RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Mato Grosso

Gestão organizada viabiliza fortalecimento da cultura no Estado

Publicados

em

Organização e fortalecimento da cultura e da economia criativa no Estado é o legado deixado pela gestão da Secretaria de Estado de Cultura (Sec) em quatro anos. Um balanço de todas as ações e atividades da Pasta foi apresentado ao governador Pedro Taques pela equipe gestora da secretaria, nesta terça-feira (18.12).

De acordo com o secretário de Cultura, Gilberto Nasser, além de pensar na cultura apenas como uma forma de conhecimento, arte, crenças, costumes e hábitos, a gestão tratou também o viés econômico, garantindo que artistas e produtores possam tirar o sustento do trabalho.

“Tivemos o incentivo à economia criativa e a abertura de diversos espaços voltados a esse ramo. A secretaria qualifica, em parceria com o Senai, aqueles que buscam tirar o sustento de sua arte, seja ela qual for, e garante a atualização desse conhecimento, uma vez que o mercado deve ser formal e com suas regras respeitadas. Em Cuiabá, por exemplo, alguns espaços foram abertos através dessa política, reunindo gastronomia, vestuário e arte de um modo geral”, exemplificou Nasser.

O fortalecimento da cultura, segundo ele, ficou demonstrado na realização da 4ª Conferência Estadual de Cultura, que reuniu, em Cuiabá, representantes de 105 municípios, de forma democrática, entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. “Dessa conferência saiu a Carta da Cultura para os próximos quatro anos, com diretrizes para a cultura mato-grossense. Nesse evento, fomos para ouvi-los, não para falar, e por esse motivo, a conferência foi um sucesso”, afirmou o secretário.

A criação do CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo da Cultura) e a reabertura de museus também foi destacada pelo gestor durante a reunião com o chefe do Executivo estadual. Conforme Nasser, Galeria Lavapés, Museu Residência dos Governadores, Museu de Arte Sacra e Museu de História Natural foram reabertos à população.

“Outro importante ato é a minuta da lei de mecenato, que pode ser modificada pela população em forma de consulta pública. Uma vez pronta, pode ser enviada pelo governo ao Parlamento para se transformar na nova lei de incentivo à cultura, onde o Conselho de Cultura envia os projetos e haja dinheiro também da renúncia fiscal”, pontuou Nasser.

Para o secretário-adjunto Sistêmico, Geraldo Cesar Gonçalves, a estruturação da secretaria, proporcionando melhores condições de trabalho aos 105 servidores, assim como a padronização das ações e a construção de políticas públicas voltadas à cultura são o legado que a atual gestão deixará para o setor em Mato Grosso.

“Essa estruturação permitiu a descentralização da cultura para o interior do Estado. Servidores puderam visitar todos os municípios e garantir a participação de grande parte na conferência, por exemplo. Mas, o principal, foi que a cultura hoje não fica apenas na capital”, comentou Gonçalves.

A secretária-adjunta de Cultura, Cinthia Mattos, lembrou da organização do sistema estadual de bibliotecas, que passou a alcançar todos os municípios. Ele apontou que as bibliotecas passaram por atualizações, deixando de ser “depósitos de livros” e servindo como equipamentos culturais, com atividades e “contação” de histórias.

“Em muitos municípios, a atividade cultural é a biblioteca. As bibliotecas de Juína e Canarana foram premiadas internacionalmente pelo modelo implementado. Atualmente, o sistema também conta com um portal de internet e a Biblioteca Digital, com todo o acervo ao alcance de qualquer cidadão”, contou Mattos.

Os gestores pontuaram a respeito dos editais de cultura lançados nos anos de 2015 e 2016, para o desenvolvimento de projetos em diversas áreas. Foram contempladas as áreas de música, teatro, dança, circo, artes visuais e audiovisual, literatura, tradições e cultura popular, território, quadrinhos, grafite e economia criativa.

“Apesar as dificuldades financeiras enfrentadas pelo nosso governo, posso dizer que estamos deixando uma cultura melhor para o Estado de Mato Grosso do que a que recebemos”, concluiu o governador.

Propaganda

Mato Grosso

Sesp recebe alunos oficiais da PM convocados no Programa Tolerância Zero

Publicados

em

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri, recebeu, no final da tarde desta terça-feira (21.1), 29 alunos a oficiais da Polícia Militar que acabaram de ingressar na Academia de Formação de Oficiais da Polícia Militar, a Academia Costa Verde de Líderes.

A nova turma, formada por 23 homens e 6 mulheres, integra a lista dos 409 policiais (civis, penais e militares) e bombeiros nomeados pelo Governo do Estado como parte das ações do Programa Tolerância Zero às Facções Criminosas.

“Os senhores que estão ingressando nas forças policiais sabem que, todos nós, integrantes da sociedade, consumimos o trabalho da Segurança Pública desde que nascemos até quando morremos. O cidadão, que é para quem trabalhamos, não quer saber se quem está atuando em sua segurança ou atendendo a ocorrência é um oficial, coronel, soldado, delegado ou investigador, mas sim em ser bem atendido. Então, nossa atribuição é trabalhar buscando permanentemente mais qualidade nos serviços prestados, otimização dos gastos públicos e nos tornando mais eficientes a cada dia. Essa é a nossa meta e a do Governo do Estado”, disse Roveri aos alunos oficiais.

O secretário destacou também a importância do Programa Tolerância Zero e da integração das forças policiais na repressão à violência. “Quando vocês estiverem nas ruas vão ver que, quando partimos para o campo operacional, o trabalho de investigação, patrulhamento ostensivo ou mesmo a questão da perícia, tudo converge numa única ação e na busca do mesmo resultado, ou seja, o serviço de qualidade”, completou ele.

Cesar Roveri informou ainda que a integração que se vê nas ruas hoje, futuramente deve começar desde a formação policial, com a implantação do projeto de Academia Integrada da Segurança Pública, no Centro Oficial de Treinamento (COT) do Pari, em Várzea Grande. O COT, que deveria servir às atividades com atletas na Copa de 2024, deverá sediar todas as academias de formação e qualificação de integrantes das forças da Segurança Pública.

Além de receber informações do próprio secretário sobre as forças policiais, os alunos oficiais conheceram o sistema de videomonitoramento do Programa Vigia Mais MT e visitaram o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp).

Eles vieram à Sesp-MT acompanhados do comandante-geral adjunto da Polícia Militar, coronel André Wilian Dorileo; e do comandante da Academia Costa Verde, tenente-coronel Gabriel Rodrigues Leal.

Do encontro também participaram os secretários-adjuntos da Sesp-MT, coronel Hérverton Mourett, coronel Fernando Augustinho, tenente-coronel Thiago Vinicius e delegado Valter Furtado, além do chefe de Gabinete, tenente-coronel Alencar e entre outros diretores, superintendentes e coordenadores.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

“Vamos chegar entre os cinco melhores estados do país em Educação”, destaca governador

Publicados

em

O governador Mauro Mendes afirmou que o esforço conjunto entre Governo, profissionais da Educação e estudantes vai levar a Educação em Mato Grosso a estar “entre as cinco melhores do país”.

Mauro participou da abertura da Semana Pedagógica, na noite desta terça-feira (21.01), no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.

O evento reuniu milhares de profissionais da educação de todo o estado para uma semana de planejamento, oficinas e palestras voltadas ao retorno às aulas, em fevereiro.

“Tenho muito orgulho do trabalho que vocês, profissionais da Educação, estão fazendo. E é por isso que esse ano, 2025, não podemos aceitar menos. Temos capacidade, temos competência, temos trabalho e já mostramos que estamos no caminho correto. Nós vamos chegar entre os cinco melhores estados do país em Educação. Tenho absoluta convicção que isso é possível”, pontuou.

Para o governador, uma prova de que é possível alcançar a marca está no fato de Mato Grosso ter saltado de 22º para o 8º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – um dos maiores avanços entre os estados.

“Meus colegas professores, professoras, diretores, diretoras, coordenadoras, venho agradecer. Agradecer o empenho de cada um na condução das nossas unidades. Ainda há muito a fazer. Mas eu sei que vocês percebem que nós estamos colocando essa educação no rumo certo. Estamos criando oportunidades de crescimento e fazendo importantes investimentos. A Educação está sendo reconhecida e valorizada”, relatou.

De acordo com Mauro Mendes, além do melhorias na área pedagógica, com gratificação por resultado aos profissionais, o Governo também tem feito investimentos históricos na infraestrutura escolar, desde construção e reforma de escolas, a equipar as salas de aula com notebooks, chromebooks, TVs Smart, aulas de robótica e material didático de primeira linha, além de fornecer uniforme e kit escolar completo.

“O maior orgulho que eu vou levar é o que eu prometi aos meus filhos: eu disse a eles que eu ia trabalhar muito para que eu pudesse dar aos filhos da educação pública uma escola parecida, melhor ou igual, a que eu dei a eles pagando numa escola particular. Sei que nós temos muitos desafios, mas eu sei também que hoje nós temos algumas das nossas escolas públicas iguais ou melhores do que muitas ou a maioria das escolas particulares”, finalizou.

O vice-governador Otaviano Pivetta destacou que a Educação no estado entrou no caminho certo.

“Os investimentos que estamos fazendo tem mudado a realidade da população ao proporcionar uma oportunidade de ter uma vida melhor, por meio do estudo. E os nossos professores e profissionais da educação estão de parabéns, porque estão se dedicando muito”, frisou.

Também participaram do evento: a deputada federal Gisela Simona; o deputado estadual Xuxu Dal Molin e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Hospital Regional de Cáceres realiza palestras para atualização profissional na 1ª Semana de Farmácia Hospitalar

Publicados

em

O Hospital Regional de Cáceres, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), realiza a 1ª Semana da Farmácia Hospitalar, que promove palestras presenciais e virtuais para profissionais da saúde. O evento teve início na segunda-feira (20.1), mas também conta com programações até esta sexta-feira (24.1).

Os interessados podem participar do evento e fazer a inscrição de forma gratuita – clique aqui para se inscrever.

Com o tema “Aprimorar a Excelência e Inovação no Cuidado em Saúde”, a programação busca atualizar profissionais da farmácia hospitalar por meio de palestras, treinamentos de protocolos internos e discussões técnicas com profissionais da área.

A programação também é destinada para outros profissionais de áreas da saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e outros.

O primeiro dia do evento contou com a participação presencial de 56 pessoas, sendo que 93 pessoas participaram no formato online, através do Google Meet.

“O objetivo do evento é capacitar e atualizar os profissionais de farmácia hospitalar, promovendo boas práticas, inovações e estratégias de gestão que aprimorem e segurança do paciente e a qualidade no atendimento hospitalar. Além disso, temos uma programação completa e aberta ao público, com palestrantes profissionais da área. A semana é voltada para o fortalecimento das competências técnicas e estratégicas dos profissionais de farmácia”, destacou o diretor do Hospital Regional, Wellyngton Dolce.

Confira a programação para os próximos dias:

• 21.01
Tema: Farmácia Clínica e o Stewardship de Antimicrobianos
Palestrante: Dr. Ruberlei Godinho de Oliveira
Horário: a partir das 19h (horário local)

• 22.01
Tema: Experiências exitosas na redução de eventos adversos relacionados a medicamentos
Palestrante: Dra. Cristiane Henrique Hoscher
Horário: a partir das 19h (horário local)

• 23.01
Tema: Internação medicamentosa
Palestrante: Beatriz Rocha
Horário: a partir das 9h (horário local)

• 24.01
Tema: Conhecendo a Relação Estadual de Medicamentos Hospitalares de Mato Grosso (REMHS)
Palestrante: Dra. Lucí Emília Grzybowski de Oliveira
Horário: a partir das 14h (horário local)

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana