RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Mato Grosso

Novos diretores de escolas estaduais tomam posse em MT

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) empossou na tarde desta quinta-feira (20.12) os 548 profissionais da educação que foram eleitos para a função de diretores escolares na rede estadual com mandato para o biênio 2019/2020.

Em Cuiabá, a solenidade de posse foi realizada no Palácio Paiaguás e contou com a presença de 141 diretores das escolas estaduais dos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra e Santo Antônio de Leverger.

De forma simultânea, outros 433 diretores foram nomeados nos demais municípios de Mato Grosso. Nas unidades escolares onde não houveram candidatos, o diretor será escolhido por meio de indicação, de acordo com a portaria 551/18.

Conforme destacou a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marioneide kliemaschewsk, ao tomarem posse, os diretores assumem um compromisso com a sociedade mato-grossense, compromisso esse que será alicerçado por três eixos importantes na gestão pública, que é o pedagógico, o administrativo e o de infraestrutura.

“O diretor é responsável pela articulação e mediação de todos os processos vivenciados nesses três eixos dentro da unidade educacional. Sabemos que ser gestor não é uma missão muito fácil, mas com fé, coragem e muito trabalho é possível alcançar os resultados educacionais dentro dos princípios de eficiência, eficácia e efetividade”.

Para a diretora Simone Cristina Rubim, eleita para a EE Governador Garcia Neto, em Várzea Grande, o gestor precisa ter muita coragem e dedicação, trabalhando sempre com foco na aprendizagem do aluno.

A escola Garcia Neto, que atende 536 alunos no ensino fundamento do 1º ao 9º ano, ficou sem diretor em 2018 e Simone Rubim assumiu o cargo por meio do processo de indicação. “A comunidade me acolheu em 2018, aceitou e gostou do meu trabalho. Para mim, a vitória nessa eleição foi uma coroação desse trabalho”.

Atendimento

A rede estadual de ensino de Mato Grosso conta com 768 unidades escolares, atendendo uma média de 400 mil alunos.

Das 768 escolas, 40 são em tempo integral (39 plenas e uma voltada ao esporte) e oito escolas militares (sete dirigida pela Polícia Militar e uma pelos Bombeiros).

Gestão Democrática

No processo de escolha para a função de diretor das escolas públicas estaduais de Mato Grosso, conforme a Lei nº 7.040/98 de Gestão Democrática, foram inscritos 837 candidatos, resultando em 548 profissionais da educação eleitos pela comunidade escolar.

Propaganda

Mato Grosso

Força Tática prende homem em flagrante com 112 porções de drogas

Publicados

em

Policiais militares da Força Tática do 1º Comando Regional prenderam um homem de 20 anos por tráfico ilícito de drogas, na noite desta terça-feira (21.1), em Cuiabá. Com o suspeito, a PM apreendeu 112 porções de drogas entre substâncias análogas à cocaína e maconha.

As equipes policiais realizavam patrulhamento no âmbito da Operação Tolerância Zero pelo bairro Três Barras e encontraram um homem sentado na frente de uma casa, com algumas unidades de pacotes brancos ao lado.

Os militares fizeram abordagem ao suspeito e encontraram, com ele, 108 porções de cocaína e a quantia de R$ 300 reais em dinheiro. Questionado sobre a procedência das drogas, o homem afirmou ter comprado o material para fazer a comercialização.

Em seguida, a PM entrou na residência do suspeito e encontrou mais porções de maconha e materiais utilizados para o tráfico de drogas, além do restante da quantia em dinheiro, totalizando R$ 1,6 mil reais apreendidos.

O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Central de Flagrantes de Cuiabá, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Bombeiros capturam enxame de abelhas em lar de idosos em Campo Verde

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) removeu, na terça-feira (21.1), um enxame de abelhas no Centro de Atendimento ao Idoso, em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá).

No local, a equipe da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) verificou que as abelhas estavam entre o interior do beiral de laje e do rufo da edificação.

Para fazer a remoção dos insetos, foi necessário a colaboração de um apicultor especializado. Os bombeiros realizaram o manejo dos insetos, que foram cuidadosamente colocados em uma caixa apropriada e levados pelo apicultor para um local seguro.

Retirada Segura

O Corpo de Bombeiros Militar alerta que as ocorrências de ataques de abelhas podem ser comuns, especialmente em áreas urbanas. Por isso, a corporação orienta a população a estar atenta ao ambiente antes de realizar limpezas em áreas com vegetação ou cortes de árvores.

Em caso de presença de enxames de abelhas, marimbondos, vespas ou outro inseto agressivo, é recomendado acionar o Corpo de Bombeiros Militar através do número de emergência 193, para solicitar assistência profissional.

Não é recomendado tentar lidar com enxames de insetos agressivos por conta própria, pois isso pode resultar em acidentes graves. Para mais informações sobre como se prevenir de ataques de abelhas, acesse as orientações do CBMMT.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra mandante e executores de homicídio de trabalhador em Sorriso

Publicados

em

A Delegacia da Polícia Civil de Sorriso cumpriu, nesta quarta-feira (22.1), mandados de prisão e de buscas contra o mandante e dois executores do homicídio de um trabalhador, morto no dia 10 de janeiro, e na tentativa de homicídio contra outra vítima.

Um dos mandados foi cumprido na Penitenciária Central do Estado contra o mandante do homicídio de Everson Santos da Silva, de 36 anos. Outro dois envolvidos na execução da vítima foram presos na cidade de Sorriso, um delas, uma mulher. Um quarto criminoso que está com a prisão decretada está foragido.

O corpo de Everson Santos da Silva, de 36 anos, foi encontrado em uma área de mata, próximo ao bairro Jardim Amazônia, no dia 10 de janeiro. Ele estava com as mãos amarradas e com diversas perfurações de arma de fogo.

Durante as diligências para esclarecer o crime, a Divisão de Homicídios prendeu em flagrante, no mesmo dia do crime, três envolvidos na execução da vítima – dois adultos e um adolescente.

No decorrer da investigação, a equipe policial identificou os demais executores e o mandante do crime.

O delegado Bruno França Ferreira explicou que os primeiros criminosos presos pela Polícia Civil informaram que a vítima foi morta porque o grupo julgou que fotos feitas pelo trabalhador teriam alusão a outra organização criminosa.

Na noite em que foi sequestrado e depois morto, Everson, que estava na cidade a trabalho, estava em um bar de Sorriso. A investigação apurou que a vítima não tinha conhecimento de que o local era frequentado por criminosos ligados a uma determinada facção. “Em nenhum momento, a vítima teve intenção de fazer qualquer gesto alusivo à facção criminosa, e foi sequestrada e covardemente executada com disparos de pistola de calibre 357”, pontuou o delegado Bruno.

O colega de trabalho que estava com Everson também foi vítima do mesmo grupo criminoso, contudo, conseguiu escapar do sequestro e buscar socorro.

Os investigados presos responderão pelos crimes de homicídio qualificado, sequestro e integração de organização criminosa.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana