RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Nacional

Frente a uma semana intensa, Bolsonaro pede pelo fim do “ódio sem necessidade”

Publicados

em


Jair Bolsonaro está entre os 54 finalistas que concorrem a personalidade do ano de 2018 pela revista Time
Divulgação/ Flickr Governo de Transição

Jair Bolsonaro está entre os 54 finalistas que concorrem a personalidade do ano de 2018 pela revista Time

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, passará dois dias e meio em Brasília esta semana. Às vésperas da viagem, ele enviou uma mensagem aos adversários para destacar que o momento é de paz. Ele apelou para que “relaxem” e abandonem o “ódio sem necessidade”.

“Estou vendo muitos derrotados politicamente pregando ódio sem necessidade, relaxem, cultivem o que dizem pregar que a alma fica em paz. Um conselho de quem quer ver todos bem”, afirmou Bolsonaro, na sua conta no Twitter, por volta das 23h de ontem (2).

A expectativa esta semana para a definição dos nomes dos titulares para os ministérios do Meio Ambiente e o de Cidadania (direitos humanos, mulheres e minorias). Bolsonaro chega à capital amanhã (4) para reuniões com as bancadas do MDB, PRB, PR e PSDB.

A primeira reunião nesta terça-feira será com a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), confirmada para o Ministério da Agricultura. Bolsonaro já disse que o titular do Meio Ambiente terá de ter uma boa relação com a Agricultura. Inicialmente, pensou em unificar as duas pastas, mas depois, resolveu manter a separação.

Amanhã, acompanhado do ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, que assumirá a Casa Civil, Bolsonaro se reunirá com as bancadas do MDB e PRB. As duas bancadas estão entre as maiores na próxima legislatura, com mais de 30 parlamentares cada.

Na quarta-feira (5), Bolsonaro e Onyx se reunirão com as bancadas do PR e PSDB. Também há encontros com embaixadores e audiência no Quartel General do Exército.

Ontem (2), o presidente eleito indicou que pretende decidir o nome que ocupará o Ministério do Meio Ambiente ainda esta semana. “A gente espera que se resolva a questão do Ministério do Meio Ambiente. E, daí, fechou a questão”, disse. Segundo Bolsonaro, estava avaliando “meia dúzia” de nomes.

Para o novo ministério a ser criado (Cidadania) que deverá reunir direitos humanos, mulheres e família, o nome cotado é o da advogada Damares Alves, assessora do senador Magno Malta (PR-ES). Porém, no fim de semana, Bolsonaro disse que ainda estava analisando nomes.

Jair Bolsonaro sinalizou que pretende reduzir de 29 para 22 ministérios.

* Com informações da Agência Brasil.

Propaganda

Cuiabá

Estudante de Cuiabá conquista nota máxima em matemática no ENEM 2024

Publicados

em

Com nota 961,9, Pedro Zanoli pretende cursar Medicina na UFMT

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos principais meios de ingresso ao ensino superior no Brasil e, anualmente, milhões de estudantes participam da prova buscando garantir um lugar nas universidades mais disputadas do país. Entre as provas aplicadas, a de Matemática é uma das mais complexas, exigindo não apenas um entendimento da matéria, mas também habilidade em resolver questões sob pressão de tempo. Nesse contexto, obter uma alta pontuação pode representar uma vantagem decisiva para os candidatos nos processos seletivos.

A divulgação das notas do ENEM 2024, que ocorreu na última segunda-feira (13) e revelou com êxito o resultado Pedro Zanoli de Souza (18), estudante de Cuiabá. O jovem conquistou a pontuação máxima de 961,9 em Matemática, após acertar todas as 45 questões da prova.

Concluinte do ensino médio no ano de 2023, Pedro afirma que desde os primeiros anos escolares teve maior facilidade na área de exatas. Sendo a matemática uma das suas disciplinas favoritas pela a “simplicidade e objetividade dos conteúdos”.

Se dedicando ao processo de preparação para a prova nos últimos dois anos, ele reforçou que uma das questões que contribuíram para manter o controle das emoções foi a recorrente simulação assídua do momento de prestação do exame. “Tentar sempre simular, o mais real possível, o ambiente do Enem, fazer simulados em casa, ou na própria escola. Fazendo simulações realistas do momento da prova oficial, seja pelo tempo, pelo nível de seriedade que colocaria na resolução das perguntas, foi o que me ajudou muito”, explicou Pedro, aluno do Colégio Master – Centro.

 

Após receber o resultado positivo, o jovem que pretende se candidatar ao urso de Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), revelou a euforia e alívio ao tomar conhecimento de sua média geral. Ele ainda destaca a relevância da escola durante toda a jornada até conquista da nota máxima. “Foi no Master que entendi o valor da dedicação e da resiliência para quem quer alcançar um sonho. Eu compreendi que se você busca algo, vai ter que se esforçar e que todo o esforço será recompensado.”

Pelo segundo ano consecutivo, um aluno da Unidade Master Centro conquista a nota máxima em matemática no ENEM. Na edição anterior, foram contabilizadas mais de 200 aprovações em cursos superiores por alunos da unidade.

 

Segundo do diretor da unidade Master Centro, Carlos Benjoino (Bidu) a instituição de ensino oferece suporte aos alunos no deslocamento para a realização da prova em outros estados, como Mato Grosso do Sul. “Provas que são fora daqui de Cuiabá nós optamos por levar os alunos, então sempre tem alguém do colégio que acompanha o aluno, fazendo uma espécie de excursão com toda uma estrutura e uma equipe”, revela.

DA REDAÇÃO

Continue lendo

Nacional

Defesa Civil atua em alerta 24h e governo garante apoio a estados afetados por chuvas

Publicados

em

Municípios com registro de consequências de enchentes, alagamentos, deslizamentos e prejuízos de infraestrutura estão sendo acompanhados e apoiados pelo Governo Federal.

Diante do risco de enchentes, alagamentos e prejuízos em infraestrutura em função das chuvas em vários estados, o Governo Federal adotou ações imediatas de apoio às populações atingidas e garantia de ajuda humanitária. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) exigiu, desde o início de janeiro, atenção total da Defesa Civil Nacional, que está em sistema de prontidão laranja, com técnicos de plantão 24 horas para acompanhar cenários mais preocupantes.
“O Governo Federal monitora e promove uma aproximação entre todos os ministros e estados e municípios atingidos por chuvas e enchentes, provocando mortes e danos no patrimônio. Estamos mobilizados para, além de reconhecer sumariamente situação de emergência ou de calamidade quando for necessário, apoiar nos planos de ajuda humanitária”, afirmou Waldez Góes, ministro do MIDR.
O Governo Federal monitora e promove uma aproximação entre todos os ministros e estados e municípios atingidos por chuvas e enchentes, provocando mortes e danos no patrimônio. Estamos mobilizados para, além de reconhecer sumariamente situação de emergência ou de calamidade quando for necessário, apoiar nos planos de ajuda humanitária”

Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional
SOLICITAÇÃO DE RECURSOS — O reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública é essencial para os municípios solicitarem ao Governo Federal recursos para ações de defesa civil. A solicitação é feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe da Defesa Civil Nacional avalia metas e valores solicitados. Com a aprovação, é liberado o recurso.
PLANOS DE TRABALHO — Em missão nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, equipes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) auxiliam os municípios afetados no levantamento de danos e na elaboração dos planos, o que permite a liberação de recursos do Governo Federal de forma mais ágil.
RECONHECIMENTO — Nesta quinta-feira, 16 de janeiro, por exemplo, técnicos do Gade percorreram as ruas de Ipatinga (MG) e promoveram reunião de apoio técnico sobre as chuvas no norte de Minas Gerais. Na quarta, foi realizada outra reunião com cerca de cem municípios mineiros para orientar sobre o processo de reconhecimento federal. Na Bahia e Espírito Santo, equipes percorrem as cidades mais afetadas.
INTEGRAÇÃO — O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, defendeu, nesta quinta-feira, o trabalho integrado entre ministérios para fazer o enfrentamento às situações de emergências. Oito estados estão no radar mais imediato das ações do Governo Federal e estão sendo monitorados: Maranhão, Piauí, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Espírito Santo, Santa Catarina e Sergipe.
HABITAÇÃO — Os ministros Dias e Waldez também se reuniram com o titular das Cidades, Jader Filho; com a ministra da Saúde, Nísia Trindade; e com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MIDR, Wolnei Wolff, para analisar medidas imediatas para socorrer famílias desabrigadas. “A ajuda humanitária tem que ser oferecida agora e precisamos unir esforços para atender as famílias”, destacou Wellington Dias. “Precisamos ter atenção para que as pessoas não corram riscos quando voltarem às suas casas. Afinal, depois da enchente, muitas ainda correm o risco de desmoronar”.
ÁREAS RURAIS — Wellington Dias também reforçou a necessidade de um olhar atento para famílias nas zonas rurais. “Precisamos saber também como essas chuvas estão atingindo os que vivem nessas regiões e ver quais medidas precisam ser tomadas neste momento, como estão as casas e as lavouras”, salientou.
RECONSTRUÇÃO — Para o ministro das Cidades, Jader Filho, o bem estar social das famílias também pode ser recuperado a partir de programas federais. “Vamos trabalhar juntos, seja na reconstrução das casas, para tirar pessoas de áreas de risco, e também na parte da drenagem e contenção das encostas”, afirma. “O presidente Lula recriou o Minha Casa, Minha Vida e o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), para que a gente possa melhorar e dar segurança ao povo de todo o Brasil”, destacou.
PREVISÃO — Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que, para os próximos dias, a previsão é de chuvas persistentes em quase todo o país. Os acumulados podem ultrapassar 80 milímetros em estados do Centro-Oeste, norte de Minas, Tocantins, sul do Pará e regiões do centro-oeste do Nordeste, além de áreas do estado de Santa Catarina.
CAPACITAÇÕES — A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

DA REDAÇÃO

Continue lendo

EDUCAÇÃO

ENSINO SUPERIOR – Inscrições para concorrer a mais de 260 mil vagas pelo Sisu estão abertas

Publicados

em

Adesões podem ser feitas até o dia 21 pelo Portal Único do Acesso ao Ensino Superior. O resultado está previsto para 26 de janeiro

Os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 já podem, a partir desta sexta-feira, 17 de janeiro, usar as notas para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e concorrer a vagas ofertadas em instituições públicas de ensino superior, em especial universidades e institutos federais. As inscrições podem ser feitas até 21 de janeiro pelo Portal Único do Acesso ao Ensino Superior, seguindo o cronograma oficial e os critérios para seleção, que foram publicados no Edital n° 35/2024.

O resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro. O período de matrículas acontece de 27 a 31 de janeiro. O prazo para participar da lista de espera vai de 26 a 31 de janeiro.

260 MIL VAGAS – Neste ano, serão 261.779 vagas em instituições públicas de ensino superior de todo país. Entre essas, mais de 68 mil são para estudantes que querem ingressar em licenciaturas, público-alvo, por exemplo, do Pé-de-Meia Licenciaturas. A iniciativa é parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado pelo Governo Federal, que vai ofertar mais de 12 mil bolsas a candidatos com nota igual ou superior a 650 pontos no Enem que se matricularem em um curso presencial de licenciatura.

 

 

INSCRIÇÃO – Para se inscrever, o candidato deve ter ensino médio completo, ter participado da edição de 2024 do Enem e não ter zerado a redação.

 

Passo a passo para a inscrição:
1° passo: acesse a página do Sisu, clique em “fazer inscrição” e entre com seu perfil do gov.br ou realize o cadastro.

2° passo: confirme os dados de contato e preencha o perfil socioeconômico para Lei de Cotas.

3° passo: escolha até duas opções de cursos. Nesta etapa, é possível pesquisar vagas pelo nome do município, da instituição ou do curso, além de ter acesso a detalhes e modalidades disponíveis.

4° passo: confira e confirme os dados do curso e da modalidade escolhidos.

5° passo: após confirmar a inscrição, o candidato será encaminhado para a tela “minha inscrição”, onde estarão disponíveis informações sobre a opção escolhida, como a classificação parcial.

Para detalhes, acesse o tutorial do Ministério da Educação sobre como consultar as vagas do Sisu.

ETAPAS – A edição de 2025 terá somente uma etapa de inscrição de candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Com isso, os inscritos podem disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro, participando da seleção uma única vez. A chamada regular está prevista para 26 de janeiro.
LISTA DE ESPERA – A lista de espera pode ser usada pelas instituições de educação superior participantes, durante todo o ano,  para preencher vagas eventualmente não ocupadas. O candidato que não for selecionado na chamada regular pode manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro, também pelo Portal Acesso Único. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular, como por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.
COTAS – Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados, primeiramente, na modalidade de ampla concorrência, conforme o desempenho no Enem 2024. Em seguida, é prevista a reserva de vagas, segundo os critérios atualizados da Lei de Cotas. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos demandantes de política afirmativa para acesso ao ensino superior. A oferta de vagas reservadas observa a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2025 adotarão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
OFERTAS – Os estados com mais vagas ofertadas são Minas Gerais (34.049), Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889) e Paraíba (21.268). As Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF) são as que oferecem mais vagas: 9.050 e 8.683, respectivamente. Entre os institutos federais, o do Ceará (IFCE) é o que têm mais vagas (6.022), seguido do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com 5.675, e do Instituto Federal da Paraíba, com 2.850. O Sisu 2025 traz ainda 14.521 vagas de grau tecnológico, em cursos variados, como energias renováveis; gestão de dados, tecnologia da informação; ciência dos dados; análise e desenvolvimento de sistemas; redes de computadores; telemática; sistemas para internet; sistemas de telecomunicações, entre outros.
SISU – O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo vigente. A maioria das instituições participantes são da rede ofertadas por instituições públicas de ensino superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo vigente. A maioria das instituições participantes são da rede federal de ensino superior, com destaque para universidades e institutos federais.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

DA REDAÇÃO

Continue lendo

Mais Lidas da Semana