RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Policial

Polícia Civil capacita servidores para atendimento de mulheres e meninas vítimas de violência

Publicados

em

Assessoria | PJC-MT

A Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, em parceria com a Coordenadoria de Polícia Comunitária, realizou na tarde de sexta-feira (07.12) o “I Painel de Debates sobre Violência Contra a Mulher”.

O evento foi direcionado a capacitação de servidores da PJC, preferencialmente, aos policiais que atuam nas unidades especializadas de defesa da mulher da  região metropolitana e interior, Delegacia Especializada de Defesa da Criança e Adolescente (DEDDICA), Plantões de Cuiabá e Várzea Grande, assistentes sociais e psicólogos da PJC, além do Conselho Estadual dos Direitos da  (CEDM) e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), dos Direitos da Mulher (CMDM), dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), e ainda Conselhos de Segurança (Consegs) e Clube de Mães.

Violência sexual

A abertura das palestras teve como tema o abuso sexual infanto-juvenil e foi ministrada pelo delegado coordenador de Polícia Comunitária da Polícia Judiciária Civil, Gênison Brito Alves Lima. “Os subssistemas de defesa de garantia do direito das crianças e adolescentes ainda precisam avançar para tratar, de fato, como prioridade, conforme preconiza o ECA, o atendimento a esse público, que é o mais vulnerável em nossa sociedade”.

“Precisamos com urgência absorver esse enfrentamento da violência sexual, a partir da criança e do adolescente. Notamos que na prática, a menina já é vitimada a partir do olhar do adulto sobre ela, um olhar malicioso. Depois que vira adolescente fica ainda mais explícita essa visão da garota como objeto de desejo”.

Feminicídio

A promotora de justiça Sasenazy Soares da Rocha Daufhenbach, do Núcleo das Promotorias de Violência Doméstica de Cuiabá, abordou o tema “feminicídio”. “O ciclo de violência, que as vítimas enfrentam antes de culminar na morte da mulher em razão do gênero, apontam para a necessidade do atendimento de qualidade desde as primeiras denúncias, com sensibilidade”.

A palestrante também tratou sobre a importância do local de crime e apresentou reflexões de casos ocorridos na região metropolitana.

Acolhida

A terceira exposição teve como reflexão o acolhimento às vítimas de violência e foi ministrada pela psicóloga Isabel Silveira, diretora-geral da Univeritas e ex-superintendente de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso.

“É possível comparar a violência doméstica a que acontece nos tempos de guerra. Ambas geram transtorno de estresse pós-traumático. Esse quadro gera forte impacto emocional, sensação de opressão. Na maioria dos casos a mulher não se recorda com clareza dos fatos, o que acaba gerando versões conflitante. Por isso o acolhimento inicial é fundamental para a superação desse trauma, destacou a palestrante.

Mobilização

O evento marcou a agenda de mobilização social dos 16 Dias de Ativismo, promovida pela Delegacia Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá (DEDM), em parceria com a Coordenadoria de Polícia Comunitária da Polícia Judiciária Civi.

A delegada titular da DEDM, Jozirlethe Magalhães Criveletto, destacou que além das atividades voltadas ao atendimento das mulheres, nos bairros da Capital, o foco deste ano foi a capacitação aos profissionais. “Pensamos em lançar esse olhar para os profissionais, de modo alcançar o ‘bem-acolher’ no cuidado das crianças e mulheres adultas e idosas”, afirmou.

 

Avanços

O Diretor de Execuções Estratégias da Polícia Civil, Mário Dermeval Aravechia de Resende, destacou no evento os avanços da Instituição, mesmo diante de um cenário de crise econômica nacional, objetivando a melhoria das estruturas físicas das unidades que atendem mulheres vítimas de violência.

De acordo com o diretor todos os esforços estão sendo empreendidos buscando breve inauguração de novas delegacias especializadas. As cidades de Várzea Grande e Sinop tiveram inauguradas recentemente suas unidades. E em fevereiro de 2019 está prevista a inauguração de uma delegacia especializada em Cáceres, com mais de mil metros quadrados.

“Além disso, a medida protetiva eletrônica, que está sendo implantada nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, é uma ferramenta importante para agilidade nos trabalhos de proteção às vítimas. Esse trabalho será efetivado em breve nos municípios de Tangará da Serra, Sinop e Cáceres”, explicou o diretor Mário Dermeval Aravechia de Resende.

 

O I Painel de Debates sobre Violência Contra a Mulher contou com a presença de representantes de outras instituições como a Defensoria Pública e a Polícia Militar. A abertura do evento foi realizada pelo Coral Vozes da Polícia Judiciária Civil.

Propaganda

Policial

Polícia Civil prende pai e filho envolvidos em homicídio de pastor em Tangará da Serra

Publicados

em

A Divisão de Homicídios da Delegacia de Tangará cumpriu dois mandados de prisão, durante a 2ª fase da Operação Púlpito Silenciado, contra pai e filho investigados pelo homicídio do pastor e líder comunitário, Severino Amaro de Lima, ocorrido na semana passada.

A vítima, de 70 anos, foi morta no dia 1o de dezembro, no conjunto de quitinetes de sua propriedade.

No dia seguinte ao crime, a equipe da Delegacia de Tangará da Serra prendeu em flagrante um dos autores do homicídio, que teve prisão preventiva convertida pela Justiça. Na mesma semana, um segundo participante do crime foi preso, durante a primeira fase da operação.

O delegado responsável pelo inquérito, Igor Sasaki explicou que três presos são da mesma família, pai e dois filhos. Todos os envolvidos foram indiciados por homicídio qualificado por motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima.

Morte da vítima

A investigação apontou que o crime ocorreu depois de uma discussão envolvendo um inquilino do pastor, que devia um serviço ao grupo que cometeu o homicídio.

O delegado detalhou que a vítima era proprietária do prédio de quitinetes e alugava uma delas para um mecânico, que estava devendo um serviço em um veículo para integrantes de uma facção criminosa.

Na data do crime, os suspeitos foram à residência cobrar o serviço ao mecânico e quiseram levar o documento do veículo do pastor como se a vítima devesse garantir a dívida do mecânico. Houve uma discussão, seguida de luta corporal, quando o pastor foi morto com golpes de arma cortante.

Após o período de flagrante, pai e filhos se apresentaram na Delegacia de Tangará da Serra e em interrogatório alegaram legítima defesa, o que não condiz com o que foi apurado pela Polícia Civil, uma vez que estavam em maior número que a vítima.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Policial

Foragido por triplo homicídio ocorrido há 22 anos em MT é preso em Roraima

Publicados

em

A Gerência de Polinter e Capturas de Mato Grosso, com apoio da Polinter de Roraima e Polícia Civil do Pará, localizou um homem acusado de um triplo homicídio na cidade de Várzea Grande. Ele estava foragido desde que matou as três vítimas, em 2002.

R.C.C, de 48 anos foi preso na cidade de Boa Vista, capital de Roraima. Ele foi localizado após troca de informações entre as equipes das Polícias Civis de Mato Grosso, Pará e de Roraima.

Ele vinha sendo procurado desde que cometeu o crime em Várzea Grande, que vitimou três pescadores, um de 23 anos e dois com 30 anos.

R.C.C. também é investigado pela Polícia Civil paraense por um duplo homicídio e uma tentativa de homicídio ocorridos no estado do norte do País. “R.C.C é de alta periculosidade e não pode estar solto, tendo em vista os crimes cometidos por ele em dois estados”, apontou a Polícia Civil.

Chacina em Várzea Grande

O triplo homicídio foi registrado no bairro Vila Arthur, em março de 2002. As vítimas estavam dormindo, quando foram atacadas pelo autor do crime, que desferiu golpes de facão nos três pescadores, que não resistiram e morreram no local.

As vítimas foram mortas sem qualquer meio de defesa, em um ataque com crueldade. A investigação identificou que R.C.C. foi o autor do crime contra Jaime Paulino Lopes, 30 anos, Jonny de Campos Martins, 23 anos e Manoel Donato Campos, 30 anos.

Conforme a denúncia do Ministério Público Estadual em 2003, o acusado tinha a intenção de supostamente se vingar de uma das vítimas e entrou silenciosamente na casa onde estavam os três pescadores, aproveitando-se que estavam embriagados e dormindo e não tiveram qualquer chance de reação.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Policial

Polícia Civil flagra suspeito vendendo entorpecentes em obra de construção civil

Publicados

em

Policiais da Delegacia de Tapurah, no médio norte do estado, prenderam em flagrante, nesta quinta-feira (12.12), um suspeito por traficar entorpecentes em uma obra da cidade.

Os policiais foram ao local após receber uma denúncia anônima de que uma pessoa estava no local vendendo drogas. Com base na descrição física, os investigadores entraram em contato com o responsável pela obra e foram ao alojamento dos funcionários, onde apreenderam nove porções de cocaína, uma pedra grande de pasta base, meio tablete de maconha e R$ 1,4 mil.

O suspeito encontrado com os entorpecentes foi detido e autuado pelo crime de tráfico de drogas.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana