RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Mato Grosso

Regras para fornecimento de insulina em Mato Grosso são alteradas

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Superintendência de Assistência Farmacêutica, informa que o Ministério da Saúde (MS) incorporou o medicamento “insulina ultrarrápida” no SUS, contemplando apenas pacientes com Diabetes mellitus tipo 1. Além da insulina ultrarrápida serão disponibilizadas agulhas para canetas aplicadoras do medicamento em um total de 31/mês por paciente.

Cabe contextualizar que o Estado de Mato Grosso já vinha fornecendo, com recurso próprio, insulina glargina e insulina ultrarrápida para os pacientes diabéticos tipos 1 e 2, conforme protocolo estadual intitulado “Protocolo clínico do estado do Mato Grosso: condutas terapêuticas complementares na Diabetes mellitus”. Entretanto, a incorporação da insulina ultrarrápida na relação nacional de medicamentos, com financiamento federal, exigiu alguns ajustes nas regras de acesso a este medicamento, especialmente no que tange a abertura e renovação de processos.

Nesse sentido, para ter acesso a insulina ultrarrápida o usuário com Diabetes mellitus tipo 1 deve se dirigir a Farmácia Estadual de Atendimento ao Componente Especializado portando os seguintes documentos: RG, CPF, laudo de solicitação de medicamento-LME, receituário médico devidamente preenchido, bem como exames que comprovem o diagnóstico da doença em observância ao Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas – Diabete Melito tipo 1.

A SES-MT continuará fornecendo insulina glargina e insulina ultrarrápida para pacientes diabéticos tipo 2 uma vez que estes não foram contemplados no protocolo federal. Já os pacientes diabéticos tipo 1 receberão insulina ultrarrápida proveniente do (MS) e por via estadual, a insulina glargina.

No sentido de uniformizar as regras estaduais e federais, o protocolo estadual de diabetes passa a assumir um prazo de três meses para renovação dos processos de solicitação da insulina glargina, insulina ultrarrápida, linagliptina e pioglitazona tanto para os casos de Diabetes mellitus tipo 1 como para Diabetes mellitus tipo 2.

Propaganda

Mato Grosso

Polícia Civil prende homem flagrado com plantação de maconha na zona rural de Alto Araguaia

Publicados

em

Um homem surpreendido mantendo uma plantação de maconha em sua residência foi preso em flagrante pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (12.11), em ação realizada pelos policiais da Delegacia de Alto Araguaia. O suspeito, de 54 anos, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

A prisão ocorreu, na região conhecida como Córrego do Sapo, localizada a cerca de 30 quilômetros do município, onde os policiais realizavam diligências para apurar crime de ameaça, em que a vítima relatava que vizinhos, supostamente ligados a uma facção criminosa, estariam impedindo a leitura do medidor de energia elétrica de sua propriedade.

Durante a verificação do endereço indicado, os policiais visualizaram em frente a residência do suspeito um canteiro de hortaliças que, à primeira vista, parecia comum. No entanto, ao se aproximarem, constataram que o local abrigava diversas plantas com características semelhantes à maconha, cobertas por uma tela sombrite de cor preta, utilizada para disfarçar o cultivo.

Diante do flagrante, a equipe realizou busca domiciliar, encontrando também uma porção da droga já embalada, pronta para consumo ou comercialização.

O suspeito foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia de Alto Araguaia, onde foi autuado pelo crime de tráfico de drogas equiparado, que prevê punição para quem semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à produção de entorpecentes.

Após os procedimentos de praxe, o suspeito foi encaminhado à Cadeia Pública local, ficando à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Civil incinera 2,3 toneladas de entorpecentes em Rondonópolis

Publicados

em

A Polícia Civil realizou, nessa quarta-feira (12.11), a incineração de 2,3 toneladas de entorpecentes. A queima ocorreu em uma empresa privada de Rondonópolis, sob rígidos protocolos de segurança e com autorização judicial.

As drogas, maconha e pasta base de cocaína, foram apreendidas em diversas ações desenvolvidas pelas forças de segurança locais. Todo o material estava vinculado a inquéritos policiais e termos circunstanciados, e foi destinado à destruição após a conclusão dos procedimentos legais.

“A ação, realizada pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, reforça o comprometimento da Polícia Civil de Mato Grosso com o enfrentamento ao tráfico de drogas e com o controle rigoroso sobre os bens apreendidos, assegurando que substâncias ilícitas não retornem ao convívio social”, afirmou o delegado Fábio Nahas, da Derf.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

PM prende prefeito maranhense e mais três envolvidos em extração e transporte ilegal de minério e ouro

Publicados

em

A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu três homens e uma mulher por extração e transporte ilegal de minério e ouro, na tarde desta terça-feira (12.11), em Confresa. Com a quadrilha, foram apreendidas sacolas contendo fragmentos de minérios e 10 gramas de ouro. Um dos presos foi identificado como prefeito na cidade de Centro Novo, no Estado do Maranhão.

A prisão ocorreu durante fiscalização de trânsito em apoio a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT), na MT-430. Em uma das abordagens, os policiais pararam uma caminhonete Ranger preta, ocupada pelos quatro suspeitos.

Durante a abordagem, os suspeitos apresentaram informações contraditórias sobre origem e destino da viagem. Por fim, um dos homens, identificado como prefeito da cidade de Centro Novo, no Maranhão, e com passagem policial por extração irregular de recursos minerais da União, revelou que eles estavam vindo de uma região de garimpo, na cidade de Paranaíta.

Diante da suspeita, os militares iniciaram vistoria minuciosa no carro e localizaram sacolas contendo materiais terrosos semelhantes a minérios e uma sacola contendo fragmentos de ouro.

Também foram encontradas notas fiscais de outras compras e de consumo de combustível, celulares, aparelhos eletrônicos e cinco rádios comunicadores e uma agenda contendo informações e lista de materiais de extrações de minérios em idioma indígena, sinalizando que as retiradas poderiam ocorrer em território indígena.

Os suspeitos foram conduzidos para a Delegacia de Confresa, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências. As sacolas apreendidas foram encaminhadas para Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para a perícia necessária e confirmação sobre os tipos de minérios transportados.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana