RONDONÓPOLIS
Search
Close this search box.

Mato Grosso

Setasc promove a regularização de 30 associações de bairros em Rondonópolis

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) promoveu, entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro, uma ação do Programa SER Família Comunitário, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, para auxiliar na regularização de cerca de 30 associações de bairros do município de Rondonópolis (219 km de Cuiabá), para que possam acessar recursos e ampliar ações sociais em prol da população. A iniciativa foi realizada em parceria com a União das Associações de Moradores dos Bairros da Região Salmen (Unisal).

Além da regularização das associações, uma palestra foi ministrada nesta sexta-feira (7), pelo secretário adjunto de Assuntos Comunitários da Setasc, Edio Martins, abordando a importância das responsabilidades e atribuições do líder comunitário, bem como seu papel fundamental no desenvolvimento das comunidades.


Foto: Edio Marques | Setasc-MT

O secretário adjunto ressaltou a importância da ação para o fortalecimento das comunidades locais, visto que a regularização das associações é essencial para que elas possam reivindicar melhorias para seus bairros.

“Com a documentação em dia, essas entidades ganham legitimidade e acesso a recursos que podem ser investidos em infraestrutura, segurança, educação e outras necessidades da comunidade. Esse trabalho realizado pela Setasc, em parceria com a Unisal, é fundamental para garantir que as lideranças comunitárias possam atuar de forma mais efetiva”, afirmou.

Carlos da Silva, conhecido como Itiquira e atual presidente da Unisal, destacou a relevância da iniciativa e agradeceu o apoio do Governo de Mato Grosso pelo trabalho executado pela Setasc.


Foto: Darlene Marques | Setasc-MT

“Como presidente da Unisal destaco a importância deste projeto idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes . Agradeço à primeira-dama, ao governador Mauro Mendes e à secretária Grasi Bugalho. Agradeço também ao secretário Édio Martins, por viabilizá-lo. Com a documentação regularizada, nossas associações podem captar recursos, investir nas comunidades e melhorar a qualidade de vida de todos. Meu agradecimento pelo apoio!”, disse.


Foto: Darlene Marques | Setasc-MT

A presidente do bairro Parque Universitário, Mazé Benício, também celebrou o impacto positivo da regularização documental.

“Se uma associação não tem sua documentação regularizada, não conseguimos desenvolver nossos projetos sociais nos bairros. Para buscar emendas impositivas, parcerias com empresas e comércios, é essencial essa legalização. Por isso, nosso agradecimento à equipe que nos recebeu tão bem e realizou um trabalho excepcional”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

Mato Grosso

Escola de Governo oferta curso de comunicação básica em Libras

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Escola de Governo, abriu 40 vagas para a capacitação Comunicação Básica em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Podem se inscrever, servidores públicos do Poder Executivo Estadual.

Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 02 de abril, mediante à disponibilidade de vagas, clicando aqui. A capacitação será realizada do dia 07 a 11 de abril, no Auditório Jatobá, localizado no Parque Estadual Massairo Okamura, em Cuiabá.

O curso tem como objetivo ensinar os participantes a se comunicarem melhor em Libras, tornando o atendimento e as interações no ambiente da administração pública estadual mais acessíveis e inclusivas.

O curso será dividido em cinco módulos, abordando os parâmetros linguísticos da Libras, variações linguísticas, alfabeto manual, sinal pessoal, classificadores e verbos classificadores.

Os participantes que cumprirem a carga horária e as atividades propostas receberão um certificado de 20 horas-aula.

*Sob a supervisão de Dayanne Santana

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Sesp disponibiliza 4,7 mil câmeras do Vigia Mais MT à Prefeitura de Cuiabá

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) firmou, nesta terça-feira (18.3), parceria com a Prefeitura de Cuiabá para a disponibilização de mais de 4,7 mil câmeras de videomonitoramento do programa Vigia Mais MT.

As entregas das câmeras ocorrerão de forma gradativa, conforme a prefeitura conclui as instalações dos lotes entregues. Neste momento, foram 60 equipamentos entregues à Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Segundo a secretária de Ordem Pública de Cuiabá, delegada Juliana Palhares, as primeiras câmeras serão instaladas em pontos estratégicos dos parques Tia Nair e das Águas.

“A gestão passada resistiu em aderir o Vigia Mais MT, mas já temos todo o planejamento e estrutura para receber os equipamentos. Estamos providenciando de forma imediata a instalação nesses parques para que as pessoas possam se sentir mais seguras em seu momento de lazer”, pontuou.

O secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, apontou que Cuiabá é o município mais populoso do Estado e que a sociedade cuiabana tem muito a ganhar com as câmeras do Vigia Mais MT.

“Além da prevenção de crimes, os casos, que levariam meses, podem ser solucionados em dias ou semanas com essa tecnologia. Para a Sesp, esse programa representa o fortalecimento de toda uma rede de segurança focada em levar o melhor serviço de segurança pública, levando mais tranquilidade e paz a população”, ressaltou.

A adesão do programa disponibilizou três tipos de câmeras de alta tecnologia, sendo o modelo OCR, que possui recursos de reconhecimento de placas de veículos; Speed Dome que conta com movimento em 360 graus; e do tipo Bullet, para monitoramento 24h de vias e espaços públicos com recursos de gravação noturna e alcance de até 60 metros.

As câmeras farão o monitoramento 24h de espaços públicos e pontos de intenso fluxo na capital mato-grossense.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mato Grosso

Sema e prefeitura de Cuiabá abrem votação para a escolha do melhor desenho do Dia Mundial da Água

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e prefeitura de Cuiabá abriram votação para que a sociedade possa escolher os melhores desenhos em um concurso cultural promovido em comemoração ao Dia Mundial da Água, que será celebrado no dia 22 de março.

O concurso Pintura Água Viva envolve escolas municipais da capital mato-grossense e, após uma pré-seleção feita por uma equipe de servidores da prefeitura de Cuiabá e da Sema, foram escolhidos 12 finalistas para votação popular. Os desenhos foram separados em duas categorias, do 1º ao 5º ano e do 6º ao 8º ano e os mais votados receberão prêmios e medalhas. A cerimônia de entrega está prevista para às 16h, no Parque das Águas.

A votação do Concurso Água Viva está aberta pelo link , basta selecionar o desenho favorito nas duas categorias.

Maria Dulce de Rezende, uma as representantes da Sema na escolha dos desenhos, ressaltou que a Educação ambiental da Pasta está durante este mês de março organizando ações com o tema ‘Água é Vida’, envolvendo a população em atividades ambientais, culturais e de formação científica, de forma recreativa e lúdica.

“É uma forma de abrir a informação e sensibilização de que água é vida. Por isso precisamos cuidar, vigiar a maneira como a gente se relaciona e usa a água da forma mais consciente e responsável possível. Eu fiquei encantada com os desenhos, as perspectivas e reflexões que estas crianças já trazem sobre esta tema tão importante”.

O secretário-adjunto de Meio Ambiente de Cuiabá, Valdinir Piazza Topanotti, destacou que o concurso de desenhos envolvendo o Dia Mundial da Água tem um tema muito importante e obteve uma boa adesão das escolas.

“É um trabalho muito interessante com foco no planeta, nas florestas, nos rios, no uso da água. Deu para perceber a preocupação das crianças, estamos alcançando o objetivo que é sensibilizar e demostrar toda a preocupação que a sociedade tem que ter quanto a este tema”.

O evento coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, conta com a parceria da Águas Cuiabá, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) através do Projeto Verde Novo, Grupo Escoteiros Filipe Landes, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Mato Grosso (CREA-MT), Habitte Urbanismo, Shopping Pantanal e Águas Natural Buruti.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana