RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Policia Federal

PF combate desvio de recursos públicos do transporte escolar em RR

Publicados

em

Boa Vista/RR – A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (14/12) a Operação Zaragata, que tem o objetivo de desarticular organização criminosa envolvida em desvios de recursos públicos e cobrança de propinas nos serviços de transporte escolar em Roraima. A PF, com apoio da CGU, cumpre 10 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão no município de Boa Vista-RR. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal do Estado de Roraima, após representação da PF pelas medidas.

O inquérito policial foi instaurado em agosto deste ano, com objetivo de apurar supostas irregularidades cometidas em contratação do governo de Roraima com recursos do FUNDEB por meio de dispensa de licitação emergencial. As investigações indicam a existência de vários esquemas envolvendo o transporte escolar do estado, como a cobrança de propina de empresas responsáveis pelo transporte, que eram obrigadas a pagar valores entre 10% a 15% das faturas para conseguir receber o pagamento devido pelo governo. A organização criminosa também falsificava documentos de prestação de serviços que não eram, de fato, realizados, bem como também fraudava procedimentos licitatórios.

A Controladoria-Geral da União indicou, por meio de notas técnicas, diversos indícios de irregularidades em contratos de transporte escolar do governo. Em um contrato do estado, cujos valores ultrapassam R$ 78 milhões, só no ano de 2018, a CGU aponta que os pagamentos indevidos poderiam chegar a quase R$ 50 milhões. Em alguns casos, certa empresa era contratada para fazer rotas de transporte já prestadas por outra empresa, a qual efetivamente prestava o serviço; ou, ainda, uma mesma empresa era contratada várias vezes para a mesma rota, recebendo vários pagamentos por uma mesma prestação. O esquema contava com a participação de agentes públicos e políticos, os quais também são alvos das medidas que estão sendo cumpridas.

As investigações contaram com o apoio do Ministério Público Federal, da Controladoria-Geral da União e do Ministério Público Estadual de Roraima.

O nome da operação faz alusão ao estado de desordem em que se encontra tanto a prestação dos serviços de transporte quanto os próprios contratos públicos.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima

[email protected]

Contato: (95)3261-1500

Propaganda

Policia Federal

PF deflagra a Operação Anjo Protetor no combate à exploração sexual infantil

Publicados

em

Cuiabá/MT – A Polícia Federal deflagrou nesta quarta feira, 19/3, em Várzea Grande/MT, a primeira fase da Operação Anjo Protetor, com o objetivo de combater o compartilhamento e o armazenamento de imagens e vídeos contendo exploração sexual de crianças e adolescentes.

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

As investigações identificaram que o investigado compartilhava imagens de abuso sexual infantil em grupos de redes sociais na rede mundial de computadores. 

Durante as buscas foram identificados inúmeros arquivos contendo abuso sexual infantil no celular do investigado, motivo pelo qual ele foi preso em flagrante delito.

O invesgigado poderá responder por armazenamento/compartilhamento e/ou venda dos arquivos contendo imagens de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso

Contato: (65) 99218-6164
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Policia Federal

PF prende investigado por crimes de abuso sexual infantojuvenil

Publicados

em

São Paulo/SP. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (19/3), a Operação Kore 14, dando continuidade às ações de combate a crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

Na ação, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão em São Paulo. Durante o cumprimento, foram apreendidos equipamentos de informática e telefonia pertencentes ao investigado.

Os crimes apurados estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além do Código Penal, sem prejuízo de outras infrações que possam ser identificadas ao longo das investigações.

A Polícia Federal reforça a importância do monitoramento e da orientação de crianças e adolescentes no ambiente digital e no mundo real, prevenindo riscos de abusos sexuais e garantindo sua segurança e bem-estar.

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo
Telefone: (11) 3538-5013
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Policia Federal

PF desarticula esquema de fraudes bancárias

Publicados

em

Belém/PA. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19/3), a operação Clones, para combater organização criminosa especializada em fraudes bancárias na Caixa Econômica Federal. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Belém.

A investigação aponta que o grupo criminoso, integrado por diversos estelionatários, falsificava de maneira sofisticada documentos e contas bancárias de outras pessoas. Alguns integrantes do grupo se passavam pelas próprias vítimas, permitindo saques e transferências ilegais que causaram prejuízos milionários à Caixa e a inúmeras pessoas físicas.

Durante as investigações, foram identificados múltiplos envolvidos que atuavam no esquema como intermediários e beneficiários diretos dos valores desviados, valendo-se de técnicas engenhosas para dificultar a identificação e o rastreamento dos recursos ilícitos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, falsificação de documentos e organização criminosa.

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará
Contato: 91 98393-0775
E-mail: [email protected]
www.gov.br/pf

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Mais Lidas da Semana