RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Cidades

Prefeitura de Rondonópolis leva mutirão de serviços para o bairro Mathias neves e região oeste

Publicados

em

Força tarefa a pedido do Prefeito Zé do Pátio, realiza arborização e paisagismo na região oeste para comemorar o aniversário de Rondonópolis.

O prefeito José Carlos do Pátio resolveu montar uma força tarefa para atender a comunidade do bairro Mathias neves e adjacências, a mais de uma semana várias máquinas, caminhões e um batalhão de homens estão apostos na região fazendo serviço de limpeza das áreas públicas, plantio de árvores e grama no canteiro central na entrada do bairro. Neste dia 10 de dezembro, a prefeitura municipal realizará um mutirão de serviços com atendimentos nas mais diversas áreas com várias secretarias presentes na ação. Será um dia em que a comunidade poderá ter acesso a diversos serviços de maneira mais cômoda. Esta é a primeira ação que a prefeitura realiza nesta região desde que o prefeito zé do Pátio assumiu a gestão a quase dois anos. A força tarefa do município tá deixando um visual diferente e agradável para os moradores e para quem visita o bairro. Algumas obras importantes também estão sendo lançadas para a comunidade desta região, podendo citar a construção de uma unidade de ensino infantil pró-infância no Mathias neves, a início da obra do CIE (projeto do governo federal), e a licitação para o asfalto de algumas ruas do jardim vila rica e ainda a reforma da escola frei Milton.

Por Willi Oliveira

Propaganda

Rondonópolis

Sindicombares/Sul e Moto Campo, fazem parceria inédita para trabalhadores do seguimento

Publicados

em

O Sindicato de bares e restaurantes da Região Sul de Mato Grosso, Sindicombares/Sul, traz mais uma conquista para a categoria, uma parceria entre e o Sindicombares/Sul e a Moto Campo Rondonópolis, irá possibilitar que profissionais que atuam no ramo possam adquirir motocicletas com um desconto especial e ainda ganhar brindes oferecidos pela empresa.

O plantão de vendas está no sindicato nestes dias 20 e 21 de março para que os profissionais do seguimento possam fazer seu consórcio com um grande desconto e ainda ganhar capacetes e copos Stanley.

 

A presidente Aurinetes Amorim, explica que o sindicato buscou essa parceria para que todos os profissionais do seguimento de bares, restaurantes e afins, pudessem adquirir sua motocicleta com descontos especiais, independente se é associado ou não, se você é garçom, garçonete, pizzaiolo, cozinheiro, auxiliar ou qualquer outra função do segmento, e deseja adquirir sua motocicleta, nossa parceria vai atender a todos, explicou a Presidente.

A consultora de vendas da moto campo, Arlete Pires explicou que os clientes que aderirem ao plano nesta parceria ainda poderão ganhar brindes como copos Stanley e capacetes.

 

O plantão de vendas estará nesta quinta (20) e sexta (21) na sede do sindicombares/sul, localizado na Avenida amazonas, 2101 – Centro, próximo a rua José Barriga.

Telefones: 66 3022-7325 /3421-0572

DA REDAÇÃO

Continue lendo

Economia

Primeiro bimestre: Número de dívidas cobradas por protesto bate recorde em Rondonópolis

Publicados

em

O número de cobrança de dívidas por meio de protesto extrajudicial bateu recorde em Rondonópolis. Somente nos dois primeiros meses de 2025 o número de títulos protestados na cidade tem chamado a atenção. A média de títulos enviados para protesto no 4º Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos de Rondonópolis praticamente dobrou nos dois primeiros meses do ano. A média de títulos enviados para protesto, que até ano passado era 9 mil títulos por mês, passou para cerca de 15 mil títulos por mês nesse começo de 2025.
O analista de sistemas Reginaldo Gonçalves Mestrinel, que presta serviços para o 4º Ofício, atesta que esses primeiros meses de 2025 são os que mais o tabelionato de Rondonópolis recebeu títulos para protesto. Para se ter uma ideia, o mês de maior demanda em 2024, no caso outubro, foram pouco mais de 10 mil títulos enviados para protesto na serventia. Em relação à média dos últimos anos, o aumento é de aproximadamente 67%.
Apesar de muito antigo, o protesto é um expediente resolutivo e cada vez mais prático. Para quem não sabe, o protesto é um meio pelo qual se prova a inadimplência de um título e outros documentos de dívida. Sua lavratura chega ao conhecimento de todos aqueles que quiserem efetuar consultas por meio de certidão. Além disso, os tabelionatos de protesto enviam informações de nomes protestados e cancelados a instituições de proteção de crédito como a Serasa e o SCPC.
Conforme Reginaldo, dessa forma, o protesto tende a aumentar a recuperação de crédito. “A nossa convertibilidade normalmente tende a ser 30% no apontamento, maior do que uma Serasa, por exemplo”, atesta. Considerando a fase de protesto, quando a pessoa é negativada, esse grau de resolução sobe para até 60%. Contudo, atendendo-se apenas a pessoa jurídica, que precisa do CNPJ limpo, o grau de resolução tende a ser quase 100%.
Além do mais, o protesto é um expediente bastante acessível, uma vez que, qualquer pessoa, sendo pessoa física ou jurídica, desde que tenha um contrato ou um documento registrado que seja válido, qualquer tipo de dívida, pode fazer o registro em cartório. O profissional explica ainda que, desde 2018, o registro do protesto passou a ser totalmente gratuito.
“A pessoa pode ir no cartório, registrar a dívida e não paga um centavo. Quem vai pagar é o devedor dela, na hora que vir fazer a negociação, finalizar o débito conosco”, explica Reginaldo, lembrando que empresas com uma demanda maior se valem de centrais de registro que recebem e fazem a distribuição dos títulos para os cartórios.
O tabelião Aureo Candido Costa observa que essa alta capacidade de recebimento de protestos tem muito a ver com o avanço da tecnologia ao longo das décadas. “Quando iniciei na atividade, na década de 60, fazia 40 protestos por mês e era tudo manuscrito. Hoje a gente consegue registrar até 3.500 títulos por dia. Podemos registrar 15 mil títulos facilmente no mês, sem problema”, recorda.
Dentro das inovações tecnológicas, Reginaldo informa que, no final de 2024, o 4º Ofício, por exemplo, implantou a intimação eletrônica dos títulos, que vai por WhatsApp, SMS e e-mail, sendo o primeiro cartório do estado de Mato Grosso que está utilizando a intimação 100% eletrônica integrada no sistema.
“Um dos principais problemas que havia para convertibilidade era que a gente não conseguia acionar o devedor, pois ele não tinha ciência. A pessoa só ia ter ciência da dívida quando fosse pegar um crédito, um cartão de crédito, um empréstimo. Então, hoje, com o WhatsApp, chega uma mensagem para a pessoa, que está recebendo uma intimação do cartório, um apontamento de protesto”, observou.
A intenção ainda é disponibilizar um novo portal onde qualquer pessoa do Brasil inteiro possa entrar, se cadastrar e dar entrada ao protesto a partir do local onde ela estiver, passando a ficar ciente do processo.
DA REDAÇÃO

Continue lendo

Mulher

De referência na medicina à meteoro na política, a surpreendente história de Luciana Horta

Publicados

em

Neste mês de março, em que comemoramos o dia internacional da mulher, o portal NOTICIA EM FOCO MT, homenageou algumas mulheres que se destacam em Rondonópolis, por sua história de serviços prestados à sociedade Rondonopolitana, nesta edição, trouxemos aqui a história de Luciana de Abreu Horta, mais conhecida como Dra. Luciana Horta.

Paulista de nascimento e Matogrossense de coração, profissional de renome, com uma biografia talhada nos princípios que carrega advindos do seio familiar, Luciana Horta cravou sua história na cidade de Rondonópolis, atuando na medicina local. Com especialização em cirurgia geral, cirurgia vascular e atendimento pré hospitalar onde atua no SAMU de Rondonópolis há 13 anos.

Filha de Hernandes da Silva horta e Maria Cecília Abreu horta, (Paulistas), Luciana lembra que seu pai foi o primeiro a desenvolver um projeto de soja no estado de Mato Grosso, na cidade de Alto Taquari.

Luciana conta que seus pais mudaram para Mato Grosso ela tinha apenas 01 ano de idade, morando em Alto Araguaia, até os seis anos de idade, quando mudaram para Guiratinga, estudando em Rondonópolis, até concluir os estudos, depois vindo a cursar medicina, em Belo Horizonte onde fez residência em cirurgia geral, e posteriormente especialização em cirurgia vascular em Itaperuna-RJ.

“com 13 anos eu saia de Guiratinga as 4:00 da manhã e pegava um ônibus pra estudar em Rondonópolis e voltava todos os dias, retornava para Guiratinga e chegava lá as 15:00 horas, e tinha que estudar pra dar conta de tudo, ia para fazenda pra ajudar meu pai, cozinhava para os peões, cuidava de horta, e foi assim com muito esforço e determinação que meus pais conseguiram formar as três filhas, duas médicas e uma dentista, finalizou Luciana Horta”.

 

A POLÍTICA

Sem está filiada a nenhum partido político até 2024, Luciana teve seu nome ventilado como possível candidata a vice-prefeita do então candidato, hoje prefeito, Claudio Ferreira, vindo a receber o convite para filiar ao Partido Liberal (PL), vindo disputar uma cadeira para  o legislativo municipal, obtendo uma surpreendente votação, com 3.605 votos, Luciana Horta foi a campeã de votos, eleita em primeiro lugar, a vereadora vem se mostrando muito atuante, e bastante solícita, no legislativo preside a comissão de saúde, demonstrando muito dinamismo e habilidade política, Horta já desponta nos bastidores como uma forte candidata a disputar uma cadeira para a Assembleia Legislativa no próximo ano. Se consolidar o projeto, e a exemplo de 2024, conseguir ocupar uma cadeira no legislativo estadual, já podemos considerar um meteoro da política local.

Biografia

Luciana Abreu horta. Nascida em 15/09/1980, em São José do Rio Preto-=SP.

Mãe de Felipe, Arthur e Alice, casada, com o policial da força tática “Tavares”.

Especialização em cirurgia geral, cirurgia vascular e atendimento pré hospitalar;

Atualmente cursando especialização em transporte aero médico (resgate aéreo).

Vereadora por Rondonópolis-MT

DA REDAÇÃO

 

 

 

 

Continue lendo

Mais Lidas da Semana