RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Policia Federal

Operação Tântalo investiga desvio de verbas de merenda escolar em RR

Publicados

em

Boa Vista/RR – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (4/12) a Operação Tântalo, com o objetivo de desarticular organização criminosa envolvida em desvios de recursos públicos de merenda escolar no âmbito do Programa Mais Educação, entre os anos de 2016 e 2018.

A PF cumpre 5 mandados de prisão preventiva e 7 mandados de busca e apreensão, em Boa Vista/RR, e conta com o apoio do Ministério Público Federal. Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Roraima. Foram concedidas, ainda, a quebra do sigilo bancário e fiscal dos envolvidos.

O Inquérito Policial foi instaurado em setembro de 2018 e, com poucos meses de investigação, já foi possível apurar várias irregularidades e desvios que ocorriam no fornecimento de alimentos para merendas das escolas, no estado de Roraima. O esquema criminoso já estaria em andamento, no início de 2016, e contava com o falso atesto de recebimento de produtos adquiridos pelo Estado. Desta forma, a empresa responsável pelo fornecimento dos alimentos fazia a entrega parcial dos produtos faturados ou os substituíam por produtos mais baratos, recebendo o atesto de recebimento integral destes por servidores integrantes do esquema.

Depoimentos relatam que, no início da fraude, a empresa deixava de entregar por volta de 30% dos produtos faturados, mas nos últimos meses a situação se agravou a ponto de não se entregar produto algum, o que foi constatado, inclusive, in loco, pela equipe de investigação.

Somente de março a novembro de 2018, o Estado de Roraima recebeu mais de R$ 5 milhões do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Diligências policiais realizadas em várias escolas indicam que há meses não é fornecida proteína alguma para os alunos. Em alguns casos, os policiais constataram que os funcionários das escolas realizavam compras, com recursos próprios, para tentar melhorar a alimentação das crianças, como ossos para incrementar o feijão, o qual foi encontrado vencido em várias escolas.

Agentes públicos e políticos participam do esquema e são alvos das medidas que estão sendo cumpridas.

Tântalo faz referência ao personagem da mitologia grega que foi castigado a nunca conseguir alcançar água e alimentos, apesar de viver cercado destes em abundância, restando em eterno suplício.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima

Contato: (95) 3621-1500

 

Propaganda

Policia Federal

PF, Receita Federal e Força Nacional intensificam fiscalização na Ponte Internacional da Amizade

Publicados

em

Foz do Iguaçu/PR. Policiais federais, em ação conjunta com servidores da Receita Federal e integrantes da Força Nacional, estão intensificando os trabalhos de fiscalização na aduana da Ponte Internacional da Amizade, fronteira Brasil e Paraguai.

Com a chegada da época das festas de fim de ano, cresce o movimento de pessoas e veículos na fronteira, em busca de produtos importados. Com isso, os órgãos aduaneiros tem reforçado a fiscalização na aduana para coibir, principalmente, o contrabando e descaminho no país.

Nesta quinta-feira (13/12), um veículo foi apreendido com um fundo falso com dezenas de aparelhos celulares, estimado em quase R$ 100 mil o valor total da carga retida. Uma moto também foi abordada, sendo encontrado quatro celulares escondidos no capacete do condutor.

Os trabalhos de repressão aos crimes transfronteiriços continuarão reforçados na aduana da Ponte Internacional da Amizade de forma integrada entre os órgãos de segurança.

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu
[email protected]
@pffoz

Canal para Denúncia
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Policia Federal

PF e ICMBIO apreendem material de pesca ilegal no Rio Iguaçu

Publicados

em

Foz do Iguaçu/PR. Policiais federais e servidores do ICMBIO realizaram, nesta terça-feira (10/12), uma apreensão de materiais de pesca nas proximidades do rio Iguaçu, local que compreende a área do Parque Nacional das Cataratas.

Durante a fiscalização, que visa o combate aos crimes ambientais, a equipe localizou cerca de 230 metros de rede de pesca e um caiaque na região marginal do rio que corta o parque. Também foi encontrado cerca de 15 kg de peixes próximo ao material, o que é proibido devido a época do defeso da piracema que vigora atualmente.

O grupo especializado em combate aos crimes ambientais, criado este ano na Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu, vem intensificando o patrulhamento, em conjunto ao ICMBIO, na área de conservação do Parque Nacional das Cataratas, visando coibir a ação de caçadores e extrativistas ilegais. Denúncias podem ser feitas através do canal da PF com a garantia de sigilo e anonimato.

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu
[email protected]
@pffoz

Canal para Denúncia
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Policia Federal

PF, MPT e SRTE resgatam 19 trabalhadores de situação análoga à escravidão

Publicados

em

São Luís/MA. Entre os dias 3 e 12/12, a Policia Federal no Maranhão, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho no Maranhão e Superintendência do Trabalho e Emprego no Maranhão, deflagrou a Operação Liberdade e Dignidade. Ao todo, a ação resultou no resgate de 19 trabalhadores que estavam em condições análogas à escravidão no interior do Maranhão.

A primeira parte da ação ocorreu em uma Fazenda na zona rural de Lago da Pedra. No local foram encontrados nove trabalhadores em condições degradantes de trabalho, com alojamentos em condições subumanas, fornecimento de água impropria para consumo, além de diversas irregularidades trabalhistas.

Por sua vez, a segunda parte da ação ocorreu em uma Fazenda de plantação de soja em São Francisco do Maranhão. Nesse local também foram encontrados trabalhadores alojados em condições degradantes e/ou expostos a jornada exaustiva de trabalho. No total, 10 trabalhares foram resgatados.

A Operação Liberdade e Dignidade é resultado de ação integrada entre Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho e Emprego que visa combater a exploração laboral através de uma atuação conjunta e concomitante nas searas: trabalhista, cível e criminal.

Durante a operação, além de resgatados, os trabalhadores receberam as verbas trabalhistas e rescisórias devidas. Realizou-se ainda acordos com os empregadores para pagamentos de indenizações por danos morais individuais e coletivos aos trabalhadores como medida de reparação pela situação exploratório a qual foram submetidos.

Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão
Fone: (98) 3131-5105
E-mail: [email protected]
Instagram: @pf.maranhao

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Mais Lidas da Semana