Marinheira de primeira viagem, a senadora eleita Selma Arruda (PSL) demonstra confiança de que a próxima legislatura no Congresso Nacional, assim como em todas as outras esferas políticas do país, será diferente de todas que vivenciamos até então. Com destaque na carreia da magistratura, a juíza aposentada reforça que no Senado terá como bandeira os temas que a fizeram conhecida nacionalmente: combate a corrupção e a criminalidade organizada.
Diplomada em cerimônia realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) na noite de hoje (17), Selma faz parte do índice superior a 85% de renovação no Senado para a próxima legislatura – que tem início em 1º de fevereiro de 2019. Neste ano, foi a mais votada em Mato Grosso, com 678.209 votos. Ao seu lado, também foi diplomado o veterano Jayme Campos (DEM), que volta à Brasília após 4 anos. Os dois irão compor bancada com Wellington Fagundes (PR), eleito em 2014.
PUBLICIDADE
Ainda na cerimônia, também foram diplomados os suplentes de Selma, Beto Possamai (PSL) e Clerie Fabiana (PSL).
Momentos antes da diplomação, Selma revelou que tem se aproximado da bancada do PSL, assim como dos senadores que a partir do próximo ano irão iniciar o primeiro mandato no legislativo ou, até mesmo, a primeira experiência em um cargo eletivo. Empolgada com a renovação, ressalta que já tem se articulado para integrar as comissões de Constituição e Justiça, Agricultura Familiar e Desenvolvimento e Turismo. Áreas que considera primordiais para ajudar o Estado.
Já em seu discurso, a já senadora diplomada voltou a falar em combater organizações criminosas, corrupção. Diz que trabalhará para se abrir as caixas pretas no BNDES e em todos os lugares que existiu corrupção. Promete garantir a aprovação do projeto “Escola Sem Partido”, além de auxiliar a retomada do desenvolvimento de Mato Grosso. Para isso, ao contrário do que pregou durante a campanha, admitiu que pretende destinar emendas e ajudar na captação de indústrias e melhorias na infraestrutura sem que para isso o setor do agronegócio seja penalizado. “Nenhum brasileiro merece pagar nenhum imposto a mais. Serei austera e firme, ciente de toda responsabilidade da expressiva votação que recebi”.
“Serei austera e firme, ciente de toda responsabilidade da expressiva votação que recebi” Selma Arruda
Polêmicas
Sempre polêmica, Selma foi diplomada no mesmo período em que é alvo de ação eleitoral acusada de caixa 2 em sua campanha. Além disso, denunciou ter sido vítima de três tentativas de extorsões para que fosse inocentada no processo em trâmite no TRE-MT. Tal denúncia já está sendo investigada pelo Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal.
Momentos antes da diplomação, quando questionada sobre todo esse imbróglio, Selma declarou que o caso revela a necessidade de que a política brasileira seja repensada. “Espero que daqui para frente a política se livre desse tipo de conduta”.
Caixa 2
A ação movida pelos candidatos derrotados Carlos Fávaro (PSD) e Sebastião Carlos (Rede) aponta que a juíza aposentada teria cometido abuso de poder econômico e caixa 2 na pré-campanha. Ela teria contratado uma agência de publicidade por R$ 1,8 milhão, em abril.
Os pagamentos feitos pela senadora eleita, que não teriam sido declarados, totalizam R$ 700 mil, por meio de cheques que seriam de sua conta pessoal. A conduta é proibida pela Justiça Eleitoral, porque não foram declaradas na prestação de contas da senadora. Em caso de comprovação sobre o suposto caixa 2, a senadora poderá ter o mandato cassado e se tornar inelegível por oito anos.
O deputado estadual Thiago Silva (MDB) se reuniu na quarta-feira (11), com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo, e o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, para debater a execução da Lei 11.519/2021. De autoria do parlamentar, a norma institui o Fórum Estadual de Desenvolvimento Regional, uma iniciativa voltada para fortalecer as potencialidades econômicas locais e fomentar o desenvolvimento sustentável nos municípios de Mato Grosso.
Durante o encontro, o deputado destacou a necessidade de promover o crescimento integrado das cidades de acordo com suas vocações e diminuir as desigualdades no Estado. “O nosso objetivo com este trabalho, em parceria com o Estado, TCE, AMM, prefeituras e entidades do setor público, é identificar qual é a vocação econômica, de acordo com cada município e sua região, e garantir políticas públicas eficazes para dinamizar a economia das cidades e garantir na prática, benefícios para a população, como oportunidades de emprego e renda familiar”, disse o parlamentar.
O presidente do TCE, Sérgio Ricardo, elogiou a iniciativa do parlamentar e garantiu o apoio da instituição nesta ação integrada. “Parabenizo o deputado pela visão estratégica com essa importante lei. O TCE será um parceiro na consolidação desse projeto, contribuindo para os debates nos municípios e ajudando a identificar soluções para alavancar a economia local e melhorar a vida do cidadão”, disse.
Leonardo Bortolin, presidente da AMM, também manifestou apoio à proposta, destacando que a entidade municipalista vai colaborar para a implementação de ações que promovam o desenvolvimento regional.
Neste ano, Thiago Silva presidiu a Câmara Setorial Temática (CST) do Desenvolvimento Regional na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, promovendo o debate entre diversas instituições como UFMT, Unemat, Sedec, Empaer, Fiemt, Imea, Famato, AMM e Sudeco. O relatório final da Câmara trouxe contribuições estratégicas para o Estado, incluindo sugestões para fomentar a industrialização, agregar valor à produção primária e ampliar as oportunidades de emprego, especialmente para os jovens. Entre as ações sugeridas estão a revisão da Lei 7.958/2003, que rege o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (PRODEIC), e o planejamento de melhorias nos principais eixos viários do estado, de forma alinhada à industrialização da economia regional.
Na noite de terça-feira (10), a população de Rondonópolis comemorou em grande estilo, o aniversário da cidade com a segunda edição do “Celebra Rondonópolis” com o show da cantora gospel nacional Valesca Mayssa, que encantou o público com seu carisma e repertório repleto de mensagens de fé e esperança.
O evento, idealizado pelo deputado estadual Thiago Silva (MDB), com apoio do Conselho de Pastores, da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Estado da Cultura de Mato Grosso (Secel), foi realizado na Feira do Conjunto São José e atraiu milhares de pessoas que participaram de um momento especial de louvor e adoração a Deus.
Valesca Mayssa, conhecida nacionalmente por sucessos como “Eu Sou Teu Pai” — também apresentou canções que marcaram a trajetória de sua carreira, reforçando sua missão de levar a palavra de Deus através da música. “É um privilégio estar aqui celebrando essa data tão especial com vocês. Que essa noite seja marcada por um encontro com Deus e renove nossos corações”, disse a cantora durante a apresentação.
Com perfil conservador e defensor dos valores cristãos e da família, Thiago Silva destacou que o sucesso da primeira e da segunda edição do “Celebra Rondonópolis” é um marco para consolidar a cidade no cenário gospel de Mato Grosso. “Esse evento é um momento para agradecermos a Deus pelos 71 anos da nossa cidade e, também, declarar que Rondonópolis é do Senhor Jesus Cristo”, afirmou o parlamentar.
O bispo Juliano, presidente do Conselho de Pastores, destacou o impacto espiritual do evento. “Estamos aqui não apenas para comemorar o aniversário de Rondonópolis, mas uma oportunidade de trazer a presença de Deus para o coração das pessoas. A música gospel tem o poder de transformar vidas e renovar esperanças. É um momento especial para reafirmarmos os valores cristãos e mostrar que, com Deus, tudo é possível”, declarou.
Mil e quinhentas crianças com brinquedos neste Natal. Esse é o resumo do Natal Solidário da Assembleia Social (Superintendência de Integração, Cidadania e Cultura da ALMT), promovido na noite dessa quinta-feira (12), no Residencial Nico Baracat, região periférica de Cuiabá, em parceria com a liderança comunitária César Trator.
Mas houve muito mais que brinquedos para crianças e adolescentes do bairro e redondezas: a festa para a criançada teve pipoca, refrigerante, cachorro-quente, pula-pula e, claro, a visita do Bom Velhinho, com direito a fila para fotos e pedidos.
“Quando a gente vê as crianças surgindo em uma esquina e isso vai virando uma multidão, é uma alegria indescritível! Tudo que a gente faz aqui é com muito amor, com muita dedicação e com muita verdade!”, contextualizou a superintendente da Assembleia Social, Dani Paula Oliveira, no entardecer do dia especial.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado Eduardo Botelho, destacou em sua fala que a arrecadação dos brinquedos é fruto do ingresso social ao Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, armazenado durante o ano, para ações de Dia das Crianças e natalinas. “Só quero dizer que Deus é bom demais, que nos deu forças e fez com que o Teatro arrecadasse todos esses brinquedos para vocês”, explicou. Botelho aproveitou o momento para desejar boas festas à comunidade do Nico Baracat. “A todos, um feliz Natal e um ano novo cheio de realizações”!
Quem solicitou a parceria com a Assembleia Social para realizar uma ação dessa grandeza no Residencial Nico Baracat, atendendo a região dos bairros após o Osmar Cabral, em Cuiabá, foi a liderança comunitária César Augusto da Silva, mais conhecido como César Trator. Foi ele quem cadastrou antecipadamente as crianças junto às famílias. “Eu quero agradecer a Assembleia Social por mais um ano fazer essa ação social muito boa para as crianças. Esses presentes maravilhosos e a presença do Papai Noel com certeza vão ficar na memória deles. Quero também agradecer à Dani Paula e a todos os colaboradores que fizeram acontecer esse evento e ao deputado Eduardo Botelho, que abraça essa causa”, sintetizou.
Ariane Souza de Paula tem três filhos e conseguiu brinquedos para todos. Ela é moradora do Residencial Altos do Cerrado e ficou sabendo do cadastramento por uma amiga. As gêmeas de 10 meses Rebeca e Ester e o Samuel, de 6 anos, saíram com brilho nos olhos. “Eles vão se divertir e vão brincar muito”, projeta a mamãe. A criançada já tinha comido pipoca e o pequeno Samuel iria, logo mais, entrar na fila do pula-pula. “Este ano é a primeira festinha de natal que eles estão participando”, comenta Ariane, registrando que busca esses momentos comunitários festivos.
A Assembleia Social organiza toda a estrutura, como caminhão-palco, sonorização, tendas, decoração, cadeiras, bem como as demandas de acolhimento, como as brincadeiras, a visita do Papai Noel, água e lanches. Com essa ação, o setor ultrapassa de 4 mil brinquedos distribuídos entre as festividades de Dia das Crianças e de Natal, por meio da solicitação de associações filantrópicas e projetos sociais. Ao final do levantamento deste ano, a superintendência irá divulgar a listagem completa.