RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Mato Grosso

Fungetur é apresentado para Câmara Setorial do Turismo

Publicados

em

O presidente da Desenvolve MT, José Adolpho Vieira, e a diretora de Desenvolvimento e Crédito, Anne Cristine Siqueira, apresentaram para representantes do trade turístico de Mato Grosso o Fundo Geral do Turismo (Fungetur). A linha de crédito é exclusiva para investimento em infraestrutura e equipamentos turísticos. O encontro foi realizado na Fecomércio-MT.

O Ministério do Turismo já disponibilizou R$ 15 milhões para investimento em infraestrutura e equipamentos. O capital disponibilizado pelo Fungetur possui as menores taxas do mercado. “O empresário do turismo terá um grande leque de opções para investir em seus negócios, com a menor taxa de juros disponível”, explicou José Adolpho.

Questionada quanto ao prazo para conclusão do processo e liberação do recurso, a diretora Anne Cristine Siqueira, explicou que depende da qualidade do projeto apresentado. “O recurso pode ser liberado em 30 dias, desde que o projeto esteja de acordo com as exigências, bem como os documentos apresentados para análise de garantia e obras”, explicou a diretora.   

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso (Abrasel-MT), Fernando Medeiros, citou os entraves que dificultam a liberação de crédito para micro e pequenos empresários e ressaltou a importância do papel da Desenvolve MT e da Câmara Setorial do Turismo, que podem auxiliar e contribuir para o desenvolvimento do turismo no estado.

Vale ressaltar que em todo país, apenas oito instituições de crédito estão habilitadas e receber o recurso do Fungetur. Os financiamentos realizados nessa modalidade têm prazo de amortização de até 20 anos com até cinco anos de carência. Os juros são a partir de 5% ao ano somados mais o INPC.

A exigência do Ministério do Turismo é que o empreendimento esteja no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas, que atuam no setor do turismo. O cadastro, que pode ser feito no site do Ministério do Turismo, permite que o Ministério e os Estados tenham acesso a diferentes dados sobre os Prestadores de Serviços Turísticos.

Propaganda

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros controla incêndio em almoxarifado de empresa em Juscimeira

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu um incêndio em uma edificação de uma fazenda localizada na MT-373, zona rural de Juscimeira (a 157km de Cuiabá). A ocorrência foi atendida por volta das 22h30 de segunda-feira (17.3).

Ao chegar ao local, a equipe de bombeiros da 9ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (9ª CIBM) constatou que o incêndio atingia uma barraca de estrutura metálica coberta por lona, que funcionava como almoxarifado. De imediato, a equipe iniciou o combate direto às chamas, conseguindo extinguir o fogo com sucesso.

Segundo o solicitante, o almoxarifado armazenava diversos materiais e equipamentos, como computadores, eletroeletrônicos, dois aparelhos de ar-condicionado, uma geladeira, bebedouro de 20 litros, luminárias, armários, ferramentas gerais e fiação elétrica.

Para controlar o incêndio, foram utilizados cerca de 3.5 mil litros de água da viatura, além do apoio de um caminhão-pipa da empresa, que forneceu mais 4 mil litros. Após a extinção das chamas, a equipe realizou o rescaldo para evitar a reignição do fogo. Ninguém ficou ferido.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Secel disponibiliza kits de livros para doação às bibliotecas públicas de Mato Grosso

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBP-MT), disponibiliza kits de livros para doação às bibliotecas públicas do Estado. Cada conjunto contém 75 exemplares de obras de autores mato-grossenses.

Produções literárias diversas, como romances, poemas, contos, e literaturas infantil e infantojuvenil, compõem o kit de doação. Todos os livros foram contemplados no edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-Grossense, promovido pela Secel em 2022.

Entre as obras estão “A Boneca de Rubi” de Neide Silva, “Beco das Almas” de Wanderley Wasconcelo, “Versos de uma Preta” de Edilene Rodriguez, “Saranzal” de Luciene Carvalho, “Tempos Íntimos” de Larissa Campos, “Os Bichos Escrevem” de Lucinda Persona, e várias outras.

“São livros que serão incorporados ao acervo das bibliotecas municipais e comunitárias vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Essa iniciativa visa fortalecer as bibliotecas do Estado, promovendo maior acesso ao livro e incentivando a leitura”, explica o coordenador do SEBP-MT, Carlos de Assunção Santos.

Para ter direito aos livros, a biblioteca deve estar regularmente integrada ao SEBP-MT, estar aberta ao público e promover ações de incentivo à leitura. Atendendo a esses requisitos, as instituições devem formalizar a solicitação por meio de ofício direcionado ao e-mail, [email protected].

Após o recebimento do ofício, será realizado o agendamento da retirada do kit, com definição de local e horário para a entrega. O deferimento da solicitação e o agendamento serão confirmados também por e-mail.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Colisão grave entre carro de passeio e carreta deixa mortos e feridos na BR-158

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado para atender a uma grave colisão na terça-feira (18.3) por volta das 18h45, entre um veículo de passeio e uma carreta, na BR-158, saída para o município de Água Boa (525 km de Cuiabá).

Ao chegarem ao local do acidente, os bombeiros da 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (4ª CIBM) encontraram quatro vítimas do impacto frontal, que já haviam sido retiradas do veículo. As vítimas foram encaminhadas pelo CBMMT ao hospital para receberem cuidados médicos necessários.

Posteriormente, os bombeiros retornaram ao local do acidente e encontraram duas vítimas fatais, que estavam presas nas ferragens do veículo. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a perícia técnica foram acionadas para realizar os procedimentos legais. Após a liberação das autoridades, os corpos das vítimas foram retirados do local e entregues à Polícia Civil (PC).

O caso foi registrado pela equipe da Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar, que também prestou apoio no local.

O CBMMT não tem informações sobre o estado de saúde das vítimas encaminhadas ao hospital.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana