RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Policia Federal

PF investiga grupo criminoso especializado no desvio de recursos públicos

Publicados

em

São Paulo/SP – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (13/12), a Operação Trato Feito, para investigar uma organização criminosa voltada para o desvio de recursos públicos em contratos firmados com o Município de Mauá, na grande São Paulo. A investigação é um desdobramento da Operação Prato Feito, deflagrada em maio deste ano.

Cerca de 234 policiais federais cumprem 2 mandados de prisão preventiva e 54 mandados de busca e apreensão, no estado de São Paulo, e em um Município no Espírito Santo. Dois agentes públicos foram afastados, um contrato com suspeita de fraude foi suspenso e nove empresas foram proibidas judicialmente de contratar com a Administração Pública. Todas as medidas foram decretadas, a pedido da PF, pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

O inquérito policial foi instaurado a partir de informações trazidas aos investigadores durante a análise do material apreendido na Operação Prato Feito, que apontavam oito crimes, além dos que estavam sendo apurados. Os novos elementos trazidos aos autos indicam um esquema em que nove empresas pagavam vantagens ilícitas a agentes públicos e políticos para a compra de apoio na Câmara Municipal de Mauá, sobretudo para a obtenção de contratos superfaturados.

A Operação Prato Feito investigou o desvio de recursos públicos em contratos de diversos municípios, sobretudo aqueles destinados à merenda, uniformes e material escolar.

Os investigados responderão, na medida de suas condutas, pelos crimes de organização criminosa, fraude a licitações e corrupção ativa e passiva, com penas de 1 a 12 anos de prisão.

Haverá entrevista coletiva, às 11h, no auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo, localizado na Rua Hugo D’Antola, 95 – Lapa de Baixo.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo

Contato: (11) 3538-5013

Propaganda

Policia Federal

Polícia Federal, com apoio da PMMG, prende condenado pelos atos de 8 de janeiro

Publicados

em

São Lourenço/MG. A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, prendeu, nesta quinta-feira (20/3), um foragido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes cometidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

A prisão ocorreu após o recebimento do mandado expedido pelo STF, que condenou o réu a 17 anos de prisão pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.

Entre as acusações, destaca-se o furto de uma réplica da Constituição Federal de 1988 durante a invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília. Além da pena de reclusão e detenção, o condenado deverá pagar, de forma solidária com os demais envolvidos, R$ 30 milhões em indenização por danos morais coletivos.

Coordenação-Geral de Comunicação Social
[email protected]
(61) 2024-8142

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Policia Federal

PF prende mulher foragida por roubo no Rio de Janeiro

Publicados

em

Rio de Janeiro/RJ. Na última quarta-feira, 19/3, a Polícia Federal prendeu uma mulher foragida pelo crime de roubo. A ação ocorreu na Zona Sul do Rio de Janeiro, enquanto ela recebia atendimento no Posto de Emissão de Passaportes em um shopping.

Durante o atendimento e, após consulta aos sistemas disponíveis, foi constatada a existência de um mandado de prisão preventiva expedido em desfavor da mulher, referente, porém, à sua antiga identidade, quando ela ainda se identificava pelo gênero masculino. Diante da situação, policiais federais  efetuaram a prisão.

Após as formalidades, a mulher foi encaminhada ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça. 

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected]
(21) 2203-4404

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Policia Federal

PF e Exército Brasileiro realizam destruição de armas e carregadores no Rio de Janeiro

Publicados

em

Rio de Janeiro/RJ. Ao longo dos dias 19 e 20/3, a Polícia Federal e o Batalhão de Manutenção de Suprimento de Armamento do Exército Brasileiro destruíram diversas armas de fogo, no Rio de Janeiro/RJ.

Dentre os armamentos destruídos estão: 49 fuzis, 15 pistolas, seis revólveres e uma submetralhadora, além de carregadores e outros apetrechos.

Vale ressaltar que significativa parte das armas destruídas são oriundas da apreensão realizada durante a Operação War Dogs, deflagrada em outubro de 2023. Na ocasião, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nos estados de Paraná e Minas Gerais, todos em desfavor de um  fabricante de armas do país.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected]
(21) 2203-4404

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Mais Lidas da Semana