RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Mato Grosso

Mais oito unidades do Indea são reformadas e entregues à comunidade

Publicados

em

Entre os dias 13 e 14 de dezembro, foram entregues mais 8 unidades do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). Servidores e produtores rurais dos municípios de Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Itiquira, Nova Guarita, Paranatinga, Santo Antônio do Leste e Sapezal, passam a contar com um ambiente revitalizado e com estrutura que garante um ambiente adequado para o trabalho e que oferece mais conforto e comodidade aos usuários do serviço.

Segundo a presidente do Indea, Daniella Bueno, com as últimas entregas completam 33 unidades reformadas. “A satisfação é imensa, porque em todas as unidades que passamos recebemos um retorno muito positivo dos produtores e dos nossos servidores, do quanto as revitalizações beneficiam toda a comunidade. É um ambiente melhor para se trabalhar e para o atendimento ao produtor. Essa parceria sem dúvida é de sucesso”.

As obras são realizadas com recursos do Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa) e do Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase) por meio de termo de cooperação firmado com o Governo do Estado, em agosto de 2017. O projeto contempla a reforma das 140 unidades do Indea, sete barreiras sanitárias e dois postos fiscais. Ao todo devem ser investidos R$ 9,5 milhões na estruturação das unidades com a aquisição de mobiliários e a adequação das redes lógica e elétrica.

Para o presidente do Fesa, Marco Túlio Duarte Soares, cada entrega é um momento de alegria. “Sem dúvida, é uma satisfação muito grande ver os servidores com brilho nos olhos em ter um ambiente laboral melhor, os produtores com uma condição melhor para utilizar os serviços. Temos muito ainda pela frente, em 2019 entregaremos um volume maior de unidades”

Para a representante do Fase, Patrícia Brunetta, a parceria é muito positiva. “Vemos essa parceria de maneira muito positiva, na medida em que nós vimos isso como uma alternativa de retorno do investimento dos agricultores no fundo, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho do servidor público e do atendimento aos usuários que no caso são os próprios produtores’.

Segundo o pecuarista de Alta Floresta, Celso Bevilaqua, essa parceria entre os fundos privados trouxe muitos benefícios. “Temos essa estrutura revitalizada, muito agradável, e que nós produtores vemos com muita satisfação o retorno de parte dos nossos impostos e taxas, que proporciona um melhor ambiente para nós produtores e para a equipe. A demanda na região é muito grande, temos o 4º maior rebanho bovino do estado, certificação de madeira, e a crescente integração lavoura-pecuária-floresta, o que faz do Indea, uma instituição muito importante na nossa região”.

Para o prefeito de Sapezal, Valcir Casagrande, o modelo de parceria é algo a ser seguido pelos municípios. “É um modelo de parceria a ser seguido, viável para todo o estado. Com certeza, a reforma dessa unidade era um anseio de todos os produtores, era uma obra que precisava ser realizada, e que hoje atende as necessidades do município”.

Participaram das reinaugurações os servidores do Indea, representantes da classe produtora, autoridades municipais, o presidente da Aprosmat, Gutemberg Silveira, o diretor técnico da Acrimat, Francisco de Sales Manzi, e o gerente executivo do Fesa-MT, Juliano Latorraca.

Propaganda

Mato Grosso

Executor e mandantes de duplo homicídio no Shopping Popular são condenados a mais de 70 anos de prisão

Publicados

em

Três envolvidos em um duplo homicídio, ocorrido em novembro de 2023 no Shopping Popular de Cuiabá, foram condenados por homicídio triplamente qualificado em sessão do Tribunal do Júri, realizada nesta quinta-feira (13.11). As penas impostas variam entre 23 e 25 anos de reclusão. Somadas, as penas ultrapassam 70 anos de prisão.

A condenação teve como base as investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que identificou mãe e filho como mandantes, assim como o executor do crime.

Vanderlei Barreiro da Silva, apontado como um dos mandantes, e Sílvio Júnior Peixoto, identificado como o autor da execução das vítimas, foram sentenciados a 23 anos e quatro meses de prisão. Já Jocilene Barreiro da Silva, também identificada como mandante, foi condenada a 25 anos de reclusão.

Eles foram condenados pelo crime de homicídio triplamente qualificado mediante promessa de recompensa, por meio cruel ou que possa resultar em perigo comum e por traição ou outro recurso que dificultou a defesa da vítima.

Os crimes, que vitimaram Gersino Rosa dos Santos e Cleyton de Oliveira de Souza Paulino, de 43 e 27 anos, ocorreram no dia 23 de novembro de 2023, dentro do Shopping Popular de Cuiabá.

As investigações da DHPP apontaram que mãe e filho contrataram Sílvio Júnior Peixoto para matar o comerciante Gersino. A outra vítima, Cleyton, não era alvo, porém foi atingida no momento da execução pelo mesmo disparo.

Motivação

Dias antes do duplo homicídio, um filho da mandante, Girlei Silva da Silva, de 31 anos, conhecido pelo apelido de “Maranhão”, foi morto no bairro Santa Laura, em Cuiabá. A família da vítima atribuiu a Gersino Rosa a encomenda da morte de Maranhão. Eles decidiram, então, matar o comerciante como vingança.

Prisões

O executor do duplo homicídio teve o mandado de prisão cumprido em março de 2024, após ser localizado na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Mãe e filho foram presos em abril de 2024, na cidade de Campo Grande (MS). No endereço dos alvos, os policiais civis apreenderam três armas de fogo, sendo dois revólveres de calibre 38 e uma pistola 9 mm, que é, provavelmente, a arma usada nos homicídios do shopping. Uma quarta arma, letal, em formato de caneta, também foi apreendida com os investigados.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil cumpre mandado de prisão definitiva contra condenado por tráfico de drogas

Publicados

em

A Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão definitiva contra um homem, de 32 anos, decorrente de condenação transitada em julgado pelo crime de tráfico de drogas, previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006, com pena restante de 6 anos, 9 meses e 20 dias de reclusão, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul.

A prisão foi realizada por policiais civis da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), em Rondonópolis, na manhã desta quinta-feira (13.11).

O homem preso já havia sido alvo da “Operação Teia de Aranha”, deflagrada pela Derf/Rondonópolis, em julho de 2023. Na época, a operação teve como objetivo desmantelar o núcleo financeiro de uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas na região.

Na ocasião, foram cumpridos 40 mandados de prisão, busca e apreensão e bloqueio de bens, com o objetivo de desarticular o esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico, que utilizava dezenas de contas bancárias para ocultar ativos ilícitos.

A prisão desta quinta-feira (13) integra uma série de ações desencadeadas pela Derf de Rondonópolis ao longo do dia. A unidade contabilizou cinco prisões por mandado, sendo: três relacionadas à “Operação Narco Zero – Fase III” (uma delas com prisão em flagrante por embaraço à investigação), uma em apoio à “Operação Maturação”, deflagrada pela Delegacia de Poxoréo e executada simultaneamente em Poxoréo, Primavera do Leste e Rondonópolis, e uma prisão definitiva decorrente de investigação em andamento há alguns dias.

De acordo com a delegada Anna Paula Marien Pereira, o resultado reflete o comprometimento e a eficácia do trabalho investigativo realizado pelas equipes da Polícia Civil, que vêm atuando de forma contínua no enfrentamento à criminalidade na região.

“Todas essas ações estão integradas à Operação Tolerância Zero, programa estratégico e permanente do Governo de Mato Grosso, lançado em novembro de 2024, que visa o combate e a desarticulação de facções criminosas e organizações envolvidas em crimes graves”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Penal intercepta drone com carga de telefones e acessórios na penitenciária da Mata Grande

Publicados

em

A Polícia Penal impediu a entrada de materiais proibidos levados por um drone, que sobrevoava a penitenciária Major PM Eldo de Sá Correia, em Rondonópolis, na manhã desta quinta-feira (13.11).

Na ação, a equipe antidrone da unidade localizou e interceptou o aparelho aéreo que sobrevoava rumo ao raio 3 da Penitenciária. Os policiais penais apreenderam o drone que transportava cinco celulares, uma fonte de carregador, dois fones de ouvido, um isqueiro, cigarros eletrônicos e uma serra.

A direção da Penitenciária da Mata Grande atua constantemente na vigilância dos perímetros interno e externo da unidade, com o objetivo de impedir e capturar materiais e aparelhos proibidos.

Na semana passada, as equipes da Polícia Penal do município impediram que 16 celulares, encontrados em pacotes levados por drones, chegassem às mãos dos custodiados na unidade prisional.

*Com supervisão da jornalista Raquel Teixeira

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana