A Secretaria de Fazenda promoveu nesta semana o Seminário Encerramento e Apresentação de Resultados do Programa de Desenvolvimento da Administração Fazendária do Estado de Mato Grosso (Profisco-MT). Durante o seminário, realizado no auditório da Secretaria de Infraestrutura, líderes, gestores das unidades e coordenadorias fazendárias envolvidas no Profisco fizeram apresentação dos resultados obtidos este ano. O Profisco-MT tem como coordenador geral, Eliel Barros Pinheiro.
O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, participou da abertura e do encerramento do seminário e agradeceu o empenho dos líderes e servidores na execução do Profisco em suas diversas etapas. Gallo elogiou ainda a qualidade do relatório final apresentado no final do evento. “Vocês todos estão de parabéns pela execução desses programa. Com ele conseguimos avançar muito e estamos criando condições para aperfeiçoar os meios de atender o contribuintes e melhorar os mecanismos de arrecadação”, afirmou o secretário
O Profisco é um projeto financiado pelo Banco Intermaericano de Desenvolvimento – BID, iniciado em 2013 visando a modernização da gestão fiscal do Estado, buscando implantar metodologias e técnicas modernas de gestão fiscal, visando melhorar a eficiência da administração fazendária, como também prover melhores serviços aos cidadãos. Nele foram investidos cerca de US$ 18 milhões. A distribuição da fonte de financiamento é de aproximadamente 83% do BID e 17% de recursos próprios.
Entre as ações que foram realizadas com recursos do Profisco-MT destacam-se o aperfeiçoamento organizacional e da gestão estratégica; aperfeiçoamento da gestão de cadastro e do sistema público de escrituração fiscal digital; melhoria da eficiência eficácia da administração tributária; aperfeiçoamento dos mecanismos de transparência e comunicação com a sociedade; aperfeiçoamento da gestão de recursos humanos; modernização da gestão e aperfeiçoamento dos serviços de tecnologia da informação e comunicação; e fortalecimento da gestão do conhecimento.
A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira (13.12), em Terra Nova do Norte, a Operação Terra Limpa para cumprimento de doze mandados judiciais de prisão preventiva e de busca contra integrantes de uma organização criminosa instalada no município.
A ação ocorreu de forma simultânea, com apoio da Delegacia Regional de Guarantã do Norte e das Delegacias de Peixoto de Azevedo, Matupá, Itaúba e Sinop.
Sete suspeitos alvos foram presos na cidade de Terra Nova do Norte, um localizado em Sinop, e os outros quatro mandados de prisão preventiva cumpridos nas unidades prisionais de Sinop e Peixoto de Azevedo.
Os criminosos respondem inquéritos que tramitam na Delegacia de Terra Nova do Norte por torturas, homicídios, tráfico de drogas e organização criminosa. Os crimes eram cometidos pelo grupo que agia com extrema violência.
Eles são apontados por envolvimento em vários homicídios, que eram ordenados por líderes da facção com o objetivo de dominar o tráfico, além de praticar crime de tortura física, conhecido como “salve”, contra membros da própria organização e de rivais como uma forma de punição e controle do comando.
Conforme o delegado Fábio Viana Mateus, além de desarticular a facção criminosa, a operação busca estabelecer a segurança pública na região.
“Essa ação reafirma o compromisso da instituição no combate ao crime organizado. A Polícia Civil está comprometida e continuará as investigações, uma vez que há suspeitas que a grupo tenha ramificações em outras cidades. As diligências seguem para identificar e prender todos os envolvidos”, destacou o delegado.
Denúncia
A população pode colaborar com denúncias pelo Disque 197. As informações são anônimas e ajudam nas investigações para esclarecer crimes e prender os autores.
O Governo de Mato Grosso divulgou, nesta sexta-feira (13.12), a relação de feriados nacionais e estaduais e os pontos facultativos previstos para o ano de 2025.
Conforme o Decreto nº 1.183, publicado no Diário Oficial do Estado, caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais de suas respectivas áreas de competência, sem comprometer as atividades públicas.
A publicação ainda pontua que os feriados municipais deverão ser observados pelos órgãos, entidades e autarquias da Administração Pública Estadual em cada cidade.
Confira abaixo o calendário da Administração Pública estadual de 2025:
I – 1º de janeiro (quarta-feira) Confraternização Universal – feriado nacional; II – 3 de março (segunda-feira) Carnaval – ponto facultativo; III – 4 de março (terça-feira) Carnaval – ponto facultativo; IV – 5 de março (quarta-feira) de Cinzas – ponto facultativo até às 14h; V – 18 de abril (sexta-feira) Paixão de Cristo – feriado nacional; VI – 21 de abril (segunda-feira) Tiradentes – feriado nacional; VII – 1º de maio (quinta-feira) Dia Mundial do Trabalho – feriado nacional; VIII – 19 de junho (quinta-feira) Corpus Christi – ponto facultativo; IX – 20 de junho (sexta-feira) – ponto facultativo; X – 7 de setembro (domingo) Independência do Brasil – feriado nacional; XI – 12 de outubro (domingo) Nossa Senhora Aparecida – feriado nacional; XII – 28 de outubro (terça-feira) Comemoração Dia do Servidor Público – ponto facultativo; XIII – 2 de novembro (domingo) dia de Finados – feriado nacional; XIV – 15 de novembro (sábado) Proclamação da República – feriado nacional; XV – 20 de novembro (quinta-feira) Consciência Negra – feriado nacional; XVI – 25 de dezembro (quinta-feira) Natal – feriado nacional. XVII – 26 de dezembro (sexta-feira) – ponto facultativo.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) encerrou, nesta quinta-feira (12.12), mais uma edição do Teste de Conhecimento Profissional. A avaliação prática anual testou as habilidades operacionais de mais de 100 militares.
Realizada entre 09 e 11 de dezembro, a ação contou com a colaboração de 38 militares qualificados, que examinaram de forma rigorosa e imparcial o desempenho dos profissionais em áreas cruciais, como Atendimento Pré-Hospitalar, Salvamento Terrestre, Salvamento em Altura, Combate a Incêndio e Primeira resposta a atendimento a Produtos Perigosos.
O comandante geral do CBMMT, coronel BM Flâvio Glêdson Vieira Bezerra, ressaltou a relevância do teste tanto para os militares, quanto para a instituição.
“A avaliação é fundamental para garantir que nossos bombeiros estejam sempre preparados para agir com rapidez e eficiência em qualquer tipo de ocorrência. Os resultados obtidos demonstram o alto nível de profissionalismo e dedicação de toda a equipe do CBMMT e serão compilados para subsidiar o planejamento de capacitações do efetivo para 2025”, destacou o comandante.
Para o major BM Wagner Augusto da Silva, da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa e coordenador do teste, a avaliação é uma ferramenta estratégica para aprimorar os serviços prestados pela corporação.
“Esse tipo de teste não só identifica o nível de conhecimento técnico, mas também fortalece a confiança da equipe e aponta caminhos para a evolução contínua. É um momento de aprendizado e de planejamento, onde buscamos sempre aprimorar nossos processos para oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e qualificado à população”, apontou o coronel.
A tenente-coronel Marielle Rodrigues, instrutora de Atendimento Pré-Hospitalar, também apontou que este teste de conhecimento profissional vai além de uma simples avaliação.
“É uma oportunidade de identificar o nível técnico de cada área profissional. O teste também nos oferece feedbacks valiosos. Esse processo não só fortalece nossa confiança, como também orienta a corporação a planejar cursos e treinamentos mais assertivos para garantir que estejamos sempre prontos para atender à população com excelência e segurança”, disse.
O soldado BM Cristiano Gregório, da 12ª Companhia Independente Bombeiro Militar (12ª CIBM), participou da ação como um dos avaliados e destacou que a iniciativa é de extrema importância para excelência no atendimento prestado à população.
“O Teste de Conhecimento Profissional foi de grande valia para que pudéssemos demonstrar aos militares especialistas a forma como atendemos as ocorrências em nossas unidades e, através disso, recebermos dicas e orientações para uma melhoria nos atendimentos. Além disso, acredito que tenha sido de grande importância também para que a corporação planeje novos cursos operacionais de acordo com as dificuldades de cada unidade”, afirmou o soldado.