Fortalecimento Institucional
Primeira turma da Academia de Liderança do triênio 2018/2020 se forma
Diretoria eleita no último ano mudou formato e projeto agora é realizado anualmente; 41 se formaram
Ascom Aprosoja
17/09/2018
A primeira turma da Academia de Liderança da diretoria do triênio 2018/2020 está formada. O programa de educação corporativa e formação de líderes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), é realizado desde 2009.
No total, foram 41 formandos, divididos entre membros da diretoria, delegados de todas as regiões produtoras do Estado e colaboradores da associação. “A inovação que esta diretoria trouxe foi a formação em um ano. Antes, o curso era feito em dois anos, sendo que em cada um deles havia dois módulos. Agora, são três módulos em um ano e, até 2020, teremos três turmas formadas”, explica a gerente de Relacionamento da Aprosoja, Tuka Martins.
No terceiro e último módulo, realizado de 11 a 13 de setembro, os alunos contaram com três etapas de treinamento. Nos primeiros dois dias, houve um media training, com o especialista em Dinâmica de Grupos e pós-graduado em Gestão de Pessoas, Igor Henrique Rodrigues Santos. Com partes prática e teórica, os acadêmicos entenderam o funcionamento de veículos de comunicação e como se portar em entrevistas com a imprensa, palestras ou reuniões de negócios.
Ainda no segundo dia, pela noite, os alunos assistiram a palestra “Meu Everest”, do cartunista e ex-executivo de Marketing, Luciano Pires. Ele também presenteou na manhã seguinte os acadêmicos com a palestra “Um novo mundo, e agora?”. Ambas as palestras focaram em liderança e a relação com as mídias sociais e comunicação no momento atual.
Após Luciano Pires, foi a vez do CEO da Leadership Studies do Brasil, Ramiro Novak, com o workshop “Os caminhos do líder na Aprosoja”. Entre pontos abordados pelo palestrante, estiveram as estratégias para melhorar a relação com diferentes públicos e ambientes e, assim, se tornar um líder melhor, bem como testes para entender o perfil e dominância cerebral de cada um dos 41 participantes.
Somando este último módulo aos dois primeiros, as metas da Aprosoja em relação a Academia de Liderança foram alcançadas. “Eu sempre ouvi falar muito bem da Academia de Liderança, mas não tinha ideia da magnitude e da importância para nós, produtores e delegados. A Academia é fundamental para aprenderemos como liderar e sermos liderados e também trouxe um conhecimento pessoal, já que pude descobrir as minhas falhas e também como poderia melhorar meu jeito de conversar, portar, como falar, como ouvir, como dialogar em público. O programa da Aprosoja veio para somar muito na minha vida, não somente como produtor e delegado, mas como pessoa, marido, filho e futuro pai que pretendo ser”, afirma o delegado suplente do Núcleo de Tangará da Serra, Napoleão Rutilli.