RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Policia Federal

PF combate crimes financeiros e lavagem de dinheiro no RN

Publicados

em

Natal/RN – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (19/12) a Operação Caviloso, destinada a apurar crimes financeiros, estelionato, falsidade, lavagem de dinheiro, entre outros delitos no Rio Grande do Norte.

Estão sendo cumpridos seis mandados judiciais de busca e apreensão em Natal, expedidos pela 15ª Vara Federal de Ceará-Mirim/RN. Cerca de 30 policiais federais participam da ação.

A investigação teve início para apurar a notícia de que um empreendimento em Ceará-Mirim teve algumas de suas unidades vendidas no exterior, sem a consequente internalização dos recursos no Brasil, fato que poderia importar crime de evasão de divisas.

Além disso, noticiou-se que as aquisições das unidades imobiliárias seriam, na verdade, investimento com percentual de retorno garantido, consistindo em captação de recursos, atividade típica de instituição financeira para a qual não existia autorização.

As investigações confirmaram que os dirigentes da empresa sob suspeita atraíram investidores em Singapura, para receber dinheiro que veio a ser destinado, em parte, a empreendimentos no Brasil, mas não para aquisição patrimonial e, sim, a título de investimento com ganho previamente ajustado.

Diferentemente do que se delineava no início da apuração, o grupo sob investigação tinha atuação bem mais ampla, pois ofertou em Singapura oportunidade de investimento atrelada a outros empreendimentos nas cidades de Parnamirim, Macaíba e São José do Mipibu, situadas na Região Metropolitana de Natal.

Assim, a empresa captou o equivalente maior que R$ 300 milhões, supostamente para erguer loteamentos com 3.516 unidades; no entanto, executou apenas um, com o total de 230 unidades. Nos demais locais nada foi construído, existindo apenas terrenos baldios.

Parte dos recursos captados em Singapura, que deveria ter sido enviada para o Brasil, foi remetida para uma conta bancária em Luxemburgo, na Europa, em nome da empresa criada pelos investigados, revelando que os investidores naquele país foram vítimas de golpe e jamais seriam ressarcidos.

Como tal remessa de recursos para paraíso fiscal está atrelada a omissão de receitas e consequente sonegação de tributos, a investigação também apura lavagem de capitais.

Por fim, no curso da investigação detectou-se um golpe praticado pelos investigados, os quais, sob a promessa de venda de um hotel na Via Costeira em Natal, receberam cerca de R$ 40 milhões, entretanto, falsificaram documentos, afastando o adquirente da propriedade e posse do hotel, sem restituí-lo.

Não haverá entrevista coletiva.

(*) O nome da operação faz alusão àquele que emprega cavilação, isto é, “proposta traiçoeira”.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Norte

[email protected] | @pfnorn | www.pf.gov.br

(84) 3204.5588

Propaganda

Policia Federal

PF deflagra a Operação Anjo Protetor no combate à exploração sexual infantil

Publicados

em

Cuiabá/MT – A Polícia Federal deflagrou nesta quarta feira, 19/3, em Várzea Grande/MT, a primeira fase da Operação Anjo Protetor, com o objetivo de combater o compartilhamento e o armazenamento de imagens e vídeos contendo exploração sexual de crianças e adolescentes.

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

As investigações identificaram que o investigado compartilhava imagens de abuso sexual infantil em grupos de redes sociais na rede mundial de computadores. 

Durante as buscas foram identificados inúmeros arquivos contendo abuso sexual infantil no celular do investigado, motivo pelo qual ele foi preso em flagrante delito.

O invesgigado poderá responder por armazenamento/compartilhamento e/ou venda dos arquivos contendo imagens de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso

Contato: (65) 99218-6164
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Policia Federal

PF prende investigado por crimes de abuso sexual infantojuvenil

Publicados

em

São Paulo/SP. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (19/3), a Operação Kore 14, dando continuidade às ações de combate a crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

Na ação, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão em São Paulo. Durante o cumprimento, foram apreendidos equipamentos de informática e telefonia pertencentes ao investigado.

Os crimes apurados estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além do Código Penal, sem prejuízo de outras infrações que possam ser identificadas ao longo das investigações.

A Polícia Federal reforça a importância do monitoramento e da orientação de crianças e adolescentes no ambiente digital e no mundo real, prevenindo riscos de abusos sexuais e garantindo sua segurança e bem-estar.

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Telefone: (11) 3538-5013
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Policia Federal

PF desarticula esquema de fraudes bancárias

Publicados

em

Belém/PA. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19/3), a operação Clones, para combater organização criminosa especializada em fraudes bancárias na Caixa Econômica Federal. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Belém.

A investigação aponta que o grupo criminoso, integrado por diversos estelionatários, falsificava de maneira sofisticada documentos e contas bancárias de outras pessoas. Alguns integrantes do grupo se passavam pelas próprias vítimas, permitindo saques e transferências ilegais que causaram prejuízos milionários à Caixa e a inúmeras pessoas físicas.

Durante as investigações, foram identificados múltiplos envolvidos que atuavam no esquema como intermediários e beneficiários diretos dos valores desviados, valendo-se de técnicas engenhosas para dificultar a identificação e o rastreamento dos recursos ilícitos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, falsificação de documentos e organização criminosa.

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará
Contato: 91 98393-0775
E-mail: [email protected]
www.gov.br/pf

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Mais Lidas da Semana