RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Policial

Obra de reforma da 2ª DP e Central de Flagrantes é entregue à Polícia Civil

Publicados

em

Assessoria | PJC-MT

A obra de reforma do prédio da 2ª Delegacia de Polícia do Carumbé, onde está localizada a Central de Flagrantes de Cuiabá, foi entregue à Polícia Judiciária Civil, na tarde desta quinta-feira (27.12), durante vistoria de representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Diretoria da Polícia Civil.

A reestruturação das duas unidades policiais foi iniciada no mês de abril deste ano para reparos nas partes de elétrica, hidráulica, pintura interna e a fachada nos padrões da PJC e salas de custódias. As melhorias realizadas, possibilitaram instalação de sala para advogados, sala reservada para mulheres e crianças vítimas de violência doméstica e sexual, banheiros adaptados para acessibilidade de portadores de necessidades especiais (PNE), entre outras modificações.

Outros investimentos como aquisição de uniformes padronizados para os servidores também estão incluídos no novo ambiente de trabalho das Centrais de Flagrantes (Cuiabá e Várzea Grande) da Polícia Civil de Mato Grosso.

A Central de Flagrante de Cuiabá é uma das delegacias que mais recebe a população metropolitana, com fluxo de aproximadamente 60 pessoas, que passam todos os dias pela unidade

Nos plantões noturnos de finais de semana são lavrados, em média, 25 procedimentos, entre auto de prisão em flagrante e termo circunstanciado de ocorrência (TCO), além dos registros de boletim de ocorrência de diferentes naturezas e boletins circunstanciados envolvendo menores.

Durante a visita técnica, o secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia, falou da necessidade da obra que era bastante cobrada e esperada, em razão de se tratar de uma delegacia a qual atende grande parte da população metropolitana, sendo o primeiro contato do cidadão ao procurar os serviços de polícia.

“Além do grande fluxo de pessoas que procuram a central de flagrante, essa é uma unidade que também atende a Polícia Militar com as suas ocorrências diárias. Entendemos que dando condições melhores de trabalho para nossos servidores e atendimento digno à população, conseguiremos melhores resultados”, destacou Gustavo Garcia.

Garcia ainda disse que somente a reforma não resolve o problema das unidades, é preciso continuar investindo em manutenção predial. “A Sesp começou a fazer alguns projetos relacionados a parte de logísticas e funcionalidade, como por exemplo, um termo de cooperação junto a Energisa, para que se possa melhorar a rede lógica e estrutura elétrica do prédio”, completou.

De acordo com o delegado coordenador da Central de Flagrante de Cuiabá, Walter de Melo Fonseca Junior, a mesma metodologia de atendimento será adotada na nova estrutura da Capital (que durante a reforma foi transferida para o prédio da Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) do Verdão), com salas reservadas para vítimas, impedindo que parentes de conduzidos se comuniquem com elas, além de ambiente destinado exclusivamente as vítimas vulneráveis (mulheres e crianças) de violência doméstica e sexual.

 “Muitas vezes você tem pessoas dos dois lados, tanto dos conduzidos como das vítimas. Estamos trabalhando com uma dinâmica organizada desde a confecção e entrega do boletim de ocorrência, oitivas, vinculação ou não do material apreendido, até o encaminhamento que é dado para o suspeito e para a vítima. Esse fluxo procedimental tem proporcionado o melhor para vítima e, inclusive, para o próprio conduzido”, disse Walter de Melo Fonseca Junior.

Com o término da reforma estrutura, a Delegacia receberá mobílias, instalação de aparelhos e equipamentos para retomar o pleno atendimento das demandas de ocorrências de Cuiabá.

Participaram também da vistoria o secretário executivo, Luiz Gustavo Tarraf Caran, o secretário-adjunto de Integração Operacional, Coronel PM Jonildo José de Assis, a delegada geral-adjunta da PJC, Sílvia Maria Pauluzi, o coordenador da 2ªDP, delegado Walfrido Nascimento, entre outros.

 

Propaganda

Policial

Polícia Civil prende homem que agrediu a própria irmã em Rondonópolis

Publicados

em

A equipe da Delegacia Especializada em Defesa da Mulher de Rondonópolis cumpriu, nesta sexta-feira (17.1), mandado de prisão de um homem investigado por violência contra a própria irmã no município.

O investigado R.A.G.S. de 37 anos, foi preso em frente a um mercado no bairro Colina Verde. Após ser informado da prisão, ele foi encaminhado à delegacia.

O crime ocorreu em dezembro de 2023. A vítima relatou que seu irmão ingeriu bebida bebida alcoólica e chegou alterado na casa onde moram. Em seguida, ele agrediu a irmã com socos e chutes.

O investigado também jogou um tijolo contra a vítima, que lhe causou lesões, e ainda ameaçou o cunhado de morte.

O mandado foi expedido pela Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Rondonópolis, após investigação da Delegacia da Mulher do município.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Policial

Polícia Civil cumpre mandado de busca em tabacaria e prende dono em flagrante por produtos de venda proibida no país

Publicados

em

Policiais civis da Delegacia de Pedra Preta cumpriram, na manhã desta sexta-feira (17.1), mandado de busca que resultou na apreensão de armas de fogo e materiais de venda proibida no País. Entre eles, cigarros eletrônicos em uma tabacaria da cidade. O dono da loja foi preso em flagrante.

As buscas foram realizadas na residência e loja do suspeito, W. R. S., 29 anos, onde foram apreendidas armas de fogo e munições, cigarro eletrônico, resistências e essências do dispositivo eletrônico para fumar.

A expressiva movimentação financeira dele levantou suspeitas durante a investigação. O suspeito também é investigado por corrupção de menor

O investigado foi encaminhado à Delegacia de Pedra Preta e autuado em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Policial

Novos policiais civis de MT iniciam Curso de Formação Técnica na Acadepol

Publicados

em

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso realizou, na manhã desta sexta-feira (17.01), a aula inaugural para os 76 novos policiais civis que tomaram posse no final do mês de dezembro. Ele iniciam o Curso de Formação Técnico Profissional.

A delegada-geral da instituição, Daniela Silveira Maidel, participou da aula inaugural para os novos delegados, escrivães e investigadores que foi realizada na sede da Academia de Polícia (Acadepol). Após a conclusão do Curso de Formação, os policiais atuarão no interior do estado. A posse dos novos servidores faz parte do pacote de medidas do Governo do Estado de Tolerância Zero ao Crime Organizado.

Logo no início da aula com os novos policiais, a delegada-geral falou sobre a estrutura organizacional da Polícia Civil de Mato Grosso e apresentou a equipe de diretores da instituição e também os delegados regionais das 13 regionais do interior do estado e de Cuiabá e Várzea Grande.

Entre os assuntos abordados, Maidel destacou que, ao ingressar na instituição, os policiais precisam ter consciência da maior finalidade da Polícia Civil -a investigação.

“Todos vocês que estão entrando agora, devem saber e reforçar sempre que o trabalho da Polícia Civil é a investigação qualificada e o esclarecimento de crimes. O que a Polícia Civil espera de vocês é a dedicação, o comprometimento e o respeito com a instituição”, frisou a delegada-geral.

A delegada-geral também falou sobre a Lei de Governança e Integralidade, uma das prioridades do Governo do Estado, e sobre a dificuldade de separar a vida pessoal da vida policial.

“A partir de agora, vocês não serão mais conhecidos apenas pelo seus nomes, mas pelos cargos que ocupam e, desta forma, são representantes da instituição nas suas ações”, destacou.

Participaram da aula inaugural o diretor da Acadepol, Fausto José Freitas; o corregedor-geral, Jesset Munhoz; a diretora de Administração Sistêmica, Ana Paula Faria Campos; o diretor de Atividade Especiais, Cláudio Alvares Sant’Ana; o diretor de Interior, Walfrido Franklim do Nascimento; o diretor Metropolitano, Wagner Bassi Júnior, e o delegado Eduardo Botelho, representando o diretor de Inteligência, Juliano Carvalho.

Integridade e Compliance

Entre as estratégias já implementadas pelo grupo de trabalho, instituído pela Diretoria Geral da Polícia Civil, foi incluída na grade curricular da Academia de Polícia (Acadepol), a disciplina de Integridade e Compliance, buscando a difusão de procedimentos de práticas éticas para cumprimento dos objetivos do Programa Integridade do Estado de Mato Grosso.

Com 20 horas/aula a disciplina foi instituída, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado do dia 03 de dezembro de 2024 e abordará assuntos como Código de Ética; Visão, Missão e Valores da Polícia Civil de Mato Grosso; Lei Complementar 407 (Estatuto da Polícia Civil de Mato Grosso), e de outras resoluções e leis ligadas às atividades da Polícia Civil de Mato Grosso.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana