A Escola de Saúde Pública, órgão da Secretaria de Saúde do Estado (SES), reunirá nos dias 05 e 06 de dezembro, representantes das 16 regionais de saúde para realizar o Seminário de Socialização e Validação dos Produtos das Oficinas do Programa para o Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no SUS (Sistema Único de Saúde), instituído pela Portaria 3194/GM/MS/2017 (PRO-EPS-SUS).
O programa tem o objetivo de estimular, acompanhar e fortalecer a qualificação profissional dos trabalhadores para a transformação de suas práticas em direção ao atendimento dos princípios fundamentais do SUS. “O seminário traz a oportunidade de identificar e reconhecer as ações de saúde, por linha de atenção, considerando as dificuldades e potências de cada região/território”, informou a diretora da Escola de Saúde Pública da SES/MT, Carmen Silvia Campos Machado.
“É um evento para compartilhar conhecimentos entre as áreas técnicas da SES, CIB – Comissão Intergestora Bipartite, Conselho Estadual de Saúde e Cosems – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso. O resultado será apresentado a partir do que foi construído nas oficinas estaduais e regionais, que ocorreram de agosto a outubro deste ano, nas regiões de saúde de Mato Grosso”, complementou a diretora da ESP/SES/MT.
De acordo com a programação do seminário, a solenidade de abertura contará com a presença da secretária executiva da SES/MT, Fátima Ticianel. Na abertura haverá atração cultural com a apresentação artística da servidora da Saúde Eloá Pimenta. Já nos debates e avaliações, haverá a representação técnica dos Escritórios Regionais de Saúde dos municípios de Baixada Cuiabana, Rondonópolis, Juína, Juara, Alta Floresta, Colíder, Peixoto de Azevedo, Sinop, Água Boa, Barra do Garças, Porto Alegre do Norte, São Felix do Araguaia, Cáceres, Pontes e Lacerda, Diamantino e Tangará da Serra.
A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) realizará uma manutenção programada no MT Login neste sábado (14.12), para atualização do ambiente tecnológico, com foco em melhorias na disponibilidade, segurança e qualidade do sistema.
Durante a manhã de sábado (14), poderá haver instabilidades temporárias no acesso ao MT Login.
O MT Login é a plataforma unificada para acesso a diversos serviços públicos digitais, como o Portal de Serviços do Estado, além dos aplicativos MT Cidadão, Nota MT, MT Empresarial e MT Servidor.
A MTI reforça seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados à população e agradece pela compreensão.
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, participou, nesta quinta-feira (12.12), do encerramento da Expedição SER Família Mulher MT Por Elas. O evento, que aconteceu no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, contou com a presença de autoridades e apresentações.
Durante nove meses, 13 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) foram visitadas com atendimentos e conscientização sobre a violência doméstica, além da capacitação dos servidores da Segurança Pública e das áreas socioassistenciais, com a finalidade de otimizar os atendimentos às vítimas e dar agilidade aos procedimentos.
Durante o evento, Virginia Mendes recebeu homenagens da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), da Polícia Judiciária Civil e de outros convidados, em reconhecimento por sua dedicação e idealização do Programa SER Família Mulher. A primeira-dama do Estado agradeceu a colaboração das pessoas envolvidas no projeto.
“Agradeço à secretária Grasi, toda a sua equipe da Setasc, todas as autoridades que fazem parte deste projeto, à minha equipe Unaf, às primeiras-damas nos municípios, às secretárias de assistência social, porque eu sonho, mas quem realiza e faz as coisas acontecerem são todas as pessoas que estão envolvidas”, agradeceu Virginia Mendes.
A cerimônia contou com a apresentação cultural de balé do projeto Piano Gente, com a participação das alunas do Colégio Ibero-Americano e coreografia da bailarina e professora Júlia Fernandez; e uma encenação teatral de Laine Ryusse, de Água Boa, com a peça Sentimentos Feridos.
Para ela, as ações são importantes no combate à violência. “Me emocionei com a apresentação do balé e da peça de teatro. É por todas as vítimas que estamos lutando, pelas crianças e meninas que irão crescer, que irão casar, que terão suas famílias, e queremos evitar que elas passem por esse sofrimento que é a violência doméstica. Nós queremos diminuir essa violência que existe contra as mulheres”, alertou a primeira-dama do Estado.
Em seu discurso, Virginia Mendes dirigiu uma mensagem aos homens, reforçando o respeito que deve existir entre os gêneros. “Peço aos homens casados ou aqueles que estão namorando que saibam respeitar suas companheiras e reconhecer o quanto elas são importantes. Sei que muitos respeitam, porém muitos também não respeitam. Quando fizemos a campanha contra a violência, eu pedi que fosse o mais real possível. Muitos, às vezes, não entendem e acham que estamos mostrando algo violento, mas sabemos porque ouvimos relatos que partem o coração. E união é que faz a força”, ratificou.
O evento contemplou a assinatura do Termo de Adesão dos municípios que compõem a RISP de Cuiabá e Várzea Grande ao Programa SER Família Mulher e a criação do Organismo de Políticas Públicas para Mulheres (OPM). Com a formalização, os municípios terão condições de atender as vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade social, conforme previsto na Lei Federal 11.340/2006.
A expedição contemplou 15 regiões, 137 municípios participantes, 75 municípios inclusos no Programa SER Família Mulher, 2.812 profissionais da Segurança Pública e áreas socioassistenciais capacitados, 592 vítimas atendidas e, atualmente, 441 mulheres vítimas de violência doméstica com medida protetiva são beneficiárias do programa. Vale ressaltar que o benefício não é permanente; ele é um suporte para a vítima, e, uma vez que ela passa a ter uma renda, o benefício é suspenso.
Ainda no evento, a primeira-dama Virginia Mendes, juntamente com o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Gustavo Vasconcelos, lançou o selo adesivo “Autista a Bordo” e a credencial de estacionamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que será emitida de forma on-line para pessoas já cadastradas com a Carteira de Identificação do Autista (CIA).
“Esse é mais um mecanismo criado para dar qualidade de vida aos autistas e seus familiares. Gratidão ao Governo do Estado e ao Detran por nos apoiar em nossas ações, por humanizar o tratamento às pessoas com autismo nos serviços de trânsito. Essa ferramenta com certeza vai ajudar muito na rotina diária”, agradeceu Virginia Mendes.
O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Rondonópolis, venceu em primeiro lugar a 6ª Edição da Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Feciti) na categoria Ensino Médio, Técnico e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Com uma pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos, ele levou prêmio de R$ 3 mil.
O trabalho de Allessandro se chama Hidrobov e visa contribuir com a melhoria da atividade pecuária em Mato Grosso.
Estudante do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistema, Allessandro explica que o trabalho teve início a partir de uma conversa com o pecuarista Gilberto Ferreira, que chegava muitas vezes na fazenda e o bebedouro bovino estava seco ou com vazamentos.
“Percebemos que era necessária uma ferramenta que informasse eventos ocorridos no bebedouro. Se ficarmos duas horas sem fluxo de água ou passando água sem parar, por exemplo, seria avisado que teria problema. Um veterinário gostou da ideia e começamos a pensar sobre isso e como gerar um relatório de consumo”, completa Allessandro.
O estudante pondera que o projeto, além de apontar eventos no bebedouro, prevê um sensor de turbidez para avaliar temperatura, qualidade, consumo e volume de água, além da limpeza do local, o que se reflete na qualidade do rebanho.
“Essa premiação representa para mim e para a Escola Técnica o reconhecimento de uma ideia e esforço que podem impactar positivamente na pecuária”, diz.
O professor orientador do projeto, Fabiano Taguchi, ressalta que o trabalho teve orientação interdisciplinar, envolvendo professores das áreas de Agricultura e Informática.
“O desenvolvimento de trabalhos como o Hidrobov é uma oportunidade na qual os alunos conseguem aplicar na prática aquilo que aprendem na sala de aula. Por isso, desenvolver projetos e apresentá-los à sociedade é extremamente importante”.
A diretora da ETEC de Rondonópolis, Leia Cristina Aoyama Barbosa Souza, ressalta que o projeto vencedor da Feciti recebeu boa aprovação dos avaliadores e por isso a ideia será apresentada pela Escola a empresários do município para que o protótipo seja reproduzido.
“A Escola Técnica Estadual de Rondonópolis procura sempre incentivar os estudantes na elaboração de projetos e produtos criativos e inovadores. E a Feciti é uma Feira pensada no município de Rondonópolis para este objetivo: de promover o movimento de inovação entre os estudantes e empresas. É um orgulho e alegria imensa ter esse reconhecimento dos projetos de nossos estudantes”, completa a diretora.
Além do Hidrobov, a ETEC de Rondonópolis contou com outros dois trabalhos inscritos na Feciti: o projeto “HiBye: Controle e fluxo em ambiente”, do estudante Deividson Campos, do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas; e “Sala Controlada: monitoramento em ambiente escolar”, de Luiz Fernando de Assis, do curso técnico em Administração.
Ao todo, a Feciti recebeu 54 participantes nas diversas categorias. Os trabalhos da ETEC inscritos na Feciti já haviam participado e se destacado nesse ano da 16ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (MECTI), realizada em Cuiabá pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci).