RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Policia Federal

PF traz para o Brasil pesquisador preso na Rússia com Ayahuasca

Publicados

em

Recife/PE – A Polícia Federal escoltou, de volta ao Brasil,  nesta quinta-feira (6/12), o professor e pesquisador paraibano, de 68 anos, que se encontrava preso na Rússia, desde agosto de 2016, por tráfico de drogas. A transferência dele ao Brasil aconteceu em função de um acordo bilateral entre os dois países.

No dia 31 de agosto de 2016, ele foi detido no Aeroporto de Moscou por carregar em sua bagagem quatro garrafas da Ayahuasca (Santo Daime). Sua condenação, por tráfico de drogas, a princípio, era de seis anos e meio de prisão. Depois, a sentença foi reduzida para três anos. Chegou a cumprir dois anos da pena, na Rússia.

Em setembro deste ano, as autoridades russas autorizaram a transferência do paraibano para cumprir o restante da pena no Brasil. Chegando ao Recife, ele ficará sob custódia, na Superintendência da Polícia Federal até a audiência na Justiça Federal, nesta sexta-feira (7/12), quando será determinado o restante do cumprimento da pena. O pedido para cumprir o resto da pena no Brasil foi feito pelo próprio professor, por seus familiares e pelo Ministério de Relações Exteriores.

De forma tradicional, a bebida conhecida como Santo Daime é utilizada em rituais indígenas. Ainda que tenha uso autorizado no Brasil, em cerimônias religiosas, o Ayahuasca é proibido na Rússia, isso por ter substâncias alucinógenas como a dimetiltriptamina (DMT), considerada ilegal pelas leis Russas. O pesquisador utilizava a bebida em cursos de uma terapia chamada “Frequência de Luz”, ministrados por ele. No tribunal, o professor alegou não saber da proibição do chá, na Rússia.

 

Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco

Contato: (81) 2137-4000

Propaganda

Policia Federal

Polícia Federal cumpre mandados judiciais, expedidos pelo STF, por obstrução à justiça

Publicados

em

Brasília/DF. A Polícia Federal cumpre, na manhã deste sábado (14/12), mandados judiciais expedidos pelo Supremo Tribunal Federal em face de investigados no inquérito que apurou a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do governo legitimamente eleito em 2022.

Estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva, dois mandados de busca e apreensão e uma cautelar diversa da prisão contra indivíduos que estariam atrapalhando a livre produção de provas durante a instrução processual penal.

As medidas judiciais têm como objetivo evitar a reiteração das ações ilícitas.

Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Policia Federal

PF prende passageira com cocaína no Aeroporto de Fortaleza

Publicados

em

Fortaleza/CE. A Polícia Federal prendeu em flagrante, na tarde desta sexta-feira (13/12), uma mulher por tráfico de drogas no Aeroporto Internacional de Fortaleza.

A droga foi localizada durante uma inspeção de rotina realizada com o auxílio do cão detector de drogas que sinalizou positivamente para a presença de entorpecentes junto a uma passageira que havia desembarcado em Fortaleza em um voo proveniente de Brasília/DF.

Na abordagem, os policiais encontraram pouco mais de dois quilos de cocaína distribuídos em sete invólucros presos ao corpo da mulher.

Diante dos fatos, a indivídua foi conduzida à sede da Polícia Federal no Ceará, onde foi autuada em flagrante por tráfico de drogas. Posteriormente, será transferida para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal.

Comunicação Social da Polícia Federal no Ceará

Fone: (85) 99972-0534

E-mail: [email protected]

@pfceara

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Policia Federal

PF incinera 2,5 toneladas de cocaína em Santa Catarina

Publicados

em

Joinville/SC. Nesta sexta-feira (13/12), a Polícia Federal promoveu mais uma incineração de drogas em Santa Catarina, destruindo 2,5 toneladas de cocaína apreendidas em ações das delegacias da PF de Joinville e Itajaí.

A ação contou com a participação de vários policiais federais e o procedimento ocorreu em uma usina na cidade de Joinville/SC, onde as drogas foram transportadas de forma segura e queimadas em um alto-forno.

A destruição das drogas reforça o empenho da Polícia Federal no combate ao tráfico de entorpecentes, à criminalidade organizada e na proteção da sociedade.

Comunicação Social da Polícia Federal em Joinville/SC
[email protected] | www.pf.gov.br
(47) 3431-6880

Fonte: Polícia Federal

Continue lendo

Mais Lidas da Semana