RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Policial

Operação Venda Cancelada apreende armas e veículos de investigados que usaram revenda de carros para o tráfico

Publicados

em

Armas de fogo, munições, carregadores e veículos foram apreendidos durante o cumprimento de mandados da Operação Venda Cancelada, da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes, nesta quinta-feira (12.12), em Sinop. A investigação da DRE apura o uso de uma empresa de revenda de veículos para o tráfico de entorpecentes.

Foram cumpridas duas prisões preventivas de dois investigados e quatro mandados de busca e apreensão em residências e na garagem de veículos. Também foram bloqueadas contas bancárias de cinco alvos da operação.

Na revenda de veículos do principal investigado, que está foragido, a equipe da delegacia especializada apreendeu cinco carros que não tem comprovação de origem lícita.

Em outras residências, os policiais da DRE apreenderam uma espingarda, carregadores e mais uma pistola.

Ligação com facção

Em outubro deste ano, a equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Sinop deflagrou a Operação Codinome Fantasma e apreendeu um veículo e uma faca na casa de um dos alvos, que é integrante de uma facção criminosa que age no tráfico e lavagem de dinheiro. A Polícia Civil verificou que o veículo estava em nome do dono da garagem investigado na operação da DRE.

O delegado Caio Fernando Albuquerque explicou que o veículo liga o principal investigado da Operação Venda Cancelada a um dos alvos da Codinome Fantasma. O veículo está em nome de W.R.P., dono da garagem de veículos investigada pela DRE.


Apreensões de outubro: veículo encontrado com membro de facção está em nome do dono da garagem

A investigação da Derf de Sinop identificou um esquema de lavagem de dinheiro do crime organizado a partir de uma distribuidora de gás e água. A delegacia apurou a movimentação de dinheiro do tráfico de drogas que era lavado por uma grande distribuidora de gás e água de Sinop, que o devolvia à organização criminosa dando a aparência de licitude para a atividade ilegal.

Garagem usada no tráfico

A investigação da DRE teve início a partir da apreensão de 210 tabletes de maconha, em junho deste ano, quando uma caminhonete foi interceptada pela Polícia Civil na MT-010, no Distrito de Nossa Senhora da Guia. O veículo era conduzido por H.S.A., de 38 anos, que acabou confessando o transporte da droga.

A partir das informações reunidas no inquérito policial, a DRE identificou a cadeia de supostos proprietários da caminhonete apreendida e um esquema envolvendo a garagem de veículos em Sinop.

“A investigação chegou ao proprietário da garagem e identificamos que as vendas orquestradas da caminhonete flagrada com o entorpecente voltavam novamente a ele. Ou seja, a intenção no esquema era adquirir veículos e colocá-los à disposição do tráfico de entorpecentes”, explicou o delegado Caio Fernando.

As diligências da DRE comprovaram que o dono da garagem comprou o veículo de uma empresa que fez a negociação, por meio de uma procuração pública, em nome de um funcionário da revenda de carros, para que o veículo retornasse a ele. Ou seja, a revenda da caminhonete entre a garagem e o comprador foi uma simulação criada para dar crédito ao negócio ilícito e, em caso de apreensão pela polícia com entorpecente ou outra conduta ilícita, nenhum deles fosse atingido.

Informações financeiras reunidas na investigação demonstraram movimentações atípicas em contas bancárias em nome dos três investigados – dono e funcionário da garagem de veículo e o suposto comprador da caminhonete.

A garagem, que foi constituída com capital social informado de R$ 100 mil e faturamento médio mensal de 19 mil. Contudo, em pouco menos de um ano, a conta da empresa teve créditos somados em mais de 5 milhões de reais.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Propaganda

Policial

Polícia Civil prende homem que agrediu a própria irmã em Rondonópolis

Publicados

em

A equipe da Delegacia Especializada em Defesa da Mulher de Rondonópolis cumpriu, nesta sexta-feira (17.1), mandado de prisão de um homem investigado por violência contra a própria irmã no município.

O investigado R.A.G.S. de 37 anos, foi preso em frente a um mercado no bairro Colina Verde. Após ser informado da prisão, ele foi encaminhado à delegacia.

O crime ocorreu em dezembro de 2023. A vítima relatou que seu irmão ingeriu bebida bebida alcoólica e chegou alterado na casa onde moram. Em seguida, ele agrediu a irmã com socos e chutes.

O investigado também jogou um tijolo contra a vítima, que lhe causou lesões, e ainda ameaçou o cunhado de morte.

O mandado foi expedido pela Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Rondonópolis, após investigação da Delegacia da Mulher do município.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Policial

Polícia Civil cumpre mandado de busca em tabacaria e prende dono em flagrante por produtos de venda proibida no país

Publicados

em

Policiais civis da Delegacia de Pedra Preta cumpriram, na manhã desta sexta-feira (17.1), mandado de busca que resultou na apreensão de armas de fogo e materiais de venda proibida no País. Entre eles, cigarros eletrônicos em uma tabacaria da cidade. O dono da loja foi preso em flagrante.

As buscas foram realizadas na residência e loja do suspeito, W. R. S., 29 anos, onde foram apreendidas armas de fogo e munições, cigarro eletrônico, resistências e essências do dispositivo eletrônico para fumar.

A expressiva movimentação financeira dele levantou suspeitas durante a investigação. O suspeito também é investigado por corrupção de menor

O investigado foi encaminhado à Delegacia de Pedra Preta e autuado em flagrante pelo crime de posse irregular de arma de fogo.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Policial

Novos policiais civis de MT iniciam Curso de Formação Técnica na Acadepol

Publicados

em

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso realizou, na manhã desta sexta-feira (17.01), a aula inaugural para os 76 novos policiais civis que tomaram posse no final do mês de dezembro. Ele iniciam o Curso de Formação Técnico Profissional.

A delegada-geral da instituição, Daniela Silveira Maidel, participou da aula inaugural para os novos delegados, escrivães e investigadores que foi realizada na sede da Academia de Polícia (Acadepol). Após a conclusão do Curso de Formação, os policiais atuarão no interior do estado. A posse dos novos servidores faz parte do pacote de medidas do Governo do Estado de Tolerância Zero ao Crime Organizado.

Logo no início da aula com os novos policiais, a delegada-geral falou sobre a estrutura organizacional da Polícia Civil de Mato Grosso e apresentou a equipe de diretores da instituição e também os delegados regionais das 13 regionais do interior do estado e de Cuiabá e Várzea Grande.

Entre os assuntos abordados, Maidel destacou que, ao ingressar na instituição, os policiais precisam ter consciência da maior finalidade da Polícia Civil -a investigação.

“Todos vocês que estão entrando agora, devem saber e reforçar sempre que o trabalho da Polícia Civil é a investigação qualificada e o esclarecimento de crimes. O que a Polícia Civil espera de vocês é a dedicação, o comprometimento e o respeito com a instituição”, frisou a delegada-geral.

A delegada-geral também falou sobre a Lei de Governança e Integralidade, uma das prioridades do Governo do Estado, e sobre a dificuldade de separar a vida pessoal da vida policial.

“A partir de agora, vocês não serão mais conhecidos apenas pelo seus nomes, mas pelos cargos que ocupam e, desta forma, são representantes da instituição nas suas ações”, destacou.

Participaram da aula inaugural o diretor da Acadepol, Fausto José Freitas; o corregedor-geral, Jesset Munhoz; a diretora de Administração Sistêmica, Ana Paula Faria Campos; o diretor de Atividade Especiais, Cláudio Alvares Sant’Ana; o diretor de Interior, Walfrido Franklim do Nascimento; o diretor Metropolitano, Wagner Bassi Júnior, e o delegado Eduardo Botelho, representando o diretor de Inteligência, Juliano Carvalho.

Integridade e Compliance

Entre as estratégias já implementadas pelo grupo de trabalho, instituído pela Diretoria Geral da Polícia Civil, foi incluída na grade curricular da Academia de Polícia (Acadepol), a disciplina de Integridade e Compliance, buscando a difusão de procedimentos de práticas éticas para cumprimento dos objetivos do Programa Integridade do Estado de Mato Grosso.

Com 20 horas/aula a disciplina foi instituída, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado do dia 03 de dezembro de 2024 e abordará assuntos como Código de Ética; Visão, Missão e Valores da Polícia Civil de Mato Grosso; Lei Complementar 407 (Estatuto da Polícia Civil de Mato Grosso), e de outras resoluções e leis ligadas às atividades da Polícia Civil de Mato Grosso.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana