RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Mato Grosso

Mato Grosso é o primeiro case de grupo de estudos de Turismo Cinematográfico do MTur

Publicados

em

Um grupo formado por representantes do Governo do Estado, prefeitura de Cuiabá, trade turístico, produtores e empresários puderam assistir na tarde desta quarta (19.12), na secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), uma prévia do material preparado pelo Ministério do Turismo (MTur) que deverá ser usado como “Film Commission” estadual.

O representante do MTur, Luiz Fernando Moraes, iniciou a apresentação elogiando a equipe da Sedec pela rapidez para viabilizar o projeto para criação de uma comissão responsável pelo gerenciamento das atividades de turismo cinematográfico no estado. “Recentemente, o MTur criou um grupo de Estudos de Pesquisa de Turismo Cinematográfico e Mato Grosso é o nosso primeiro case, porque enxergamos bastante potencial para atração de produções audiovisuais em geral, por causa da diversidade natural que diferencia a região e acreditamos que este “Film Commission” é o pontapé inicial”, revelou.

Moraes explicou que o “Film Commission” é um instrumento que dará as condições para promover a região atraindo todos os tipos de produção. “Filmes, ações comerciais de publicidade, cenário para gravação de clipes musicais, sem contar as novelas que são as que causam maior impacto, sendo comprovado que 60% do investimento de uma gravação de novela fica no local ao movimentar diversos setores da economia local”, citou.

O adjunto de Turismo da Sedec, Jaime Okamura também destacou a importância desse material para alavancar o turismo mato-grossense. “Depois do lançamento do Grupo Temático de Promoção do Turismo Cinematográfico no Brasil e no Mundo do MTur despertamos para essa questão de nos posicionar melhor nesse sentido como forma de agregar ações, fomentando o turismo, promovendo nossas belezas, através de um material que nos permita trazer as produções nacionais e até internacionais”, observou.

Okamura também lembrou que Mato Grosso já serviu de cenário para algumas novelas, como ‘Ana Raio e Zé Trovão’, ‘Pantanal’ e ‘Fera Ferida’, e, mais recentemente, para os longa-metragem, ‘Rondon’ e ‘Loop’. “Soubemos a pouco que um filme nacional que será lançado ‘Hóspede Americano’ também rodou cenas aqui, mas, como não temos nenhuma articulação com esse segmento, não conseguimos acompanhar ”, lamenta.

O secretário ainda comentou que é preciso que o poder Executivo (Federal, Estado e Município), instituições técnicas e academia, além da iniciativa privada se mobilizem para tornar o projeto uma realidade.

Quem corroborou com a ideia foi a representante da “Film Commission” de Porto Alegre, Olivia Bertolini que trouxe um pouco da experiência do projeto já implantado na capital do Rio Grande do Sul. “Tem que ter uma percepção estratégica dos agentes públicos para consolidação dos trabalhos. É preciso entender que a formação de uma comissão para cuidar desse setor de turismo cinematográfico não é política de governo e sim de estado, pois envolve todos os municípios, entre outros setores”, falou.

Olivia ressaltou que além da divulgação da região, a movimentação econômica é um importante item a ser destacado quando uma produção acontece, pois, cerca de 30% dos investimentos ficam no local provocando um efeito cascata que afeta toda uma cadeia, gerando renda e oportunidades para a população.

Film Commission

Denominação reconhecida internacionalmente de um escritório de apoio à produção audiovisual, além de oferecer serviços gratuitos de apoio logístico e facilitação de autorizações de filmagem de todo tipo de conteúdo audiovisual, tem como objetivos principais o atendimento eficiente a produtores e a promoção da cidade ou do Estado como destinos privilegiados para filmagens.

De acordo com a Rede Brasileira de “Film Commission” atualmente apenas estados como Bahia, Minas, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul já possuem suas “Film Commission” estabelecidas. Já entre os que estão em processo de formatação: Pará, Brasília, Maranhão, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Propaganda

Mato Grosso

Governo de Mato Grosso convoca 245 classificados em concursos da Segurança Pública

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso convocou, nesta sexta-feira (13.12), 245 candidatos classificados em concursos públicos para reforçar a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A lista, publicada em edição extra do Diário Oficial, inclui 200 soldados e 30 oficiais da Polícia Militar (PM-MT), além de 15 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT).

Os convocados foram selecionados nos concursos realizados em 2022, conforme os editais nº 003, nº 004 e nº 007 da Seplag/Sesp.

O secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Basílio Bezerra, destaca que essa convocatória fortalece o efetivo militar que atua em benefício dos mato-grossenses.

“Estamos comprometidos com a estrutura das instituições que garantem os direitos e o bem-estar da população. Mais uma vez, o Governo de Mato Grosso reforça o seu compromisso com a segurança dos seus cidadãos”, diz o secretário.

Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Fernando Tinoco, o reforço será fundamental para o combate ao crime organizado.

“Vamos reforçar ainda mais as ações do programa Tolerância Zero ao Crime Organizado com operações ostensivas em todas as regiões do Estado com a chegada dos novos policiais. Intensificamos a repressão desde o dia 25 de novembro, quando o governador Mauro Mendes lançou o programa, e já apreendemos 3,3 toneladas de drogas e conduzimos mais de 2 mil pessoas às delegacias. Então, o aumento do efetivo, que representará mais policiais nas ruas, trará resultados melhores ainda”, afirma.

Os convocados para o cargo de Oficial da PM devem comparecer nos dias 6 e 7 de janeiro de 2025 para a entrega de documentos e inspeção de saúde. Nesse primeiro dia, o atendimento será na Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV), em Várzea Grande (MT), somente no período da manhã, das 7h às 13h. Já o segundo dia contará com atendimento na Diretoria de Saúde da Polícia Militar (DSAU/PMMT), em Cuiabá, com atendimento integral.

“Já temos uma série de medidas do Programa Tolerância Zero em andamento em todo Estado. As nomeações de policiais concursados que estão sendo feitas este mês, que chegam a quase 400 entre militares, civis, bombeiros e penais, é mais uma etapa dos investimentos feitos na Segurança Pública”, observa secretário de Segurança Pública do Estado, coronel César Roveri.

Os convocados para o cargo de Soldados da PM terão do dia 1ª a 14 de fevereiro de 2025, no período da manhã, das 7h às 13h, conforme ordem de convocação, para fazerem a entrega de documentos e inspeção de saúde, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap – PMMT), e de 17 a 21 de fevereiro de 2025, também por ordem de convocação, em período integral, na DSAU/PMMT.

Saiba mais, acesse as listas de convocados no anexo abaixo.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Nova varredura apreende mais de 20 celulares e drogas na Penitenciária de Rondonópolis

Publicados

em

Uma nova varredura realizada nesta sexta-feira (13.12) pela força tarefa da Operação Tolerância Zero contra o Crime Organizado resultou na apreensão de 21 celulares e porções de entorpecente na Penitenciária de Major PM Eldo de Sá Correa, a Mata Grande, em Rondonópolis (213 km de Cuiabá).

Dando seguimento à Operação Tolerância Zero, os policiais penais da Mata Grande deflagraram uma nova ação de varredura que percorreu todas as celas do Raio 03 da unidade prisional ,com o objetivo de fazer uma limpeza nas celas e retirar todo material proibido.

Além dos celulares, do tipo smartphones, ao final da vistoria policiais penais contabilizaram 17 carregadores completos, cinco fones de ouvido, 11 chips, além de 20 porções de maconha apreendidos. Os objetos foram encontrados nos pertences dos presos e em buracos nas paredes e pisos das celas.

Na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite, Ferrugem, em Sinop (498 km de Cuiabá), mais três smartphones foram apreendidos durante vistoria da Operação Tolerância Zero no Raio 02, realizada nesta sexta-feira (13.12). Um dos aparelhos estava em posse de um dos reeducandos, que foi conduzido para à delegacia prestar esclarecimentos.

Na última quarta-feira (11.12), foram apreendidos dois aparelhos celulares e três chips no Raio 06 da Penitenciária Ana Maria do Couto May, além de um aparelho e carregador na Cadeia Pública de Barra do Garças (520 km de Cuiabá).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Trânsito no Portão do Inferno permanece liberado nos dois sentidos neste fim de semana

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que o trânsito da MT-251, na região do Portão do Inferno, estará liberado nos dois sentidos durante este fim de semana (14 e 15.12). A liberação nos dois sentidos começou a partir das 16h30 desta sexta-feira (13) e segue até às 07h30 da próxima segunda-feira (16).

Durante a semana, o trânsito opera no sistema de pare e siga entre às 07h30 e às 16h30 para a instalação de uma barreira dinâmica no local, dispositivo que tem o objetivo de garantir mais segurança durante a execução das obras.

A Sinfra-MT reforça que interrupções poderão ser acontecer em caso de chuva acima de 20 milímetros, conforme o protocolo de segurança estabelecido para o local. O trecho é monitorado por estações meteorológicas para verificar situações de risco.

A Sinfra-MT ainda orienta os motoristas a verificarem os painéis instalados na estrada para informação em tempo real sobre o trânsito no Portão do Inferno. Há um painel instalado em frente ao Posto Policial da MT-251, antes da Rotatória do Manso, em Cuiabá e outro instalado na rotatória da MT-020 para Água Fria, em Chapada dos Guimarães. Ainda, há um terceiro próximo ao Posto Gardez, na saída para Campo Verde.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana