RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Policia Federal

PF deflagra a 5ª fase da Operação Registro Espúrio

Publicados

em

Brasília/DF – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (13/12) a quinta fase da Operação Registro Espúrio, com o objetivo de aprofundar as investigações a respeito de organização criminosa que atua em fraudes e desvios relacionados a registros sindicais junto ao Ministério do Trabalho. Nesta fase, o foco continua sendo o desvio de valores da Conta Especial Emprego e Salário – CEES, por meio de pedidos fraudulentos de restituição de contribuição sindical.

Policiais Federais cumprem 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, Goiânia, Anápolis e Londrina.

Durante as investigações da Operação Registro Espúrio, a PFl verificou, após a análise e cruzamento de dados coletados, que a organização criminosa desviou, pelo menos, R$ 12.965.349,33 da Conta Especial Emprego e Salário.

O esquema funcionava da seguinte forma: 1) a organização criminosa arregimentava entidades interessadas na obtenção fraudulenta de restituições de contribuição sindical supostamente recolhidas indevidamente ou a maior na CEES; 2) os pedidos, feitos com base na Portaria n. 3.397/1978-MTE, eram manipulados pelo grupo criminoso, com o reconhecimento indevido do direito creditório; 3) os valores eram transferidos da CEES para a conta da entidade, com posterior repasse de um percentual para os servidores públicos e advogados integrantes do esquema.

Para viabilizar a empreitada criminosa, a ORCRIM arregimentou o Consultor Jurídico do Ministério do Trabalho – cujo afastamento do cargo foi determinado pelo STF -, efetivando, ainda, a nomeação, no final do ano passado, de um membro da quadrilha para exercer o cargo de Superintendente Regional do Trabalho no Distrito Federal, com o intuito de deferir, de forma irregular, os pedidos de restituição formulados por entidades ligadas ao bando.

Os investigados irão responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, falsificação de documento público e lavagem de dinheiro.

 

Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal

Contato: (61) 2024-8142

Propaganda

Policia Federal

PF prende em flagrante homem que vendia celulares roubados pelos Correios

Publicados

em

Rio de Janeiro/RJ – Na tarde desta quarta-feira, 19/3, a Polícia Federal prendeu em flagrante um homem que estava postando sete smartphones, oriundos de roubo ou furto, na Agência dos Correios do Centro do Rio de Janeiro.

O preso despachava frequentemente celulares de origem criminosa pela mesma agência, sendo que a PF já havia apreendido outros 10 aparelhos postados em 18/2 e 18/3 deste ano. Os smartphones eram remetidos pelos Correios para cidades de outros estados, tais como Goiânia, Uberlândia/MG, Serra/ES e Araçatuba/SP.

A Polícia Federal descobriu o esquema depois que uma vítima rastreou seu celular roubado e viu que o mesmo se encontrava no Centro de Distribuição dos Correios em Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Com a ajuda dos Correios, foram localizadas outras duas das três encomendas postadas em 18/2, sendo que uma delas já havia sido remetida e entregue ao destinatário de Serra/ES. Dos sete celulares apreendidos em 18/3, um pertencia à vítima que denunciou o fato de que o aparelho estava no Centro de Distribuição em Benfica.

O referido smartphone foi restituído ao proprietário. As investigações prosseguem para revelar os demais envolvidos no esquema de receptação e venda de celulares obtidos por meio de roubo ou furto na cidade do Rio de Janeiro.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected] | www.gov.br/pf
(21) 2203-4404

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Policia Federal

PF prende homem foragido por tentativa de homicídio em Macaé/RJ

Publicados

em

Macaé/RJ. Nesta quarta-feira (19/3), a Polícia Federal prendeu um homem que possuía um mandado de prisão preventiva em seu desfavor, pelo crime de tentativa de homicídio. Ele foi preso em Macaé/RJ.

O crime foi cometido no ano de 2024, em Macaé/RJ, ocasião em que o homem se dirigiu até a casa de sua ex-esposa e desferiu um disparo de arma de fogo contra seu atual companheiro, na frente de seus filhos menores de idade. O homem foi levado a um hospital da região e sobreviveu aos ferimentos.

O crime de tentativa de homicídio está tipificado no artigo 121 do Código Penal, com a pena prevista de 6 a 20 anos de reclusão.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected]
(21) 2203-4404

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Policia Federal

PF prende homem por moeda falsa na Bahia

Publicados

em

Vitória da Conquista/BA. Nesta quarta-feira (19/3), a Polícia Federal interceptou uma encomenda que foi entregue pelos Correios, em Vitória da Conquista/BA, contendo R$ 2 mil em cédulas falsas. Na ocasião, um homem foi preso em flagrante.

Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Vitória da Conquista e, posteriormente, ao Conjunto Penal, onde ficará à disposição da Justiça.

Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
WhatsApp: (71) 3319-6002
E-mail: cs.srba@pf.gov.br

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Mais Lidas da Semana