RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Mato Grosso

Novos barcos e lanchas darão apoio à fiscalização nos rios de MT

Publicados

em

Quatro lanchas, sendo duas de motor 60Hp e outras duas de 90Hp e também 4 barcos, com motores de 30 e 15Hp, irão auxiliar os ficais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) nas ações de fiscalização por patrulhamento fluvial. A entrega à Superintendência de Fiscalização (SUF) foi realizada na segunda-feira (10).

Os equipamentos foram adquiridos por meio do programa MT Sustentável, financiado pelo Fundo Amazônia/BNDES. “Desde o financiamento das ações de descentralização e desconcentração, até o fortalecimento da fiscalização, a parceria com o Fundo Amazônia tem sido fundamental para que a Sema alcance os resultados esperados na conservação ambiental”, destaca o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby.

De acordo com o superintendente de Fiscalização, Paulo César Silva, os investimentos são fundamentais para que a equipe de fiscais da Sema possa desenvolver os trabalhos com ainda mais excelência. 

Totalizando 8 veículos náuticos e 8 motores, a Sema-MT contará com mais equipamentos para as operações nos rios do estado, avalia o Coordenador de Fiscalização de Fauna, Júlio Reiners: “A Sema foi contemplada com equipamentos de ponta para a fiscalização, podendo combater assim os crimes ambientais”.

Piracema

Durante a proibiação da pesca, a Sema-MT recebe uma quantidade maior de denúncias de pesca irregular. A piracema teve início no dia  01 de outubro deste ano e termina em 31 de janeiro de 2019, a pesca é permitida apenas para subsistência em comunidades ribeirinhas, visando uma quantidade estabelecida pela legislação para cada espécie. A Sema-MT atende a população para dúvidas e denúncias pela ouvidoria 0800-65-3838, pelo site do órgão ou pelo aplicativo MT Cidadão.

Propaganda

Mato Grosso

Governo de MT premia 31 municípios com melhores resultados no Imuniza Mais MT

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), premiará, nesta quinta-feira (20.3), 31 municípios que obtiveram as melhores performances de vacinação na terceira etapa do programa Imuniza Mais MT. No total, serão repassados R$ 6,4 milhões aos vencedores desta etapa.

O governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, entregarão a premiação durante o 2º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, que ocorrerá no Hotel Inter, em Cuiabá.

Os gestores municipais receberão o título compatível com a performance apresentada – que pode variar entre selo bronze, prata, ouro e diamante – e os valores relativos a cada categoria.

Os municípios são divididos em três categorias: com até 10 mil habitantes, entre 10 a 30 mil habitantes e a partir de 30 mil habitantes. Todas as categorias podem ter até três vencedores por selo, desde que seja atingida a meta.

Serviço

Premiação de 31 municípios pela quarta etapa do programa Imuniza Mais MT
Data e hora
: quinta-feira (20.03), às 17h
Local: Hotel Inter (Av. Miguel Sutil, 2050 – Jardim Leblon, Cuiabá)

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

“Governo paga uma dívida histórica com Vila Bela e isso nos enche de orgulho”, afirma prefeito

Publicados

em

O prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, André Bringsken, destacou a importância do asfalto autorizado pelo Governo de Mato Grosso na MT-199, que vai ligar a região com a Bolívia.

Durante a comemoração do aniversário de 273 anos da cidade, nesta quarta-feira (19/3), o gestor ressaltou que luta há décadas por essa obra, que tem virado realidade na atual gestão.

“O Mauro é o governador que mais tem olhado para a região Oeste e para Vila Bela da Santíssima Trindade, pagando uma dívida histórica que Mato Grosso tem com Vila Bela. Isso nos enche de orgulho porque como mato-grossense ele tem olhado para Vila Bela com olhar estratégico”, declarou.

A autorização do asfalto foi dada no final do ano passado e a obra já está em fase para a licitação.

O asfalto será construído em dois trechos: um que liga a MT-199 à comunidade de Palmarito, próximo à fronteira com a Bolívia, e outro que a conecta ao Parque Estadual Serra Ricardo Franco, sentido Rondônia. O investimento será de mais de R$ 136 milhões.

“Essa rota com a Bolívia para o Pacífico vai alavancar nossos produtos, os deixando mais competitivos, porque o nosso principal consumidor é a China. E para isso sair do papel precisava de uma visão de estrategista. Há 40 anos eu peço essa integração e só consegui isso depois que eu virei prefeito e o senhor [Mauro] virou governador”, relatou.

De acordo com o governador Mauro Mendes, além do trecho já autorizado, a meta é asfaltar os quilômetros restantes que vão conectar Mato Grosso diretamente com a Bolívia.

“Essa obra vai trazer um novo impulso na atividade econômica, ajudando muito o crescimento de Vila Bela. E antes do final da gestão, vamos dar ordem de serviço para o segundo trecho, ligando até a fronteira o asfalto da MT-199”, adiantou.

Ainda no evento, o governador fez a transferência simbólica da Capital para Vila Bela, que foi a primeira capital de Mato Grosso, e plantou um baobá, árvore considerada sagrada pelos povos africanos e que representa a ancestralidade e memória de um povo.

Também participaram do evento: os deputados estaduais Valmir Moretto, Thiago Silva, Juca do Guaraná e Fábio Tardin; o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; e demais lideranças locais.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros controla incêndio em almoxarifado de empresa em Juscimeira

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu um incêndio em uma edificação de uma fazenda localizada na MT-373, zona rural de Juscimeira (a 157km de Cuiabá). A ocorrência foi atendida por volta das 22h30 de segunda-feira (17.3).

Ao chegar ao local, a equipe de bombeiros da 9ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (9ª CIBM) constatou que o incêndio atingia uma barraca de estrutura metálica coberta por lona, que funcionava como almoxarifado. De imediato, a equipe iniciou o combate direto às chamas, conseguindo extinguir o fogo com sucesso.

Segundo o solicitante, o almoxarifado armazenava diversos materiais e equipamentos, como computadores, eletroeletrônicos, dois aparelhos de ar-condicionado, uma geladeira, bebedouro de 20 litros, luminárias, armários, ferramentas gerais e fiação elétrica.

Para controlar o incêndio, foram utilizados cerca de 3.5 mil litros de água da viatura, além do apoio de um caminhão-pipa da empresa, que forneceu mais 4 mil litros. Após a extinção das chamas, a equipe realizou o rescaldo para evitar a reignição do fogo. Ninguém ficou ferido.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana