A PM recuperou na tarde de quinta-feira (21.12) R$ 204.78,00 em dinheiro que foram roubados da agência do Banco do Brasil em Ipiranga do Norte (467 km de Cuiabá). Três integrantes da quadrilha também foram presos a 60 km do distrito de Simione, na região de Itanhangá, nesta quinta-feira (20.12). Além disso, cinco criminosos acabaram mortos, quatro deles na quinta-feira e um na manhã desta sexta-feira (21.12), quando ainda ocorriam diligências pela região da mata densa em busca de possíveis suspeitos. Na data do roubo eles explodiram caixas eletrônicos e usaram pessoas como reféns e escudo humano para fugir.
Os criminosos fortemente armados teriam iniciado o confronto quando as equipes policiais chegaram ao esconderijo indicado por um dos suspeitos que deu apoio ao roubo. Foram apreendidos fuzil 7,62, duas espingardas calibre 12, pistola 9mm e .40, explosivos e 210 munições de diferentes calibres.
A PM foi avisada por meio de denuncia anônima de que uma pessoa teria abastecido um veículo utilizado no roubo e estaria no Distrito. Na abordagem, os dois suspeitos que estavam no veículo, Everton de Lima Ramos, 21, e Dhionatan Silva e Silva, 20, confirmaram a utilização da camioneta no crime. Everton disse ter recebido da pessoa de Leandro Martins dos Santos, 21, certa quantia em dinheiro, a chave e que sua função era abastecer o veículo e deixá-la as margens da rodovia.
Leandro seria responsável pela S10 prata usada no crime, posteriormente abandonada e queimada na fuga. Ele, segundo as informações, estaria escondido num loteamento em Itanhangá. Foi localizado no endereço informado e confessou dar apoio. Disse que os autores do roubo estariam em um Eco Sport preto, fortemente armados e escondidos na região de mata aos fundos de uma fazenda e levou os policiais até o esconderijo, sendo uma casa no meio da mata.
Ao se aproximarem do local, os policiais foram surpreendidos pelos suspeitos correndo e atirando, sendo que os tiros partiam de dentro da casa e do meio da mata. Os policiais revidaram e depois de certo tempo o confronto cessou, sendo possível localizar quatro suspeitos caídos e ainda com vida. Foram levados para Itanhangá, mas morreram no hospital.
Juntamente com os suspeitos foram localizadas várias armas carregadas e munições usadas na ação, sendo: duas espingardas calibre 12, uma pistola 9mm com carregador, um fuzil 7,62 com três carregadores, 30 munições calibre 12, outras 75 munições calibre .40, 17 munições cal. 9mm, 88 munições cal. 761, um volume de emulsão explosiva encartuchada, três espoletas, seis embalagens de silicone e um aplicador. Com eles documentos em nome de Janderson Amaral Silva, Denner Erico Silva Lucas e Kayro Vinicius Souza Sampaio que foram encaminhados para a Politec.
Na casa esconderijo também foi localizado uma bolsa com explosivos aduchados e preparados para o uso, roupas, comidas enlatadas, a bolsa com R$ 204.780,00 do banco, além do veículo Eco Sport preto.
Com o suspeito morto nesta sexta-feira (21.12) também foi apreendida uma pistola .40.
O suspeito Leandro Martins dos Santos, foi entregue na delegacia de Itanhangá. O material explosivo foi cuidadosamente acondicionado em local seguro por conta do perigo, até a chegada dos militares do Bope da PMMT para os devidos encaminhamentos.
A Polícia Judiciária Civil Militar abrirá Inquérito Policial Militar para apuração do crime militar.
Policiais de Nova Mutum e de Sinop ainda realizam uma varredura pela área da matar para certificar-se de que não há mais fugitivos.
O Roubo
A ação a agência do Banco do Brasil em Ipiranga do Norte ocorreu por volta das 2h30 de quarta-feira, por uma quadrilha com cerca de 10 integrantes, onde efetuaram a explosão dos caixas eletrônicos e o roubo. Agiram na modalidade ‘novo cangaço’, ou seja, as vítimas foram mantidas reféns durante a ação e usadas como escudo humano para proteção dos criminosos. Eles também teriam disparados vários tiros, mas não houve confronto com a polícia na ocasião devido o risco aos reféns.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que o trânsito da MT-251, na região do Portão do Inferno, estará liberado nos dois sentidos durante este fim de semana (14 e 15.12). A liberação nos dois sentidos começou a partir das 16h30 desta sexta-feira (13) e segue até às 07h30 da próxima segunda-feira (16).
Durante a semana, o trânsito opera no sistema de pare e siga entre às 07h30 e às 16h30 para a instalação de uma barreira dinâmica no local, dispositivo que tem o objetivo de garantir mais segurança durante a execução das obras.
A Sinfra-MT reforça que interrupções poderão ser acontecer em caso de chuva acima de 20 milímetros, conforme o protocolo de segurança estabelecido para o local. O trecho é monitorado por estações meteorológicas para verificar situações de risco.
A Sinfra-MT ainda orienta os motoristas a verificarem os painéis instalados na estrada para informação em tempo real sobre o trânsito no Portão do Inferno. Há um painel instalado em frente ao Posto Policial da MT-251, antes da Rotatória do Manso, em Cuiabá e outro instalado na rotatória da MT-020 para Água Fria, em Chapada dos Guimarães. Ainda, há um terceiro próximo ao Posto Gardez, na saída para Campo Verde.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou a 14ª e última edição da Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas de 2024, com a participação da Região Integrada de Segurança Pública (RISP) de Cuiabá e Várzea Grande. A ação ocorreu nos dias 11 e 12 de dezembro, no Centro de Eventos do Pantanal, na Capital. Foram capacitadas 326 profissionais da rede socioassistencial da região.
Idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, a expedição marcou o encerramento do movimento que percorreu as 15 RISPs de Mato Grosso.
“Estou profundamente orgulhosa pelo sucesso dessa expedição, que foi essencial para fortalecer as políticas públicas de atuação e promover a educação social em toda a população. Capacitar tantos profissionais para atender com humanidade e eficiência às vítimas de violência é um passo significativo no combate à violência contra a mulher em Mato Grosso”, afirmou Virginia Mendes.
De acordo com a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Cel. Grasi Paes Bugalho, a Expedição SER Família Mulher é um marco histórico no combate à violência contra a mulher em Mato Grosso.
“É uma alegria concluir e capacitar tantos profissionais em nosso Estado. Agradeço a cada profissional, da assistência social, da segurança pública, da educação e da saúde. Obrigada a todos que contribuíram para que a Expedição SER Família Mulher se tornasse realidade em Mato Grosso. Esperamos alcançar o objetivo de reduzir a violência contra a mulher”, ressaltou a secretária.
A expedição, iniciada em maio deste ano, buscou capacitar profissionais da segurança pública, da saúde e da assistência social, além de informar a população sobre a preservação dos direitos das mulheres e a prevenção ao feminicídio e à violência doméstica, promovendo melhor atendimento e ações preventivas.
Segundo a secretária adjunta de Assistência Social (Saas) da Setasc, Miranir Oliveira, as palestras realizadas na expedição são fundamentais para conscientizar a todos com medidas mais efetivas no combate à violência.
“Celebramos o êxito e conclusão da Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas. Durante todo o processo, capacitamos diversos profissionais nas 15 RISPs, todas as forças de seguranças foram envolvidas nesses eventos, para melhorar a atuação no enfrentamento a violência contra a mulher em nosso Estado. Vamos analisar os resultados obtidos durante as 14 edições da expedição de forma a trazer melhorias na atuação da segurança pública no enfrentamento à violência doméstica”, explicou.
A expedição contou com palestras temáticas, orientações e apresentação dos serviços relacionados ao combate à violência doméstica.
Para a Coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Delegada Mariell Antonini, a integração de todas as redes de enfrentamento foi fundamental para a conclusão com êxito da expedição.
“Realizamos um trabalho maravilhoso em todas as edições da expedição organizada pelo Governo do Estado. Cada unidade teve sua importância de atuação durante os eventos. Trabalhamos desde o atendimento às vítimas de violência, orientações e encaminhamento ao programa SER Família Mulher, idealizado pela nossa primeira-dama Virginia Mendes. Abordamos diversos temas, orientamos profissionais e população, e promovemos ações de combate à violência contra a mulher”, contou Mariell.
A Coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), tenente-coronel Monalisa Furlan, salientou que é vital saber como atender às vítimas, adotar medidas importantes na prevenção e combater à violência doméstica.
“O objetivo dessa expedição foi fortalecer e aprimorar o conhecimento dos nossos profissionais que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher. Por meio de palestras e orientações, pudemos conscientizar os profissionais sobre o modo de operação e atendimento às vítimas de violência. Nosso foco com a expedição é contribuir para a criação de uma sociedade mais justa e menos violenta”, concluiu.
Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas
A Expedição SER Família Mulher – MT Por Elas, idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, teve como objetivo fortalecer as políticas públicas e o combate à violência contra as mulheres nos municípios do Estado. A ação é gerida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres.
A Expedição percorreu, em 2024, 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), onde foram oferecidas capacitações às equipes da rede socioassistencial.
As capacitações ofertadas para as equipes da rede socioassistencial dos municípios sede, durante a expedição, contou com a participação das equipes de assistência social, da segurança pública, da educação e da saúde e dos municípios que abrangem a RISP.
A Expedição contou com o apoio e parcerias das Prefeituras Municipais, Associação Mato-grossense dos Municípios, Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Polícia Militar (PMMT), Corpo de Bombeiros Militar, Tribunal de Justiça (TJ), Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT) e outras entidades.
¿A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na noite desta quinta-feira (12.12), a solenidade de formatura de 530 alunos das Escolas Estaduais Militares Tiradentes das cidades de Cuiabá e Várzea Grande. A cerimônia ocorreu na Capital, no Parque de Exposições da cidade.
Na solenidade, foram entregues os certificados de conclusão do Ensino Médio a 180 alunos do 3º Ano da Escola Tiradentes de Cuiabá, e para 163 alunos que estudaram no município de Várzea Grande.
Para os alunos do 9º Ano, foram entregues 102 certificados de conclusão do Ensino Fundamental para os estudantes de Cuiabá, e 85 certificados para os alunos da Escola Militar de Várzea Grande.
Os estudantes que deixaram o 9º Ano também passaram pela cerimônia de troca de fiel, que é o cordão distintivo fixado ao uniforme, sobre o ombro do aluno, diferenciando o ciclo em que está matriculado e representando a lealdade, compromisso e outros valores.
O diretor da Escola Tiradentes de Cuiabá, coronel RR Zacarias Conceição Vitalino, parabenizou os alunos que formaram e destacou os investimentos em educação do Governo do Estado que estão garantindo maior qualidade para o trabalho das escolas militares em Mato Grosso.
“Hoje celebramos uma nova fase da vida dos nossos estudantes e de tamanha relevância para o processo acadêmico deles. Isso só é possível com o apoio do nosso governador Mauro Mendes, que não mediu esforços para fazer a nossa educação saltar para a 8ª posição entre as melhores do país. Parabéns a todos e que esta conquista seja apenas o começo de uma trajetória repleta de sucesso. Temos plena convicção de que todos estão preparados para fazerem a diferença à nossa sociedade”, destacou o diretor.
O comandante-geral adjunto da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel André Wilian Dorileo, esteve presente na solenidade e também parabenizou aos formandos, ressaltando os números e avanços que as Escolas Militares Tiradentes estão possibilitando para o empenho dos alunos.
“Queremos agradecer ao governador Mauro Mendes pela política educacional em Mato Grosso. Hoje temos 23 Escolas Militares Tiradentes, com mais de 16 mil alunos matriculados. Queremos agradecer aos pais pela confiança depositada e parabenizar a todos os formandos. Vocês são o futuro do nosso país. Nós confiamos em todos vocês, continuem focando em seus objetivos e que Deus possa abençoar a todos”, finalizou.
A cerimônia ainda contou com entrega de homenagens aos alunos destaque, o juramento final dos estudantes do 3º Ano do Ensino Médio e desfile das tropas escolares.