RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Mato Grosso

Projeto viabilizado por edital da Secel oferece espaço para feirantes e expositores divulgarem seus produtos

Publicados

em

Estão abertas as inscrições para a Feira Cultural – Casarão das Artes, evento onde expositores e feirantes do segmento de artesanato e gastronomia podem comercializar seus produtos em Cuiabá. O projeto é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital MT Criativo – Feiras de Economia Criativa/Solidária da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

A 1ª edição da feira será realizada no dia 15 de março, no Espaço Cultural do Casarão das Artes, no bairro Pedro 90 em Cuiabá, a partir das 18h. Mais cinco edições estão previstas até o mesmo de julho. Na primeira edição serão disponibilizadas 25 vagas.

Podem participar residentes de todos os bairros de Cuiabá e Várzea Grande, sendo necessário preencher o formulário de inscrição (disponível aqui) e pagar uma taxa de R$ 20 reais por feira. Os inscritos serão contatados dois dias antes do evento para confirmar a presença e receber orientações.

Ao propor o projeto, a diretoria do Instituto Casarão das Artes teve como objetivo valorizar a expansão de mercado para pequenos produtores de Mato Grosso, compreendendo a importância dessas atividades para estimular e potencializar as relações sociais entre os moradores do bairro e seu entorno, assim como fortalecer e gerar valor econômico e social.

Cada participante terá apoio da organização, com o empréstimo de mesas e cadeiras, além de infraestrutura de acessibilidade, divulgação nas redes sociais do Casarão das artes e possibilidade de negociar diretamente com o público consumidor os seus produtos, além de prestigiar da programação cultural que também está sendo organizada para os dias das atividades.

As outras edições estão previstas para os dias 12 de abril, 3 de maio, 24 de maio, 21 de junho e 6 de julho.

Sobre o Casarão das Artes

Instituição com certificado de Ponto de Cultura em Mato Grosso – reconhecida como tal no início de 2019 -, o Casarão das Artes tem na prática do teatro sua principal frente de atuação.

O Instituto oferece à comunidade do bairro Pedra 90, aulas de teatro para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; bolsas mensais de incentivo para pelo menos 50 alunos; biblioteca comunitária, atendimento psicológico, cinema gratuito com pipocas e sucos grátis e outras atividades.

Serviço | Feira do Instituto Casarão das artes

Data: 15.3, a partir das 18h
Local: Espaço Cultural do Casarão das Artes (Pedra 90 – Cuiabá)
Vagas: 25 vagas
Link para inscrições: https://forms.gle/vq6N1Ki9N4f7tss27
Mais informações: @institutocasaraodasartes / (65) 9 9985-9050

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

Mato Grosso

Executor e mandantes de duplo homicídio no Shopping Popular são condenados a mais de 70 anos de prisão

Publicados

em

Três envolvidos em um duplo homicídio, ocorrido em novembro de 2023 no Shopping Popular de Cuiabá, foram condenados por homicídio triplamente qualificado em sessão do Tribunal do Júri, realizada nesta quinta-feira (13.11). As penas impostas variam entre 23 e 25 anos de reclusão. Somadas, as penas ultrapassam 70 anos de prisão.

A condenação teve como base as investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que identificou mãe e filho como mandantes, assim como o executor do crime.

Vanderlei Barreiro da Silva, apontado como um dos mandantes, e Sílvio Júnior Peixoto, identificado como o autor da execução das vítimas, foram sentenciados a 23 anos e quatro meses de prisão. Já Jocilene Barreiro da Silva, também identificada como mandante, foi condenada a 25 anos de reclusão.

Eles foram condenados pelo crime de homicídio triplamente qualificado mediante promessa de recompensa, por meio cruel ou que possa resultar em perigo comum e por traição ou outro recurso que dificultou a defesa da vítima.

Os crimes, que vitimaram Gersino Rosa dos Santos e Cleyton de Oliveira de Souza Paulino, de 43 e 27 anos, ocorreram no dia 23 de novembro de 2023, dentro do Shopping Popular de Cuiabá.

As investigações da DHPP apontaram que mãe e filho contrataram Sílvio Júnior Peixoto para matar o comerciante Gersino. A outra vítima, Cleyton, não era alvo, porém foi atingida no momento da execução pelo mesmo disparo.

Motivação

Dias antes do duplo homicídio, um filho da mandante, Girlei Silva da Silva, de 31 anos, conhecido pelo apelido de “Maranhão”, foi morto no bairro Santa Laura, em Cuiabá. A família da vítima atribuiu a Gersino Rosa a encomenda da morte de Maranhão. Eles decidiram, então, matar o comerciante como vingança.

Prisões

O executor do duplo homicídio teve o mandado de prisão cumprido em março de 2024, após ser localizado na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Mãe e filho foram presos em abril de 2024, na cidade de Campo Grande (MS). No endereço dos alvos, os policiais civis apreenderam três armas de fogo, sendo dois revólveres de calibre 38 e uma pistola 9 mm, que é, provavelmente, a arma usada nos homicídios do shopping. Uma quarta arma, letal, em formato de caneta, também foi apreendida com os investigados.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil cumpre mandado de prisão definitiva contra condenado por tráfico de drogas

Publicados

em

A Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão definitiva contra um homem, de 32 anos, decorrente de condenação transitada em julgado pelo crime de tráfico de drogas, previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006, com pena restante de 6 anos, 9 meses e 20 dias de reclusão, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul.

A prisão foi realizada por policiais civis da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), em Rondonópolis, na manhã desta quinta-feira (13.11).

O homem preso já havia sido alvo da “Operação Teia de Aranha”, deflagrada pela Derf/Rondonópolis, em julho de 2023. Na época, a operação teve como objetivo desmantelar o núcleo financeiro de uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas na região.

Na ocasião, foram cumpridos 40 mandados de prisão, busca e apreensão e bloqueio de bens, com o objetivo de desarticular o esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico, que utilizava dezenas de contas bancárias para ocultar ativos ilícitos.

A prisão desta quinta-feira (13) integra uma série de ações desencadeadas pela Derf de Rondonópolis ao longo do dia. A unidade contabilizou cinco prisões por mandado, sendo: três relacionadas à “Operação Narco Zero – Fase III” (uma delas com prisão em flagrante por embaraço à investigação), uma em apoio à “Operação Maturação”, deflagrada pela Delegacia de Poxoréo e executada simultaneamente em Poxoréo, Primavera do Leste e Rondonópolis, e uma prisão definitiva decorrente de investigação em andamento há alguns dias.

De acordo com a delegada Anna Paula Marien Pereira, o resultado reflete o comprometimento e a eficácia do trabalho investigativo realizado pelas equipes da Polícia Civil, que vêm atuando de forma contínua no enfrentamento à criminalidade na região.

“Todas essas ações estão integradas à Operação Tolerância Zero, programa estratégico e permanente do Governo de Mato Grosso, lançado em novembro de 2024, que visa o combate e a desarticulação de facções criminosas e organizações envolvidas em crimes graves”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Penal intercepta drone com carga de telefones e acessórios na penitenciária da Mata Grande

Publicados

em

A Polícia Penal impediu a entrada de materiais proibidos levados por um drone, que sobrevoava a penitenciária Major PM Eldo de Sá Correia, em Rondonópolis, na manhã desta quinta-feira (13.11).

Na ação, a equipe antidrone da unidade localizou e interceptou o aparelho aéreo que sobrevoava rumo ao raio 3 da Penitenciária. Os policiais penais apreenderam o drone que transportava cinco celulares, uma fonte de carregador, dois fones de ouvido, um isqueiro, cigarros eletrônicos e uma serra.

A direção da Penitenciária da Mata Grande atua constantemente na vigilância dos perímetros interno e externo da unidade, com o objetivo de impedir e capturar materiais e aparelhos proibidos.

Na semana passada, as equipes da Polícia Penal do município impediram que 16 celulares, encontrados em pacotes levados por drones, chegassem às mãos dos custodiados na unidade prisional.

*Com supervisão da jornalista Raquel Teixeira

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana