Em referência ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado na data de 9 de dezembro, o Governo de Mato Grosso inaugura no dia 07 de dezembro (sexta-feira), às 16h, o novo prédio da Controladoria Geral do Estado (CGE), com destaque para a abertura do Auditório Gilson de Barros.
A nova sede da CGE tem 3.200 metros quadrados de área construída, com dois pavimentos, elevador, seis salas de reunião, sete salas de oitiva, sala de treinamento, auditório para 160 pessoas, espaço para o cidadão se manifestar na Ouvidoria de forma reservada, cartório para a Corregedoria Geral, sala de apoio para advogados (para o estudo dos processos) e arquivo deslizante para a guarda de documentos.
Também há salas adequadas para acomodar de forma confortável todas as equipes da CGE e cinco Unidades Setoriais de Correição, a exemplo da Setorial da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que já está instalada na sede. Bem diferente do antigo prédio apertado, sem espaço para a realização de capacitações pelos auditores e com ambientes improvisados e quase insalubres.
“O primeiro andar do prédio foi inaugurado em março de 2017. Agora, será inaugurada a obra completa, a tão sonhada sede com estrutura adequada para que a CGE desenvolva as atividades de auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção, ouvidoria, incremento da transparência e proteção do patrimônio público”, destaca o secretário-controlador geral do Estado, José Celso Dorilêo Leite.
Gilson de Barros
Um dos destaques do novo prédio é o Auditório denominado de Gilson de Barros, em homenagem ao saudoso secretário-chefe da então Auditoria Geral do Estado (AGE) no período de 1991 a 1994.
O auditório tem 160 lugares e estrutura de multimídia (som, telões e microfones) para atender não somente à CGE, mas aos demais órgãos públicos estaduais, na realização de capacitações e encontros técnicos.
Cooperação
O cronograma da inauguração inclui a assinatura de termo de cooperação entre a CGE, a Associação dos Auditores da Controladoria Geral do Estado (Assae) e o Instituto dos Advogados Mato-Grossenses (Iamat) para a realização de atividades sociais e de aperfeiçoamento técnico-jurídico dos profissionais da Controladoria.
A primeira atividade resultante da parceria será uma palestra sobre “Compliance como Instrumento para Efetivação de Políticas Públicas”, a ser proferida por Sávio Rui Brabo de Araújo, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, especialista em Compliance e presidente da Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (Profis).
Confira a programação da inauguração:
16h: INAUGURAÇÃO
Governador do Estado
Secretário-Controlador Geral
- Gonçalo Antunes de Barros Neto
Juiz de Direito e filho de ex-Auditor Geral do Estado, Gilson de Barros
|
16h20: APRESENTAÇÃO MUSICAL
|
16h25: ASSINATURA DE TERMO DE COOPERAÇÃO – CGE/ASSAE E IAMAT
Presidente do Instituto dos Advogados Mato-Grossenses (IAMAT)
- André Luiz Costa Ferreira
Presidente da Associação dos Auditores da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (ASSAE)
|
16h35: PALESTRA “COMPLIANCE COMO INSTRUMENTO PARA EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS”
- Sávio Rui Brabo de Araújo
Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, Especialista em Compliance e Presidente da Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (PROFIS)
|
17h20: ENCERRAMENTO
|