segundo a gerente de qualidade do Grupo TMI, Maria Aparecida Brito, tem proporcionado a melhoria contínua dos processos e a satisfação dos clientes.
“A ISO 9001 é uma certificação internacional, o que significa dizer que os padrões seguidos pela empresa são os mesmos de qualquer construtora do mundo inteiro que possuem esse selo. O SIAc PBQP-H é um programa brasileiro que visa equalizar a qualidade na construção civil, fazendo com que as empresas atendam as normas vigentes, principalmente o atendimento a Norma de Desempenho”, explica Maria.
Mostrando que as certificações perpassam todos processos da empresa, desde os estudos de projetos até a entrega e a pós-entrega, Maria enfatiza que as áreas comuns e de lazer são um exemplo da evolução em qualidade vivenciada dentro da TMI, com melhorias a cada empreendimento que visam atender as expectativas do público-alvo.
Nisso, por exemplo, os empreendimentos do grupo passaram a contar com pet park, considerando que hoje a maioria das famílias possui animais de estimação, sala de jogos adulto e infantil, espaços gourmets. Independente do tamanho, a TMI busca oferecer empreendimentos com ampla área de lazer/serviços. “São espaços que buscamos inserir nos nossos empreendimentos que vão muito além das quatro paredes. São momentos de lazer, convívio familiar e que ofertam aquilo que as pessoas precisam”, diz Maria.
Os projetos dos empreendimentos atuais da empresa são prova dessa evolução. O Niraj terá uma área comum de mais de 8 mil m², com uma infinidade de serviços e opções de lazer. O Villa Jardim, em outra ponta, com apartamentos menores, também dispõe de uma área comum muito ampla e que atende as necessidades das famílias, especialmente em lazer.
DA REDAÇÃO

Continue lendo

Rondonópolis

Contribuição social: Aureo Costa inicia procedimentos para doar área para Academia Rondonopolitana de Letras

Publicados

em

Em mais uma contribuição social para a cidade de Rondonópolis, o empresário Aureo Candido Costa decidiu que fará a doação de uma área para a Academia Rondonopolitana de Letras (ARL), iniciando os procedimentos para formalizar o ato. Ao longo de mais de 60 anos, o benemérito soma dezenas de terrenos e áreas doadas para as mais diversas instituições, órgãos públicos, entidades e organizações.
A área a ser doada desta vez servirá para a ARL construir sua sede própria e está sendo demarcada em um local privilegiado do município, junto ao Condomínio Unique Higienópolis, cujo empreendimento Aureo Costa é sócio, perto do Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias. Nesse sentido, o benemérito faz questão de agradecer o apoio do sócio da Corpal, Fernando Fuziy, ao mostrar seu desprendimento e visão social com a anuência dessa transação.
Aureo Costa conta que, desde a fundação da ARL, sempre teve uma boa relação com os seus membros, a exemplo do falecido historiador Ailon do Carmo. Nesse sentido, diante da demanda efetivada pela instituição literária, ele explica que decidiu pela doação de uma área considerando o bem a ser proporcionado para a sociedade, bem como a valorização que a nova sede trará ao seu condomínio.
A área para a tão sonhada sede da instituição começou a ser viabilizada assim que o professor e escritor Jerry Mill tomou posse na presidência da ARL, no ano de 2023. Considerando a realidade local, ele explica que logo chegou à conclusão de que o empresário Aureo Candido Costa, pela sua história pessoal e o seu histórico como grande incentivador do progresso econômico e cultural na cidade, era a pessoa a ser consultada.
As tratativas são para que, a princípio, a área a ser doada tenha 1.365 m², com a junção de dois lotes. Contudo, o presidente atual externa que os esforços são para que outros dois lotes (equivalentes a 1.428 m2) sejam adicionados, totalizando 2.793 m², visando a construção de um prédio térreo maior. Inclusive, membros da ARL e o empresário estiveram neste começo de 2025 fazendo uma conferência in loco na área demarcada.
Conforme Jerry Mill, para além do fato de não ter de pagar aluguel e correr o risco de ser despejada, é importante para a ARL ter e manter a sua sede própria, o que vai lhe conferir maior autonomia institucional e menor dependência de terceiros. Para a cidade, ele garante que muito além de um prédio bonito e parte do roteiro turístico local, ela deve se tornar a casa oficial da cultura letrada do município. “Uma evidência da capacidade dos seus membros de bem representar o talento literário da população desta região do estado e do país”, arrematou.
Quanto aos recursos para concretizar a construção, o presidente da ARL informa ainda que a intenção da diretoria da instituição é contar com o apoio do poder público, da iniciativa privada e também da população – cada um ajudando da melhor forma possível. Isso deve incluir, segundo ele, a destinação de verbas municipais, estaduais e federais, bem como a doação de material de construção e de mão de obra ou de recursos financeiros por parte de pessoas físicas e jurídicas para o antes, durante e depois da construção da sede. Além disso, alguns eventos e ações serão capitaneados pela Academia no sentido de oferecer opções de lazer e aprendizado para os interessados ao mesmo tempo em que isso se converte em recursos para a construção ou manutenção do prédio próprio.

Membros da Academia Rondonopolitana de Letras junto ao empresário Aureo Candido Costa

 

Jerry Mill enfatiza o relevante papel exercido por Aureo Costa na sociedade local. “É uma pena que praticamente nenhum outro empresário tenha a mesma visão progressista e ação visionária que ele [Aureo Costa] tem. Uma postura pessoal e empresarial que ele tem cultivado há muitas décadas. Algo que tem contribuído imensamente com o desenvolvimento da cidade em diversos aspectos há mais de meio século. Para ele, percebe-se claramente, apoiar as manifestações artísticas e culturais da nossa gente é um dos seus melhores investimentos”, avaliou.
ARL – Fundada no dia 19 de novembro de 2013, a Academia Rondonopolitana de Letras é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e com finalidade exclusivamente literária e cultural, contando atualmente com 15 membros efetivos. Dentre os seus objetivos principais estão o estímulo do conhecimento e da divulgação da vida e da obra dos seus patronos e dos seus membros, inclusive os já falecidos. Cabe a ela também promover eventos, atividades e ações que almejam contribuir com a evolução intelectual individual e coletiva da comunidade local. Seu presidente atual foi precedido pelos acadêmicos Paulo Isaac, Cidinha Carvalho, Ailon do Carmo (falecido em 2022) e Pedro Pereira Campos.
DA REDAÇÃO

Continue lendo

INFRAESTRUTURA

Deputado Sebastião Rezende anuncia recuperação do Anel Viário e Rodovia do Peixe

Publicados

em

Após o apontamento da situação crítica em que se encontram trechos da Rodovia do Peixe e do Anel Viário, em Rondonópolis, o deputado estadual Sebastião Rezende conseguiu junto à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) respostas com a tomada de ações emergenciais para solução dos problemas. Prova disso é que, no Anel Viário, a operação tapa-buracos já começou.
Rezende tinha feito a cobrança inicial junto à Sinfra-MT quanto aos problemas na Rodovia do Peixe e no Anel Viário, na quarta-feira (8/1). Depois, ele esteve pessoalmente verificando a situação dessas vias em Rondonópolis, neste sábado (11/1). Inclusive, pôde constatar a crítica realidade da erosão que avança no trecho inicial da Rodovia do Peixe, o que já deixou a via com o trânsito em meia pista.
Nesta segunda-feira (13/1), o parlamentar esteve na Sinfra-MT, em Cuiabá, quando foi informado que as solicitações efetivadas já vêm sendo atendidas com a operação tapa-buracos em andamento no Anel Viário Conrado Sales. Quanto à Rodovia do Peixe, a Sinfra-MT também assegurou que já foi determinada a recuperação emergencial do trecho com erosão visando garantir a trafegabilidade e, num segundo momento, será efetivado o serviço necessário de drenagem.

As respostas da Sinfra-MT, segundo o deputado, demonstram que o trabalho de estar atento às demandas da população, promovendo as devidas cobranças junto às autoridades, vem dando resultados. Nesse sentido, a equipe do Governo do Estado também ficou de dar reposta quanto à crítica situação do pavimento na MT-470, que liga o município de São José do Povo até a rodovia MT-270, outra demanda levada pelo parlamentar desde a semana passada.

DA REDAÇÃO

Continue lendo

Mais Lidas da Semana