RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Policia Federal

PF deflagra Operação Tembé II para combater extração ilegal de madeira

Publicados

em

BELÉM/PA – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (27/11) a Operação Tembé II, com o objetivo de desarticular esquema criminoso de extração e comércio ilegal de madeira proveniente da Terra Indígena Alto do Rio Guamá.

Estão sendo cumpridos 34 mandados judiciais, sendo 10 mandados de prisão preventiva, 11 de busca e apreensão e 13 bloqueios de valores e sequestro de ativos financeiros, nos municípios de Belém, Paragominas e Nova Esperança do Piriá.

As investigações se iniciaram no segundo semestre de 2016, com o intuito de identificar responsáveis pela extração ilegal de madeira e desmatamento no interior da terra indígena.  Foram localizadas 8 madeireiras na região que operavam clandestinamente, retirando, beneficiando e comercializando ilegalmente, madeira de área federal em municípios do Pará.

No período das investigações, também foi realizada fiscalização pela SEMAS, com o objetivo de apreender os produtos florestais extraídos e comercializados ilegalmente, auxiliando o trabalho investigativo em curso, com a identificação dos responsáveis e consumação da materialidade delitiva dos crimes.

Estima-se que, por mês, eram retirados da área, aproximadamente 6 mil metros cúbicos de madeira, o que representa em termos financeiros o montante de R$ 6,4 milhões.

Os investigados responderão pelos crimes ambientais, receptação qualificada, corrupção ativa e passiva, com penas que podem chegar a 12 anos de reclusão.

A primeira fase da operação TEMBÉ foi realizada em 31/8/2017. Na ocasião, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão no município de Nova Esperança do Piriá, com a finalidade de buscar elementos que demonstrassem o cometimento de delitos ligados à extração ilegal de madeira.

O nome da operação faz referência a uma tribo indígena que habita áreas dos estados do Pará e do Maranhão, nas regiões dos rios Gurupi, Capim e Guamá.

 

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará

Contato: (91)3214 8029/984222396

[email protected]

Propaganda

Policia Federal

Polícia Federal cumpre mandados judiciais, expedidos pelo STF, por obstrução à justiça

Publicados

em

Brasília/DF. A Polícia Federal cumpre, na manhã deste sábado (14/12), mandados judiciais expedidos pelo Supremo Tribunal Federal em face de investigados no inquérito que apurou a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do governo legitimamente eleito em 2022.

Estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva, dois mandados de busca e apreensão e uma cautelar diversa da prisão contra indivíduos que estariam atrapalhando a livre produção de provas durante a instrução processual penal.

As medidas judiciais têm como objetivo evitar a reiteração das ações ilícitas.

Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Policia Federal

PF prende passageira com cocaína no Aeroporto de Fortaleza

Publicados

em

Fortaleza/CE. A Polícia Federal prendeu em flagrante, na tarde desta sexta-feira (13/12), uma mulher por tráfico de drogas no Aeroporto Internacional de Fortaleza.

A droga foi localizada durante uma inspeção de rotina realizada com o auxílio do cão detector de drogas que sinalizou positivamente para a presença de entorpecentes junto a uma passageira que havia desembarcado em Fortaleza em um voo proveniente de Brasília/DF.

Na abordagem, os policiais encontraram pouco mais de dois quilos de cocaína distribuídos em sete invólucros presos ao corpo da mulher.

Diante dos fatos, a indivídua foi conduzida à sede da Polícia Federal no Ceará, onde foi autuada em flagrante por tráfico de drogas. Posteriormente, será transferida para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal.

Comunicação Social da Polícia Federal no Ceará

Fone: (85) 99972-0534

E-mail: [email protected]

@pfceara

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Policia Federal

PF incinera 2,5 toneladas de cocaína em Santa Catarina

Publicados

em

Joinville/SC. Nesta sexta-feira (13/12), a Polícia Federal promoveu mais uma incineração de drogas em Santa Catarina, destruindo 2,5 toneladas de cocaína apreendidas em ações das delegacias da PF de Joinville e Itajaí.

A ação contou com a participação de vários policiais federais e o procedimento ocorreu em uma usina na cidade de Joinville/SC, onde as drogas foram transportadas de forma segura e queimadas em um alto-forno.

A destruição das drogas reforça o empenho da Polícia Federal no combate ao tráfico de entorpecentes, à criminalidade organizada e na proteção da sociedade.

Comunicação Social da Polícia Federal em Joinville/SC
[email protected] | www.pf.gov.br
(47) 3431-6880

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Mais Lidas da Semana