RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Mato Grosso

Nova gestão da Unemat toma posse na próxima terça-feira (18)

Publicados

em

A nova gestão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), composta pelo reitor Rodrigo Bruno Zanin e pela vice-reitora Nilce Maria da Silva, tomará posse em cerimônia na manhã da próxima terça-feira (18.12), no Auditório Sophia Leite, na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo de Cáceres (Sicmatur), em Cáceres. A cerimônia terá início às 9 horas.

A gestão, que terá início no dia 1º de janeiro de 2019, comandará a Universidade até o dia 31 de dezembro de 2022. A posse da chapa eleita será feita pelo governador do Estado, Pedro Taques, ou por representante por ele. Também integra a programação a Missa em Ação de Graças, que será realizada na segunda-feira (17.12), às 19h30, na Igreja São Francisco de Assis, no bairro Cohab Velha, em Cáceres.

Reitor e vice-reitora

O reitor eleito da Unemat, professor Rodrigo Bruno Zanin, atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Instituição, é doutor em Ciências Cartográficas, graduado em Matemática e atua na gestão da Instituição desde 2009. Anteriormente ao cargo de pró-reitor, Rodrigo Zanin foi diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus Universitário de Sinop nos anos de 2009 a 2014.

A vice-reitora eleita, professora Nilce Maria da Silva, é doutora em Linguística, graduada em Letras pela Unemat e já ocupou diversos cargos de gestão na Universidade. Atualmente dirige a Gestão de Educação a Distância e coordena a Universidade Aberta do Brasil/Unemat, ambos desde 2015.

Em entrevista concedida à Assessoria de Comunicação da Unemat, os futuros gestores da Instituição afirmam que adotarão o perfil da gestão participativa. “É importante deixar claro que o diálogo constante com a comunidade acadêmica será o principal perfil desta nova gestão, que é uma continuidade da atual. A gestão atual inaugurou esse formato, e nós também teremos como prioridade manter e ampliar os espaços de diálogo”, explica o futuro reitor, Rodrigo Zanin.

“Entre as possibilidades da gestão participativa, podemos apontar o Planejamento Estratégico Participativo (PEP), que possui uma participação de toda a comunidade acadêmica, e nossos colegiados, que são instâncias de discussão política, administrativa e financeira, com condição de discutir, propor, aprovar e encaminhar as discussões da Universidade. Ainda assim, nossos câmpus, polos e núcleos precisam ser mais visitados e a comunidade acadêmica mais ouvida em suas solicitações e demandas”, afirma a futura vice-reitora, Nilce Maria.

A entrevista completa pode ser conferida clicando aqui.

Equipe

O reitor eleito da Unemat anunciou, ao lado da vice-reitora eleita, os nomes dos pró-reitores de sua gestão durante a 3ª sessão ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe), realizada no dia 31 de outubro.

Para a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação foi escolhido o professor Alexandre Gonçalves Porto, do Câmpus de Barra do Bugres, atual pró-reitor de Gestão Financeira.

À frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, atualmente ocupada por Rodrigo Zanin, assume o professor Anderson Fernandes de Miranda, que hoje exerce o cargo de diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Tangará da Serra.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura será comandada pela professora Leonarda Grillo Neves, do curso de Agronomia do Câmpus de Cáceres.

Para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis foi anunciada a professora do Câmpus de Alto Araguaia, Antonia Alves Pereira, que atua como diretora de Gestão Acadêmica na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

O técnico Tony Hirota Tanaka, atual diretor de Unidade Regionalizada do Câmpus de Tangará da Serra, assumirá a Pró-Reitoria de Administração.

À frente da Pró-Reitoria de Gestão Financeira foi anunciado o professor Ricardo Keichi Umetsu, hoje diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Nova Xavantina.

E a Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação coube ao professor Luís Fernando Caldeira Ribeiro, que atualmente é o diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus de Alta Floresta.

Zanin explicou que a escolha das pessoas para suceder a equipe que encerra a gestão em 31 de dezembro foi pautada pelas propostas de gestão elencadas durante a campanha. E o reitor que assumirá a gestão lembrou que os futuros pró-reitores aceitaram a tarefa em um momento difícil, em que enfrentarão desafios estaduais e nacionais. E disse ainda que é preciso nunca esquecer: “A razão de existir da Unemat são os nossos alunos, eles são prioridade, e a prioridade máxima é a nossa sociedade”, frisou o reitor eleito.

Eleição

Rodrigo Zanin e Nilce Maria foram eleitos com 64,8% dos votos válidos. Dentre os 7.866 discentes, 602 docentes e 489 técnicos votantes, a chapa vencedora obteve 5.093 votos de estudantes, 383 de professores e 323 de profissionais técnicos. Os dados da apuração podem ser conferidos clicando aqui.

A eleição foi realizada no dia 7 de junho, com os resultados totalmente apurados no dia 8 de junho. O resultado oficial ainda passou pela homologação do Conselho Universitário (Consuni) da Unemat, em sessão realizada nos dias 5, 6 e 7 de novembro.

Propaganda

Mato Grosso

Força Tática prende homem em flagrante com 112 porções de drogas

Publicados

em

Policiais militares da Força Tática do 1º Comando Regional prenderam um homem de 20 anos por tráfico ilícito de drogas, na noite desta terça-feira (21.1), em Cuiabá. Com o suspeito, a PM apreendeu 112 porções de drogas entre substâncias análogas à cocaína e maconha.

As equipes policiais realizavam patrulhamento no âmbito da Operação Tolerância Zero pelo bairro Três Barras e encontraram um homem sentado na frente de uma casa, com algumas unidades de pacotes brancos ao lado.

Os militares fizeram abordagem ao suspeito e encontraram, com ele, 108 porções de cocaína e a quantia de R$ 300 reais em dinheiro. Questionado sobre a procedência das drogas, o homem afirmou ter comprado o material para fazer a comercialização.

Em seguida, a PM entrou na residência do suspeito e encontrou mais porções de maconha e materiais utilizados para o tráfico de drogas, além do restante da quantia em dinheiro, totalizando R$ 1,6 mil reais apreendidos.

O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Central de Flagrantes de Cuiabá, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Bombeiros capturam enxame de abelhas em lar de idosos em Campo Verde

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) removeu, na terça-feira (21.1), um enxame de abelhas no Centro de Atendimento ao Idoso, em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá).

No local, a equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) verificou que as abelhas estavam entre o interior do beiral de laje e do rufo da edificação.

Para fazer a remoção dos insetos, foi necessário a colaboração de um apicultor especializado. Os bombeiros realizaram o manejo dos insetos, que foram cuidadosamente colocados em uma caixa apropriada e levados pelo apicultor para um local seguro.

Retirada Segura

O Corpo de Bombeiros Militar alerta que as ocorrências de ataques de abelhas podem ser comuns, especialmente em áreas urbanas. Por isso, a corporação orienta a população a estar atenta ao ambiente antes de realizar limpezas em áreas com vegetação ou cortes de árvores.

Em caso de presença de enxames de abelhas, marimbondos, vespas ou outro inseto agressivo, é recomendado acionar o Corpo de Bombeiros Militar através do número de emergência 193, para solicitar assistência profissional.

Não é recomendado tentar lidar com enxames de insetos agressivos por conta própria, pois isso pode resultar em acidentes graves. Para mais informações sobre como se prevenir de ataques de abelhas, acesse as orientações do CBMMT.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra mandante e executores de homicídio de trabalhador em Sorriso

Publicados

em

A Delegacia da Polícia Civil de Sorriso cumpriu, nesta quarta-feira (22.1), mandados de prisão e de buscas contra o mandante e dois executores do homicídio de um trabalhador, morto no dia 10 de janeiro, e na tentativa de homicídio contra outra vítima.

Um dos mandados foi cumprido na Penitenciária Central do Estado contra o mandante do homicídio de Everson Santos da Silva, de 36 anos. Outro dois envolvidos na execução da vítima foram presos na cidade de Sorriso, um delas, uma mulher. Um quarto criminoso que está com a prisão decretada está foragido.

O corpo de Everson Santos da Silva, de 36 anos, foi encontrado em uma área de mata, próximo ao bairro Jardim Amazônia, no dia 10 de janeiro. Ele estava com as mãos amarradas e com diversas perfurações de arma de fogo.

Durante as diligências para esclarecer o crime, a Divisão de Homicídios prendeu em flagrante, no mesmo dia do crime, três envolvidos na execução da vítima – dois adultos e um adolescente.

No decorrer da investigação, a equipe policial identificou os demais executores e o mandante do crime.

O delegado Bruno França Ferreira explicou que os primeiros criminosos presos pela Polícia Civil informaram que a vítima foi morta porque o grupo julgou que fotos feitas pelo trabalhador teriam alusão a outra organização criminosa.

Na noite em que foi sequestrado e depois morto, Everson, que estava na cidade a trabalho, estava em um bar de Sorriso. A investigação apurou que a vítima não tinha conhecimento de que o local era frequentado por criminosos ligados a uma determinada facção. “Em nenhum momento, a vítima teve intenção de fazer qualquer gesto alusivo à facção criminosa, e foi sequestrada e covardemente executada com disparos de pistola de calibre 357”, pontuou o delegado Bruno.

O colega de trabalho que estava com Everson também foi vítima do mesmo grupo criminoso, contudo, conseguiu escapar do sequestro e buscar socorro.

Os investigados presos responderão pelos crimes de homicídio qualificado, sequestro e integração de organização criminosa.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana