RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Policial

Investigação combate crimes ambientais na Baia de Chacororé no Pantanal mato-grossense

Publicados

em

Assessoria | PJC-MT

A investigação de crimes ambientais praticados em uma propriedade que faz parte da Baia de Chacororé, região do Pantanal mato-grossense, na localidade do município de Santo Antônio do Leverger (34 km ao Sul), teve o inquérito concluído na semana passada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Polícia Judiciária Civil.

O trabalho objetivou combater crimes ambientais cometidos por um grupo de pessoas que estariam se apropriando da área da Baia de Chacororé, que está inserida na Planície Alagável da Bacia do Alto Paraguai.

Oito pessoas envolvidas em crimes ambientais e posse/porte de arma de fogo foram responsabilizadas em dois inquéritos policiais e dois termos circunstanciados de ocorrência.

A apuração resultou na realização de quatro operações policiais da Dema, com a Gerência de Operações Especiais (GOE), fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema),  IBAMA e Politec. Ficou constatado indícios de que um grupo de posseiros estavam se apropriando da área de uma fazenda, loteando as terras e comercializando por R$ 300 reais. No local, a fiscalização encontrou barracos, lixos, cortes de árvores nativas em área de preservação ambiental e armas de fogo.

Cinco armas de fogo, modelos espingardas e cartucheiras, eram usadas no abate de animais silvestres.  A investigação demonstrou que os suspeitos estavam praticando crimes ambientais na área que vinha sofrendo esbulho possessório (grilagem). Documentos encontrados, como fichas cadastrais,apontam para finalidade ilícita a posse alheia da propriedade particular.

Também ficou comprovado desmatamento de 15,12 hectares, em período recente, e ocupação por acampamento com cerca de 40 barracos rústicos, construídos com troncos de madeira e coberto com folha de palmeiras.

Conforme o delegado-adjunto da Dema, Gianmarco Paccola Capoani, “trata-se de uma região de vital importância para a preservação da biodiversidade do Bioma Pantanal, o que impõe aos órgãos ambientais especial atenção no combate a essas praticas ilícitas”.

 

 

Propaganda

Policial

Polícias Civil e Militar desarticulam ponto de distribuição de drogas em Marcelândia

Publicados

em

Um homem que mantinha um ponto de armazenamento e distribuição de entorpecentes foi preso em flagrante, no sábado (18.01), em uma ação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar, no município de Marcelândia.

O suspeito, de 30 anos, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e por integrar organização criminosa.

As equipes policiais iniciaram as investigações após diversas denúncias sobre uma chácara no Assentamento funcionava um ponto de guarda e destruição de entorpecentes. Segundo informações, o morador do local trabalhava como guardador da droga para traficantes conhecidos da região.

Diante dos fatos, os policiais passaram a monitorar o local e os investigados, momento em que flagrou um dos suspeitos fazendo uso de entorpecente. Os policiais então realizaram abordagem do suspeito, sendo encontrado com ele uma porção grande de pasta base de cocaína e R$ 30 em dinheiro trocado, característico da atividade de tráfico.

Diante das evidências, as equipes foram até a residência do suspeito, onde foi apreendida outra porção grande de pasta base de cocaína e apetrechos utilizados para manusear a droga. Em continuidade às buscas, foi localizado debaixo de um fogão porções de maconha e de cloridrato de cocaína, além de três balanças de precisão.

Todo material ilícito encontrado na residência foi apreendido e o suspeito conduzido à Delegacia de Marcelândia, onde foi autuado em flagrante, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Policial

Operação da Polícia Civil cumpre prisões de criminosos que furtaram fazendas na região de Sorriso

Publicados

em

A Operação Alta Tensão, deflagrada pela Delegacia de Sorriso para desarticular uma quadrilha especializada em furtos a propriedades rurais do município, cumpriu, nesta segunda-feira (20.1), três mandados de prisão de investigados pelos crimes.

Os integrantes da associação criminosa foram presos em Cuiabá. A operação contou com o apoio da Delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade e Delegacia Especializada de Estelionatos de Cuiabá.

Informações reunidas durante a investigação apontaram que o grupo criminoso praticou diversos furtos em fazendas na região de Sorriso, sempre cometidos durante a noite. Após as diligências investigativas, a equipe policial identificou três suspeitos que participaram dos crimes. A Delegacia de Sorriso representou ao Poder Judiciário pelas prisões.

Outros membros do grupo já foram identificados, e as investigações prosseguem na Delegacia de Sorriso.

Com os assaltantes detidos, os policiais civis apreenderam diversos objetos levados das propriedades, entre eles dois motores furtados. Todos os presos têm passagens criminais por crimes patrimoniais.

De acordo com o delegado Paulo Brambila, a mesma associação criminosa praticou furtos na região de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Policial

Polícia Civil prende mulher envolvida com o tráfico de drogas em Tapurah

Publicados

em

Uma mulher que estava atuando com o comércio de drogas em Tapurah e região foi presa em flagrante pela Polícia Civil, na noite de segunda-feira (20.01), em ação realizada pela equipe de investigadores do município.

A suspeita, de 44 anos, que já havia sido alvo de mandado de busca e apreensão e era investigada por integrar organização criminosa, foi flagrada em posse de entorpecentes e autuada em flagrante por tráfico de drogas.

As diligências que resultaram na prisão da suspeita iniciaram após os policiais da Delegacia de Tapurah receberem várias denúncias sobre o envolvimento da investigada com o tráfico de drogas. Durante monitoramento da residência da investigada, os policiais flagraram o momento em que um usuário chegou ao local para adquirir entorpecentes e decidiram realizar a abordagem.

No momento em que os policiais se aproximaram, a suspeita tentou empreender fuga para dentro da residência e também tentou destruir o seu aparelho celular com objetivo de apagar possíveis provas de envolvimento com o crime.

Durante revista pessoal, foi encontrada com a suspeita duas porções de maconha e em buscas na residência, foram encontradas mais porções da droga escondidas no quintal da casa, além de mais de 130 invólucros plásticos para embalar entorpecentes.

Diante dos fatos, todo material ilícito foi apreendido e a suspeita foi conduzida à Delegacia de Tapurah, onde após ser interrogada, foi autuada em flagrante por tráfico de drogas.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana